[en] ANALYSIS OF THE BRAZILIAN PHONOGRAPHIC INDUSTRYNULLS FUTURE FACING THE THREAT OF PIRACY AND DIGITAL MUSIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4820@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4820@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4820 |
Resumo: | [pt] Esta dissertação tem como objetivo avaliar qual a tendência da indústria fonográfica nos próximos anos, tendo em vista as mudanças estruturais que ela vêm passando em conseqüência das alterações ocorridas no ambiente. O setor vem sendo drasticamente abalado por uma oferta ilegal de produtos, além de inovações tecnológicas que podem ser utilizadas de forma benéfica, mas também possibilitam um acesso incontrolável à principal matéria prima das gravadoras. A metodologia utilizada para buscar esta tendência foi o método Delfos de previsão. Este método foi o escolhido por se tratar de um setor desprovido de um histórico confiável, devido às constantes mudanças tecnológicas e de padrão de consumo, e dos eventos atuais que provocam a insegurança sobre o futuro da indústria proporcionarem alterações inesperadas. O método permite a elaboração de uma previsão com base na opinião de especialistas, e tem como resultado uma avaliação do futuro da indústria com base na percepção de pessoas diretamente ligadas a ela. Através deste estudo foi possível verificar que existe uma expectativa de que o governo vá se posicionar mais fortemente com relação à repressão da pirataria musical e que as gravadoras eventualmente passem a tratar como negócio não só a produção de CDs, mas também outros produtos e serviços diretamente ligados à música. Também foi possível concluir que a música digital, de forma geral, não é percebida como uma ameaça à indústria de música tradicional, e pode ser vista como uma oportunidade de negócio. Assim, foi possível diagnosticar o futuro mais provável para as empresas e a estrutura do setor fonográfico brasileiro, além de verificar as variáveis que indicarão a formação deste cenário. |
id |
PUC_RIO-1_ac852e29a88c14b87c35f88a66deb4e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:4820 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] ANALYSIS OF THE BRAZILIAN PHONOGRAPHIC INDUSTRYNULLS FUTURE FACING THE THREAT OF PIRACY AND DIGITAL MUSIC [pt] FUTURO DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BRASILEIRA DIANTE DA PIRATARIA E DA MÚSICA DIGITAL [pt] PIRATARIA[pt] MUSICA DIGITAL[pt] INDUSTRIA FONOGRAFICA[pt] FRANCHISING[en] PIRACY[en] DIGITAL MUSIC[en] FONOGRAPHIC INDUSTRY[en] FRANCHISING[pt] Esta dissertação tem como objetivo avaliar qual a tendência da indústria fonográfica nos próximos anos, tendo em vista as mudanças estruturais que ela vêm passando em conseqüência das alterações ocorridas no ambiente. O setor vem sendo drasticamente abalado por uma oferta ilegal de produtos, além de inovações tecnológicas que podem ser utilizadas de forma benéfica, mas também possibilitam um acesso incontrolável à principal matéria prima das gravadoras. A metodologia utilizada para buscar esta tendência foi o método Delfos de previsão. Este método foi o escolhido por se tratar de um setor desprovido de um histórico confiável, devido às constantes mudanças tecnológicas e de padrão de consumo, e dos eventos atuais que provocam a insegurança sobre o futuro da indústria proporcionarem alterações inesperadas. O método permite a elaboração de uma previsão com base na opinião de especialistas, e tem como resultado uma avaliação do futuro da indústria com base na percepção de pessoas diretamente ligadas a ela. Através deste estudo foi possível verificar que existe uma expectativa de que o governo vá se posicionar mais fortemente com relação à repressão da pirataria musical e que as gravadoras eventualmente passem a tratar como negócio não só a produção de CDs, mas também outros produtos e serviços diretamente ligados à música. Também foi possível concluir que a música digital, de forma geral, não é percebida como uma ameaça à indústria de música tradicional, e pode ser vista como uma oportunidade de negócio. Assim, foi possível diagnosticar o futuro mais provável para as empresas e a estrutura do setor fonográfico brasileiro, além de verificar as variáveis que indicarão a formação deste cenário.[en] The present work intends to evaluate the most probable scenario for the Brazilian phonographic industry in the next few years, taking in account the structural changes that have been going on in the environment. This industry has been suffering from the continuous increase on the illegal products offering, in addition to new technological solutions, which may have positive implications, but may also allow innovative and uncontrollable ways of obtaining the recording companies main asset without paying for it. The Delfos technique has been the methodology chosen for this study. The method was the best choice bearing in mind that the industry does not have a trustworthy historical data, partially because of the technological innovation and chances on the consumption pattern, and the current events on the sector