[pt] DA MOCHILA À PALMA DA MÃO: APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM CONTEXTO MÚLTIPLO - UM ESTUDO SOBRE A USABILIDADE DE APLICATIVO MÓVEL DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51806@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51806@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51806 |
Resumo: | [pt] A aprendizagem móvel ou m-learning cuja definição se desdobra no processo de aprendizagem apoiado pelo uso de dispositivos móveis é um campo de estudo que vem chamando a atenção de diversos estudos multidisciplinares. Esta pesquisa tem como hipótese que o estudo contínuo com o suporte de um aplicativo móvel de ensino de língua estrangeira, em um smartphone, intensifica a possibilidade da proficiência, pois permite o estudo em múltiplos contextos de uso, facilitando a frequência e acesso ao conteúdo para seus usuários. Sob o ponto de vista da área de Interação Humano-Computador e utilizando técnicas de Design Centrado no Usuário, esta pesquisa teve como objetivo a investigação dos fatores que contribuem para a construção contínua de conhecimento dos usuários de uma aplicação móvel de ensino de língua estrangeira. Três abordagens orientaram a pesquisa: a primeira foi uma revisão histórico-evolutiva do ensino a distância, para entender como os processos pedagógicos estão convergindo para tecnologias móveis. A segunda foi uma breve análise da arquitetura de informação e da experiência do usuário para delimitar o funcionamento dos principais aplicativos de ensino de línguas do mercado brasileiro, similares ao Duolingo e por último Testes de usabilidade e Diário de Uso para coleta de dados que confrontem a hipótese. Os resultados da pesquisa apontam que o Duolingo apresenta, no geral, boas características de usabilidade. Isso reforça que a hipótese é válida quando os fatores de motivação dos participantes apresentam o tênue equilíbrio entre rotina diária, parcial proficiência no idioma estudado e objetivos claros de aprendizagem. |
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[pt] DA MOCHILA À PALMA DA MÃO: APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM CONTEXTO MÚLTIPLO - UM ESTUDO SOBRE A USABILIDADE DE APLICATIVO MÓVEL DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA[en] FROM THE BACKPACK TO THE PALM OF THE HAND: LANGUAGE LEARNING IN MULTIPLE CONTEXTS - A STUDY ON THE USABILITY OF MOBILE APP OF FOREIGN LANGUAGE TEACHING[pt] MOBILIDADE[pt] MOTIVACAO INTRINSECA E EXTRINSECA[pt] DUOLINGO[pt] M LEARNING[pt] DESIGN CENTRADO NO USUARIO[en] MOBILITY[en] INTRINSIC AND EXTRINSIC MOTIVATION[en] DUOLINGO[en] M LEARNING[en] USER-CENTERED DESIGN[pt] A aprendizagem móvel ou m-learning cuja definição se desdobra no processo de aprendizagem apoiado pelo uso de dispositivos móveis é um campo de estudo que vem chamando a atenção de diversos estudos multidisciplinares. Esta pesquisa tem como hipótese que o estudo contínuo com o suporte de um aplicativo móvel de ensino de língua estrangeira, em um smartphone, intensifica a possibilidade da proficiência, pois permite o estudo em múltiplos contextos de uso, facilitando a frequência e acesso ao conteúdo para seus usuários. Sob o ponto de vista da área de Interação Humano-Computador e utilizando técnicas de Design Centrado no Usuário, esta pesquisa teve como objetivo a investigação dos fatores que contribuem para a construção contínua de conhecimento dos usuários de uma aplicação móvel de ensino de língua estrangeira. Três abordagens orientaram a pesquisa: a primeira foi uma revisão histórico-evolutiva do ensino a distância, para entender como os processos pedagógicos estão convergindo para tecnologias móveis. A segunda foi uma breve análise da arquitetura de informação e da experiência do usuário para delimitar o funcionamento dos principais aplicativos de ensino de línguas do mercado brasileiro, similares ao Duolingo e por último Testes de usabilidade e Diário de Uso para coleta de dados que confrontem a hipótese. Os resultados da pesquisa apontam que o Duolingo apresenta, no geral, boas características de usabilidade. Isso reforça que a hipótese é válida quando os fatores de motivação dos participantes apresentam o tênue equilíbrio entre rotina diária, parcial proficiência no idioma estudado e objetivos claros de aprendizagem.[en] Mobile learning whose definition unfolds in the learning process supported by the use of mobile devices is a field of study that has been drawing the attention of several multidisciplinary studies. This research has as hypothesis that the continuous study with the support of a mobile application of foreign language teaching, using a smartphone, increases the possibility of the proficiency, since it allows the study in multi-contextual locations, facilitating the frequency and access to the content to the users. From the Human-Computer Interaction area and using User-Centered Design techniques, this research had as objective the investigation of the factors that contribute to the continuous construction of knowledge of the users of a mobile application of foreign language teaching. Three approaches guided the research: the first was a historical-evolutionary review of distance learning, to understand how pedagogical processes are converging to mobile technologies. The second was a brief analysis of the information architecture and the user experience to delimit the operation of the main language teaching applications of the Brazilian market, like Duolingo, and lastly Usability Tests and Diary Studies for collecting data that confronts the hypothesis. The research results indicate that Duolingo presents, in general, good usability properties. These properties reinforce that the hypothesis is valid when the motivating factors of the participants show the tenuous balance between daily routine, partial proficiency in the language studied and clear learning objectives.MAXWELLCLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUESFLAVIO SILVA NAZARIO2021-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51806@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51806@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51806porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:51806Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-09-01T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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