[en] DISCOURSE, EMOTIONS AND AUTHENTICITY IN LEADERSHIP: AN EXPERIMENTAL STUDY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCAS MARTINS TURANO
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25237@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25237@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25237
Resumo: [pt] A moralidade e o equilíbrio de um líder, bem como sua positividade, são pressupostos teóricos centrais na teoria da liderança autêntica. Tomando esses pressupostos como objeto de estudo, a presente pesquisa investiga empiricamente o impacto de princípios autênticos no discurso de um líder e da sua expressão de emoções na percepção de eficácia na liderança, por meio de dois experimentos. O primeiro estudo investigou o efeito do discurso autêntico nos julgamentos de seguidores de diferentes áreas ocupacionais sobre a liderança. Os resultados indicam que o endosso a princípios da liderança autêntica no discurso de um líder influencia positivamente a percepção de eficácia na liderança. Porém, esse efeito é significativamente menor entre profissionais das áreas de Finanças e de Marketing/Vendas. O segundo experimento investigou a influência da expressão de emoções positivas e negativas nos julgamentos sobre a eficácia de um líder que endossa valores autênticos. Os resultados evidenciaram que a expressão de afetividade negativa (tristeza/desânimo) influenciou negativamente a percepção de eficácia na liderança. Porém, a expressão de afetividade positiva (alegria/ânimo) não influenciou positivamente esta percepção. Esses achados são discutidos quanto às suas implicações teóricas, e, sobretudo, práticas.
id PUC_RIO-1_b2cb1bd922d47dc5741dce4b849e0a88
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:25237
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] DISCOURSE, EMOTIONS AND AUTHENTICITY IN LEADERSHIP: AN EXPERIMENTAL STUDY[pt] DISCURSO, EMOÇÕES E AUTENTICIDADE NA LIDERANÇA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL[pt] LIDERANCA[pt] SEGUIDORES[pt] EMOCAO[pt] AUTENTICIDADE[pt] DISCURSO[en] LEADERSHIP[en] FOLLOWERS[en] EMOTION[en] AUTENTICITY[en] DISCOURSE[pt] A moralidade e o equilíbrio de um líder, bem como sua positividade, são pressupostos teóricos centrais na teoria da liderança autêntica. Tomando esses pressupostos como objeto de estudo, a presente pesquisa investiga empiricamente o impacto de princípios autênticos no discurso de um líder e da sua expressão de emoções na percepção de eficácia na liderança, por meio de dois experimentos. O primeiro estudo investigou o efeito do discurso autêntico nos julgamentos de seguidores de diferentes áreas ocupacionais sobre a liderança. Os resultados indicam que o endosso a princípios da liderança autêntica no discurso de um líder influencia positivamente a percepção de eficácia na liderança. Porém, esse efeito é significativamente menor entre profissionais das áreas de Finanças e de Marketing/Vendas. O segundo experimento investigou a influência da expressão de emoções positivas e negativas nos julgamentos sobre a eficácia de um líder que endossa valores autênticos. Os resultados evidenciaram que a expressão de afetividade negativa (tristeza/desânimo) influenciou negativamente a percepção de eficácia na liderança. Porém, a expressão de afetividade positiva (alegria/ânimo) não influenciou positivamente esta percepção. Esses achados são discutidos quanto às suas implicações teóricas, e, sobretudo, práticas.[en] Morality, balance of a leader and his positivity, are central theoretical assumptions in the theory of authentic leadership. Taking these assumptions as object of study, this research empirically investigates the impact of authentic principles in the speech of a leader and the expression of emotions in the perception of leadership effectiveness through two experiments. The first study investigated the effect of authentic speech in the judgements of followers from different occupational areas on the leadership. The results indicate that the endorsement of principles of authentic leadership in the speech of a leader influences positively the perception of leadership effectiveness. However, this effect is significantly lower among professionals