[pt] AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS DE INVESTIMENTOS NO SISTEMA DE TRANSPORTE DO RIO DE JANEIRO COM O SOFTWARE EMME
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49652@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49652@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49652 |
Resumo: | [pt] A mobilidade em médias e grandes cidades brasileiras como o Rio de Janeiro tem se caracterizado pela utilização ineficiente do espaço público, juntamente com a redução da utilização do transporte coletivo. Qualquer mudança nas rotas e frequências de linhas no transporte coletivo assim como o surgimento de novas tecnologias e variação das tarifas geram efeitos sobre a distribuição de fluxos de passageiros. Juntando-se a esse contexto, há a atual conjuntura econômica do Rio de Janeiro onde acaba não sobrando recursos para investir em estudos e na implementação de melhoria da mobilidade urbana da cidade. Este trabalho apresenta uma análise de alternativas de cenários focados no metrô e em conexões do BRT com trens por já terem uma infraestrutura pré-existente o que facilitaria a construção dessas obras. Esta pesquisa mostra como as obras incluídas nos cenários propostos para 2016 e 2021 no Plano Diretor de Transportes do Rio de Janeiro estão discrepantes com a rede de transporte no ano de 2019 e por consequência o fluxo de passageiros na rede é diferente do previsto. Com o auxílio do software EMME e utilizando uma rede de transporte simplificada e mais atualizada da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foi realizada a alocação do transporte coletivo baseado no modelo de estratégias ótimas de Spiess (1983), contido no EMME. Dessa forma verificou-se como a construção dessas novas infraestruturas de transporte alteraria o fluxo de passageiros. A partir desses resultados pode-se concluir que investir em conexões entre os modos e em obras que sejam capazes de retirar uma quantidade significativa de veículos da rede é um caminho chave para a Região Metropolitana já que esses investimentos deixam a rede de transporte menos congestionada e melhoram a qualidade de vida da população, além de seguir a apelo pelo desenvolvimento mais sustentável dos sistemas de transportes. |
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[pt] AVALIAÇÃO DE CENÁRIOS DE INVESTIMENTOS NO SISTEMA DE TRANSPORTE DO RIO DE JANEIRO COM O SOFTWARE EMME [en] EVALUATION OF INVESTMENT SCENARIOS IN THE TRANSPORT SYSTEM OF RIO DE JANEIRO WITH EMME SOFTWARE [pt] EMME[pt] ALOCACAO DE TRANSPORTE COLETIVO[pt] MODELO DE QUATRO ETAPAS[pt] PLANO DIRETOR DE TRANSPORTES URBANOS[en] EMME[en] PUBLIC TRANSPORT ALLOCATION[en] FOUR STEP MODEL[en] TRANSPORT MASTER PLAN[pt] A mobilidade em médias e grandes cidades brasileiras como o Rio de Janeiro tem se caracterizado pela utilização ineficiente do espaço público, juntamente com a redução da utilização do transporte coletivo. Qualquer mudança nas rotas e frequências de linhas no transporte coletivo assim como o surgimento de novas tecnologias e variação das tarifas geram efeitos sobre a distribuição de fluxos de passageiros. Juntando-se a esse contexto, há a atual conjuntura econômica do Rio de Janeiro onde acaba não sobrando recursos para investir em estudos e na implementação de melhoria da mobilidade urbana da cidade. Este trabalho apresenta uma análise de alternativas de cenários focados no metrô e em conexões do BRT com trens por já terem uma infraestrutura pré-existente o que facilitaria a construção dessas obras. Esta pesquisa mostra como as obras incluídas nos cenários propostos para 2016 e 2021 no Plano Diretor de Transportes do Rio de Janeiro estão discrepantes com a rede de transporte no ano de 2019 e por consequência o fluxo de passageiros na rede é diferente do previsto. Com o auxílio do software EMME e utilizando uma rede de transporte simplificada e mais atualizada da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foi realizada a alocação do transporte coletivo baseado no modelo de estratégias ótimas de Spiess (1983), contido no EMME. Dessa forma verificou-se como a construção dessas novas infraestruturas de transporte alteraria o fluxo de passageiros. A partir desses resultados pode-se concluir que investir em conexões entre os modos e em obras que sejam capazes de retirar uma quantidade significativa de veículos da rede é um caminho chave para a Região Metropolitana já que esses investimentos deixam a rede de transporte menos congestionada e melhoram a qualidade de vida da população, além de seguir a apelo pelo desenvolvimento mais sustentável dos sistemas de transportes.[en] Mobility in medium and large Brazilian cities such as Rio de Janeiro has been characterized by the inefficient use of public space, together with the reduction in the use of public transport. Any change in routes and line frequencies in public transport, as well as the emergence of new technologies and variation of fares, have an effect on the distribution of passenger flows. Adding to this context, there is the current economic situation in Rio de Janeiro, where there are no resources left to invest in studies and in the implementation of improving the city s urban mobility. This work presents an analysis of alternative scenarios focused on the trains and on BRT connections, as they already have a pre-existing infrastructure, which would facilitate the construction of these works. This research shows how the works included in the scenarios proposed for 2016 and 2021 in the Rio de Janeiro Transport Master Plan are discrepant with the transport network in 2019 and, consequently, the flow of passengers on the network is different from the forecast. With the aid of the EMME software and using a simplified and more up-to-date transportation network in the Metropolitan Region of Rio de Janeiro, public transportation was allocated based on the optimal strategies model of Spiess (1983), contained in the EMME. Thus, it was verified how the construction of these new transport infrastructures would alter the flow of passengers. From these results, it can be concluded that investing in connections between modes and in works that are capable of removing a significant number of vehicles from the network is a key path for the metropolitan region as these investments make the transportation network less congested and improve the population s quality of life, in addition to following the call for more sustainable development of transport systems.MAXWELLJOSE EUGENIO LEALJESSICA RODRIGUES DE OLIVEIRA2020-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49652@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49652@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49652porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-10T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:49652Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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