[pt] EVASÃO ESTUDANTIL NOS CURSOS DE MATEMÁTICA, QUÍMICA E FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: UMA SILENCIOSA PROBLEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20730@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20730@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20730 |
Resumo: | [pt] A presente dissertação tem como objetivo conhecer os fatores que ocasionam a evasão escolar no ensino superior, com enfoque específico sobre os Cursos de Licenciaturas em Matemática, Química e Física da Universidade Federal Fluminense no ano de 2009. A UFF caracteriza evasão estudantil em 09(nove) categorias. Este estudo propõe pesquisar a categoria evasão por abandono de curso. Para contextualizar a pesquisa foi realizado um resgate da história do Ensino Superior no Brasil e da Assistência Estudantil no Ensino Superior, foram realizadas ainda algumas reflexões a respeito do papel social da universidade e sobre as questões que permeiam o problema da evasão escolar no ensino superior. No desenvolvimento do trabalho utilizaram-se dados quantitativos e qualitativos. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas baseada em um roteiro previamente definido com 12 (doze) exestudantes, distribuídos do seguinte modo: 06 (seis) Matemática, 03 (três) Química e 03 (três) Física. Nas últimas décadas houve um aumento significativo de vagas para o ensino superior o que possibilitou maior acesso aos estudantes às universidades públicas e privadas, no entanto, houve também um aumento do número de estudantes que não conseguiu por diversos motivos concluir os seus cursos. Com base nesta situação, esta pesquisa buscou identificar quais os fatores determinantes que levaram os estudantes entrevistados a abandonarem os seus cursos. Em nosso trabalho também foi elaborado o perfil do estudante evadido considerando suas características socioeconômicas e educacionais atuais. Ainda neste trabalho foi identificado o grau de participação dos estudantes evadidos nos programas de bolsas acadêmicas ou da assistência estudantil visando à permanência dos mesmos na universidade. |
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[pt] EVASÃO ESTUDANTIL NOS CURSOS DE MATEMÁTICA, QUÍMICA E FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: UMA SILENCIOSA PROBLEMÁTICA[en] STUDENT EVASION IN MATHEMATICS, CHEMISTRY AND PHYSICS COURSES AT THE FEDERAL UNIVERSITY FLUMINENSE: A SILENT PROBLEM[pt] ENSINO SUPERIOR[pt] EVASAO ESTUDANTIL[pt] ASSISTENCIA ESTUDANTIL[en] HIGHER EDUCATION[en] STUDENT ASSISTANCE[pt] A presente dissertação tem como objetivo conhecer os fatores que ocasionam a evasão escolar no ensino superior, com enfoque específico sobre os Cursos de Licenciaturas em Matemática, Química e Física da Universidade Federal Fluminense no ano de 2009. A UFF caracteriza evasão estudantil em 09(nove) categorias. Este estudo propõe pesquisar a categoria evasão por abandono de curso. Para contextualizar a pesquisa foi realizado um resgate da história do Ensino Superior no Brasil e da Assistência Estudantil no Ensino Superior, foram realizadas ainda algumas reflexões a respeito do papel social da universidade e sobre as questões que permeiam o problema da evasão escolar no ensino superior. No desenvolvimento do trabalho utilizaram-se dados quantitativos e qualitativos. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semi-estruturadas baseada em um roteiro previamente definido com 12 (doze) exestudantes, distribuídos do seguinte modo: 06 (seis) Matemática, 03 (três) Química e 03 (três) Física. Nas últimas décadas houve um aumento significativo de vagas para o ensino superior o que possibilitou maior acesso aos estudantes às universidades públicas e privadas, no entanto, houve também um aumento do número de estudantes que não conseguiu por diversos motivos concluir os seus cursos. Com base nesta situação, esta pesquisa buscou identificar quais os fatores determinantes que levaram os estudantes entrevistados a abandonarem os seus cursos. Em nosso trabalho também foi elaborado o perfil do estudante evadido considerando suas características socioeconômicas e educacionais atuais. Ainda neste trabalho foi identificado o grau de participação dos estudantes evadidos nos programas de bolsas acadêmicas ou da assistência estudantil visando à permanência dos mesmos na universidade.[en] This thesis aims to identify the factors that cause school evasion in higher education, focused specifically on Mathematics, Physics and Chemistry undergraduate courses of the Universidade Federal Fluminense in 2009. The university characterises student evasion in 09 (nine) categories. This study proposes to investigate the school evasion by courses abandonment. To contextualize this research was recovered the understanding about the history of higher education in Brazil and Student Assistance in Higher Education, furthermore some reflections were done about the social role of the university and the issues that cross the school evasion problems in higher education. To develop this work were used quantitative and qualitative data. The data capture was performed through semi-structured interviews based on a predetermined route with 12(twelve) ex-students, distributed as follows: 06 (six) Mathematics, 03 (three) and Chemistry 03 (three) physics. In the last recent decades there has been a significant increase of vacancies for higher education which allowed more access to students at public and private universities, however, there was also an increase of students who for various reasons, could not complete their courses. Based on this situation, this study sought to identify the factors that stimulated the students interviewed to leave their courses and was designed this student profile considering its current socioeconomic and educational situation. Also, this work identified the participation degree of the students that left their courses in programs of scholarships or student assistance in order to promote their permanency in the university.MAXWELLANDREIA CLAPP SALVADORCLAUDIA MACEDO2012-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20730@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20730@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20730porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-26T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:20730Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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