[pt] DESENVOLVIMENTO DE UMA PONTE DOBRÁVEL DE BAMBU DE RÁPIDA MONTAGEM PARA SITUAÇÕES EMERGENCIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCELO FONSECA BETZ
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51770@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51770@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51770
Resumo: [pt] Pontes transportáveis para uso em caso de desastres naturais são geralmente estruturas pesadas, com altos custos de fabricação e exigem mão de obra qualificada para montagem, limitando o alcance de seu uso, especialmente em locais carentes de recursos. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma solução de ponte dobrável leve, fácil de construir, transportar e montar, sendo feita, principalmente, de bambu, um material com elevada relação resistência/peso e sustentável. O trabalho discute aspectos relevantes sobre o comportamento de estruturas pantográficas existentes, bem como sobre as principais características mecânicas e físicas do bambu, especificamente da espécie Guadua Angustifolia Kunth utilizada na pesquisa. Em uma primeira etapa, a fim de se avaliar a viabilidade do material escolhido, um programa experimental incluindo ensaios de flexão, fluência e dois diferentes tipos de ensaios de compressão foi conduzido. Ensaios feitos após ciclos de imersão e secagem com o intuito de avaliar o efeito de chuvas reincidentes sobre o material também foram realizados. Ensaios para determinação de coeficiente de atrito entre cordas de nylon e o bambu também foram realizados para estabelecer parâmetros adequados para avaliação da resistência das ligações amarradas. Num segundo estágio, o projeto da estrutura é apresentado e discutido, destacando o comportamento das ligações nas fases de desdobramento, protensão e final. Por fim, análises estruturais estáticas e dinâmicas foram realizadas com auxílio de modelos computacionais para as diferentes fases de montagem, apontando para a viabilidade da ponte proposta.
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