[pt] AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS DE INVESTIMENTOS NO SISTEMA DE TRANSPORTE DO RIO DE JANEIRO COM O SOFTWARE EMME

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JESSICA RODRIGUES DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49652@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49652@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49652
Resumo: [pt] A mobilidade em médias e grandes cidades brasileiras como o Rio de Janeiro tem se caracterizado pela utilização ineficiente do espaço público, juntamente com a redução da utilização do transporte coletivo. Qualquer mudança nas rotas e frequências de linhas no transporte coletivo assim como o surgimento de novas tecnologias e variação das tarifas geram efeitos sobre a distribuição de fluxos de passageiros. Juntando-se a esse contexto, há a atual conjuntura econômica do Rio de Janeiro onde acaba não sobrando recursos para investir em estudos e na implementação de melhoria da mobilidade urbana da cidade. Este trabalho apresenta uma análise de alternativas de cenários focados no metrô e em conexões do BRT com trens por já terem uma infraestrutura pré-existente o que facilitaria a construção dessas obras. Esta pesquisa mostra como as obras incluídas nos cenários propostos para 2016 e 2021 no Plano Diretor de Transportes do Rio de Janeiro estão discrepantes com a rede de transporte no ano de 2019 e por consequência o fluxo de passageiros na rede é diferente do previsto. Com o auxílio do software EMME e utilizando uma rede de transporte simplificada e mais atualizada da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foi realizada a alocação do transporte coletivo baseado no modelo de estratégias ótimas de Spiess (1983), contido no EMME. Dessa forma verificou-se como a construção dessas novas infraestruturas de transporte alteraria o fluxo de passageiros. A partir desses resultados pode-se concluir que investir em conexões entre os modos e em obras que sejam capazes de retirar uma quantidade significativa de veículos da rede é um caminho chave para a Região Metropolitana já que esses investimentos deixam a rede de transporte menos congestionada e melhoram a qualidade de vida da população, além de seguir a apelo pelo desenvolvimento mais sustentável dos sistemas de transportes.
id PUC_RIO-1_b9c214683bbfa2b7864c01ea4b29a770
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:49652
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS DE INVESTIMENTOS NO SISTEMA DE TRANSPORTE DO RIO DE JANEIRO COM O SOFTWARE EMME [en] EVALUATION OF INVESTMENT SCENARIOS IN THE TRANSPORT SYSTEM OF RIO DE JANEIRO WITH EMME SOFTWARE [pt] EMME[pt] ALOCACAO DE TRANSPORTE COLETIVO[pt] MODELO DE QUATRO ETAPAS[pt] PLANO DIRETOR DE TRANSPORTES URBANOS[en] EMME[en] PUBLIC TRANSPORT ALLOCATION[en] FOUR STEP MODEL[en] TRANSPORT MASTER PLAN[pt] A mobilidade em médias e grandes cidades brasileiras como o Rio de Janeiro tem se caracterizado pela utilização ineficiente do espaço público, juntamente com a redução da utilização do transporte coletivo. Qualquer mudança nas rotas e frequências de linhas no transporte coletivo assim como o surgimento de novas tecnologias e variação das tarifas geram efeitos sobre a distribuição de fluxos de passageiros. Juntando-se a esse contexto, há a atual conjuntura econômica do Rio de Janeiro onde acaba não sobrando recursos para investir em estudos e na implementação de melhoria da mobilidade urbana da cidade. Este trabalho apresenta uma análise de alternativas de cenários focados no metrô e em conexões do BRT com trens por já terem uma infraestrutura pré-existente o que facilitaria a construção dessas obras. Esta pesquisa mostra como as obras incluídas nos cenários propostos para 2016 e 2021 no Plano Diretor de Transportes do Rio de Janeiro estão discrepantes com a rede de transporte no ano de 2019 e por consequência o fluxo de passageiros na rede é diferente do previsto. Com o auxílio do software EMME e utilizando uma rede de transporte simplificada e mais atualizada da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foi realizada a alocação do transporte coletivo baseado no modelo de estratégias ótimas de Spiess (1983), contido no EMME. Dessa forma verificou-se como a construção dessas novas infraestruturas de transporte alteraria o fluxo de passageiros. A partir desses resultados pode-se concluir que investir em conexões entre os modos e em obras que sejam capazes de retirar uma quantidade significativa de veículos da rede é um caminho chave para a Região Metropolitana já que esses investimentos deixam a rede de transporte menos congestionada e melhoram a qualidade de vida da população, além de seguir a apelo pelo desenvolvimento mais sustentável dos sistemas de transportes.[en] Mobility in medium and large Brazilian cities such as Rio de Janeiro has been characterized by the inefficient use of public space, together with the reduction in the use of public transport. Any change in routes and line frequencies in public transport, as well as the emergence of new technologies and variation of fares, have an effect on the distribution of passenger flows. Adding to this context, there is the current economic situation in Rio de Janeiro, where there are no resources left to invest in studies and in the implementation of improving the city s urban mobility. This work presents an analysis of alternative scenarios focused on the trains and on BRT connections, as they already have a pre-existing infrastructure, which would facilitate the construction of these works. This research shows how the works included in the scenarios proposed for 2016 and 2021 in the Rio de Janeiro Transport Master Plan are discrepant with the transport network in 2019 