had resulted on unexpected turn a rounds on the industrys development. Trough this work it has become possible to identify that it is expected from the government to take stronger measures to reprehend the music piracy and also that the recording organizations will eventually make their ways not only with CDs themselves but also with everything music related. Besides, digital music is not perceived as a threat, but in fact is expected to become a business and distribution opportunity for the music industry. Therefore, it has been possible to forecast the most likely future for the companies on the Brazilian music business, along with defining the variables that will indicate the structuring of this scenario.MAXWELLPAULO CESAR DE MENDONCA MOTTAMONIQUE PEREIRA IBITINGA DE BARROS2004-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4820@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4820@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4820porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4820Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] ANALYSIS OF THE BRAZILIAN PHONOGRAPHIC INDUSTRYNULLS FUTURE FACING THE THREAT OF PIRACY AND DIGITAL MUSIC [pt] FUTURO DA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BRASILEIRA DIANTE DA PIRATARIA E DA MÚSICA DIGITAL |
title |
[en] ANALYSIS OF THE BRAZILIAN PHONOGRAPHIC INDUSTRYNULLS FUTURE FACING THE THREAT OF PIRACY AND DIGITAL MUSIC |
spellingShingle |
[en] ANALYSIS OF THE BRAZILIAN PHONOGRAPHIC INDUSTRYNULLS FUTURE FACING THE THREAT OF PIRACY AND DIGITAL MUSIC MONIQUE PEREIRA IBITINGA DE BARROS [pt] PIRATARIA [pt] MUSICA DIGITAL [pt] INDUSTRIA FONOGRAFICA [pt] FRANCHISING [en] PIRACY [en] DIGITAL MUSIC [en] FONOGRAPHIC INDUSTRY [en] FRANCHISING |
title_short |
[en] ANALYSIS OF THE BRAZILIAN PHONOGRAPHIC INDUSTRYNULLS FUTURE FACING THE THREAT OF PIRACY AND DIGITAL MUSIC |
title_full |
[en] ANALYSIS OF THE BRAZILIAN PHONOGRAPHIC INDUSTRYNULLS FUTURE FACING THE THREAT OF PIRACY AND DIGITAL MUSIC |
title_fullStr |
[en] ANALYSIS OF THE BRAZILIAN PHONOGRAPHIC INDUSTRYNULLS FUTURE FACING THE THREAT OF PIRACY AND DIGITAL MUSIC |
title_full_unstemmed |
[en] ANALYSIS OF THE BRAZILIAN PHONOGRAPHIC INDUSTRYNULLS FUTURE FACING THE THREAT OF PIRACY AND DIGITAL MUSIC |
title_sort |
[en] ANALYSIS OF THE BRAZILIAN PHONOGRAPHIC INDUSTRYNULLS FUTURE FACING THE THREAT OF PIRACY AND DIGITAL MUSIC |
author |
MONIQUE PEREIRA IBITINGA DE BARROS |
author_facet |
MONIQUE PEREIRA IBITINGA DE BARROS |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MONIQUE PEREIRA IBITINGA DE BARROS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] PIRATARIA [pt] MUSICA DIGITAL [pt] INDUSTRIA FONOGRAFICA [pt] FRANCHISING [en] PIRACY [en] DIGITAL MUSIC [en] FONOGRAPHIC INDUSTRY [en] FRANCHISING |
topic |
[pt] PIRATARIA [pt] MUSICA DIGITAL [pt] INDUSTRIA FONOGRAFICA [pt] FRANCHISING [en] PIRACY [en] DIGITAL MUSIC [en] FONOGRAPHIC INDUSTRY [en] FRANCHISING |
description |
[pt] Esta dissertação tem como objetivo avaliar qual a tendência da indústria fonográfica nos próximos anos, tendo em vista as mudanças estruturais que ela vêm passando em conseqüência das alterações ocorridas no ambiente. O setor vem sendo drasticamente abalado por uma oferta ilegal de produtos, além de inovações tecnológicas que podem ser utilizadas de forma benéfica, mas também possibilitam um acesso incontrolável à principal matéria prima das gravadoras. A metodologia utilizada para buscar esta tendência foi o método Delfos de previsão. Este método foi o escolhido por se tratar de um setor desprovido de um histórico confiável, devido às constantes mudanças tecnológicas e de padrão de consumo, e dos eventos atuais que provocam a insegurança sobre o futuro da indústria proporcionarem alterações inesperadas. O método permite a elaboração de uma previsão com base na opinião de especialistas, e tem como resultado uma avaliação do futuro da indústria com base na percepção de pessoas diretamente ligadas a ela. Através deste estudo foi possível verificar que existe uma expectativa de que o governo vá se posicionar mais fortemente com relação à repressão da pirataria musical e que as gravadoras eventualmente passem a tratar como negócio não só a produção de CDs, mas também outros produtos e serviços diretamente ligados à música. Também foi possível concluir que a música digital, de forma geral, não é percebida como uma ameaça à indústria de música tradicional, e pode ser vista como uma oportunidade de negócio. Assim, foi possível diagnosticar o futuro mais provável para as empresas e a estrutura do setor fonográfico brasileiro, além de verificar as variáveis que indicarão a formação deste cenário. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-04-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4820@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4820@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4820 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4820@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4820@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822549079457792 |