[pt] DO SABER ACADÊMICO À SABEDORIA EXISTENCIAL: A TRANS-DISCIPLINARIDADE COMO MISSÃO-DIALÓGICA DA CULTURA RELIGIOSA NA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA-RIO DE JANEIRO
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11389@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11389@3 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11389 |
Resumo: | [pt] A transdisciplinariedade desafia hoje o saber unidimensinal, marcado pela racionalidade empírica. Desejosa de abrir uma nova atitude metodologia circunscreve-se um diálogo humilde com todas as formas de conhecimento dentro do meio acadêmico visando uma formação integral do aluno. Sendo essa dissertação uma reflexão teológica sobre a práxis da Cultura Religiosa na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro diante da metodologia transdisciplinar, procuramos ao longo dessa reflexão discernir caminhos para uma maior abertura a esse diálogo.A pós-modernidade desafiada diante das novas formas de conhecimento se depara com a complexidade dos fenômenos a serem estudados, dos níveis de realidade nos quais os conhecimentos podem ser adquiridos e da inclusão de um terceiro que desafia a educação cerceada pela razão aristotélica baseada no dualismo.A abertura ao diálogo implica buscar novas linguagens para que a ciência teológica possa humildemente se abrir à transdisciplinaridade. A reflexão teológica está aqui fundamentada em três ângulos relevantes para a teologia diante da metodologia transdisciplinar: a Revelação, a Contemplação e a própria ciência teológica visando uma práxis mais eficaz da Cultura Religiosa na PUC-Rio.Além da reflexão contamos com uma pesquisa realizada pelo CERIS, para a obtenção dos universitários que chegam a nós na CRE. Esse perfil facilitou discernir caminhos e luzes pedagógicas em vista da superação de uma pedagogia marcada pela racionalidade empírica e se abrir à transdisciplinaridade.Finalmente percebemos que a pedagogia de Jesus de Nazaré ao revelar um Deus de Amor já se insere numa metodologia transdisciplinar. Essa dissertação deseja ser um serviço à práxis da fé cristã nessa Universidade. |
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[pt] DO SABER ACADÊMICO À SABEDORIA EXISTENCIAL: A TRANS-DISCIPLINARIDADE COMO MISSÃO-DIALÓGICA DA CULTURA RELIGIOSA NA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA-RIO DE JANEIRO[fr] DU SAVOIR ACADÉMIQUE À LA SAGESSE EXISTENTIELLE: LA TRANS-DISCIPLINARITÉ COMME MISSION DIALOGIQUE DE LA CULTURE RELIGIEUSE DANS L UNIVERSITÉ CATHOLIQUE DE RIO DE JANEIRO[pt] DIALOGO[pt] TRANSDISCIPLINARIDADE[pt] SABEDORIA[pt] SABER[pt] REVELACAO[fr] DIALOGUE[fr] TRANSDISCIPLINARITE[fr] SAGESSE[fr] SAVOIR[fr] REVELATION[pt] A transdisciplinariedade desafia hoje o saber unidimensinal, marcado pela racionalidade empírica. Desejosa de abrir uma nova atitude metodologia circunscreve-se um diálogo humilde com todas as formas de conhecimento dentro do meio acadêmico visando uma formação integral do aluno. Sendo essa dissertação uma reflexão teológica sobre a práxis da Cultura Religiosa na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro diante da metodologia transdisciplinar, procuramos ao longo dessa reflexão discernir caminhos para uma maior abertura a esse diálogo.A pós-modernidade desafiada diante das novas formas de conhecimento se depara com a complexidade dos fenômenos a serem estudados, dos níveis de realidade nos quais os conhecimentos podem ser adquiridos e da inclusão de um terceiro que desafia a educação cerceada pela razão aristotélica baseada no dualismo.A abertura ao diálogo implica buscar novas linguagens para que a ciência teológica possa humildemente se abrir à transdisciplinaridade. A reflexão teológica está aqui fundamentada em três ângulos relevantes para a teologia diante da metodologia transdisciplinar: a Revelação, a Contemplação e a própria ciência teológica visando uma práxis mais eficaz da Cultura Religiosa na PUC-Rio.Além da reflexão contamos com uma pesquisa realizada pelo CERIS, para a obtenção dos universitários que chegam a nós na CRE. Esse perfil facilitou discernir caminhos e luzes pedagógicas em vista da superação de uma pedagogia marcada pela racionalidade empírica e se abrir à transdisciplinaridade.Finalmente percebemos que a pedagogia de Jesus de Nazaré ao revelar um Deus de Amor já se insere numa metodologia transdisciplinar. Essa dissertação deseja ser um serviço à práxis da fé cristã nessa Universidade.[fr] La pos-modernité, défiée par les nouvelles formes de connaissance, se voit devant la complexité des phénomènes à être étudiés et les différents niveaux de réalité dans lesquels les connaissances peuvent être acquises. En même temps, en face des dualismes hérités des courants philosophiques anciens et modernes, le défi de l inclusion du troisième exclu se pose inévitablement. Dans ce contexte, la Culture Religieuse de la PUC de Rio de Janeiro cherche une nouvelle attitude méthodologique de dialogue transdisciplinaire, en vue d une formation intégrale de l élève. Cette Dissertation propose une réflexion théologique sur la praxis de la Culture Religieuse dans la PUC de Rio de Janeiro moyennant la méthodologie transdisciplinaire. En ce sens, un premier chapitre est dédié à la description des différents paradigmes du savoir au long de l histoire, vus à la lumière critique de l attitude transdisciplinaire. Le deuxième chapitre étudie la question du savoir théologique en sa relation avec la transdisciplinarité. La réflexion théologique est ici fondée sur trois angles importants au point de vue de la méthodologie transdisciplinaire: la Révélation, la Contemplation et la Science Théologique elle-même. Finalement, au troisiéme chapitre, la transdisciplinarité est abordée comme mission-dialogique de la Culture Religieuse dans l Université Catholique de Rio de Janeiro. Ici nous avons l apport d une recherche réalisée par le CERIS (Centro de Estudos Religiosos e Investigações Sociais), pour obtenir le profil des étudiants universitaires qui arrivent à la Culture Religieuse. Ce profil nous a permis de discerner des chemins et des lumières pédagogiques en vue de la supération d une pédagogie marquée par la rationnalité empirique et de l ouverture à la transdisciplinarité.MAXWELLTEREZA MARIA POMPEIA CAVALCANTIGLORIA MARIA TELES2008-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11389@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11389@3http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11389porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-01T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11389Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-01T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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[pt] DO SABER ACADÊMICO À SABEDORIA EXISTENCIAL: A TRANS-DISCIPLINARIDADE COMO MISSÃO-DIALÓGICA DA CULTURA RELIGIOSA NA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA-RIO DE JANEIRO GLORIA MARIA TELES [pt] DIALOGO [pt] TRANSDISCIPLINARIDADE [pt] SABEDORIA [pt] SABER [pt] REVELACAO [fr] DIALOGUE [fr] TRANSDISCIPLINARITE [fr] SAGESSE [fr] SAVOIR [fr] REVELATION |
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