[en] AN EMPIRICAL RISK ANALYSIS OF THE BRAZILIAN SHIPBUILDING INDUSTRY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FELIPE DE AZEVEDO LAGE FERREIRA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26814@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26814@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26814
Resumo: [pt] A Gestão da Cadeia de Suprimento é uma área de crescente interesse na literatura, e da mesma forma as companhias estão cada vez mais voltando à atenção, especificamente, para técnicas para Gestão de Risco da Cadeia de Suprimento. Porém, existe uma carência na literatura para estudos empíricos da Gestao de Risco, em particular para grandes projetos como a construção naval, mesmo sendo muitos das características dessa indústria – como longos períodos de lead time, complexos processos produtivos, alto investimento de capital e estruturas de organização dinâmica – aumenta a sua exposição a riscos. Existe um gap na literatura com relação à gestão de risco para estudos empíricos, em especial para grandes projetos, como a construção naval. No Brasil em específico, esta carência da indústria se tornou mais evidente devido ao fato da indústria de construção naval no Brasil ter vivenciado um longo período de recessão nas décadas de 80 e 90. Este estudo empírico visa preencher essa lacuna, através da identificação dos principais riscos da cadeia de suprimentos para os principais estaleiros brasileiros e oferecendo um perfil de risco inicial para que a indústria. Foi realizada uma coleta de dados com os estaleiros visando (1) identificar os principais riscos presentes na indústria naval brasileira; (2) avaliar a probabilidade de ocorrência destes riscos; e (3) reconhecer as fontes principais e potenciais impactos de riscos, bem como possíveis estratégias para mitigar os riscos. O estudo confirmou a presença de riscos identificados em estudos da indústria de construção naval em outros países, e também identificou novos riscos relevantes no contexto brasileiro. Por fim, for apresentado um perfil de risco para a indústria naval brasileira.
id PUC_RIO-1_bc94b310a946b9392a89326579cdd9a8
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:26814
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] AN EMPIRICAL RISK ANALYSIS OF THE BRAZILIAN SHIPBUILDING INDUSTRY [pt] ANÁLISE EMPÍRICA DE RISCO DA INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA [pt] CADEIA DE SUPRIMENTOS[pt] ETO - ENGINEER TO ORDER[pt] GESTAO DE RISCO[pt] BRASIL[en] SUPPLY CHAIN[en] ETO - ENGINEER TO ORDER[en] RISK MANAGEMENT[en] BRAZIL[pt] A Gestão da Cadeia de Suprimento é uma área de crescente interesse na literatura, e da mesma forma as companhias estão cada vez mais voltando à atenção, especificamente, para técnicas para Gestão de Risco da Cadeia de Suprimento. Porém, existe uma carência na literatura para estudos empíricos da Gestao de Risco, em particular para grandes projetos como a construção naval, mesmo sendo muitos das características dessa indústria – como longos períodos de lead time, complexos processos produtivos, alto investimento de capital e estruturas de organização dinâmica – aumenta a sua exposição a riscos. Existe um gap na literatura com relação à gestão de risco para estudos empíricos, em especial para grandes projetos, como a construção naval. No Brasil em específico, esta carência da indústria se tornou mais evidente devido ao fato da indústria de construção naval no Brasil ter vivenciado um longo período de recessão nas décadas de 80 e 90. Este estudo empírico visa preencher essa lacuna, através da identificação dos principais riscos da cadeia de suprimentos para os principais estaleiros brasileiros e oferecendo um perfil de risco inicial para que a indústria. Foi realizada uma coleta de dados com os estaleiros visando (1) identificar os principais riscos presentes na indústria naval brasileira; (2) avaliar a probabilidade de ocorrência destes riscos; e (3) reconhecer as fontes principais e potenciais impactos de riscos, bem como possíveis estratégias para mitigar os riscos. O estudo confirmou a presença de riscos identificados em estudos da indústria de construção naval em outros países, e também identificou novos riscos relevantes no contexto brasileiro. Por fim, for apresentado um perfil de risco para a indústria naval brasileira.[en] Supply Chain Management (SCM) is an area of growing interest by scholars and practitioners, and companies are increasingly paying attention to the role of risk in their business, in particular, to the development of Supply Chain Risk Management (SCRM) techniques. However, a gap in the literature is observed in regards to empirical studies on SCRM, in special for large projects as the shipbuilding industry, despite the fact that many characteristics of this industry - such as long lead times, complex processes, financial intensity and dynamic organization structures - make it fundamentally vulnerable to risks. For the Brazilian shipbuilding in particular, empirical evidence also showed to be more crucial, not only because there is a scarcity of studies for shipbuilding in general, but also because the Brazilian shipbuilding