[en] BALADA DA PRAIA DOS CÃES, A READING IN FREEDOM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5993&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5993&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5993 |
Resumo: | [pt] A partir da leitura do romance de José Cardoso Pires, Balada da praia dos cães, escrito em 1982, busco compreender as questões que levaram à consolidação da ditadura de Oliveira Salazar em Portugal no século XX (1936- 1974). Para além de um estudo literário de interpretação do romance, ponho em discussão as razões que levaram Cardoso Pires a produzir uma obra marcada pela cultura de tantos anos de censura. A história, a cultura, a política, a representação ativa e o posicionamento do intelectual português também constituem objeto de análise. O desvelamento e o questionamento dos meios com que se veiculava a história na época salazarista, a reescrita pelo autor da história da ditadura a partir de um recorte temporal e temático (um crime que ocorreu em 1960), as marcas sutis da Revolução dos Cravos no romance são elementos essenciais para a compreensão da cultura de Portugal. Esses traços foram observados no romance para, em primeiro lugar, instaurar a dúvida, que levou à necessidade de investigar mais que um romance, mas uma cultura há tanto tempo com marcas censoras e, finalmente, para que se compreendesse a literatura como objeto de luta, através da qual se pode fazer uma Revolução e se conquistar a liberdade de expressão. |
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[en] BALADA DA PRAIA DOS CÃES, A READING IN FREEDOM [pt] BALADA DA PRAIA DOS CÃES, UMA LEITURA EM LIBERDADE [pt] CULTURA[pt] REPRESENTACAO DO INTELECTUAL[pt] SALAZARISMO[pt] CENSURA[pt] JOSE CARDOSO PIRES[pt] LIBERDADE[pt] LIBERDADE DE EXPRESSAO[pt] HISTORIA[en] CULTURE[en] REPRESENTATION OF THE INTELLECTUAL[en] SALAZARISM[en] CENSORSHIP[en] JOSE CARDOSO PIRES[en] FREEDOM[en] FREEDOM OF EXPRESSION[en] HISTORY[pt] A partir da leitura do romance de José Cardoso Pires, Balada da praia dos cães, escrito em 1982, busco compreender as questões que levaram à consolidação da ditadura de Oliveira Salazar em Portugal no século XX (1936- 1974). Para além de um estudo literário de interpretação do romance, ponho em discussão as razões que levaram Cardoso Pires a produzir uma obra marcada pela cultura de tantos anos de censura. A história, a cultura, a política, a representação ativa e o posicionamento do intelectual português também constituem objeto de análise. O desvelamento e o questionamento dos meios com que se veiculava a história na época salazarista, a reescrita pelo autor da história da ditadura a partir de um recorte temporal e temático (um crime que ocorreu em 1960), as marcas sutis da Revolução dos Cravos no romance são elementos essenciais para a compreensão da cultura de Portugal. Esses traços foram observados no romance para, em primeiro lugar, instaurar a dúvida, que levou à necessidade de investigar mais que um romance, mas uma cultura há tanto tempo com marcas censoras e, finalmente, para que se compreendesse a literatura como objeto de luta, através da qual se pode fazer uma Revolução e se conquistar a liberdade de expressão.[en] On the basis of a reading of José Cardoso Pires s novel Balada da praia dos cães, written in 1982, I try to understand the factors that led to Oliveira Salazar s dictatorship in Portugal in the twentieth century. Going beyond a literary interpretation of the novel, I look into the reasons why the author wrote a novel extremely marked by a culture of so many years of censorship. The history, the culture, the politics, the active representation and stance of the Portuguese intellectual are discussed. The revelation and questioning of the ways how history was transmitted in the Salazarist era, Pires s rewriting of the history of the dictatorship through a specific temporal and thematic framing (a crime that took place in 1960), the subtle marks of the 1974 revolution in the novel are essential elements for an understanding of current Portuguese culture. These traits were observed in the novel to raise the question that led to the need to look into not just a novel, but an entire culture long marked by censorship and, finally, to view literature as an instrument for revolution and the attainment of freedom of expression.MAXWELLIZABEL MARGATONADUSKA MARIO PALMEIRA2005-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5993&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5993&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5993porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-12T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:5993Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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[pt] A partir da leitura do romance de José Cardoso Pires, Balada da praia dos cães, escrito em 1982, busco compreender as questões que levaram à consolidação da ditadura de Oliveira Salazar em Portugal no século XX (1936- 1974). Para além de um estudo literário de interpretação do romance, ponho em discussão as razões que levaram Cardoso Pires a produzir uma obra marcada pela cultura de tantos anos de censura. A história, a cultura, a política, a representação ativa e o posicionamento do intelectual português também constituem objeto de análise. O desvelamento e o questionamento dos meios com que se veiculava a história na época salazarista, a reescrita pelo autor da história da ditadura a partir de um recorte temporal e temático (um crime que ocorreu em 1960), as marcas sutis da Revolução dos Cravos no romance são elementos essenciais para a compreensão da cultura de Portugal. Esses traços foram observados no romance para, em primeiro lugar, instaurar a dúvida, que levou à necessidade de investigar mais que um romance, mas uma cultura há tanto tempo com marcas censoras e, finalmente, para que se compreendesse a literatura como objeto de luta, através da qual se pode fazer uma Revolução e se conquistar a liberdade de expressão. |
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