MODELAGEM DE UM SIMULADOR DE MOVIMENTOS PARA VEÍCULOS TERRESTRES EM ESCALA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19404@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19404@2 |
Resumo: | No presente trabalho desenvolveu-se o projeto básico de um Simulador de Movimentos em Escala, que é um equipamento utilizado para reproduzir as excitações de base provocadas pelo pavimento sobre o qual um veículo em escala trafega. Utilizando modelos consagrados na literatura, obteve-se a representação matemática do Simulador, que é tratado como 3 subsistemas acoplados entre si, mediante a aplicação de um procedimento baseado no Fluxo de Potência. Para o tratamento dos modelos em escala é empregada a Teoria de Similaridade, através da qual são determinados números adimensionais que relacionam o sistema real com o seu equivalente reduzido ou ampliado. São apresentadas 3 metodologias, das quais duas tradicionais, e uma outra que é conhecida como Método por Inspeção. Aplicam-se estes procedimentos a modelos de veículos com 1, 2, 4 e 7 graus de liberdade. Emprega-se também a Análise Dimensional para achar um modelo em escala do Simulador e do sistema completo, isto é um conjunto Simulador – Veículo acoplado. Para todos os casos são realizadas simulações para os modelos real e em escala, utilizando parâmetros típicos encontrados na literatura ou em manuais de operação de equipamentos semelhantes, com o objetivos de verificar o comportamento dos sistemas, determinar a influência da redução ou ampliação do tamanho, e validar os procedimentos empregados. |
id |
PUC_RIO-1_b5c7f0628d4ab08b23c61c05a955941e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:19404 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMODELAGEM DE UM SIMULADOR DE MOVIMENTOS PARA VEÍCULOS TERRESTRES EM ESCALA MODELING OF A SCALE GROUND VEHICLES MOTION SIMULATOR 2000-02-25MAURO SPERANZA NETO75207150782lattes.cnpq.br/5379579615510416MAURO SPERANZA NETO75207150782lattes.cnpq.br/5379579615510416MAURO SPERANZA NETOJOSE LUIZ DE FRANCA FREIREMAURO SPERANZA NETOFERNANDO RIBEIRO DA SILVAFERNANDO RIBEIRO DA SILVA77762657649lattes.cnpq.br/7793826126101962ROBERTH WALDO ANGULO LLERENAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA MECÂNICAPUC-RioBRNo presente trabalho desenvolveu-se o projeto básico de um Simulador de Movimentos em Escala, que é um equipamento utilizado para reproduzir as excitações de base provocadas pelo pavimento sobre o qual um veículo em escala trafega. Utilizando modelos consagrados na literatura, obteve-se a representação matemática do Simulador, que é tratado como 3 subsistemas acoplados entre si, mediante a aplicação de um procedimento baseado no Fluxo de Potência. Para o tratamento dos modelos em escala é empregada a Teoria de Similaridade, através da qual são determinados números adimensionais que relacionam o sistema real com o seu equivalente reduzido ou ampliado. São apresentadas 3 metodologias, das quais duas tradicionais, e uma outra que é conhecida como Método por Inspeção. Aplicam-se estes procedimentos a modelos de veículos com 1, 2, 4 e 7 graus de liberdade. Emprega-se também a Análise Dimensional para achar um modelo em escala do Simulador e do sistema completo, isto é um conjunto Simulador – Veículo acoplado. Para todos os casos são realizadas simulações para os modelos real e em escala, utilizando parâmetros típicos encontrados na literatura ou em manuais de operação de equipamentos semelhantes, com o objetivos de verificar o comportamento dos sistemas, determinar a influência da redução ou ampliação do tamanho, e validar os procedimentos empregados.In this work a Scale Ground Simulator was developed. This is na equipment used to reproduce the base motion in a vehicle, due the Road where it is running. Using a procedure based on the Power flow, coupling the 3 main Simulator subsystems, a mathematical representation for the Simulator was obtained, from classical models mentioned in the bibliography. The scale models treatment was perfomed using the Similarity Theory, that permits the determination of non dimensional numbers relating the real system with its equivalent reduced or amplified. It was presented 3 methodologies, two of them are traditional and other one which is known as Inspection Method. These procedures were applied to 1, 2, 4, and 7 degrees of freedom vehicle models. Dimensional Analysis is also used to find scale models for the Simulator and for the complete system, i.e. the coupled set Simulator – Vehicle. Simulations were made for all situations, in real and scale models, using typical parameters found in literature or in equipment operation manuals, aiming to verify the systems performance, to determine the size reduction or amplification influence of and to validate the procedures presented.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19404@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19404@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:16:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:19404Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
