[pt] NO FIO DA BORDA: O CONCEITUALISMO DE DAN GRAHAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MICHEL NUNES LOPES MASSON
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32543@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32543@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32543
Resumo: [pt] Figura-chave da chamada arte conceitual, o artista norte-americano Dan Graham iniciou sua trajetória artística em meados da década de 1960 muito por acaso. Convidado por amigos, tornou-se sócio da John Daniels, galeria em Nova York bastante ativa, mas de vida breve. Falido, viu-se obrigado a retornar à casa de seus pais em Nova Jersey. Durante a viagem de trem, pôde observar a nova cidade. Dessa experiência surgiu Homes for America, notório ensaio fotográfico sobre as habitações em massa dos subúrbios norte-americanos, que integra um primeiro conjunto de trabalhos do artista destinados a revistas. Algum tempo depois, Graham ingressou na Nova Scotia College of Art and Design, Halifax, dando início a um período em que seu interesse se volta para o vídeo, a performance e a instalação, interrompido por Public Space/Two Audiences, trabalho realizado para a Bienal de Veneza de 1976 que impõe ao artista uma autocrítica. A despeito de seu êxito, Graham reconhece que a instalação se aproximara em demasia do conceito de cubo branco. Como saída para o impasse, adotou a ideia de plano da cidade, passando a propor projetos de intervenção urbana até iniciar, no começo dos anos 80, seus pavilhões. Levando em conta a obra de Graham, ampla e diversa em seus meios, a tese é monografia que tem por objetivo realizar um estudo analítico sobre a prática do artista, definida, a meu ver, nos termos de um modelo crítico-conceitualista.
id PUC_RIO-1_ad7e82641e31139f729df1d46a88390d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:32543
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] NO FIO DA BORDA: O CONCEITUALISMO DE DAN GRAHAM[en] ON THE EDGE: THE CONCEPTUALISM OF DAN GRAHAM[pt] CULTURA[pt] DAN GRAHAM[pt] CONCEITUALISMO[pt] ARTE CONTEMPORANEA NORTE-AMERICANA[pt] ARQUITETURA[pt] POS-MINIMALISMO[en] CULTURE[en] DAN GRAHAM[en] CONCEPTUALISM[en] NORTH AMERICAN CONTEMPORARY ART[en] ARCHITECTURE[en] POST-MINIMALISM[pt] Figura-chave da chamada arte conceitual, o artista norte-americano Dan Graham iniciou sua trajetória artística em meados da década de 1960 muito por acaso. Convidado por amigos, tornou-se sócio da John Daniels, galeria em Nova York bastante ativa, mas de vida breve. Falido, viu-se obrigado a retornar à casa de seus pais em Nova Jersey. Durante a viagem de trem, pôde observar a nova cidade. Dessa experiência surgiu Homes for America, notório ensaio fotográfico sobre as habitações em massa dos subúrbios norte-americanos, que integra um primeiro conjunto de trabalhos do artista destinados a revistas. Algum tempo depois, Graham ingressou na Nova Scotia College of Art and Design, Halifax, dando início a um período em que seu interesse se volta para o vídeo, a performance e a instalação, interrompido por Public Space/Two Audiences, trabalho realizado para a Bienal de Veneza de 1976 que impõe ao artista uma autocrítica. A despeito de seu êxito, Graham reconhece que a instalação se aproximara em demasia do conceito de cubo branco. Como saída para o impasse, adotou a ideia de plano da cidade, passando a propor projetos de intervenção urbana até iniciar, no começo dos anos 80, seus pavilhões. Levando em conta a obra de Graham, ampla e diversa em seus meios, a tese é monografia que tem por objetivo realizar um estudo analítico sobre a prática do artista, definida, a meu ver, nos termos de um modelo crítico-conceitualista.[en] Key figure of the so-called conceptual art, the North American artist Dan Graham began his artistic career in the mid-1960s quite by chance. Invited by friends, he became a partner of the John Daniels, a gallery in New York very active, but short-lived. Bankrupt, he was forced to return to his parents home in New Jersey. During the train ride, Graham can saw the new city. From this experience came Homes for America, notorious photographic essay on mass tract housing of North American suburbs, which is part of a first set of works for magazines. A while later, Graham joined the Nova Scotia College of Art and Design, Halifax, starting a period in which your interest turns to video, performance and installation, interrupted by Public Space/Two