A BRASILIDADE DOS PRODUTOS DE GILSON MARTINS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PATRICIA ROCHA SABOIA
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24687@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24687@2
Resumo: Esta tese trata do discurso persuasivo nos produtos de Design. Os produtos com identidade brasileira, que, anteriormente, eram destinados à exportação e ao consumo de turistas, passaram a ser objetos de consumo interno, bens desejáveis da cultura de massa. Foi norteador para esta pesquisa investigar o que é a identidade nacional, a brasilidade e como o design nacional está absorvendo esta identidade. Existe uma retórica inerente ao design de produtos que propõem a brasilidade como fator de persuasão, tornando-os objetos de desejo de um público. A presença de ícones de nossa identidade nacional ou de nossa cidade como representação de brasilidade vem atuando como elemento persuasivo que induz ao consumo de produtos de Design. Os aportes teóricos da pesquisa se fundamentaram na Nova Retórica de Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, com aporte na Teoria Geral dos Signos de Charles Sanders Peirce e princípios da Gestalt abordados por João Gomes Filho como suporte transdisciplinar na análise dos objetos. O objeto de estudo adotado foi a obra de Gilson Martins, que utiliza elementos identitários nacionais e cariocas como argumento de venda de seus produtos. Com o objetivo de refletir sobre os efeitos retóricos no design de produtos e configurar seus pressupostos balizadores na obra de Gilson Martins, foi realizada uma análise visual dos objetos que mostram ícones cariocas, as cores da identidade nacional e, em alguns casos, adotam o símbolo da bandeira como forma de persuasão do público consumidor. Foi possível revelar que o design contemporâneo de Gilson Martins tornou os objetos com imagens de brasilidade produtos com valor agregado. Existe uma adesão aos produtos do artista por uma faixa social que valoriza objetos de design e se dispõe a pagar mais por produtos de qualidade e identidade.
id PUC_RIO-1_b7b86d926c5ee7c6af64befc20e971fb
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:24687
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA BRASILIDADE DOS PRODUTOS DE GILSON MARTINS THE BRAZILIAN IDENTITY OF GILSON MARTINS PRODUCTS 2014-09-09VERA LÚCIA DOS SANTOS NOJIMA01788787900JACKELINE LIMA FARBIARZVERA LÚCIA DOS SANTOS NOJIMADENISE BERRUEZO PORTINARIVALDIR FERREIRA SOARESPATRÍCIA PEREIRA PERALTA 04305661748PATRICIA ROCHA SABOIAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBREsta tese trata do discurso persuasivo nos produtos de Design. Os produtos com identidade brasileira, que, anteriormente, eram destinados à exportação e ao consumo de turistas, passaram a ser objetos de consumo interno, bens desejáveis da cultura de massa. Foi norteador para esta pesquisa investigar o que é a identidade nacional, a brasilidade e como o design nacional está absorvendo esta identidade. Existe uma retórica inerente ao design de produtos que propõem a brasilidade como fator de persuasão, tornando-os objetos de desejo de um público. A presença de ícones de nossa identidade nacional ou de nossa cidade como representação de brasilidade vem atuando como elemento persuasivo que induz ao consumo de produtos de Design. Os aportes teóricos da pesquisa se fundamentaram na Nova Retórica de Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, com aporte na Teoria Geral dos Signos de Charles Sanders Peirce e princípios da Gestalt abordados por João Gomes Filho como suporte transdisciplinar na análise dos objetos. O objeto de estudo adotado foi a obra de Gilson Martins, que utiliza elementos identitários nacionais e cariocas como argumento de venda de seus produtos. Com o objetivo de refletir sobre os efeitos retóricos no design de produtos e configurar seus pressupostos balizadores na obra de Gilson Martins, foi realizada uma análise visual dos objetos que mostram ícones cariocas, as cores da identidade nacional e, em alguns casos, adotam o símbolo da bandeira como forma de persuasão do público consumidor. Foi possível revelar que o design contemporâneo de Gilson Martins tornou os objetos com imagens de brasilidade produtos com valor agregado. Existe uma adesão aos produtos do artista por uma faixa social que valoriza objetos de design e se dispõe a pagar mais por produtos de qualidade e identidade.This thesis comes to persuasive speech on Design products. Products with Brazilian identity, which formerly were destined for export and consumption of tourists, have become objects of domestic consumption, desirable goods of mass culture. It was important to guide this study to investigate what is national identity, and how the design is absorbing this national identity. There is an inherent rhetoric in the design of products that show the brazilian identity as persuasion factor, making them objects of desire. The presence of icons of our national identity and our city as a representation