[pt] A CONTRIBUIÇÃO DO COACHING EXECUTIVO PARA O APRENDIZADO INDIVIDUAL: A PERCEPÇÃO DOS EXECUTIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BIANCA SNAIDERMAN
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16524@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16524@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16524
Resumo: [pt] O coaching executivo entrou no mundo corporativo em algum momento no final dos anos 80. As mudanças nas relações de trabalho e no crescimento da competitividade mostraram que a verdadeira vantagem competitiva das organizações residia no seu capital humano. Embora bastante usada no mundo corporativo e sendo uma das ferramentas que mais crescem no processo de desenvolvimento do aprendizado do adulto, a literatura prática do coaching executivo está à frente da pesquisa acadêmica sobre o tema. Esse fato demonstra que, na academia, o estudo sobre o coaching executivo ainda é incipiente quando comparado com outras ferramentas de desenvolvimento de recursos humanos. O presente estudo, por meio do método fenomenográfico, buscou investigar se de fato o coaching executivo gera aprendizado individual. Para tanto, procederam-se revisões da literatura sobre aprendizado bem como sobre o coaching executivo, além de uma pesquisa com executivos de empresas que participaram do processo de coaching executivo. Foram realizadas quinze entrevistas durante os meses de janeiro e fevereiro de 2010. As entrevistas foram transcritas e analisadas. A análise do conteúdo revelou cinco categorias, a saber: fatores indutores, atributos do coach, mudanças comportamentais, tempo de transformação e avaliação da experiência. Os resultados mostram que o coaching executivo de fato gera aprendizado individual.
id PUC_RIO-1_af69ee8eeaa7ca67b538ff10bd300097
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:16524
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A CONTRIBUIÇÃO DO COACHING EXECUTIVO PARA O APRENDIZADO INDIVIDUAL: A PERCEPÇÃO DOS EXECUTIVOS[en] THE CONTRIBUTION OF EXECUTIVE COACHING FOR INDIVIDUAL LEARNING: THE EXECUTIVE S PERCEPTION[pt] APRENDIZAGEM[pt] CAPITAL HUMANO[pt] AUTOCONHECIMENTO[pt] CAPITAL INTELECTUAL[pt] ORGANIZACAO[en] LEARNING[en] HUMAN CAPITAL[en] SELF-KNOWLEDGE[en] INTELLECTUAL CAPITAL[en] ORGANIZATION[pt] O coaching executivo entrou no mundo corporativo em algum momento no final dos anos 80. As mudanças nas relações de trabalho e no crescimento da competitividade mostraram que a verdadeira vantagem competitiva das organizações residia no seu capital humano. Embora bastante usada no mundo corporativo e sendo uma das ferramentas que mais crescem no processo de desenvolvimento do aprendizado do adulto, a literatura prática do coaching executivo está à frente da pesquisa acadêmica sobre o tema. Esse fato demonstra que, na academia, o estudo sobre o coaching executivo ainda é incipiente quando comparado com outras ferramentas de desenvolvimento de recursos humanos. O presente estudo, por meio do método fenomenográfico, buscou investigar se de fato o coaching executivo gera aprendizado individual. Para tanto, procederam-se revisões da literatura sobre aprendizado bem como sobre o coaching executivo, além de uma pesquisa com executivos de empresas que participaram do processo de coaching executivo. Foram realizadas quinze entrevistas durante os meses de janeiro e fevereiro de 2010. As entrevistas foram transcritas e analisadas. A análise do conteúdo revelou cinco categorias, a saber: fatores indutores, atributos do coach, mudanças comportamentais, tempo de transformação e avaliação da experiência. Os resultados mostram que o coaching executivo de fato gera aprendizado individual.[en] Executive coaching appeared in the business world at sometime at the end of 1980s. Changes in working relationships and the increase in competion has shown that real competitive advantage of organizations lies in their human capital. Despite being much used in the business world and being one of the tools that has grown most in the process of the development of adult learning, the executive coaching’s literature is more advanced than the academic research in this area. This fact demonstrates that in the academic world, the study of executive coaching is still in his infancy when compared to the other development tools of human resources. The present study, by using the phenomenographic method, investigated whether the executive coaching resulted in individual