Audiences, work done for the Venice Biennale in 1976 that impose the artist self-criticism. Despite its success, Graham recognizes that the installation was near of the concept of the white cube. As out of the impasse, he adopts the idea of city plan, going to propose urban interventions projects, starting in the early 80s their pavilions. Considering Graham s work, broad and diverse in its mediums, the thesis is a monograph that aims to carry out an analytical study of the practice of the artist, defined, in our view, in terms of a critical-conceptualist model.MAXWELLRONALDO BRITO FERNANDESMICHEL NUNES LOPES MASSON2018-01-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32543@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32543@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32543porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-04T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:32543Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-01-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] NO FIO DA BORDA: O CONCEITUALISMO DE DAN GRAHAM
[en] ON THE EDGE: THE CONCEPTUALISM OF DAN GRAHAM
title [pt] NO FIO DA BORDA: O CONCEITUALISMO DE DAN GRAHAM
spellingShingle [pt] NO FIO DA BORDA: O CONCEITUALISMO DE DAN GRAHAM
MICHEL NUNES LOPES MASSON
[pt] CULTURA
[pt] DAN GRAHAM
[pt] CONCEITUALISMO
[pt] ARTE CONTEMPORANEA NORTE-AMERICANA
[pt] ARQUITETURA
[pt] POS-MINIMALISMO
[en] CULTURE
[en] DAN GRAHAM
[en] CONCEPTUALISM
[en] NORTH AMERICAN CONTEMPORARY ART
[en] ARCHITECTURE
[en] POST-MINIMALISM
title_short [pt] NO FIO DA BORDA: O CONCEITUALISMO DE DAN GRAHAM
title_full [pt] NO FIO DA BORDA: O CONCEITUALISMO DE DAN GRAHAM
title_fullStr [pt] NO FIO DA BORDA: O CONCEITUALISMO DE DAN GRAHAM
title_full_unstemmed [pt] NO FIO DA BORDA: O CONCEITUALISMO DE DAN GRAHAM
title_sort [pt] NO FIO DA BORDA: O CONCEITUALISMO DE DAN GRAHAM
author MICHEL NUNES LOPES MASSON
author_facet MICHEL NUNES LOPES MASSON
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RONALDO BRITO FERNANDES
dc.contributor.author.fl_str_mv MICHEL NUNES LOPES MASSON
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] CULTURA
[pt] DAN GRAHAM
[pt] CONCEITUALISMO
[pt] ARTE CONTEMPORANEA NORTE-AMERICANA
[pt] ARQUITETURA
[pt] POS-MINIMALISMO
[en] CULTURE
[en] DAN GRAHAM
[en] CONCEPTUALISM
[en] NORTH AMERICAN CONTEMPORARY ART
[en] ARCHITECTURE
[en] POST-MINIMALISM
topic [pt] CULTURA
[pt] DAN GRAHAM
[pt] CONCEITUALISMO
[pt] ARTE CONTEMPORANEA NORTE-AMERICANA
[pt] ARQUITETURA
[pt] POS-MINIMALISMO
[en] CULTURE
[en] DAN GRAHAM
[en] CONCEPTUALISM
[en] NORTH AMERICAN CONTEMPORARY ART
[en] ARCHITECTURE
[en] POST-MINIMALISM
description [pt] Figura-chave da chamada arte conceitual, o artista norte-americano Dan Graham iniciou sua trajetória artística em meados da década de 1960 muito por acaso. Convidado por amigos, tornou-se sócio da John Daniels, galeria em Nova York bastante ativa, mas de vida breve. Falido, viu-se obrigado a retornar à casa de seus pais em Nova Jersey. Durante a viagem de trem, pôde observar a nova cidade. Dessa experiência surgiu Homes for America, notório ensaio fotográfico sobre as habitações em massa dos subúrbios norte-americanos, que integra um primeiro conjunto de trabalhos do artista destinados a revistas. Algum tempo depois, Graham ingressou na Nova Scotia College of Art and Design, Halifax, dando início a um período em que seu interesse se volta para o vídeo, a performance e a instalação, interrompido por Public Space/Two Audiences, trabalho realizado para a Bienal de Veneza de 1976 que impõe ao artista uma autocrítica. A despeito de seu êxito, Graham reconhece que a instalação se aproximara em demasia do conceito de cubo branco. Como saída para o impasse, adotou a ideia de plano da cidade, passando a propor projetos de intervenção urbana até iniciar, no começo dos anos 80, seus pavilhões. Levando em conta a obra de Graham, ampla e diversa em seus meios, a tese é monografia que tem por objetivo realizar um estudo analítico sobre a prática do artista, definida, a meu ver, nos termos de um modelo crítico-conceitualista.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32543@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32543@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32543
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32543@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32543@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822605348143104