[en] MODELING UNCERTAINTIES AND FLEXIBILITIES IN PPP PROJECTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAFAEL IGREJAS DA SILVA
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30301@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30301
Resumo: [pt] As flexibilidades observadas em contratos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para projetos de infraestrutura rodoviária podem também ser compreendidas como opções contratuais. O modelo desenvolvido no presente estudo teve como principal foco o estabelecimento do nível ótimo de garantia governamental a ser ofertada à iniciativa privada em uma concessão de rodovia por PPP, utilizando a teoria de opções reais de forma integrada à métrica de performance Ômega, a qual obteve melhor resposta entre demais métricas VaR e CVaR propostas. Ainda de forma original, o modelo contemplou o apreçamento de garantias de receita mínima, como parte integrante do apreçamento de opções do tipo collar europeia (calls e puts) com caps, integrado ao apreçamento da opção americana de expansão (call) do projeto. O valor presente (VP) do projeto, considerando a opção de expandir a capacidade, foi calculado em 2,73 bilhões de Reais, que comparado ao valor esperado de 2,65 bilhões de Reais sem flexibilidade, representa um aumento de 73 milhões de Reais ao valor do projeto no caso base. O valor presente do projeto com a flexibilidade de expansão (call americana) e com garantia de receita mínima (put europeia) com cap 10 por cento do Capex permite atingir o valor de 3,33 para a medida Ômega, que é muito superior ao valor anterior de 0,996 obtido somente com a modelagem de opções tipo collar.
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