[en] THREE ESSAYS ABOUT APPLIED MICROECONOMICS OF BANKING
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11794@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11794@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11794 |
Resumo: | [pt] Esta tese de doutorado está dividida em três ensaios que têm como característica comum a análise de questões empíricas sobre o sistema bancário brasileiro. No primeiro ensaio, a estrutura concorrencial do mercado bancário brasileiro é estudada com o objetivo de avaliar se bancos públicos têm maior ou menor efeito competitivo vis-à-vis bancos privados. Para isso, utiliza-se metodologia de Bresnahan e Reiss (1991) para se estudar competição em mercados locais concentrados. Encontra-se robusta evidência empírica de que bancos públicos têm menores efeitos competitivos do que os bancos privados. No segundo ensaio, estuda-se o efeito da disseminação de uma nova modalidade de crédito no Brasil, o crédito consignado. Nesse tipo de crédito há uma colateralização total através da dedução do pagamento do empréstimo diretamente do salário do devedor. Para conseguirmos medir adequadamente o efeito da introdução da nova modalidade, utilizamos um outro tipo de modalidade de crédito, crédito para a aquisição de veículos, como grupo de controle. Os resultados mostram uma forte queda da taxa de juros e um expressivo aumento do volume de crédito, o que indica que a introdução do crédito consignado teve forte efeito sobre o mercado de crédito no Brasil. No terceiro ensaio, estuda-se a relação entre política monetária e o mercado de crédito bancário. A literatura internacional, tanto empírica como teórica, mostra que o mercado de crédito poderia ter importante papel como amplificador de choques de política monetária. Nesse estudo, o foco será o mercado de crédito bancário e o que a literatura convencionou chamar de canal de crédito bancário. Utilizando uma nova estratégia de identificação, baseada em um estudo de evento em torno da reunião do comitê de política monetária quando decidindo sobre a taxa básica de juros a vigorar na economia, mostra-se que não há evidência do canal de crédito bancário no Brasil. Apesar de o efeito direto da taxa básica de juros sobre o volume e a taxa de juros do crédito ter sido significativo, não se pode relacioná-lo ao canal de crédito bancário, uma vez que bancos menores e/ou menos líquidos não reagem mais a choques de política monetária do que os bancos maiores e/ou mais líquidos. |
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[en] THREE ESSAYS ABOUT APPLIED MICROECONOMICS OF BANKING [pt] TRÊS ENSAIOS SOBRE MICROECONOMIA BANCÁRIA APLICADA [pt] BANCOS PUBLICOS[pt] MERCADO DE CREDITO BANCARIO[pt] COMPETICAO BANCARIA[pt] CREDITO CONSIGNADO[pt] BANCOS PRIVADOS[en] PUBLIC OWNED BANKS[en] BANKING CREDIT MARKET[en] BANKING COMPETITION[en] CONSIGNED CREDIT[en] PRIVATE OWNED BANKS[pt] Esta tese de doutorado está dividida em três ensaios que têm como característica comum a análise de questões empíricas sobre o sistema bancário brasileiro. No primeiro ensaio, a estrutura concorrencial do mercado bancário brasileiro é estudada com o objetivo de avaliar se bancos públicos têm maior ou menor efeito competitivo vis-à-vis bancos privados. Para isso, utiliza-se metodologia de Bresnahan e Reiss (1991) para se estudar competição em mercados locais concentrados. Encontra-se robusta evidência empírica de que bancos públicos têm menores efeitos competitivos do que os bancos privados. No segundo ensaio, estuda-se o efeito da disseminação de uma nova modalidade de crédito no Brasil, o crédito consignado. Nesse tipo de crédito há uma colateralização total através da dedução do pagamento do empréstimo diretamente do salário do devedor. Para conseguirmos medir adequadamente o efeito da introdução da nova modalidade, utilizamos um outro tipo de modalidade de crédito, crédito para a aquisição de veículos, como grupo de controle. Os resultados mostram uma forte queda da taxa de juros e um expressivo aumento do volume de crédito, o que indica que a introdução do crédito consignado teve forte efeito sobre o mercado de crédito no Brasil. No terceiro ensaio, estuda-se a relação entre política monetária e o mercado de crédito bancário. A literatura internacional, tanto empírica como teórica, mostra que o mercado de crédito poderia ter importante papel como amplificador de choques de política monetária. Nesse estudo, o foco será o mercado de crédito bancário e o que a literatura convencionou chamar de canal de crédito bancário. Utilizando uma nova estratégia de identificação, baseada em um estudo de evento em torno da reunião do comitê de política monetária quando decidindo sobre a taxa básica de juros a vigorar na economia, mostra-se que não há evidência do canal de crédito bancário no Brasil. Apesar de o efeito direto da taxa básica de juros sobre o volume e a taxa de juros do crédito ter sido significativo, não se pode relacioná-lo ao canal de crédito bancário, uma vez que bancos menores e/ou menos líquidos não reagem mais a choques de política monetária do que os bancos maiores e/ou mais líquidos.[en] This PhD thesis is divided in three essays on empirical microeconomics of banking. The first essay evaluates the competitive impact of public banks vis-à-vis private ones. A methodology based on Bresnahan and Reiss (1991) is used to access competition in local concentrated markets. We find robust evidence that, relative to private banks, state- owned banks are anti-competitive. In the second essay the introduction of a new type of credit, the payroll loans, is analyzed. In this type of credit there is a complete collateralization of the debt through the direct withdrawal of the loan payment from the debtor`s salary. In order to properly measure this effect we used another type of credit, automobile loans, as control group. Results show a statistical and economic significant reduction of interest rate and increase of credit volume, which show that the creation of payroll loans had strong effect on the Brazilian credit market. In the third chapter I study the relation between monetary policy and banking credit market. The international literature, both theoretical and empirical, suggests that credit markets could have important role in the amplification of monetary policy shocks. In this essay I focus on the banking credit market and what literature calls banking lending channel. Using a new identification strategy, based on an event study around monetary policy committee reunion setting the basic interest rate target, I find no evidence of banking lending channel in Brazil. Despite the significant direct effect of basic interest rate on credit interest rate and volume, there is no link between this effect and the banking lending channel, since smaller and/or less liquid banks do not react more to the monetary policy shocks than bigger and/or more liquid banks.MAXWELLJOAO MANOEL PINHO DE MELLOJOAO MANOEL PINHO DE MELLOCHRISTIANO ARRIGONI COELHO2008-06-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11794@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11794@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11794porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-30T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11794Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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