A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E SUAS POTENCIALIDADES NO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56305@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56305@2 |
Resumo: | O fenômeno da Intolerância é complexo, duradouro e se apresenta de diferentes formas, entre elas, sua manifestação religiosa. Por isso, frente a todas essas dificuldades, ele precisa ser debatido nos vários setores da sociedade, incluindo o ambiente escolar. Assim, o presente trabalho aborda a sua discussão por intermédio da Educação Geográfica, destacando a linguagem como elemento importante para tal situação. O pensamento geográfico, elemento formador da Educação Geográfica, é determinante para a compreensão da realidade, logo permite que o fenômeno em questão seja entendido. Associado ao pensamento geográfico, a linguagem cartográfica, que constitui uma linguagem própria da Geografia, pode representar uma ferramenta valorosa no combate à Intolerância. Nessa perspectiva, vislumbramos, na Cartografia Social um caminho poderoso que pode colaborar para a transformação do cenário da Intolerância. |
id |
PUC_RIO-1_bd14b9b86c1c21c1d8a212d52a46aa04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:56305 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E SUAS POTENCIALIDADES NO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA GEOGRAPHICAL EDUCATION AND ITS POTENTIAL IN COMBATING RELIGIOUS INTOLERANCE 2021-10-27AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA01033677728lattes.cnpq.br/2528456367910899AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVAEDUARDO PIMENTEL MENEZESLEONARDO FREIRE MARINO02541461712ADRIANA BENAZZIPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM GEOGRAFIAPUC-RioBRO fenômeno da Intolerância é complexo, duradouro e se apresenta de diferentes formas, entre elas, sua manifestação religiosa. Por isso, frente a todas essas dificuldades, ele precisa ser debatido nos vários setores da sociedade, incluindo o ambiente escolar. Assim, o presente trabalho aborda a sua discussão por intermédio da Educação Geográfica, destacando a linguagem como elemento importante para tal situação. O pensamento geográfico, elemento formador da Educação Geográfica, é determinante para a compreensão da realidade, logo permite que o fenômeno em questão seja entendido. Associado ao pensamento geográfico, a linguagem cartográfica, que constitui uma linguagem própria da Geografia, pode representar uma ferramenta valorosa no combate à Intolerância. Nessa perspectiva, vislumbramos, na Cartografia Social um caminho poderoso que pode colaborar para a transformação do cenário da Intolerância.The phenomenon of Intolerance is complex, lasting and presents itself in different ways, including its religious manifestation. Therefore, given all these difficulties, it needs to be debated in various sectors of society, including the school environment. Thus, the present work addresses its discussion through Geographic Education, highlighting language as an important element in such a situation. Geographical thinking, a formative element of Geographic Education, is crucial for understanding reality, and therefore allows the phenomenon in question to be understood. Associated with geographical thinking, the cartographic language, which is a language specific to Geography, can represent a valuable tool in the fight against Intolerance. From this perspective, we see in Social Cartography a powerful path that can contribute to the transformation of the scenario of Intolerance.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56305@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56305@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:04:05Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:56305Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E SUAS POTENCIALIDADES NO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
GEOGRAPHICAL EDUCATION AND ITS POTENTIAL IN COMBATING RELIGIOUS INTOLERANCE |
title |
A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E SUAS POTENCIALIDADES NO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E SUAS POTENCIALIDADES NO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA ADRIANA BENAZZI |
title_short |
A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E SUAS POTENCIALIDADES NO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA |
title_full |
A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E SUAS POTENCIALIDADES NO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E SUAS POTENCIALIDADES NO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E SUAS POTENCIALIDADES NO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA |
title_sort |
A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E SUAS POTENCIALIDADES NO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
ADRIANA BENAZZI |
author_facet |
ADRIANA BENAZZI |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
01033677728 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2528456367910899 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
EDUARDO PIMENTEL MENEZES |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
LEONARDO FREIRE MARINO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
02541461712 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ADRIANA BENAZZI |
contributor_str_mv |
AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA EDUARDO PIMENTEL MENEZES LEONARDO FREIRE MARINO |
description |
O fenômeno da Intolerância é complexo, duradouro e se apresenta de diferentes formas, entre elas, sua manifestação religiosa. Por isso, frente a todas essas dificuldades, ele precisa ser debatido nos vários setores da sociedade, incluindo o ambiente escolar. Assim, o presente trabalho aborda a sua discussão por intermédio da Educação Geográfica, destacando a linguagem como elemento importante para tal situação. O pensamento geográfico, elemento formador da Educação Geográfica, é determinante para a compreensão da realidade, logo permite que o fenômeno em questão seja entendido. Associado ao pensamento geográfico, a linguagem cartográfica, que constitui uma linguagem própria da Geografia, pode representar uma ferramenta valorosa no combate à Intolerância. Nessa perspectiva, vislumbramos, na Cartografia Social um caminho poderoso que pode colaborar para a transformação do cenário da Intolerância. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-10-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56305@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56305@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56305@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56305@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM GEOGRAFIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324961025523712 |