CONDITIONS OF ACCESS AND RETENTION OF WOMEN IN THE PERIPHERY TO HIGHER EDUCATION: THE CASE OF DUQUE DE CAXIAS - RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESTELA MARTINI WILLEMAN
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35028@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35028@2
Resumo: A presente tese desenvolve como tema as condições de acesso e permanência de mulheres oriundas de periferias urbanas, em específico, Duque de Caxias - Baixada Fluminense, à educação superior. Parte de uma opção teórico metodológica e ético política ancorada no método crítico dialético, que privilegia a compreensão da totalidade e não alguns de seus fragmentos isoladamente. Assim, o problema de investigação trata não apenas de entender quais as principais tensões e questões que envolvem a escolha destas mulheres por acessar a educação de nível superior, mas as estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais que influenciam nesta escolha e em sua permanência. A tese se estrutura em três eixos principais de discussão que se entrecruzam de maneira dinâmica e complexa: territorialidade, educação superior e gênero. Tem como objetivos identificar a percepção destas mulheres sobre a existência de políticas sociais em Duque de Caxias relacionadas à educação e às relações de gênero e políticas sociais públicas voltadas para as mulheres bem como a existência de organizações sociais de outra natureza e redes de mobilizações com os mesmos objetivos; descrever o perfil sócio econômico de mulheres em cursos de nível superior em Duque de Caxias; analisar a trajetória de mulheres de Duque de Caxias cursando o ensino superior, as dificuldades que enfrentam, assim como o que facilita e/ou mobiliza sua permanência nos cursos escolhidos; compreender o papel e o sentido da educação para mulheres de Duque de Caxias e como as instituições formais influenciam nesta construção nos dias atuais (Estado, família, escola, religião). Como suporte teórico, baseia-se, sobretudo, na contribuição de autores marxistas na intenção de compreender a realidade social como fato histórico, dinâmico, complexo e substrato da totalidade. Desenvolve uma pesquisa empírica de caráter qualitativo e quantitativo, através de questionários e entrevistas semi-estruturadas com estudantes mulheres de uma Instituição de Educação Superior em Duque de Caxias de três diferentes cursos e, com o recurso da triangulação, procura cotejar os dados com a análise documental e bibliográfica. Os resultados da investigação apontam para a constatação que as estudantes, diante das condições objetivas e subjetivas na consecução de seus cursos de educação superior em Duque de Caxias, são submetidas a um franco processo de longa duração de alienação que redunda no enfrentamento contínuo de vivências complexas e não óbvias de grandes desafios de ordem política, identitária e material com o predomínio de uma violência consentida e construída ao longo da história da região em consonância com processos maiores de nível nacional.
id PUC_RIO-1_aebad6f7df495c7eb8cfdaec16f0841c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:35028
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCONDITIONS OF ACCESS AND RETENTION OF WOMEN IN THE PERIPHERY TO HIGHER EDUCATION: THE CASE OF DUQUE DE CAXIAS - RJCONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA DAS MULHERES DA PERIFERIA AO ENSINO SUPERIOR: O CASO DE DUQUE DE CAXIAS - RJ2013-04-12VERA MARIA FERRAO CANDAU09093079700lattes.cnpq.br/6133365056620299TANIA DAUSTERKELLY CRISTINA RUSSO DE SOUZAVERA MARIA FERRAO CANDAURALPH INGS BANNELLKELLY CRISTINA RUSSO DE SOUZA05244089714lattes.cnpq.br/3496243990342796ESTELA MARTINI WILLEMANPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRA presente tese desenvolve como tema as condições de acesso e permanência de mulheres oriundas de periferias urbanas, em específico, Duque de Caxias - Baixada Fluminense, à educação superior. Parte de uma opção teórico metodológica e ético política ancorada no método crítico dialético, que privilegia a compreensão da totalidade e não alguns de seus fragmentos isoladamente. Assim, o problema de investigação trata não apenas de entender quais as principais tensões e questões que envolvem a escolha destas mulheres por acessar a educação de nível superior, mas as estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais que influenciam nesta escolha e em sua permanência. A tese se estrutura em três eixos principais de discussão que se entrecruzam de maneira dinâmica e complexa: territorialidade, educação superior e gênero. Tem como objetivos identificar a percepção destas mulheres sobre a existência de políticas sociais em Duque de Caxias relacionadas à educação e às relações de gênero e políticas sociais públicas voltadas para as