[pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GISELE GAMA DA SILVA
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17092
Resumo: [pt] O texto multimodal é uma realidade no mundo atual, desde a mídia de grande circulação à Internet. O uso de múltiplas modalidades em sala de aula é freqüente, através de recursos como filmes, músicas, e imagens, entre muitos outros. O objetivo deste trabalho é observar o uso de textos multimodais na sala de aula de língua inglesa, assim como na escolha do professor no uso deste ou aquele texto multimodal, de modo que possamos ter uma visão, mesmo que parcial, do papel do texto multimodal no ensino de inglês nesse ambiente, em termos de (1) a visão do professor sobre os objetos de ensino e (2) o texto multimodal em relação aos outros recursos pedagógicos. O trabalho tem duas dimensões que se complementam: a visão teórica sobre a imagem e a visão que tange a pedagogia para o ensino de língua, por uma abordagem multimodal. A perspectiva teórica multimodal do estudo se baseou na teoria da gramática do design visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996 e 2001) e em estudos de comunicação visual (Santaella, 2004; Sturken & Cartwright, 2001). A perspectiva multimodal no ensino é pautada pelos trabalhos de Oliveira (2003), Unsworth (2001) e Royce (2002). O estudo discute: (1) o uso das imagens no material didático e a visão das professoras desse uso, e (2) a proposta de levar aprendizes e docentes a se capacitarem a ler textos multimodais, de modo a adquirir a competência comunicativa multimodal.
id PUC_RIO-1_c6c557560af5d91e02a6eeedab169e0e
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:17092
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL[en] IMAGES IN FOREIGN LANGUAGE TEACHING: A STUDY OF CLASSROOMS FROM A MULTIMODAL PERSPECTIVE [pt] SEMIOTICA[pt] ENSINO DE INGLES[pt] MULTIMODALIDADE[pt] IMAGEM[en] SEMIOTICS[en] EFL TEACHING[en] MULTIMODALITY[en] IMAGE[pt] O texto multimodal é uma realidade no mundo atual, desde a mídia de grande circulação à Internet. O uso de múltiplas modalidades em sala de aula é freqüente, através de recursos como filmes, músicas, e imagens, entre muitos outros. O objetivo deste trabalho é observar o uso de textos multimodais na sala de aula de língua inglesa, assim como na escolha do professor no uso deste ou aquele texto multimodal, de modo que possamos ter uma visão, mesmo que parcial, do papel do texto multimodal no ensino de inglês nesse ambiente, em termos de (1) a visão do professor sobre os objetos de ensino e (2) o texto multimodal em relação aos outros recursos pedagógicos. O trabalho tem duas dimensões que se complementam: a visão teórica sobre a imagem e a visão que tange a pedagogia para o ensino de língua, por uma abordagem multimodal. A perspectiva teórica multimodal do estudo se baseou na teoria da gramática do design visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996 e 2001) e em estudos de comunicação visual (Santaella, 2004; Sturken & Cartwright, 2001). A perspectiva multimodal no ensino é pautada pelos trabalhos de Oliveira (2003), Unsworth (2001) e Royce (2002). O estudo discute: (1) o uso das imagens no material didático e a visão das professoras desse uso, e (2) a proposta de levar aprendizes e docentes a se capacitarem a ler textos multimodais, de modo a adquirir a competência comunicativa multimodal.[en] Multimodal texts have a strong presence in contemporary society, in the mass media and on Internet, for instance. The use of multiple modalities in the language classroom is common, as can be seen in films, songs, images, and many other resources. The purpose of this study is to observe teaching practices with multimodal texts in English language classrooms in order to gain a view of the role of verbal and visual texts in this kind of setting. The focus is on (1) the perception that the teachers have of their choices about what material to use, and (2) their vision of its use multimodal text in relation to teaching resources in general. The theoretical perspective of the study is based on the theory of the grammar of visual design as modeled by Kress and van Leeuwen (1996, 2001). The pedagogical perspective of the study is guided by the work of Unsworth (2001) and Royce (2002), authors that argue for teaching based on a multimodal approach. The study discusses: (1) the use of images in pedadogical material and teacher’s visions of its use, and (2) the notion of making learners and teachers to be able to read multimodal texts, so as to gain multimodal communicative competence.MAXWELLBARBARA JANE WILCOX HEMAISGISELE GAMA DA SILVA2011-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17092porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:17092Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL
[en] IMAGES IN FOREIGN LANGUAGE TEACHING: A STUDY OF CLASSROOMS FROM A MULTIMODAL PERSPECTIVE
title [pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL
spellingShingle [pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL
GISELE GAMA DA SILVA
[pt] SEMIOTICA
[pt] ENSINO DE INGLES
[pt] MULTIMODALIDADE
[pt] IMAGEM
[en] SEMIOTICS
[en] EFL TEACHING
[en] MULTIMODALITY
[en] IMAGE
title_short [pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL
title_full [pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL
title_fullStr [pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL
title_full_unstemmed [pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL
title_sort [pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL
author GISELE GAMA DA SILVA
author_facet GISELE GAMA DA SILVA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
dc.contributor.author.fl_str_mv GISELE GAMA DA SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] SEMIOTICA
[pt] ENSINO DE INGLES
[pt] MULTIMODALIDADE
[pt] IMAGEM
[en] SEMIOTICS
[en] EFL TEACHING
[en] MULTIMODALITY
[en] IMAGE
topic [pt] SEMIOTICA
[pt] ENSINO DE INGLES
[pt] MULTIMODALIDADE
[pt] IMAGEM
[en] SEMIOTICS
[en] EFL TEACHING
[en] MULTIMODALITY
[en] IMAGE
description [pt] O texto multimodal é uma realidade no mundo atual, desde a mídia de grande circulação à Internet. O uso de múltiplas modalidades em sala de aula é freqüente, através de recursos como filmes, músicas, e imagens, entre muitos outros. O objetivo deste trabalho é observar o uso de textos multimodais na sala de aula de língua inglesa, assim como na escolha do professor no uso deste ou aquele texto multimodal, de modo que possamos ter uma visão, mesmo que parcial, do papel do texto multimodal no ensino de inglês nesse ambiente, em termos de (1) a visão do professor sobre os objetos de ensino e (2) o texto multimodal em relação aos outros recursos pedagógicos. O trabalho tem duas dimensões que se complementam: a visão teórica sobre a imagem e a visão que tange a pedagogia para o ensino de língua, por uma abordagem multimodal. A perspectiva teórica multimodal do estudo se baseou na teoria da gramática do design visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996 e 2001) e em estudos de comunicação visual (Santaella, 2004; Sturken & Cartwright, 2001). A perspectiva multimodal no ensino é pautada pelos trabalhos de Oliveira (2003), Unsworth (2001) e Royce (2002). O estudo discute: (1) o uso das imagens no material didático e a visão das professoras desse uso, e (2) a proposta de levar aprendizes e docentes a se capacitarem a ler textos multimodais, de modo a adquirir a competência comunicativa multimodal.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17092
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822578418614272