[en] A MIP-BASED APPROACH TO SOLVE A REAL-WORLD SCHOOL TIMETABLING PROBLEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NARA TORRES MOREIRA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27073
Resumo: [pt] Problemas de geração de grades horárias visam agendar eventos a fim de satisfazer demandas, ao mesmo tempo que satisfazem restrições adicionais. Uma solução é boa se todas as grades horárias resultantes são aceitáveis para todas as pessoas e recursos envolvidos. Para a geração de grades horárias escolares, um número conhecido de aulas, envolvendo estudantes, professores e salas de aula, deve ser agendado ao longo da semana, enquanto limitações operacionais, institucionais, pedagógicas e pessoais devem ser satisfeitas. A alta dificuldade do problema tem levado muitos pesquisadores a trabalhar em abordagens de resolução para o mesmo desde o início dos anos 60. Encontrar uma solução aplicável em um cenário do mundo real implica em satisfazer vários requisitos de qualidade e em não ignorar questões políticas, o que torna o problema clássico muito mais intrincado. Este trabalho descreve uma abordagem baseada em programação inteira mista (MIP) desenvolvida para resolver um problema real de geração de grades horárias escolares e discute ideias e desafios encarados durante a fase de implantação da solução em algumas escolas brasileiras. Em contraste com outros trabalhos na área, o compartilhamento de professores entre diferentes unidades de uma escola é considerado. Experimentos computacionais foram realizados para cenários cujo número de unidades varia de 2 a 15, o número de professores de 35 a 471, e o número de turmas de 16 a 295. Diferentes estratégias foram combinadas, visando a convergência da procura por boas soluções. Por fim, os resultados são avaliados e as melhores abordagens são destacadas.
id PUC_RIO-1_bf70fa0074f693c430b2431fbd2cf53d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:27073
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] A MIP-BASED APPROACH TO SOLVE A REAL-WORLD SCHOOL TIMETABLING PROBLEM [pt] UMA ABORDAGEM BASEADA EM PROGRAMAÇÃO INTEIRA MISTA PARA RESOLVER UM PROBLEMA DO MUNDO REAL DE GERAÇÃO DE GRADES HORÁRIAS ESCOLARES [pt] OTIMIZACAO COMBINATORIA[pt] GERACAO DE GRADE HORARIA PARA ESCOLA[pt] PROGRAMACAO LINEAR INTEIRA MISTA[pt] MODELAGEM MATEMATICA[en] COMBINATORIAL OPTIMIZATION[en] MIXED INTEGER LINEAR PROGRAMMING[en] MATHEMATICAL MODELING[pt] Problemas de geração de grades horárias visam agendar eventos a fim de satisfazer demandas, ao mesmo tempo que satisfazem restrições adicionais. Uma solução é boa se todas as grades horárias resultantes são aceitáveis para todas as pessoas e recursos envolvidos. Para a geração de grades horárias escolares, um número conhecido de aulas, envolvendo estudantes, professores e salas de aula, deve ser agendado ao longo da semana, enquanto limitações operacionais, institucionais, pedagógicas e pessoais devem ser satisfeitas. A alta dificuldade do problema tem levado muitos pesquisadores a trabalhar em abordagens de resolução para o mesmo desde o início dos anos 60. Encontrar uma solução aplicável em um cenário do mundo real implica em satisfazer vários requisitos de qualidade e em não ignorar questões políticas, o que torna o problema clássico muito mais intrincado. Este trabalho descreve uma abordagem baseada em programação inteira mista (MIP) desenvolvida para resolver um problema real de geração de grades horárias escolares e discute ideias e desafios encarados durante a fase de implantação da solução em algumas escolas brasileiras. Em contraste com outros trabalhos na área, o compartilhamento de professores entre diferentes unidades de uma escola é considerado. Experimentos computacionais foram realizados para cenários cujo número de unidades varia de 2 a 15, o número de professores de 35 a 471, e o número de turmas de 16 a 295. Diferentes estratégias foram combinadas, visando a convergência da procura por boas soluções. Por fim, os resultados são avaliados e as melhores abordagens são destacadas.