[pt] TEOLOGIA, EDUCAÇÃO E ESCOLA CATÓLICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GLORIA FATIMA COSTA DO NASCIMENTO
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4142@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4142@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4142
Resumo: [pt] Nosso trabalho teve por finalidade analisar como se manifesta a interação teologia/educação nas atividades e procedimentos da escola católica. Para isto, localizamos escolas católicas que possuíam teólogos inseridos em suas equipe profissionais ou que tenham tido assessoria de teólogos durante um certo tempo. Interessava-nos saber como é percebida a presença do bacharel de teologia no cotidiano escola. Por outro lado, também procuramos perceber se o tema da escola em pastoral evidenciado pela linha da Educação para a Justiça e para a Liberdade era, ainda, uma proposta em vias de consolidação ou após 35 anos de seu anúncio tornou-se algo ultrapassado. Para cumprir o nosso objetivo, realizamos entrevistas semi- estruturadas com as direções, os professores de religião e teólogos que trabalham em escolas católicas; além de termos estudado os documentos das escolas (projetos políticos- pedagógicos, regimentos etc). Constatamos que há novos desafios a serem respondidos pela escola católica que deseja atuar em pastoral, dentre eles: o pluralismo religioso, o secularismo e a nova estrutura familiar. À nova problemática da escola católica a teologia, através da figura do bacharel, tem muito a colaborar. Os/as teólogos presentes nos diferentes colégios católicos que pesquisamos têm trabalhado em permanente diálogo com os setores pedagógicos, facilitando a real construção de uma comunidade educativa. Esta realidade, leva-nos a acreditar na fecundidade do diálogo entre a teologia e a educação.
id PUC_RIO-1_ad8a08d88624953dc6392c54284d2959
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:4142
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] TEOLOGIA, EDUCAÇÃO E ESCOLA CATÓLICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO[en] THEOLOGY, EDUCATION AND CATHOLIC SCHOOLS: A NECESSARY DIALOGUE[pt] ESCOLA CATOLICA[pt] LIBERDADE[pt] SOLIDARIEDADE[pt] PEDAGOGIA LIBERTADORA[pt] PASTORAL[pt] TEOLOGIA DA LIBERTACAO[en] CATHOLIC SCHOOLS[en] FREEDOM[en] SOLIDARITY[en] PEDAGOGY FOR FREEDOM[en] PASTORAL[en] THEOLOGY OF LIBERATION[pt] Nosso trabalho teve por finalidade analisar como se manifesta a interação teologia/educação nas atividades e procedimentos da escola católica. Para isto, localizamos escolas católicas que possuíam teólogos inseridos em suas equipe profissionais ou que tenham tido assessoria de teólogos durante um certo tempo. Interessava-nos saber como é percebida a presença do bacharel de teologia no cotidiano escola. Por outro lado, também procuramos perceber se o tema da escola em pastoral evidenciado pela linha da Educação para a Justiça e para a Liberdade era, ainda, uma proposta em vias de consolidação ou após 35 anos de seu anúncio tornou-se algo ultrapassado. Para cumprir o nosso objetivo, realizamos entrevistas semi- estruturadas com as direções, os professores de religião e teólogos que trabalham em escolas católicas; além de termos estudado os documentos das escolas (projetos políticos- pedagógicos, regimentos etc). Constatamos que há novos desafios a serem respondidos pela escola católica que deseja atuar em pastoral, dentre eles: o pluralismo religioso, o secularismo e a nova estrutura familiar. À nova problemática da escola católica a teologia, através da figura do bacharel, tem muito a colaborar. Os/as teólogos presentes nos diferentes colégios católicos que pesquisamos têm trabalhado em permanente diálogo com os setores pedagógicos, facilitando a real construção de uma comunidade educativa. Esta realidade, leva-nos a acreditar na fecundidade do diálogo entre a teologia e a educação.[en] This study analyzes the interaction between Theology and Education in the activities and procedures of Catholic schools. With this objective, the study was carried out in Catholic schools with theologians amongst their staff or acting as consultants for a period of time. The principal focus was in understanding how a university graduate with a Theology degree is perceived. A related interest was in finding out whether the theme of pastoral schooling, grounded in the Theology of Liberation and emphasizing education for justice and freedom, is still a potent force, 35 years after its initiation, or has become obsolete. In order to achieve this objective, interviews were conducted with the headmasters, the teachers of religious studies and the theologians who work in these Catholic schools. School documents, such as the political-pedagogic project, rules and norms etc., were also analyzed. The study shows that new themes have been developed by Catholic schools