CINTO DE SEGURANÇA DO BANCO TRASEIRO DO AUTOMÓVEL: UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WILSON DE MORAES NOBRE JUNIOR
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6332@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6332@2
Resumo: Esta dissertação tem como hipótese que as deficiências de projeto do cinto e do habitáculo traseiros dos automóveis de passeio, do ponto de vista ergonômico, causam desconforto e constrangimento no uso ordinário do cinto de segurança, provocando seu uso errado, sua rejeição, e sujeitando os passageiros, em caso de acidentes, a lesões e à morte. Sobre a importância do uso do cinto, especialmente o do banco traseiro, se explica o conceito e a magnitude das forças envolvidas na proteção dos ocupantes de um veículo. Se mostra que a história da legislação do cinto está muito relacionada com a evolução do produto, exceto no Brasil. Faz-se uma análise do ergodesign dos componentes do cinto, seus complementos e suplementos, em particular do ergodesign destes no habitáculo traseiro dos carros mais vendidos. As entrevistas com vítimas de acidentes no banco traseiro, com taxistas e com o bombeiro aposentado serviram de apoio para a confirmação da hipótese. O registro, em vídeo, do comportamento real dos passageiros, em conjunto com as respostas dos questionários aplicados aos mesmos, também ratificaram boa parte dos problemas ergonômicos detectados nesse estudo, cujas principais causas são: ausência de dispositivo emergencial de soltura, ausência do dispositivo retrator, ausência do dispositivo pré- tensionador, falta de mais pontos de ancoragem (fixação) do cinto, e presença do ocupante central. Conclui-se que, para reduzir lesões e mortes dos usuários de automóvel, nos corriqueiros acidentes, é urgente estender as boas soluções de alguns carros a todos os demais e reformular a respectiva legislação.
id PUC_RIO-1_b87a5a50ff1314985f4d28c42a81ba36
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:6332
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCINTO DE SEGURANÇA DO BANCO TRASEIRO DO AUTOMÓVEL: UMA ABORDAGEM ERGONÔMICATHE REAR CAR SEAT SAFETY BELT: AN ERGONOMIC APPROACH2005-02-24ANAMARIA DE MORAES03681300704lattes.cnpq.br/3195999683546142ANA BEATRIZ SOARES MONTEIROANAMARIA DE MORAESANA BEATRIZ SOARES MONTEIROSYDNEY FERNANDES DE FREITAS01387935739WILSON DE MORAES NOBRE JUNIORPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM DESIGNPUC-RioBREsta dissertação tem como hipótese que as deficiências de projeto do cinto e do habitáculo traseiros dos automóveis de passeio, do ponto de vista ergonômico, causam desconforto e constrangimento no uso ordinário do cinto de segurança, provocando seu uso errado, sua rejeição, e sujeitando os passageiros, em caso de acidentes, a lesões e à morte. Sobre a importância do uso do cinto, especialmente o do banco traseiro, se explica o conceito e a magnitude das forças envolvidas na proteção dos ocupantes de um veículo. Se mostra que a história da legislação do cinto está muito relacionada com a evolução do produto, exceto no Brasil. Faz-se uma análise do ergodesign dos componentes do cinto, seus complementos e suplementos, em particular do ergodesign destes no habitáculo traseiro dos carros mais vendidos. As entrevistas com vítimas de acidentes no banco traseiro, com taxistas e com o bombeiro aposentado serviram de apoio para a confirmação da hipótese. O registro, em vídeo, do comportamento real dos passageiros, em conjunto com as respostas dos questionários aplicados aos mesmos, também ratificaram boa parte dos problemas ergonômicos detectados nesse estudo, cujas principais causas são: ausência de dispositivo emergencial de soltura, ausência do dispositivo retrator, ausência do dispositivo pré- tensionador, falta de mais pontos de ancoragem (fixação) do cinto, e presença do ocupante central. Conclui-se que, para reduzir lesões e mortes dos usuários de automóvel, nos corriqueiros acidentes, é urgente estender as boas soluções de alguns carros a todos os demais e reformular a respectiva legislação.This study is developed based on the hypothesis that the deficiencies of project of the package for the automobile s rear passengers, as well as of the rear seat safety-belt itself, from the ergonomic point of view, cause discomfort and constrain people to its usual use. Therefore, its rejection or misuse have been subjecting the passengers to injuries and even to death, in case of accidents. Concerning the importance of the safety-belt s use, especially at the rear seat, the concept and the magnitude of all forces involved toward the protection of the occupants of a vehicle are explained. The legislation history of safety belts is very related with the evolution of the product, except in Brazil. An analysis is done about the ergodesign of the safety-belt s components, its complements and supplements; and particularly its ergodesign in the rear passengers package of the best selling automobiles in the market. Interviews with taxi-drivers, a pensioner fireman and victims of accidents