learning. Consequently was necessary to revise literature about executive coaching as well as about learning. A research of executives dealing with executive coaching was also necessary. Fifteen interviews were carried out between January and February 2010. These interviews were transcribed and analyzed. Five categories could be indentified: causing factors, coaches charactics, behavioural changes, transformation time and evaluation of the experience. The results show that executive coaching really creates individual learning.MAXWELLSANDRA REGINA DA ROCHA PINTOBIANCA SNAIDERMAN2010-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16524@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16524@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16524porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:16524Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A CONTRIBUIÇÃO DO COACHING EXECUTIVO PARA O APRENDIZADO INDIVIDUAL: A PERCEPÇÃO DOS EXECUTIVOS
[en] THE CONTRIBUTION OF EXECUTIVE COACHING FOR INDIVIDUAL LEARNING: THE EXECUTIVE S PERCEPTION
title [pt] A CONTRIBUIÇÃO DO COACHING EXECUTIVO PARA O APRENDIZADO INDIVIDUAL: A PERCEPÇÃO DOS EXECUTIVOS
spellingShingle [pt] A CONTRIBUIÇÃO DO COACHING EXECUTIVO PARA O APRENDIZADO INDIVIDUAL: A PERCEPÇÃO DOS EXECUTIVOS
BIANCA SNAIDERMAN
[pt] APRENDIZAGEM
[pt] CAPITAL HUMANO
[pt] AUTOCONHECIMENTO
[pt] CAPITAL INTELECTUAL
[pt] ORGANIZACAO
[en] LEARNING
[en] HUMAN CAPITAL
[en] SELF-KNOWLEDGE
[en] INTELLECTUAL CAPITAL
[en] ORGANIZATION
title_short [pt] A CONTRIBUIÇÃO DO COACHING EXECUTIVO PARA O APRENDIZADO INDIVIDUAL: A PERCEPÇÃO DOS EXECUTIVOS
title_full [pt] A CONTRIBUIÇÃO DO COACHING EXECUTIVO PARA O APRENDIZADO INDIVIDUAL: A PERCEPÇÃO DOS EXECUTIVOS
title_fullStr [pt] A CONTRIBUIÇÃO DO COACHING EXECUTIVO PARA O APRENDIZADO INDIVIDUAL: A PERCEPÇÃO DOS EXECUTIVOS
title_full_unstemmed [pt] A CONTRIBUIÇÃO DO COACHING EXECUTIVO PARA O APRENDIZADO INDIVIDUAL: A PERCEPÇÃO DOS EXECUTIVOS
title_sort [pt] A CONTRIBUIÇÃO DO COACHING EXECUTIVO PARA O APRENDIZADO INDIVIDUAL: A PERCEPÇÃO DOS EXECUTIVOS
author BIANCA SNAIDERMAN
author_facet BIANCA SNAIDERMAN
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO
dc.contributor.author.fl_str_mv BIANCA SNAIDERMAN
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] APRENDIZAGEM
[pt] CAPITAL HUMANO
[pt] AUTOCONHECIMENTO
[pt] CAPITAL INTELECTUAL
[pt] ORGANIZACAO
[en] LEARNING
[en] HUMAN CAPITAL
[en] SELF-KNOWLEDGE
[en] INTELLECTUAL CAPITAL
[en] ORGANIZATION
topic [pt] APRENDIZAGEM
[pt] CAPITAL HUMANO
[pt] AUTOCONHECIMENTO
[pt] CAPITAL INTELECTUAL
[pt] ORGANIZACAO
[en] LEARNING
[en] HUMAN CAPITAL
[en] SELF-KNOWLEDGE
[en] INTELLECTUAL CAPITAL
[en] ORGANIZATION
description [pt] O coaching executivo entrou no mundo corporativo em algum momento no final dos anos 80. As mudanças nas relações de trabalho e no crescimento da competitividade mostraram que a verdadeira vantagem competitiva das organizações residia no seu capital humano. Embora bastante usada no mundo corporativo e sendo uma das ferramentas que mais crescem no processo de desenvolvimento do aprendizado do adulto, a literatura prática do coaching executivo está à frente da pesquisa acadêmica sobre o tema. Esse fato demonstra que, na academia, o estudo sobre o coaching executivo ainda é incipiente quando comparado com outras ferramentas de desenvolvimento de recursos humanos. O presente estudo, por meio do método fenomenográfico, buscou investigar se de fato o coaching executivo gera aprendizado individual. Para tanto, procederam-se revisões da literatura sobre aprendizado bem como sobre o coaching executivo, além de uma pesquisa com executivos de empresas que participaram do processo de coaching executivo. Foram realizadas quinze entrevistas durante os meses de janeiro e fevereiro de 2010. As entrevistas foram transcritas e analisadas. A análise do conteúdo revelou cinco categorias, a saber: fatores indutores, atributos do coach, mudanças comportamentais, tempo de transformação e avaliação da experiência. Os resultados mostram que o coaching executivo de fato gera aprendizado individual.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16524@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16524@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16524
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16524@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16524@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822577544101888