wanting to develop pastoral work, including religious pluralism, secularism and the new family structure. The conclusion of the study is that Theology, through the figure of the university graduate with a bachelors degree in Theology, has a lot to contribute to the new problems faced by Catholic schools. Theologians, acting in the schools studied, have maintained a permanent dialogue with pedagogic themes, thus facilitating the construction of a real educational community. This leads us to believe in the fruitfulness of a dialogue between Theology and Education.MAXWELLVERA MARIA FERRAO CANDAUGLORIA FATIMA COSTA DO NASCIMENTO2003-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4142@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4142@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4142porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-15T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4142Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-15T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] TEOLOGIA, EDUCAÇÃO E ESCOLA CATÓLICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
[en] THEOLOGY, EDUCATION AND CATHOLIC SCHOOLS: A NECESSARY DIALOGUE
title [pt] TEOLOGIA, EDUCAÇÃO E ESCOLA CATÓLICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
spellingShingle [pt] TEOLOGIA, EDUCAÇÃO E ESCOLA CATÓLICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
GLORIA FATIMA COSTA DO NASCIMENTO
[pt] ESCOLA CATOLICA
[pt] LIBERDADE
[pt] SOLIDARIEDADE
[pt] PEDAGOGIA LIBERTADORA
[pt] PASTORAL
[pt] TEOLOGIA DA LIBERTACAO
[en] CATHOLIC SCHOOLS
[en] FREEDOM
[en] SOLIDARITY
[en] PEDAGOGY FOR FREEDOM
[en] PASTORAL
[en] THEOLOGY OF LIBERATION
title_short [pt] TEOLOGIA, EDUCAÇÃO E ESCOLA CATÓLICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
title_full [pt] TEOLOGIA, EDUCAÇÃO E ESCOLA CATÓLICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
title_fullStr [pt] TEOLOGIA, EDUCAÇÃO E ESCOLA CATÓLICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
title_full_unstemmed [pt] TEOLOGIA, EDUCAÇÃO E ESCOLA CATÓLICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
title_sort [pt] TEOLOGIA, EDUCAÇÃO E ESCOLA CATÓLICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
author GLORIA FATIMA COSTA DO NASCIMENTO
author_facet GLORIA FATIMA COSTA DO NASCIMENTO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
dc.contributor.author.fl_str_mv GLORIA FATIMA COSTA DO NASCIMENTO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ESCOLA CATOLICA
[pt] LIBERDADE
[pt] SOLIDARIEDADE
[pt] PEDAGOGIA LIBERTADORA
[pt] PASTORAL
[pt] TEOLOGIA DA LIBERTACAO
[en] CATHOLIC SCHOOLS
[en] FREEDOM
[en] SOLIDARITY
[en] PEDAGOGY FOR FREEDOM
[en] PASTORAL
[en] THEOLOGY OF LIBERATION
topic [pt] ESCOLA CATOLICA
[pt] LIBERDADE
[pt] SOLIDARIEDADE
[pt] PEDAGOGIA LIBERTADORA
[pt] PASTORAL
[pt] TEOLOGIA DA LIBERTACAO
[en] CATHOLIC SCHOOLS
[en] FREEDOM
[en] SOLIDARITY
[en] PEDAGOGY FOR FREEDOM
[en] PASTORAL
[en] THEOLOGY OF LIBERATION
description [pt] Nosso trabalho teve por finalidade analisar como se manifesta a interação teologia/educação nas atividades e procedimentos da escola católica. Para isto, localizamos escolas católicas que possuíam teólogos inseridos em suas equipe profissionais ou que tenham tido assessoria de teólogos durante um certo tempo. Interessava-nos saber como é percebida a presença do bacharel de teologia no cotidiano escola. Por outro lado, também procuramos perceber se o tema da escola em pastoral evidenciado pela linha da Educação para a Justiça e para a Liberdade era, ainda, uma proposta em vias de consolidação ou após 35 anos de seu anúncio tornou-se algo ultrapassado. Para cumprir o nosso objetivo, realizamos entrevistas semi- estruturadas com as direções, os professores de religião e teólogos que trabalham em escolas católicas; além de termos estudado os documentos das escolas (projetos políticos- pedagógicos, regimentos etc). Constatamos que há novos desafios a serem respondidos pela escola católica que deseja atuar em pastoral, dentre eles: o pluralismo religioso, o secularismo e a nova estrutura familiar. À nova problemática da escola católica a teologia, através da figura do bacharel, tem muito a colaborar. Os/as teólogos presentes nos diferentes colégios católicos que pesquisamos têm trabalhado em permanente diálogo com os setores pedagógicos, facilitando a real construção de uma comunidade educativa. Esta realidade, leva-nos a acreditar na fecundidade do diálogo entre a teologia e a educação.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4142@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4142@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4142
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4142@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4142@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822546897371136