[pt] ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE UM MURO DE CONTENÇÃO UTILIZANDO PNEUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANA CRISTINA CASTRO FONTENLA SIEIRA
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1966@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1966
Resumo: [pt] Nesta dissertação é apresentada uma nova técnica para estabilização de encostas através da construção de um muro de gravidade usando pneus e solo. Esta técnica foi desenvolvida dentro de um trabalho de pesquisa realizado pela PUC-Rio, em colaboração com a Fundação Geo-Rio e a Universidade de Ottawa (Canadá). O trabalho consistiu na construção e análise de um muro experimental de solo- pneus localizado em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. O muro possui 60m de comprimento e 4m de altura, sendo constituído por camadas horizontais de pneus preenchidos com solo residual compactado e amarrados entre si com corda ou arame. Atrás do muro de pneus foi executado um retro-aterro com 6m de altura, constituído do mesmo solo utilizado no muro de solo- pneus. O muro é composto por 4 seções com características diferentes quanto ao tipo de amarração, geometria e configuração dos pneus (cortados ou inteiros). Apresenta- se neste trabalho um estudo do comportamento tensão vs deformação do material solo-pneus das 4 seções do muro. Os valores previstos numericamente foram comparados aos resultados da instrumentação de campo, com o objetivo de obter os parâmetros de deformabilidade do material. Para a representação do comportamento tensão vs deformação do material solo-pneus, utilizou-se o modelo elástico linear. Foi considerada a existência de 7 camadas distintas do material solo-pneus, permitindo a variação do módulo E ao longo da altura do muro. O solo do retro-aterro foi representado pelo modelo elástico não linear (hiperbólico). Dentre as principais conclusões, pode-se ressaltar que o uso de pneus cortados facilita o processo construtivo e reduz a deformabilidade do muro. A amarração dos pneus com corda, apesar de menos eficiente que a amarração com arame, apresenta-se como a melhor alternativa quando se considera a relação custo vs benefício. A utilização de solo-pneus apresenta-se como uma alternativa que combina a eficiência mecânica do pneu e o baixo custo de execução quando comparada às técnicas convencionais de estabilização de encostas.
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spelling [pt] ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE UM MURO DE CONTENÇÃO UTILIZANDO PNEUS [es] ANÁLISIS DEL COMPORTAMIENTO DE UN MURO DE CONTENCIÓN UTILIZANDO NEUMÁTICOS [en] BEHAVIOUR OF A GRAVITY RETAINING WALL USING SCRAP TIRES [pt] MUROS DE ARRIMO[en] RETAINING WALLS[pt] Nesta dissertação é apresentada uma nova técnica para estabilização de encostas através da construção de um muro de gravidade usando pneus e solo. Esta técnica foi desenvolvida dentro de um trabalho de pesquisa realizado pela PUC-Rio, em colaboração com a Fundação Geo-Rio e a Universidade de Ottawa (Canadá). O trabalho consistiu na construção e análise de um muro experimental de solo- pneus localizado em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. O muro possui 60m de comprimento e 4m de altura, sendo constituído por camadas horizontais de pneus preenchidos com solo residual compactado e amarrados entre si com corda ou arame. Atrás do muro de pneus foi executado um retro-aterro com 6m de altura, constituído do mesmo solo utilizado no muro de solo- pneus. O muro é composto por 4 seções com características diferentes quanto ao tipo de amarração, geometria e configuração dos pneus (cortados ou inteiros). Apresenta- se neste trabalho um estudo do comportamento tensão vs deformação do material solo-pneus das 4 seções do muro. Os valores previstos numericamente foram comparados aos resultados da instrumentação de campo, com o objetivo de obter os parâmetros de deformabilidade do material. Para a representação do comportamento tensão vs deformação do material solo-pneus, utilizou-se o modelo elástico linear. Foi considerada a existência de 7 camadas distintas do material solo-pneus, permitindo a variação do módulo E ao longo da altura do muro. O solo do retro-aterro foi representado pelo modelo elástico não linear (hiperbólico). Dentre as principais conclusões, pode-se ressaltar que o uso de pneus cortados facilita o processo construtivo e reduz a deformabilidade do muro. A amarração dos pneus com corda, apesar de menos eficiente que a amarração com arame, apresenta-se como a melhor alternativa quando se considera a relação custo vs benefício. A utilização de solo-pneus apresenta-se como uma alternativa que combina a eficiência mecânica do pneu e o baixo custo de