MODELAGEM DE UM SIMULADOR DE MOVIMENTOS PARA VEÍCULOS TERRESTRES EM ESCALA |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
MODELING OF A SCALE GROUND VEHICLES MOTION SIMULATOR |
title |
MODELAGEM DE UM SIMULADOR DE MOVIMENTOS PARA VEÍCULOS TERRESTRES EM ESCALA |
spellingShingle |
MODELAGEM DE UM SIMULADOR DE MOVIMENTOS PARA VEÍCULOS TERRESTRES EM ESCALA ROBERTH WALDO ANGULO LLERENA |
title_short |
MODELAGEM DE UM SIMULADOR DE MOVIMENTOS PARA VEÍCULOS TERRESTRES EM ESCALA |
title_full |
MODELAGEM DE UM SIMULADOR DE MOVIMENTOS PARA VEÍCULOS TERRESTRES EM ESCALA |
title_fullStr |
MODELAGEM DE UM SIMULADOR DE MOVIMENTOS PARA VEÍCULOS TERRESTRES EM ESCALA |
title_full_unstemmed |
MODELAGEM DE UM SIMULADOR DE MOVIMENTOS PARA VEÍCULOS TERRESTRES EM ESCALA |
title_sort |
MODELAGEM DE UM SIMULADOR DE MOVIMENTOS PARA VEÍCULOS TERRESTRES EM ESCALA |
author |
ROBERTH WALDO ANGULO LLERENA |
author_facet |
ROBERTH WALDO ANGULO LLERENA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
75207150782 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MAURO SPERANZA NETO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
75207150782 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5379579615510416 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
MAURO SPERANZA NETO |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5379579615510416 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MAURO SPERANZA NETO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MAURO SPERANZA NETO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
FERNANDO RIBEIRO DA SILVA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
FERNANDO RIBEIRO DA SILVA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
77762657649 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7793826126101962 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROBERTH WALDO ANGULO LLERENA |
contributor_str_mv |
MAURO SPERANZA NETO MAURO SPERANZA NETO MAURO SPERANZA NETO JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE MAURO SPERANZA NETO FERNANDO RIBEIRO DA SILVA FERNANDO RIBEIRO DA SILVA |
description |
No presente trabalho desenvolveu-se o projeto básico de um Simulador de Movimentos em Escala, que é um equipamento utilizado para reproduzir as excitações de base provocadas pelo pavimento sobre o qual um veículo em escala trafega. Utilizando modelos consagrados na literatura, obteve-se a representação matemática do Simulador, que é tratado como 3 subsistemas acoplados entre si, mediante a aplicação de um procedimento baseado no Fluxo de Potência. Para o tratamento dos modelos em escala é empregada a Teoria de Similaridade, através da qual são determinados números adimensionais que relacionam o sistema real com o seu equivalente reduzido ou ampliado. São apresentadas 3 metodologias, das quais duas tradicionais, e uma outra que é conhecida como Método por Inspeção. Aplicam-se estes procedimentos a modelos de veículos com 1, 2, 4 e 7 graus de liberdade. Emprega-se também a Análise Dimensional para achar um modelo em escala do Simulador e do sistema completo, isto é um conjunto Simulador – Veículo acoplado. Para todos os casos são realizadas simulações para os modelos real e em escala, utilizando parâmetros típicos encontrados na literatura ou em manuais de operação de equipamentos semelhantes, com o objetivos de verificar o comportamento dos sistemas, determinar a influência da redução ou ampliação do tamanho, e validar os procedimentos empregados. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19404@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19404@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19404@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19404@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ENGENHARIA MECÂNICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324911838920704 |