[pt] ENSINANDO A SER BRASILEIRO: O COLÉGIO PEDRO II E A FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS NA CORTE IMPERIAL (1837-1861)
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16707 |
Resumo: | [pt] Morro, ou campo, ou escola? A partir da indecisão de Pilar, personagem do Conto de Escola de Machado de Assis, pretendemos neste trabalho analisar como se dava a formação do menino em aluno, e, uma vez aluno, em cidadão no Império do Brasil. Empreendemos tal análise no espaço institucional do Colégio Pedro II entre 1837, data de sua criação, e 1861, momento de reforma do mesmo, buscando identificar como as formas de sociabilidade encontrados no colégio favoreciam a reprodução de um ideal de boa sociedade, que passava pela instrução e pela educação, ainda que de formas distintas e hierarquizadas, dos membros da nação brasileira. Identificados quem seriam os cidadãos do Império e definidos os instrumentos de reprodução de um ideal nacional o Colégio Pedro II apareceria como parte fundamental deste projeto de formação do Estado, da nação e de seus cidadãos no Rio de Janeiro, a Corte e capital do Império nos trópicos. Tendo essas questões em mente, esperamos demonstrar neste trabalho, por meio da análise do seu cotidiano escolar formal e simbólico, que o Colégio Pedro II era considerado, já àquela época, como uma das peças principais de reprodução e consolidação da auto-imagem do Império do Brasil. |
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[pt] ENSINANDO A SER BRASILEIRO: O COLÉGIO PEDRO II E A FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS NA CORTE IMPERIAL (1837-1861)[en] TEACHING HOW TO BECOME BRAZILIAN: COLÉGIO PEDRO II AND THE MAKING OF CITIZENS AT THE IMPERIAL COURT (1837-1861)[pt] CIDADANIA[pt] IMPERIO DO BRASIL[pt] NACAO[pt] EDUCACAO[en] CITIZENSHIP[en] BRAZILIAN EMPIRE[en] NATION[en] EDUCATION[pt] Morro, ou campo, ou escola? A partir da indecisão de Pilar, personagem do Conto de Escola de Machado de Assis, pretendemos neste trabalho analisar como se dava a formação do menino em aluno, e, uma vez aluno, em cidadão no Império do Brasil. Empreendemos tal análise no espaço institucional do Colégio Pedro II entre 1837, data de sua criação, e 1861, momento de reforma do mesmo, buscando identificar como as formas de sociabilidade encontrados no colégio favoreciam a reprodução de um ideal de boa sociedade, que passava pela instrução e pela educação, ainda que de formas distintas e hierarquizadas, dos membros da nação brasileira. Identificados quem seriam os cidadãos do Império e definidos os instrumentos de reprodução de um ideal nacional o Colégio Pedro II apareceria como parte fundamental deste projeto de formação do Estado, da nação e de seus cidadãos no Rio de Janeiro, a Corte e capital do Império nos trópicos. Tendo essas questões em mente, esperamos demonstrar neste trabalho, por meio da análise do seu cotidiano escolar formal e simbólico, que o Colégio Pedro II era considerado, já àquela época, como uma das peças principais de reprodução e consolidação da auto-imagem do Império do Brasil.[en] What to choose? Going to the hills, to the fields, or to school? Built on the indecision of Pilar, Machado’s main character in Conto de Escola, we intend to analyze in this work how could a boy be turned into a student, and thereafter into a citizen, at the time of the Brazilian Empire. Our analysis encompasses mainly the institutional space of the model school known as Colégio Pedro II, between 1837, the date of its creation, and 1861, when it underwent through an intense reform. Our intention is to identify how sociability forms enacted by the school favored the reproduction of an ideal of a civilized society which belonged to the better sort, or the so-called: boa sociedade in the Empire. This ideal could only materialize through the instruction and the education efforts - which were hierarchically different in several ways - bestowed upon the members of the Brazilian nation. Once identified who would become the citizens of the Empire, and once defined the appropriate instruments for the reproduction of a national ideal, Colégio Pedro II played a mostly fundamental role in the State – and Nation-building project developed at the Court, in the capital city of the tropical Empire. While bearing these ideas in mind, we intend to demonstrate with this work, through the analysis of important aspects of the formal and symbolic school routine, how Colégio Pedro II was already considered at the time as a key tool for the reproduction and consolidation of a sought-for national image for the Brazilian Empire.MAXWELLMARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONACARLOS EDUARDO DIAS SOUZA2011-01-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16707@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16707porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:16707Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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