[en] 3D TECHNOLOGIES EXPERIMENTATION BY STUDENTS IN THE KINDERGARTEN IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30695@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30695@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30695 |
Resumo: | [pt] As tecnologias 3D estão se consolidando em espaços profissionais e, entre suas possibilidades de uso, está seu emprego no contexto educacional. As pesquisas para desenvolvimento de tecnologias partem de um referencial ainda distante da realidade educacional e com predominância de visões advindas do público adulto. Nesse sentido, há espaço para o entendimento de como as crianças experimentam tais tecnologias - impressão 3D (manufatura aditiva), modelagem 3D e escaneamento 3D - no ambiente escolar da Educação Infantil. A presente pesquisa busca investigar qual a contribuição da experimentação das tecnologias 3D para a Educação Infantil, objetivando abrir possibilidades para o entendimento das formas de experimentação pelos alunos. A partir da leitura de documentos governamentais e de teóricos da educação e do desenvolvimento infantil, além do levantamento de outras experiências semelhantes, foi estruturado um experimento composto por três encontros, baseados no método de pesquisa-ação. O primeiro encontro ocorreu no espaço não formal do museu - para apresentação das tecnologias - e os outros dois no ambiente de sala de aula - para a experimentação e reflexão sobre as tecnologias. Para o experimento, foram selecionadas três turmas do último ano da Educação Infantil da escola Curiosa Idade, além do Museu Internacional de Arte Naif. Para a análise dos dados obtidos, foi utilizada a abordagem da Sociolinguística Interacional. Foi constatado que os alunos do último ano da Educação Infantil são capazes de compreender todo o processo, do escaneamento 3D de objetos, passando pela customização via modelagem 3D e chegando ao objeto modificado impresso em 3D. Além disso, verificou-se que a ludicidade e a criatividade são potencializadas pelo uso das tecnologias 3D. |
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[en] 3D TECHNOLOGIES EXPERIMENTATION BY STUDENTS IN THE KINDERGARTEN IN THE CITY OF RIO DE JANEIRO [pt] EXPERIMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS 3D POR ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO [pt] EDUCACAO INFANTIL[pt] EXPERIMENTACAO 3D[pt] TECNOLOGIAS 3D[pt] DESIGN E TECNOLOGIA[pt] MEDIACAO[en] EARLY CHILDHOOD EDUCATION[en] 3D EXPERIMENTATION[en] 3D TECHNOLOGIES[en] DESIGN AND TECHNOLOGY[en] MEDIATION[pt] As tecnologias 3D estão se consolidando em espaços profissionais e, entre suas possibilidades de uso, está seu emprego no contexto educacional. As pesquisas para desenvolvimento de tecnologias partem de um referencial ainda distante da realidade educacional e com predominância de visões advindas do público adulto. Nesse sentido, há espaço para o entendimento de como as crianças experimentam tais tecnologias - impressão 3D (manufatura aditiva), modelagem 3D e escaneamento 3D - no ambiente escolar da Educação Infantil. A presente pesquisa busca investigar qual a contribuição da experimentação das tecnologias 3D para a Educação Infantil, objetivando abrir possibilidades para o entendimento das formas de experimentação pelos alunos. A partir da leitura de documentos governamentais e de teóricos da educação e do desenvolvimento infantil, além do levantamento de outras experiências semelhantes, foi estruturado um experimento composto por três encontros, baseados no método de pesquisa-ação. O primeiro encontro ocorreu no espaço não formal do museu - para apresentação das tecnologias - e os outros dois no ambiente de sala de aula - para a experimentação e reflexão sobre as tecnologias. Para o experimento, foram selecionadas três turmas do último ano da Educação Infantil da escola Curiosa Idade, além do Museu Internacional de Arte Naif. Para a análise dos dados obtidos, foi utilizada a abordagem da Sociolinguística Interacional. Foi constatado que os alunos do último ano da Educação Infantil são capazes de compreender todo o processo, do escaneamento 3D de objetos, passando pela customização via modelagem 3D e chegando ao objeto modificado impresso em 3D. Além disso, verificou-se que a ludicidade e a criatividade são potencializadas pelo uso das tecnologias 3D.[en] The 3D technologies are ever more present in professional spaces, and among their possibilities is their employment in the educational context. The research for technologies development starts from a referential still far from the educational reality and with visions coming predominatly from the perspective of adults. In this sense, there is room for understanding how children experience such technologies - 3D printing (additive manufacturing), 3D modeling and 3D scanning - in the preschool environment of Educação Infantil (brazilian stage similar to the Early Childhood Education). The present research seeks to investigate the contribution of the 3D technologies experimentation to Educação Infantil, aiming to open possibilities for the understanding of the ways of experimentation by the students. Having reviewed governmental documents and education and child development theorists, besides surveying similar experiences, an experiment was structured consisting of three meetings, based on the action-research method. The first meeting took place in the museum s non-formal space - for the presentation of technologies - and the other two in the classroom environment - for experimentation and reflection on technologies. For the experiment, three groups attending the kindergarten at the Curiosa Idade school, as well as the International Museum of Naif Art, were selected. For the analysis of the obtained data, the approach of Interactional Sociolinguistics was applied. It was found that the students of the kindergarten are able to understand the whole process, from the 3D scanning of objects, to the customization through 3D modeling and to the modified object 3D printed. In addition, it has been found that playfulness and creativity are enhanced by the mediated use of 3D technologies.MAXWELLJORGE ROBERTO LOPES DOS SANTOSMARIO RICARDO DA SILVA LIMA2017-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30695@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30695@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30695porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:30695Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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