who were at rear seat, became to support the confirmation of the hypothesis. The video recording of the real behaviour of passengers, in addition to the answers of a questionnaire applied to each one of them, had also ratified part of the ergonomic problems detected in this study, which main causes are: absence of emergency release device, absence of the retrator device, absence of the pretensioner device, lacks of more points of anchorage for the belt and the presence of a central occupant in the rear seat of a vehicle. Therefore, we conclude that to reduce injuries and deaths of the automobile users, in current accidents, it is urgent to extend the good solutions for the safety belt of some cars to all of them and to remodel its respective legislation.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6332@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6332@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:43:56Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:6332Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-09-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv CINTO DE SEGURANÇA DO BANCO TRASEIRO DO AUTOMÓVEL: UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE REAR CAR SEAT SAFETY BELT: AN ERGONOMIC APPROACH
title CINTO DE SEGURANÇA DO BANCO TRASEIRO DO AUTOMÓVEL: UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA
spellingShingle CINTO DE SEGURANÇA DO BANCO TRASEIRO DO AUTOMÓVEL: UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA
WILSON DE MORAES NOBRE JUNIOR
title_short CINTO DE SEGURANÇA DO BANCO TRASEIRO DO AUTOMÓVEL: UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA
title_full CINTO DE SEGURANÇA DO BANCO TRASEIRO DO AUTOMÓVEL: UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA
title_fullStr CINTO DE SEGURANÇA DO BANCO TRASEIRO DO AUTOMÓVEL: UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA
title_full_unstemmed CINTO DE SEGURANÇA DO BANCO TRASEIRO DO AUTOMÓVEL: UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA
title_sort CINTO DE SEGURANÇA DO BANCO TRASEIRO DO AUTOMÓVEL: UMA ABORDAGEM ERGONÔMICA
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author WILSON DE MORAES NOBRE JUNIOR
author_facet WILSON DE MORAES NOBRE JUNIOR
author_role author
dc.contributor.advisor-co1ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANAMARIA DE MORAES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 03681300704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3195999683546142
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv ANA BEATRIZ SOARES MONTEIRO
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ANAMARIA DE MORAES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ANA BEATRIZ SOARES MONTEIRO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv SYDNEY FERNANDES DE FREITAS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01387935739
dc.contributor.author.fl_str_mv WILSON DE MORAES NOBRE JUNIOR
contributor_str_mv ANAMARIA DE MORAES
ANA BEATRIZ SOARES MONTEIRO
ANAMARIA DE MORAES
ANA BEATRIZ SOARES MONTEIRO
SYDNEY FERNANDES DE FREITAS
description Esta dissertação tem como hipótese que as deficiências de projeto do cinto e do habitáculo traseiros dos automóveis de passeio, do ponto de vista ergonômico, causam desconforto e constrangimento no uso ordinário do cinto de segurança, provocando seu uso errado, sua rejeição, e sujeitando os passageiros, em caso de acidentes, a lesões e à morte. Sobre a importância do uso do cinto, especialmente o do banco traseiro, se explica o conceito e a magnitude das forças envolvidas na proteção dos ocupantes de um veículo. Se mostra que a história da legislação do cinto está muito relacionada com a evolução do produto, exceto no Brasil. Faz-se uma análise do ergodesign dos componentes do cinto, seus complementos e suplementos, em particular do ergodesign destes no habitáculo traseiro dos carros mais vendidos. As entrevistas com vítimas de acidentes no banco traseiro, com taxistas e com o bombeiro aposentado serviram de apoio para a confirmação da hipótese. O registro, em vídeo, do comportamento real dos passageiros, em conjunto com as respostas dos questionários aplicados aos mesmos, também ratificaram boa parte dos problemas ergonômicos detectados nesse estudo, cujas principais causas são: ausência de dispositivo emergencial de soltura, ausência do dispositivo retrator, ausência do dispositivo pré- tensionador, falta de mais pontos de ancoragem (fixação) do cinto, e presença do ocupante central. Conclui-se que, para reduzir lesões e mortes dos usuários de automóvel, nos corriqueiros acidentes, é urgente estender as boas soluções de alguns carros a todos os demais e reformular a respectiva legislação.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6332@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6332@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6332@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6332@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM DESIGN
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324883258933248