[en] FOR OTHER CURRICULAR CARTOGRAPHIES: AN ALDACIOUS READING OF THE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (NATIONAL CORE CURRICULUM) FROM THE PERSPECTIVE OF THE CHILDREN IN GUIMARÃES ROSA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59216 |
Resumo: | [pt] Este trabalho parte de uma investigação das crianças que habitam quatro contos de Guimarães Rosa em Primeiras estórias: A menina de lá, Partida do audaz navegante, As margens da alegria e Pirlimpsiquice, concebendo a infância como categoria filosófico-epistemológica que pode e deve participar das narrativas pedagógicas escolares. A fim de fazê-lo, cada capítulo busca flagrar nas infâncias rosianas subsídios teóricos capazes de tensionar o tom planificador e empresário por vezes encontrado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo gerador dos currículos nacionais, em especial nas suas formulações sobre o campo artístico-literário no Ensino Fundamental, anos finais. Pretende, assim, criar cartografias alternativas de leitura da BNCC, apontando a relação da escola com o tempo, com a literatura e com a diversidade. A dissertação é atravessada pelo diálogo com reflexões deleuze-guattarianas e benjaminianas, além de conversar com as chamadas teorias pós-críticas do currículo, sempre comprometida com a defesa da escola. Por fim, na investigação se intrometem intervenções dessas crianças sobre o corpo da Base, propondo rasuras e escrituras que encenem e presentifiquem as cartografias imaginadas. |
id |
PUC_RIO-1_b98417112b3dd436bfe43f32ec309121 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:59216 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] FOR OTHER CURRICULAR CARTOGRAPHIES: AN ALDACIOUS READING OF THE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (NATIONAL CORE CURRICULUM) FROM THE PERSPECTIVE OF THE CHILDREN IN GUIMARÃES ROSA[pt] POR OUTRAS CARTOGRAFIAS CURRICULARES: UMA LEITURA ALDAZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A PARTIR DAS CRIANÇAS DE GUIMARÃES ROSA[pt] GUIMARAES ROSA[pt] ENSINO DE LITERATURA[pt] INFANCIAS[pt] CURRICULO[pt] BNCC[en] GUIMARAES ROSA[en] LITERATURE INSTRUCTION[en] CHILDHOODS[en] CURRICULUM[en] BNCC[pt] Este trabalho parte de uma investigação das crianças que habitam quatro contos de Guimarães Rosa em Primeiras estórias: A menina de lá, Partida do audaz navegante, As margens da alegria e Pirlimpsiquice, concebendo a infância como categoria filosófico-epistemológica que pode e deve participar das narrativas pedagógicas escolares. A fim de fazê-lo, cada capítulo busca flagrar nas infâncias rosianas subsídios teóricos capazes de tensionar o tom planificador e empresário por vezes encontrado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo gerador dos currículos nacionais, em especial nas suas formulações sobre o campo artístico-literário no Ensino Fundamental, anos finais. Pretende, assim, criar cartografias alternativas de leitura da BNCC, apontando a relação da escola com o tempo, com a literatura e com a diversidade. A dissertação é atravessada pelo diálogo com reflexões deleuze-guattarianas e benjaminianas, além de conversar com as chamadas teorias pós-críticas do currículo, sempre comprometida com a defesa da escola. Por fim, na investigação se intrometem intervenções dessas crianças sobre o corpo da Base, propondo rasuras e escrituras que encenem e presentifiquem as cartografias imaginadas.[en] This dissertation stems from an investigation of the children who inhabit four short stories in Guimarães Rosa s Primeiras estórias: A menina de lá, Partida do Audaz Navegante, As margens da alegria and Pirlimpsiquice, assuming childhood as a philosophical epistemic category which can and should partake in pedagogical and educational narratives. In order to do so, each chapter endeavors to capture theoretical subsidies in Rosa s childhoods which could distend the planned and businesslike tone often found in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Brazil s Common Core Curriculum, a normative document which generates all the national curricula. This research is concerned particularly with the artistic-literary field in the final stages of middle school and aims to create alternative BNCC reading cartographies, discussing the relationships formed by school with time, literature, and diversity. The dissertation is permeated with reflections based on Deleuze-Guattarian and Benjaminian ideas, in addition to conversing with the so-called post-critical approaches to curriculum, always committed with defending the institution of school. Finally, an intervention by the aforementioned