industry experienced a long period of stagnation during the 80s and 90s decades. This study attempts to fulfill this gap, by identifying the main supply chain risks for Brazilian ship builders and offering an initial risk profile for the industry. The study integrated and implemented methodologies proposed by other scholars in the field to develop a survey approach targeted at experts from shipyards in Brazil. The survey asked participants to: (1) identify the main risks present in the Brazilian shipbuilding industry; (2) evaluate the likelihood of their occurrence; and (3) recognize main sources and potential impacts, as well as potential strategies to mitigate them. The study confirmed the presence of risks identified in the literature and new ones of particular importance to the Brazilian context. The study also yielded a preliminary risk profile for the Brazilian shipbuilding industry.MAXWELLLUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMOLUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMOFELIPE DE AZEVEDO LAGE FERREIRA2016-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26814@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26814@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26814engreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-25T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:26814Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-09-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] AN EMPIRICAL RISK ANALYSIS OF THE BRAZILIAN SHIPBUILDING INDUSTRY
[pt] ANÁLISE EMPÍRICA DE RISCO DA INDÚSTRIA NAVAL BRASILEIRA
title [en] AN EMPIRICAL RISK ANALYSIS OF THE BRAZILIAN SHIPBUILDING INDUSTRY
spellingShingle [en] AN EMPIRICAL RISK ANALYSIS OF THE BRAZILIAN SHIPBUILDING INDUSTRY
FELIPE DE AZEVEDO LAGE FERREIRA
[pt] CADEIA DE SUPRIMENTOS
[pt] ETO - ENGINEER TO ORDER
[pt] GESTAO DE RISCO
[pt] BRASIL
[en] SUPPLY CHAIN
[en] ETO - ENGINEER TO ORDER
[en] RISK MANAGEMENT
[en] BRAZIL
title_short [en] AN EMPIRICAL RISK ANALYSIS OF THE BRAZILIAN SHIPBUILDING INDUSTRY
title_full [en] AN EMPIRICAL RISK ANALYSIS OF THE BRAZILIAN SHIPBUILDING INDUSTRY
title_fullStr [en] AN EMPIRICAL RISK ANALYSIS OF THE BRAZILIAN SHIPBUILDING INDUSTRY
title_full_unstemmed [en] AN EMPIRICAL RISK ANALYSIS OF THE BRAZILIAN SHIPBUILDING INDUSTRY
title_sort [en] AN EMPIRICAL RISK ANALYSIS OF THE BRAZILIAN SHIPBUILDING INDUSTRY
author FELIPE DE AZEVEDO LAGE FERREIRA
author_facet FELIPE DE AZEVEDO LAGE FERREIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
dc.contributor.author.fl_str_mv FELIPE DE AZEVEDO LAGE FERREIRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] CADEIA DE SUPRIMENTOS
[pt] ETO - ENGINEER TO ORDER
[pt] GESTAO DE RISCO
[pt] BRASIL
[en] SUPPLY CHAIN
[en] ETO - ENGINEER TO ORDER
[en] RISK MANAGEMENT
[en] BRAZIL
topic [pt] CADEIA DE SUPRIMENTOS
[pt] ETO - ENGINEER TO ORDER
[pt] GESTAO DE RISCO
[pt] BRASIL
[en] SUPPLY CHAIN
[en] ETO - ENGINEER TO ORDER
[en] RISK MANAGEMENT
[en] BRAZIL
description [pt] A Gestão da Cadeia de Suprimento é uma área de crescente interesse na literatura, e da mesma forma as companhias estão cada vez mais voltando à atenção, especificamente, para técnicas para Gestão de Risco da Cadeia de Suprimento. Porém, existe uma carência na literatura para estudos empíricos da Gestao de Risco, em particular para grandes projetos como a construção naval, mesmo sendo muitos das características dessa indústria – como longos períodos de lead time, complexos processos produtivos, alto investimento de capital e estruturas de organização dinâmica – aumenta a sua exposição a riscos. Existe um gap na literatura com relação à gestão de risco para estudos empíricos, em especial para grandes projetos, como a construção naval. No Brasil em específico, esta carência da indústria se tornou mais evidente devido ao fato da indústria de construção naval no Brasil ter vivenciado um longo período de recessão nas décadas de 80 e 90. Este estudo empírico visa preencher essa lacuna, através da identificação dos principais riscos da cadeia de suprimentos para os principais estaleiros brasileiros e oferecendo um perfil de risco inicial para que a indústria. Foi realizada uma coleta de dados com os estaleiros visando (1) identificar os principais riscos presentes na indústria naval brasileira; (2) avaliar a probabilidade de ocorrência destes riscos; e (3) reconhecer as fontes principais e potenciais impactos de riscos, bem como possíveis estratégias para mitigar os riscos. O estudo confirmou a presença de riscos identificados em estudos da indústria de construção naval em outros países, e também identificou novos riscos relevantes no contexto brasileiro. Por fim, for apresentado um perfil de risco para a indústria naval brasileira.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26814@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26814@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26814
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26814@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26814@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26814
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822595499917312