[en] COLOR: NATURE AND ARTIFICIALITY ON BAMBOO – PRINCIPLES AND CONSTRUCTIVE PRACTICES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25673@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25673@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25673 |
Resumo: | [pt] No contexto das pesquisas que se desenvolvem no LILD, DAD, PUC-Rio, sobre o encapsulamento de colmos de bambu, este trabalho explora uma nova modalidade de proteção do material, que se desdobra em benefício estético. Em síntese, propõe-se aqui a pintura ou impregnação de pigmentos e corantes sobre superfícies de colmos de bambu com resinas transparentes e translúcidas. A proposição que origina esta tese deriva da premissa de que a geometria do bambu extraído é a característica mais relevante de sua forma, e não a cor natural, que perde seu viço após a extração do solo. Nesse sentido, desde os primeiros experimentos com pintura, percebemos que a cor artificial poderia substituir a cor natural, realçando a curvatura da fibras longitudinais e outros aspectos da geometria única do bambu, dando origem, em verdade, a uma outra dimensão possível do material, na qual a perda da naturalidade crômica seria compensada por ganhos em representação geométrica – para além dos benefícios em relação à proteção do material e em coerência com a integração forma/função que marca a essência do design. Considerando a cor, nessa e noutras funções, a pesquisa compreende quatro produções inter-relacionadas no tempo: a) Experimentos iniciais de pintura, impregnação de cores e encapsulamento; b) Manejo de algumas espécies de bambu, pintura e encapsulamento de bambus abertos e construção de objetos tensegrity para testes de resistência às tensões e à ação do tempo; c) Produção dos objetos demonstrativos das aplicações de uso; d) Instalações. Constituindo-se na espinha dorsal do trabalho, as quatro produções são expostas em linha de tempo no capítulo 3, demonstrando desencobrimentos e técnicas aplicadas. Os capítulos precedentes de introdução e contextualização abordam aspectos relacionados a esse eixo principal, com foco na cor como função na natureza, no design e na arquitetura. |
id |
PUC_RIO-1_b8ddc5b6bf69dfce6edc4370924a0762 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:25673 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] COLOR: NATURE AND ARTIFICIALITY ON BAMBOO – PRINCIPLES AND CONSTRUCTIVE PRACTICES[pt] COR: NATUREZA E ARTIFICIALIDADE NO BAMBU – PRINCÍPIOS E PRÁTICAS CONSTRUTIVAS[pt] DESIGN[pt] TENSEGRITY[pt] PAISAGISMO[pt] COR[pt] ARQUITETURA[pt] NATUREZA[pt] PINTURA[pt] BAMBU[en] DESIGN[en] LANDSCAPE DESIGN[en] COLOR[en] ARCHITECTURE[en] NATURE[en] PAINTING[en] BAMBOO[pt] No contexto das pesquisas que se desenvolvem no LILD, DAD, PUC-Rio, sobre o encapsulamento de colmos de bambu, este trabalho explora uma nova modalidade de proteção do material, que se desdobra em benefício estético. Em síntese, propõe-se aqui a pintura ou impregnação de pigmentos e corantes sobre superfícies de colmos de bambu com resinas transparentes e translúcidas. A proposição que origina esta tese deriva da premissa de que a geometria do bambu extraído é a característica mais relevante de sua forma, e não a cor natural, que perde seu viço após a extração do solo. Nesse sentido, desde os primeiros experimentos com pintura, percebemos que a cor artificial poderia substituir a cor natural, realçando a curvatura da fibras longitudinais e outros aspectos da geometria única do bambu, dando origem, em verdade, a uma outra dimensão possível do material, na qual a perda da naturalidade crômica seria compensada por ganhos em representação geométrica – para além dos benefícios em relação à proteção do material e em coerência com a integração forma/função que marca a essência do design. Considerando a cor, nessa e noutras funções, a pesquisa compreende quatro produções inter-relacionadas no tempo: a) Experimentos iniciais de pintura, impregnação de cores e encapsulamento; b) Manejo de algumas espécies de bambu, pintura e encapsulamento de bambus abertos e construção de objetos tensegrity para testes de resistência às tensões e à ação do tempo; c) Produção dos objetos demonstrativos das aplicações de uso; d) Instalações. Constituindo-se na espinha dorsal do trabalho, as quatro produções são expostas em linha de tempo no capítulo 3, demonstrando desencobrimentos e técnicas aplicadas. Os capítulos precedentes de introdução e contextualização abordam aspectos relacionados a esse eixo principal, com foco na cor como função na natureza, no design e na arquitetura.[en] In the scope of the researches developed at LILD, DAD, PUC-Rio about the encapsulating of bamboo stems, this work explores a new way to protect this material, which also creates esthetic benefits. We propose the painting or impregnation of pigments and dyes on surfaces of bamboo stems with transparent and translucent resins. This thesis proposition is that the most relevant characteristic of the shape of the extracted bamboo is its geometry, rather than its natural color, which loses its freshness after the extraction. Since our first painting experiments, we realized that artificial color could replace the natural one, highlighting the longitudinal fiber s curves and other aspects of the unique geometry of the bamboo, originating a new possible dimension of the material, where the loss of natural color would be