in Finance and Marketing/Sales areas. The second experiment investigated the influence of the expression of positive and negative emotions in the trials on the effectiveness of a leader who endorse authentic values. The results showed that the negative affectivity expression (sadness/depression) influenced negatively the perception of leadership effectiveness. However, the positive affect expression (happiness/enthusiasm) not influence positively this perception. These findings are discussed to show their theoretical, and, above all, practical implications.MAXWELLFLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTEFLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTELUCAS MARTINS TURANO2015-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25237@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25237@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25237porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-12T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25237Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] DISCOURSE, EMOTIONS AND AUTHENTICITY IN LEADERSHIP: AN EXPERIMENTAL STUDY
[pt] DISCURSO, EMOÇÕES E AUTENTICIDADE NA LIDERANÇA: UM ESTUDO EXPERIMENTAL
title [en] DISCOURSE, EMOTIONS AND AUTHENTICITY IN LEADERSHIP: AN EXPERIMENTAL STUDY
spellingShingle [en] DISCOURSE, EMOTIONS AND AUTHENTICITY IN LEADERSHIP: AN EXPERIMENTAL STUDY
LUCAS MARTINS TURANO
[pt] LIDERANCA
[pt] SEGUIDORES
[pt] EMOCAO
[pt] AUTENTICIDADE
[pt] DISCURSO
[en] LEADERSHIP
[en] FOLLOWERS
[en] EMOTION
[en] AUTENTICITY
[en] DISCOURSE
title_short [en] DISCOURSE, EMOTIONS AND AUTHENTICITY IN LEADERSHIP: AN EXPERIMENTAL STUDY
title_full [en] DISCOURSE, EMOTIONS AND AUTHENTICITY IN LEADERSHIP: AN EXPERIMENTAL STUDY
title_fullStr [en] DISCOURSE, EMOTIONS AND AUTHENTICITY IN LEADERSHIP: AN EXPERIMENTAL STUDY
title_full_unstemmed [en] DISCOURSE, EMOTIONS AND AUTHENTICITY IN LEADERSHIP: AN EXPERIMENTAL STUDY
title_sort [en] DISCOURSE, EMOTIONS AND AUTHENTICITY IN LEADERSHIP: AN EXPERIMENTAL STUDY
author LUCAS MARTINS TURANO
author_facet LUCAS MARTINS TURANO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCAS MARTINS TURANO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] LIDERANCA
[pt] SEGUIDORES
[pt] EMOCAO
[pt] AUTENTICIDADE
[pt] DISCURSO
[en] LEADERSHIP
[en] FOLLOWERS
[en] EMOTION
[en] AUTENTICITY
[en] DISCOURSE
topic [pt] LIDERANCA
[pt] SEGUIDORES
[pt] EMOCAO
[pt] AUTENTICIDADE
[pt] DISCURSO
[en] LEADERSHIP
[en] FOLLOWERS
[en] EMOTION
[en] AUTENTICITY
[en] DISCOURSE
description [pt] A moralidade e o equilíbrio de um líder, bem como sua positividade, são pressupostos teóricos centrais na teoria da liderança autêntica. Tomando esses pressupostos como objeto de estudo, a presente pesquisa investiga empiricamente o impacto de princípios autênticos no discurso de um líder e da sua expressão de emoções na percepção de eficácia na liderança, por meio de dois experimentos. O primeiro estudo investigou o efeito do discurso autêntico nos julgamentos de seguidores de diferentes áreas ocupacionais sobre a liderança. Os resultados indicam que o endosso a princípios da liderança autêntica no discurso de um líder influencia positivamente a percepção de eficácia na liderança. Porém, esse efeito é significativamente menor entre profissionais das áreas de Finanças e de Marketing/Vendas. O segundo experimento investigou a influência da expressão de emoções positivas e negativas nos julgamentos sobre a eficácia de um líder que endossa valores autênticos. Os resultados evidenciaram que a expressão de afetividade negativa (tristeza/desânimo) influenciou negativamente a percepção de eficácia na liderança. Porém, a expressão de afetividade positiva (alegria/ânimo) não influenciou positivamente esta percepção. Esses achados são discutidos quanto às suas implicações teóricas, e, sobretudo, práticas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25237@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25237@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25237
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25237@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25237@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822592256671744