children on the body of the BNCC intrudes the investigation, proposing erasures and overwriting which can both perform and make the imagined cartographies present in the document.MAXWELLROSANA KOHL BINESROSANA KOHL BINESMARIA EDUARDA DELMAS CAMPOS2022-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59216porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-12T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:59216Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] FOR OTHER CURRICULAR CARTOGRAPHIES: AN ALDACIOUS READING OF THE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (NATIONAL CORE CURRICULUM) FROM THE PERSPECTIVE OF THE CHILDREN IN GUIMARÃES ROSA [pt] POR OUTRAS CARTOGRAFIAS CURRICULARES: UMA LEITURA ALDAZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A PARTIR DAS CRIANÇAS DE GUIMARÃES ROSA |
title |
[en] FOR OTHER CURRICULAR CARTOGRAPHIES: AN ALDACIOUS READING OF THE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (NATIONAL CORE CURRICULUM) FROM THE PERSPECTIVE OF THE CHILDREN IN GUIMARÃES ROSA |
spellingShingle |
[en] FOR OTHER CURRICULAR CARTOGRAPHIES: AN ALDACIOUS READING OF THE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (NATIONAL CORE CURRICULUM) FROM THE PERSPECTIVE OF THE CHILDREN IN GUIMARÃES ROSA MARIA EDUARDA DELMAS CAMPOS [pt] GUIMARAES ROSA [pt] ENSINO DE LITERATURA [pt] INFANCIAS [pt] CURRICULO [pt] BNCC [en] GUIMARAES ROSA [en] LITERATURE INSTRUCTION [en] CHILDHOODS [en] CURRICULUM [en] BNCC |
title_short |
[en] FOR OTHER CURRICULAR CARTOGRAPHIES: AN ALDACIOUS READING OF THE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (NATIONAL CORE CURRICULUM) FROM THE PERSPECTIVE OF THE CHILDREN IN GUIMARÃES ROSA |
title_full |
[en] FOR OTHER CURRICULAR CARTOGRAPHIES: AN ALDACIOUS READING OF THE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (NATIONAL CORE CURRICULUM) FROM THE PERSPECTIVE OF THE CHILDREN IN GUIMARÃES ROSA |
title_fullStr |
[en] FOR OTHER CURRICULAR CARTOGRAPHIES: AN ALDACIOUS READING OF THE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (NATIONAL CORE CURRICULUM) FROM THE PERSPECTIVE OF THE CHILDREN IN GUIMARÃES ROSA |
title_full_unstemmed |
[en] FOR OTHER CURRICULAR CARTOGRAPHIES: AN ALDACIOUS READING OF THE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (NATIONAL CORE CURRICULUM) FROM THE PERSPECTIVE OF THE CHILDREN IN GUIMARÃES ROSA |
title_sort |
[en] FOR OTHER CURRICULAR CARTOGRAPHIES: AN ALDACIOUS READING OF THE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (NATIONAL CORE CURRICULUM) FROM THE PERSPECTIVE OF THE CHILDREN IN GUIMARÃES ROSA |
author |
MARIA EDUARDA DELMAS CAMPOS |
author_facet |
MARIA EDUARDA DELMAS CAMPOS |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ROSANA KOHL BINES ROSANA KOHL BINES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARIA EDUARDA DELMAS CAMPOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] GUIMARAES ROSA [pt] ENSINO DE LITERATURA [pt] INFANCIAS [pt] CURRICULO [pt] BNCC [en] GUIMARAES ROSA [en] LITERATURE INSTRUCTION [en] CHILDHOODS [en] CURRICULUM [en] BNCC |
topic |
[pt] GUIMARAES ROSA [pt] ENSINO DE LITERATURA [pt] INFANCIAS [pt] CURRICULO [pt] BNCC [en] GUIMARAES ROSA [en] LITERATURE INSTRUCTION [en] CHILDHOODS [en] CURRICULUM [en] BNCC |
description |
[pt] Este trabalho parte de uma investigação das crianças que habitam quatro contos de Guimarães Rosa em Primeiras estórias: A menina de lá, Partida do audaz navegante, As margens da alegria e Pirlimpsiquice, concebendo a infância como categoria filosófico-epistemológica que pode e deve participar das narrativas pedagógicas escolares. A fim de fazê-lo, cada capítulo busca flagrar nas infâncias rosianas subsídios teóricos capazes de tensionar o tom planificador e empresário por vezes encontrado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo gerador dos currículos nacionais, em especial nas suas formulações sobre o campo artístico-literário no Ensino Fundamental, anos finais. Pretende, assim, criar cartografias alternativas de leitura da BNCC, apontando a relação da escola com o tempo, com a literatura e com a diversidade. A dissertação é atravessada pelo diálogo com reflexões deleuze-guattarianas e benjaminianas, além de conversar com as chamadas teorias pós-críticas do currículo, sempre comprometida com a defesa da escola. Por fim, na investigação se intrometem intervenções dessas crianças sobre o corpo da Base, propondo rasuras e escrituras que encenem e presentifiquem as cartografias imaginadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59216 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822636332515328 |