[en] Timetabling problems look to schedule meetings in order to satisfy a set of demands, while respecting additional constraints. In a good solution the resulting timetables are acceptable to all people and resources involved. In school timetabling, a given number of lectures, involving students, teachers and classrooms, need to be scheduled over the week, while having to satisfy operational, institutional, pedagogical and personal restrictions. The difficulty of the problem has driven many researchers to work on solving approaches for it since the early 1960 s. Finding an actual solution to a real world scenario implies satisfying many quality requirements and not ignoring the political issues, which turns the classical problem much more intricate. This work describes an approach based on mixed integer programming (MIP) developed for solving a real-world school timetabling problem and discusses ideas and issues faced during solution deployment phase for some Brazilian schools. In contrast to other works on school timetabling, teaching staff sharing between distinct school units are considered. Computational experiments were performed for scenarios whose number of school units varies from 2 to 15, number of teachers varies from 35 to 471 and number of classes varies from 16 to 295. Different strategies were combined aiming at converging to good solutions. Finally, results are evaluated and the best approaches are highlighted.MAXWELLMARCUS VINICIUS S P DE ARAGAONARA TORRES MOREIRA2016-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27073engreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-06T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27073Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] A MIP-BASED APPROACH TO SOLVE A REAL-WORLD SCHOOL TIMETABLING PROBLEM
[pt] UMA ABORDAGEM BASEADA EM PROGRAMAÇÃO INTEIRA MISTA PARA RESOLVER UM PROBLEMA DO MUNDO REAL DE GERAÇÃO DE GRADES HORÁRIAS ESCOLARES
title [en] A MIP-BASED APPROACH TO SOLVE A REAL-WORLD SCHOOL TIMETABLING PROBLEM
spellingShingle [en] A MIP-BASED APPROACH TO SOLVE A REAL-WORLD SCHOOL TIMETABLING PROBLEM
NARA TORRES MOREIRA
[pt] OTIMIZACAO COMBINATORIA
[pt] GERACAO DE GRADE HORARIA PARA ESCOLA
[pt] PROGRAMACAO LINEAR INTEIRA MISTA
[pt] MODELAGEM MATEMATICA
[en] COMBINATORIAL OPTIMIZATION
[en] MIXED INTEGER LINEAR PROGRAMMING
[en] MATHEMATICAL MODELING
title_short [en] A MIP-BASED APPROACH TO SOLVE A REAL-WORLD SCHOOL TIMETABLING PROBLEM
title_full [en] A MIP-BASED APPROACH TO SOLVE A REAL-WORLD SCHOOL TIMETABLING PROBLEM
title_fullStr [en] A MIP-BASED APPROACH TO SOLVE A REAL-WORLD SCHOOL TIMETABLING PROBLEM
title_full_unstemmed [en] A MIP-BASED APPROACH TO SOLVE A REAL-WORLD SCHOOL TIMETABLING PROBLEM
title_sort [en] A MIP-BASED APPROACH TO SOLVE A REAL-WORLD SCHOOL TIMETABLING PROBLEM
author NARA TORRES MOREIRA
author_facet NARA TORRES MOREIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARCUS VINICIUS S P DE ARAGAO
dc.contributor.author.fl_str_mv NARA TORRES MOREIRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] OTIMIZACAO COMBINATORIA
[pt] GERACAO DE GRADE HORARIA PARA ESCOLA
[pt] PROGRAMACAO LINEAR INTEIRA MISTA
[pt] MODELAGEM MATEMATICA
[en] COMBINATORIAL OPTIMIZATION
[en] MIXED INTEGER LINEAR PROGRAMMING
[en] MATHEMATICAL MODELING
topic [pt] OTIMIZACAO COMBINATORIA
[pt] GERACAO DE GRADE HORARIA PARA ESCOLA
[pt] PROGRAMACAO LINEAR INTEIRA MISTA
[pt] MODELAGEM MATEMATICA
[en] COMBINATORIAL OPTIMIZATION
[en] MIXED INTEGER LINEAR PROGRAMMING
[en] MATHEMATICAL MODELING
description [pt] Problemas de geração de grades horárias visam agendar eventos a fim de satisfazer demandas, ao mesmo tempo que satisfazem restrições adicionais. Uma solução é boa se todas as grades horárias resultantes são aceitáveis para todas as pessoas e recursos envolvidos. Para a geração de grades horárias escolares, um número conhecido de aulas, envolvendo estudantes, professores e salas de aula, deve ser agendado ao longo da semana, enquanto limitações operacionais, institucionais, pedagógicas e pessoais devem ser satisfeitas. A alta dificuldade do problema tem levado muitos pesquisadores a trabalhar em abordagens de resolução para o mesmo desde o início dos anos 60. Encontrar uma solução aplicável em um cenário do mundo real implica em satisfazer vários requisitos de qualidade e em não ignorar questões políticas, o que torna o problema clássico muito mais intrincado. Este trabalho descreve uma abordagem baseada em programação inteira mista (MIP) desenvolvida para resolver um problema real de geração de grades horárias escolares e discute ideias e desafios encarados durante a fase de implantação da solução em algumas escolas brasileiras. Em contraste com outros trabalhos na área, o compartilhamento de professores entre diferentes unidades de uma escola é considerado. Experimentos computacionais foram realizados para cenários cujo número de unidades varia de 2 a 15, o número de professores de 35 a 471, e o número de turmas de 16 a 295. Diferentes estratégias foram combinadas, visando a convergência da procura por boas soluções. Por fim, os resultados são avaliados e as melhores abordagens são destacadas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27073
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27073@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27073
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822596132208640