execução quando comparada às técnicas convencionais de estabilização de encostas. [en] Construction of a retaining wall using scrap tires and soil is presented in this thesis. The technique was developed as part of a research program at PUC-Rio in collaboration with University of Ottawa and Geo-Rio. The present work consisted of building and analyzing an experimental retaining wall which was constructed in Jacarepaguá, Rio de Janeiro and made of scrap tires and soil. The wall is 60m long and 4 meters high, made of horizontal layers tire, tied with ropes or wires, filled with compacted residual soil. The backfill was 6 meters high using the same residual soil. The wall has four different cross sections which have distinct geometry, tire configurations (cut tires and entire tires) and tire connections.It is also presented a study on the stress strain behavior of the soil tire composite, which shapes the four different cross sections. The numerical results were compared with field measurements in order to obtain the deformation characteristics of backfill. The retaining wall material was considered to exhibit a linear elastic behavior. The construction procedure was numerically simulated in seven increments and allowing variation of modulus of deformation of the wall with the height of the wall. The stress strain behavior of the backfill was simulated with the use of the hiberbolic model.Among the major conclusions it worth mentioning that the use of cut tires facilitates the construction procedure consequently reducing the deformation of the wall. The use of rope to tie the tires, although less efficient than the use of wire, is a better alternative from the cost effectiveness point of view. The use of tires and soil is an attractive alternative to build retaining walls, which associates efficient mechanical performance with low cost, when compared to the conventional methods to stabilize slopes. [es] En esta disertación se presenta una nueva técnica para estabilización de encostas a través de la construcción de un muro de gravedad usando neumáticos y suelo. Esta técnica fue desarrollada dentro de un trabajo de investigación realizado por la PUC Rio, en colaboración con la Fundación Geo Rio y la Universidad de Ottawa (Canadá). El trabajo consistió en la construcción y análisis de un muro experimental de suelo y neumáticos localizado en Jacarepaguá, Rio de Janeiro. EL muro posee 60m de largo y 4m de altura, y esta compuesto por camadas horizontales de neumáticos llenos de suelo residual compactado y amarrados entre sí con cuerdas o alambre. Detrás del muro de neumáticos se ejecutó un retro aterro con 6m de altura, con el mismo suelo utilizado en el muro de suelo neumático. El muro está compuesto por 4 secciones con características diferentes respecto al tipo de amarre, geometría y configuración de los neumáticos (cortados o enteros). Se presenta en este trabajo un estudio del comportamiento tensión vs deformación del material suelo neumático de las 4 secciones del muro. Los valores previstos numéricamente fueron comparados con los resultados de la instrumentación de campo, con el objetivo de obtener los parámetros de deformabilidad del material. Para la representación del comportamiento tensión vs deformación del material suelo neumáticos, se utilizó el modelo elástico lineal. Fue considerada la existencia de 7 camadas distintas del material suelo neumáticos, permitindo la variación del módulo Y a lo largo de la altura del muro. El suelo del retro aterro fue representado por el modelo elástico no lineal (hiperbólico). Entre las principales conclusiones, cabe resaltar que el uso de neumáticos cortados facilita el proceso constructivo y reduce la deformabilidad del muro. El amarre de los neumáticos con cuerdas, a pesar de menos eficiente que el amarre con alambre, resulta ser la mejor alternativa cuando se considera la relación costo vs beneficio. La utilización de suelo neumático se presenta como una alternativa que combina la eficiencia mecánica del neumático y el bajo costo de ejecución cuando se compara a las técnicas convencionales de estabilización de encostas.MAXWELLALBERTO DE SAMPAIO FERRAZ JARDIM SAYAOANA CRISTINA CASTRO FONTENLA SIEIRA2001-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1966@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1966@2https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1966@4http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1966porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-03T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:1966Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-01-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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