mulheres bem como a existência de organizações sociais de outra natureza e redes de mobilizações com os mesmos objetivos; descrever o perfil sócio econômico de mulheres em cursos de nível superior em Duque de Caxias; analisar a trajetória de mulheres de Duque de Caxias cursando o ensino superior, as dificuldades que enfrentam, assim como o que facilita e/ou mobiliza sua permanência nos cursos escolhidos; compreender o papel e o sentido da educação para mulheres de Duque de Caxias e como as instituições formais influenciam nesta construção nos dias atuais (Estado, família, escola, religião). Como suporte teórico, baseia-se, sobretudo, na contribuição de autores marxistas na intenção de compreender a realidade social como fato histórico, dinâmico, complexo e substrato da totalidade. Desenvolve uma pesquisa empírica de caráter qualitativo e quantitativo, através de questionários e entrevistas semi-estruturadas com estudantes mulheres de uma Instituição de Educação Superior em Duque de Caxias de três diferentes cursos e, com o recurso da triangulação, procura cotejar os dados com a análise documental e bibliográfica. Os resultados da investigação apontam para a constatação que as estudantes, diante das condições objetivas e subjetivas na consecução de seus cursos de educação superior em Duque de Caxias, são submetidas a um franco processo de longa duração de alienação que redunda no enfrentamento contínuo de vivências complexas e não óbvias de grandes desafios de ordem política, identitária e material com o predomínio de uma violência consentida e construída ao longo da história da região em consonância com processos maiores de nível nacional.This thesis develops the theme conditions of access and retention of women from urban peripheries, in particular, Duque de Caxias – Baixada Fluminense, to higher education. By here is processing to a theoretical methodological and ethical policy option anchored in critical dialectical method, which focuses on the understanding of the whole and not in isolation some of its fragments. The research problem is not only to understand what the main tensions and issues surrounding choice for these women access to higher education, but can understand most social structures, political, economic and cultural factors that influence this choice and its permanence. The thesis is structured in three main areas of discussion that are interwoven in a dynamic and complex: territoriality, higher education, and gender. Aims to identify the perceptions of these women on the existence of social policies in Duque de Caxias related to education and gender relations and public social policies toward women and the existence of other types of social organizations and networks with demonstrations same goals; describe the socio-economic profile of women in upper-level educational courses in Duque de Caxias, analyze the trajectory of women in Duque de Caxias attending college, the difficulties they face, as well as making it easy and / or mobilizes its permanence courses chosen; understand the role and meaning of education for women in Duque de Caxias and how formal institutions influence this building today (state, family, school, religion). As theoretical support, relies mainly on contributions from authors Marxists intent on understanding the social reality as historical fact, dynamic, complex and full of substrate. Develops empirical qualitative and quantitative, through questionnaires and semi-structured interviews with female students of an institution of higher education in Duque de Caxias three different courses, and with the use of triangulation seeks to collate the data analysis bibliographical and documentary. The research findings point to the conclusion that students, given the objective and subjective conditions in achieving their higher education courses in Duque de Caxias, are subject to a clear process of long-term alienation that results in continuous confrontation of complex experiences and no obvious major challenges of political, identity and material with the predominance of violence consented and constructed throughout the history of the region in line with the larger processes nationally.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35028@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35028@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:05Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35028Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-09-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv CONDITIONS OF ACCESS AND RETENTION OF WOMEN IN THE PERIPHERY TO HIGHER EDUCATION: THE CASE OF DUQUE DE CAXIAS - RJ
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA DAS MULHERES DA PERIFERIA AO ENSINO SUPERIOR: O CASO DE DUQUE DE CAXIAS - RJ
