ENSINANDO A SER BRASILEIRO: O COLÉGIO PEDRO II E A FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS NA CORTE IMPERIAL (1837-1861)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARLOS EDUARDO DIAS SOUZA
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@2
Resumo: Morro, ou campo, ou escola? A partir da indecisão de Pilar, personagem do Conto de Escola de Machado de Assis, pretendemos neste trabalho analisar como se dava a formação do menino em aluno, e, uma vez aluno, em cidadão no Império do Brasil. Empreendemos tal análise no espaço institucional do Colégio Pedro II entre 1837, data de sua criação, e 1861, momento de reforma do mesmo, buscando identificar como as formas de sociabilidade encontrados no colégio favoreciam a reprodução de um ideal de boa sociedade, que passava pela instrução e pela educação, ainda que de formas distintas e hierarquizadas, dos membros da nação brasileira. Identificados quem seriam os cidadãos do Império e definidos os instrumentos de reprodução de um ideal nacional o Colégio Pedro II apareceria como parte fundamental deste projeto de formação do Estado, da nação e de seus cidadãos no Rio de Janeiro, a Corte e capital do Império nos trópicos. Tendo essas questões em mente, esperamos demonstrar neste trabalho, por meio da análise do seu cotidiano escolar formal e simbólico, que o Colégio Pedro II era considerado, já àquela época, como uma das peças principais de reprodução e consolidação da auto-imagem do Império do Brasil.
id PUC_RIO-1_c057c888f8b6d7181a527be5d966fd0c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:16707
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisENSINANDO A SER BRASILEIRO: O COLÉGIO PEDRO II E A FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS NA CORTE IMPERIAL (1837-1861)TEACHING HOW TO BECOME BRAZILIAN: COLÉGIO PEDRO II AND THE MAKING OF CITIZENS AT THE IMPERIAL COURT (1837-1861)2010-07-15MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA50598619704lattes.cnpq.br/7039083349183840MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONAILMAR ROHLOFF DE MATTOSMARGARETH DE ALMEIDA GONCALVESCARLOS EDUARDO DIAS SOUZAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBRMorro, ou campo, ou escola? A partir da indecisão de Pilar, personagem do Conto de Escola de Machado de Assis, pretendemos neste trabalho analisar como se dava a formação do menino em aluno, e, uma vez aluno, em cidadão no Império do Brasil. Empreendemos tal análise no espaço institucional do Colégio Pedro II entre 1837, data de sua criação, e 1861, momento de reforma do mesmo, buscando identificar como as formas de sociabilidade encontrados no colégio favoreciam a reprodução de um ideal de boa sociedade, que passava pela instrução e pela educação, ainda que de formas distintas e hierarquizadas, dos membros da nação brasileira. Identificados quem seriam os cidadãos do Império e definidos os instrumentos de reprodução de um ideal nacional o Colégio Pedro II apareceria como parte fundamental deste projeto de formação do Estado, da nação e de seus cidadãos no Rio de Janeiro, a Corte e capital do Império nos trópicos. Tendo essas questões em mente, esperamos demonstrar neste trabalho, por meio da análise do seu cotidiano escolar formal e simbólico, que o Colégio Pedro II era considerado, já àquela época, como uma das peças principais de reprodução e consolidação da auto-imagem do Império do Brasil.What to choose? Going to the hills, to the fields, or to school? Built on the indecision of Pilar, Machado’s main character in Conto de Escola, we intend to analyze in this work how could a boy be turned into a student, and thereafter into a citizen, at the time of the Brazilian Empire. Our analysis encompasses mainly the institutional space of the model school known as Colégio Pedro II, between 1837, the date of its creation, and 1861, when it underwent through an intense reform. Our intention is to identify how sociability forms enacted by the school favored the reproduction of an ideal of a civilized society which belonged to the better sort, or the so-called: boa sociedade in the Empire. This ideal could only materialize through the instruction and the education efforts - which were hierarchically different in several ways - bestowed upon the members of the Brazilian nation. Once identified who would become the citizens of the Empire, and once defined the appropriate instruments for the reproduction of a national ideal, Colégio Pedro II played a mostly fundamental role in the State – and Nation-building project developed at the Court, in the capital city of the tropical Empire. While bearing these ideas in mind, we intend to demonstrate with this work, through the analysis of important aspects of the formal and symbolic school routine, how Colégio Pedro II was already considered at the time as a key tool for the reproduction and consolidation of a sought-for national image for the Brazilian Empire.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:09:24Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:16707Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv ENSINANDO A SER BRASILEIRO: O COLÉGIO PEDRO II E A FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS NA CORTE IMPERIAL (1837-1861)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv TEACHING HOW TO BECOME BRAZILIAN: COLÉGIO PEDRO II AND THE MAKING OF CITIZENS AT THE IMPERIAL COURT (1837-1861)
title ENSINANDO A SER BRASILEIRO: O COLÉGIO PEDRO II E A FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS NA CORTE IMPERIAL (1837-1861)
spellingShingle ENSINANDO A SER BRASILEIRO: O COLÉGIO PEDRO II E A FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS NA CORTE IMPERIAL (1837-1861)
CARLOS EDUARDO DIAS SOUZA
title_short ENSINANDO A SER BRASILEIRO: O COLÉGIO PEDRO II E A FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS NA CORTE IMPERIAL (1837-1861)
title_full ENSINANDO A SER BRASILEIRO: O COLÉGIO PEDRO II E A FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS NA CORTE IMPERIAL (1837-1861)
title_fullStr ENSINANDO A SER BRASILEIRO: O COLÉGIO PEDRO II E A FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS NA CORTE IMPERIAL (1837-1861)
title_full_unstemmed ENSINANDO A SER BRASILEIRO: O COLÉGIO PEDRO II E A FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS NA CORTE IMPERIAL (1837-1861)
title_sort ENSINANDO A SER BRASILEIRO: O COLÉGIO PEDRO II E A FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS NA CORTE IMPERIAL (1837-1861)
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author CARLOS EDUARDO DIAS SOUZA
author_facet CARLOS EDUARDO DIAS SOUZA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 50598619704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7039083349183840
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ILMAR ROHLOFF DE MATTOS
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARGARETH DE ALMEIDA GONCALVES
dc.contributor.author.fl_str_mv CARLOS EDUARDO DIAS SOUZA
contributor_str_mv MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA
MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA
ILMAR ROHLOFF DE MATTOS
MARGARETH DE ALMEIDA GONCALVES
description Morro, ou campo, ou escola? A partir da indecisão de Pilar, personagem do Conto de Escola de Machado de Assis, pretendemos neste trabalho analisar como se dava a formação do menino em aluno, e, uma vez aluno, em cidadão no Império do Brasil. Empreendemos tal análise no espaço institucional do Colégio Pedro II entre 1837, data de sua criação, e 1861, momento de reforma do mesmo, buscando identificar como as formas de sociabilidade encontrados no colégio favoreciam a reprodução de um ideal de boa sociedade, que passava pela instrução e pela educação, ainda que de formas distintas e hierarquizadas, dos membros da nação brasileira. Identificados quem seriam os cidadãos do Império e definidos os instrumentos de reprodução de um ideal nacional o Colégio Pedro II apareceria como parte fundamental deste projeto de formação do Estado, da nação e de seus cidadãos no Rio de Janeiro, a Corte e capital do Império nos trópicos. Tendo essas questões em mente, esperamos demonstrar neste trabalho, por meio da análise do seu cotidiano escolar formal e simbólico, que o Colégio Pedro II era considerado, já àquela época, como uma das peças principais de reprodução e consolidação da auto-imagem do Império do Brasil.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324907428610048