of brazilian identity has been acting as a persuasive element that induces consumption of Design. The theoretical framework of the research were based on the New Rhetoric of Chaim Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca, the General Theory of Signs by Charles Sanders Peirce and Gestalt principles treated by João Gomes Filho as transdisciplinary support to analyze the objects. The object of study adopted was the work of Gilson Martins, which uses national identity elements as argument to sell their products. Aiming to reflect on the rhetorical effects in product design and configure the benchmarks assumptions in the work of Gilson Martins, a visual analysis of objects that show Rio de Janeiro icons, the colors of the national identity and, in some cases, adopt the national flag to persuade the public consumer. It was possible to prove that the contemporary design of Gilson Martins brought to the objects with images of national identity added value. The artist products are valued by a social group that values design objects and are willing to pay more for quality products and identity.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24687@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24687@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:22:52Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24687Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A BRASILIDADE DOS PRODUTOS DE GILSON MARTINS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE BRAZILIAN IDENTITY OF GILSON MARTINS PRODUCTS
title A BRASILIDADE DOS PRODUTOS DE GILSON MARTINS
spellingShingle A BRASILIDADE DOS PRODUTOS DE GILSON MARTINS
PATRICIA ROCHA SABOIA
title_short A BRASILIDADE DOS PRODUTOS DE GILSON MARTINS
title_full A BRASILIDADE DOS PRODUTOS DE GILSON MARTINS
title_fullStr A BRASILIDADE DOS PRODUTOS DE GILSON MARTINS
title_full_unstemmed A BRASILIDADE DOS PRODUTOS DE GILSON MARTINS
title_sort A BRASILIDADE DOS PRODUTOS DE GILSON MARTINS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author PATRICIA ROCHA SABOIA
author_facet PATRICIA ROCHA SABOIA
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv VERA LÚCIA DOS SANTOS NOJIMA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01788787900
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JACKELINE LIMA FARBIARZ
dc.contributor.referee2.fl_str_mv VERA LÚCIA DOS SANTOS NOJIMA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv DENISE BERRUEZO PORTINARI
dc.contributor.referee4.fl_str_mv VALDIR FERREIRA SOARES
dc.contributor.referee5.fl_str_mv PATRÍCIA PEREIRA PERALTA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 04305661748
dc.contributor.author.fl_str_mv PATRICIA ROCHA SABOIA
contributor_str_mv VERA LÚCIA DOS SANTOS NOJIMA
JACKELINE LIMA FARBIARZ
VERA LÚCIA DOS SANTOS NOJIMA
DENISE BERRUEZO PORTINARI
VALDIR FERREIRA SOARES
PATRÍCIA PEREIRA PERALTA
description Esta tese trata do discurso persuasivo nos produtos de Design. Os produtos com identidade brasileira, que, anteriormente, eram destinados à exportação e ao consumo de turistas, passaram a ser objetos de consumo interno, bens desejáveis da cultura de massa. Foi norteador para esta pesquisa investigar o que é a identidade nacional, a brasilidade e como o design nacional está absorvendo esta identidade. Existe uma retórica inerente ao design de produtos que propõem a brasilidade como fator de persuasão, tornando-os objetos de desejo de um público. A presença de ícones de nossa identidade nacional ou de nossa cidade como representação de brasilidade vem atuando como elemento persuasivo que induz ao consumo de produtos de Design. Os aportes teóricos da pesquisa se fundamentaram na Nova Retórica de Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, com aporte na Teoria Geral dos Signos de Charles Sanders Peirce e princípios da Gestalt abordados por João Gomes Filho como suporte transdisciplinar na análise dos objetos. O objeto de estudo adotado foi a obra de Gilson Martins, que utiliza elementos identitários nacionais e cariocas como argumento de venda de seus produtos. Com o objetivo de refletir sobre os efeitos retóricos no design de produtos e configurar seus pressupostos balizadores na obra de Gilson Martins, foi realizada uma análise visual dos objetos que mostram ícones cariocas, as cores da identidade nacional e, em alguns casos, adotam o símbolo da bandeira como forma de persuasão do público consumidor. Foi possível revelar que o design contemporâneo de Gilson Martins tornou os objetos com imagens de brasilidade produtos com valor agregado. Existe uma adesão aos produtos do artista por uma faixa social que valoriza objetos de design e se dispõe a pagar mais por produtos de qualidade e identidade.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24687@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24687@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24687@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24687@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324920624939008