and, consequently, the flow of passengers on the network is different from the forecast. With the aid of the EMME software and using a simplified and more up-to-date transportation network in the Metropolitan Region of Rio de Janeiro, public transportation was allocated based on the optimal strategies model of Spiess (1983), contained in the EMME. Thus, it was verified how the construction of these new transport infrastructures would alter the flow of passengers. From these results, it can be concluded that investing in connections between modes and in works that are capable of removing a significant number of vehicles from the network is a key path for the metropolitan region as these investments make the transportation network less congested and improve the population s quality of life, in addition to following the call for more sustainable development of transport systems.MAXWELLJOSE EUGENIO LEALJESSICA RODRIGUES DE OLIVEIRA2020-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49652@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49652@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49652porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-10T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:49652Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS DE INVESTIMENTOS NO SISTEMA DE TRANSPORTE DO RIO DE JANEIRO COM O SOFTWARE EMME
[en] EVALUATION OF INVESTMENT SCENARIOS IN THE TRANSPORT SYSTEM OF RIO DE JANEIRO WITH EMME SOFTWARE
title [pt] AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS DE INVESTIMENTOS NO SISTEMA DE TRANSPORTE DO RIO DE JANEIRO COM O SOFTWARE EMME
spellingShingle [pt] AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS DE INVESTIMENTOS NO SISTEMA DE TRANSPORTE DO RIO DE JANEIRO COM O SOFTWARE EMME
JESSICA RODRIGUES DE OLIVEIRA
[pt] EMME
[pt] ALOCACAO DE TRANSPORTE COLETIVO
[pt] MODELO DE QUATRO ETAPAS
[pt] PLANO DIRETOR DE TRANSPORTES URBANOS
[en] EMME
[en] PUBLIC TRANSPORT ALLOCATION
[en] FOUR STEP MODEL
[en] TRANSPORT MASTER PLAN
title_short [pt] AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS DE INVESTIMENTOS NO SISTEMA DE TRANSPORTE DO RIO DE JANEIRO COM O SOFTWARE EMME
title_full [pt] AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS DE INVESTIMENTOS NO SISTEMA DE TRANSPORTE DO RIO DE JANEIRO COM O SOFTWARE EMME
title_fullStr [pt] AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS DE INVESTIMENTOS NO SISTEMA DE TRANSPORTE DO RIO DE JANEIRO COM O SOFTWARE EMME
title_full_unstemmed [pt] AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS DE INVESTIMENTOS NO SISTEMA DE TRANSPORTE DO RIO DE JANEIRO COM O SOFTWARE EMME
title_sort [pt] AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS DE INVESTIMENTOS NO SISTEMA DE TRANSPORTE DO RIO DE JANEIRO COM O SOFTWARE EMME
author JESSICA RODRIGUES DE OLIVEIRA
author_facet JESSICA RODRIGUES DE OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOSE EUGENIO LEAL
dc.contributor.author.fl_str_mv JESSICA RODRIGUES DE OLIVEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] EMME
[pt] ALOCACAO DE TRANSPORTE COLETIVO
[pt] MODELO DE QUATRO ETAPAS
[pt] PLANO DIRETOR DE TRANSPORTES URBANOS
[en] EMME
[en] PUBLIC TRANSPORT ALLOCATION
[en] FOUR STEP MODEL
[en] TRANSPORT MASTER PLAN
topic [pt] EMME
[pt] ALOCACAO DE TRANSPORTE COLETIVO
[pt] MODELO DE QUATRO ETAPAS
[pt] PLANO DIRETOR DE TRANSPORTES URBANOS
[en] EMME
[en] PUBLIC TRANSPORT ALLOCATION
[en] FOUR STEP MODEL
[en] TRANSPORT MASTER PLAN
description [pt] A mobilidade em médias e grandes cidades brasileiras como o Rio de Janeiro tem se caracterizado pela utilização ineficiente do espaço público, juntamente com a redução da utilização do transporte coletivo. Qualquer mudança nas rotas e frequências de linhas no transporte coletivo assim como o surgimento de novas tecnologias e variação das tarifas geram efeitos sobre a distribuição de fluxos de passageiros. Juntando-se a esse contexto, há a atual conjuntura econômica do Rio de Janeiro onde acaba não sobrando recursos para investir em estudos e na implementação de melhoria da mobilidade urbana da cidade. Este trabalho apresenta uma análise de alternativas de cenários focados no metrô e em conexões do BRT com trens por já terem uma infraestrutura pré-existente o que facilitaria a construção dessas obras. Esta pesquisa mostra como as obras incluídas nos cenários propostos para 2016 e 2021 no Plano Diretor de Transportes do Rio de Janeiro estão discrepantes com a rede de transporte no ano de 2019 e por consequência o fluxo de passageiros na rede é diferente do previsto. Com o auxílio do software EMME e utilizando uma rede de transporte simplificada e mais atualizada da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foi realizada a alocação do transporte coletivo baseado no modelo de estratégias ótimas de Spiess (1983), contido no EMME. Dessa forma verificou-se como a construção dessas novas infraestruturas de transporte alteraria o fluxo de passageiros. A partir desses resultados pode-se concluir que investir em conexões entre os modos e em obras que sejam capazes de retirar uma quantidade significativa de veículos da rede é um caminho chave para a Região Metropolitana já que esses investimentos deixam a rede de transporte menos congestionada e melhoram a qualidade de vida da população, além de seguir a apelo pelo desenvolvimento mais sustentável dos sistemas de transportes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49652@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49652@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49652
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49652@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49652@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822623828246528