title CONDITIONS OF ACCESS AND RETENTION OF WOMEN IN THE PERIPHERY TO HIGHER EDUCATION: THE CASE OF DUQUE DE CAXIAS - RJ
spellingShingle CONDITIONS OF ACCESS AND RETENTION OF WOMEN IN THE PERIPHERY TO HIGHER EDUCATION: THE CASE OF DUQUE DE CAXIAS - RJ
ESTELA MARTINI WILLEMAN
title_short CONDITIONS OF ACCESS AND RETENTION OF WOMEN IN THE PERIPHERY TO HIGHER EDUCATION: THE CASE OF DUQUE DE CAXIAS - RJ
title_full CONDITIONS OF ACCESS AND RETENTION OF WOMEN IN THE PERIPHERY TO HIGHER EDUCATION: THE CASE OF DUQUE DE CAXIAS - RJ
title_fullStr CONDITIONS OF ACCESS AND RETENTION OF WOMEN IN THE PERIPHERY TO HIGHER EDUCATION: THE CASE OF DUQUE DE CAXIAS - RJ
title_full_unstemmed CONDITIONS OF ACCESS AND RETENTION OF WOMEN IN THE PERIPHERY TO HIGHER EDUCATION: THE CASE OF DUQUE DE CAXIAS - RJ
title_sort CONDITIONS OF ACCESS AND RETENTION OF WOMEN IN THE PERIPHERY TO HIGHER EDUCATION: THE CASE OF DUQUE DE CAXIAS - RJ
author ESTELA MARTINI WILLEMAN
author_facet ESTELA MARTINI WILLEMAN
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 09093079700
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6133365056620299
dc.contributor.referee1.fl_str_mv TANIA DAUSTER
dc.contributor.referee2.fl_str_mv KELLY CRISTINA RUSSO DE SOUZA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
dc.contributor.referee4.fl_str_mv RALPH INGS BANNELL
dc.contributor.referee5.fl_str_mv KELLY CRISTINA RUSSO DE SOUZA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05244089714
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3496243990342796
dc.contributor.author.fl_str_mv ESTELA MARTINI WILLEMAN
contributor_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
TANIA DAUSTER
KELLY CRISTINA RUSSO DE SOUZA
VERA MARIA FERRAO CANDAU
RALPH INGS BANNELL
KELLY CRISTINA RUSSO DE SOUZA
description A presente tese desenvolve como tema as condições de acesso e permanência de mulheres oriundas de periferias urbanas, em específico, Duque de Caxias - Baixada Fluminense, à educação superior. Parte de uma opção teórico metodológica e ético política ancorada no método crítico dialético, que privilegia a compreensão da totalidade e não alguns de seus fragmentos isoladamente. Assim, o problema de investigação trata não apenas de entender quais as principais tensões e questões que envolvem a escolha destas mulheres por acessar a educação de nível superior, mas as estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais que influenciam nesta escolha e em sua permanência. A tese se estrutura em três eixos principais de discussão que se entrecruzam de maneira dinâmica e complexa: territorialidade, educação superior e gênero. Tem como objetivos identificar a percepção destas mulheres sobre a existência de políticas sociais em Duque de Caxias relacionadas à educação e às relações de gênero e políticas sociais públicas voltadas para as mulheres bem como a existência de organizações sociais de outra natureza e redes de mobilizações com os mesmos objetivos; descrever o perfil sócio econômico de mulheres em cursos de nível superior em Duque de Caxias; analisar a trajetória de mulheres de Duque de Caxias cursando o ensino superior, as dificuldades que enfrentam, assim como o que facilita e/ou mobiliza sua permanência nos cursos escolhidos; compreender o papel e o sentido da educação para mulheres de Duque de Caxias e como as instituições formais influenciam nesta construção nos dias atuais (Estado, família, escola, religião). Como suporte teórico, baseia-se, sobretudo, na contribuição de autores marxistas na intenção de compreender a realidade social como fato histórico, dinâmico, complexo e substrato da totalidade. Desenvolve uma pesquisa empírica de caráter qualitativo e quantitativo, através de questionários e entrevistas semi-estruturadas com estudantes mulheres de uma Instituição de Educação Superior em Duque de Caxias de três diferentes cursos e, com o recurso da triangulação, procura cotejar os dados com a análise documental e bibliográfica. Os resultados da investigação apontam para a constatação que as estudantes, diante das condições objetivas e subjetivas na consecução de seus cursos de educação superior em Duque de Caxias, são submetidas a um franco processo de longa duração de alienação que redunda no enfrentamento contínuo de vivências complexas e não óbvias de grandes desafios de ordem política, identitária e material com o predomínio de uma violência consentida e construída ao longo da história da região em consonância com processos maiores de nível nacional.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35028@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35028@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35028@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35028@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324939701682176