compensated by gains in geometric representation – in addition to benefits regarding material protection and in keeping with the integration of form and function that is the essence of design. Regarding color, in this and other functions, the research comprehends four interrelated productions: a) initial experiments of painting, color impregnation and encapsulating; b) handling of some bamboo species, painting and encapsulating open bamboos and construction of tensegrity objects used in stress tests for tension and the effects of time; c) production of objects to demonstrate possible uses; d) installations. Being the backbone of this work, these four productions are displayed on the timeline in Chapter 3, showing the uncovering and the techniques applied. The preceding chapters (Introduction and Contextualization) approach aspects related to this main axis, with a focus on color as a function in nature, as well as in design and architecture.MAXWELLJOSE LUIZ MENDES RIPPERARISIO RABIN2016-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25673@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25673@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25673porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-09T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25673Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] COLOR: NATURE AND ARTIFICIALITY ON BAMBOO – PRINCIPLES AND CONSTRUCTIVE PRACTICES [pt] COR: NATUREZA E ARTIFICIALIDADE NO BAMBU – PRINCÍPIOS E PRÁTICAS CONSTRUTIVAS |
title |
[en] COLOR: NATURE AND ARTIFICIALITY ON BAMBOO – PRINCIPLES AND CONSTRUCTIVE PRACTICES |
spellingShingle |
[en] COLOR: NATURE AND ARTIFICIALITY ON BAMBOO – PRINCIPLES AND CONSTRUCTIVE PRACTICES ARISIO RABIN [pt] DESIGN [pt] TENSEGRITY [pt] PAISAGISMO [pt] COR [pt] ARQUITETURA [pt] NATUREZA [pt] PINTURA [pt] BAMBU [en] DESIGN [en] LANDSCAPE DESIGN [en] COLOR [en] ARCHITECTURE [en] NATURE [en] PAINTING [en] BAMBOO |
title_short |
[en] COLOR: NATURE AND ARTIFICIALITY ON BAMBOO – PRINCIPLES AND CONSTRUCTIVE PRACTICES |
title_full |
[en] COLOR: NATURE AND ARTIFICIALITY ON BAMBOO – PRINCIPLES AND CONSTRUCTIVE PRACTICES |
title_fullStr |
[en] COLOR: NATURE AND ARTIFICIALITY ON BAMBOO – PRINCIPLES AND CONSTRUCTIVE PRACTICES |
title_full_unstemmed |
[en] COLOR: NATURE AND ARTIFICIALITY ON BAMBOO – PRINCIPLES AND CONSTRUCTIVE PRACTICES |
title_sort |
[en] COLOR: NATURE AND ARTIFICIALITY ON BAMBOO – PRINCIPLES AND CONSTRUCTIVE PRACTICES |
author |
ARISIO RABIN |
author_facet |
ARISIO RABIN |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
JOSE LUIZ MENDES RIPPER |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARISIO RABIN |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] DESIGN [pt] TENSEGRITY [pt] PAISAGISMO [pt] COR [pt] ARQUITETURA [pt] NATUREZA [pt] PINTURA [pt] BAMBU [en] DESIGN [en] LANDSCAPE DESIGN [en] COLOR [en] ARCHITECTURE [en] NATURE [en] PAINTING [en] BAMBOO |
topic |
[pt] DESIGN [pt] TENSEGRITY [pt] PAISAGISMO [pt] COR [pt] ARQUITETURA [pt] NATUREZA [pt] PINTURA [pt] BAMBU [en] DESIGN [en] LANDSCAPE DESIGN [en] COLOR [en] ARCHITECTURE [en] NATURE [en] PAINTING [en] BAMBOO |
description |
[pt] No contexto das pesquisas que se desenvolvem no LILD, DAD, PUC-Rio, sobre o encapsulamento de colmos de bambu, este trabalho explora uma nova modalidade de proteção do material, que se desdobra em benefício estético. Em síntese, propõe-se aqui a pintura ou impregnação de pigmentos e corantes sobre superfícies de colmos de bambu com resinas transparentes e translúcidas. A proposição que origina esta tese deriva da premissa de que a geometria do bambu extraído é a característica mais relevante de sua forma, e não a cor natural, que perde seu viço após a extração do solo. Nesse sentido, desde os primeiros experimentos com pintura, percebemos que a cor artificial poderia substituir a cor natural, realçando a curvatura da fibras longitudinais e outros aspectos da geometria única do bambu, dando origem, em verdade, a uma outra dimensão possível do material, na qual a perda da naturalidade crômica seria compensada por ganhos em representação geométrica – para além dos benefícios em relação à proteção do material e em coerência com a integração forma/função que marca a essência do design. Considerando a cor, nessa e noutras funções, a pesquisa compreende quatro produções inter-relacionadas no tempo: a) Experimentos iniciais de pintura, impregnação de cores e encapsulamento; b) Manejo de algumas espécies de bambu, pintura e encapsulamento de bambus abertos e construção de objetos tensegrity para testes de resistência às tensões e à ação do tempo; c) Produção dos objetos demonstrativos das aplicações de uso; d) Instalações. Constituindo-se na espinha dorsal do trabalho, as quatro produções são expostas em linha de tempo no capítulo 3, demonstrando desencobrimentos e técnicas aplicadas. Os capítulos precedentes de introdução e contextualização abordam aspectos relacionados a esse eixo principal, com foco na cor como função na natureza, no design e na arquitetura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25673@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25673@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25673 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25673@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25673@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822593078755328 |