[pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17092 |
Resumo: | [pt] O texto multimodal é uma realidade no mundo atual, desde a mídia de grande circulação à Internet. O uso de múltiplas modalidades em sala de aula é freqüente, através de recursos como filmes, músicas, e imagens, entre muitos outros. O objetivo deste trabalho é observar o uso de textos multimodais na sala de aula de língua inglesa, assim como na escolha do professor no uso deste ou aquele texto multimodal, de modo que possamos ter uma visão, mesmo que parcial, do papel do texto multimodal no ensino de inglês nesse ambiente, em termos de (1) a visão do professor sobre os objetos de ensino e (2) o texto multimodal em relação aos outros recursos pedagógicos. O trabalho tem duas dimensões que se complementam: a visão teórica sobre a imagem e a visão que tange a pedagogia para o ensino de língua, por uma abordagem multimodal. A perspectiva teórica multimodal do estudo se baseou na teoria da gramática do design visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996 e 2001) e em estudos de comunicação visual (Santaella, 2004; Sturken & Cartwright, 2001). A perspectiva multimodal no ensino é pautada pelos trabalhos de Oliveira (2003), Unsworth (2001) e Royce (2002). O estudo discute: (1) o uso das imagens no material didático e a visão das professoras desse uso, e (2) a proposta de levar aprendizes e docentes a se capacitarem a ler textos multimodais, de modo a adquirir a competência comunicativa multimodal. |
id |
PUC_RIO-1_c6c557560af5d91e02a6eeedab169e0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:17092 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL[en] IMAGES IN FOREIGN LANGUAGE TEACHING: A STUDY OF CLASSROOMS FROM A MULTIMODAL PERSPECTIVE [pt] SEMIOTICA[pt] ENSINO DE INGLES[pt] MULTIMODALIDADE[pt] IMAGEM[en] SEMIOTICS[en] EFL TEACHING[en] MULTIMODALITY[en] IMAGE[pt] O texto multimodal é uma realidade no mundo atual, desde a mídia de grande circulação à Internet. O uso de múltiplas modalidades em sala de aula é freqüente, através de recursos como filmes, músicas, e imagens, entre muitos outros. O objetivo deste trabalho é observar o uso de textos multimodais na sala de aula de língua inglesa, assim como na escolha do professor no uso deste ou aquele texto multimodal, de modo que possamos ter uma visão, mesmo que parcial, do papel do texto multimodal no ensino de inglês nesse ambiente, em termos de (1) a visão do professor sobre os objetos de ensino e (2) o texto multimodal em relação aos outros recursos pedagógicos. O trabalho tem duas dimensões que se complementam: a visão teórica sobre a imagem e a visão que tange a pedagogia para o ensino de língua, por uma abordagem multimodal. A perspectiva teórica multimodal do estudo se baseou na teoria da gramática do design visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996 e 2001) e em estudos de comunicação visual (Santaella, 2004; Sturken & Cartwright, 2001). A perspectiva multimodal no ensino é pautada pelos trabalhos de Oliveira (2003), Unsworth (2001) e Royce (2002). O estudo discute: (1) o uso das imagens no material didático e a visão das professoras desse uso, e (2) a proposta de levar aprendizes e docentes a se capacitarem a ler textos multimodais, de modo a adquirir a competência comunicativa multimodal.[en] Multimodal texts have a strong presence in contemporary society, in the mass media and on Internet, for instance. The use of multiple modalities in the language classroom is common, as can be seen in films, songs, images, and many other resources. The purpose of this study is to observe teaching practices with multimodal texts in English language classrooms in order to gain a view of the role of verbal and visual texts in this kind of setting. The focus is on (1) the perception that the teachers have of their choices about what material to use, and (2) their vision of its use multimodal text in relation to teaching resources in general. The theoretical perspective of the study is based on the theory of the grammar of visual design as modeled by Kress and van Leeuwen (1996, 2001). The pedagogical perspective of the study is guided by the work of Unsworth (2001) and Royce (2002), authors that argue for teaching based on a multimodal approach. The study discusses: (1) the use of images in pedadogical material and teacher’s visions of its use, and (2) the notion of making learners and teachers to be able to read multimodal texts, so as to gain multimodal communicative competence.MAXWELLBARBARA JANE WILCOX HEMAISGISELE GAMA DA SILVA2011-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17092porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:17092Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL [en] IMAGES IN FOREIGN LANGUAGE TEACHING: A STUDY OF CLASSROOMS FROM A MULTIMODAL PERSPECTIVE |
title |
[pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL |
spellingShingle |
[pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL GISELE GAMA DA SILVA [pt] SEMIOTICA [pt] ENSINO DE INGLES [pt] MULTIMODALIDADE [pt] IMAGEM [en] SEMIOTICS [en] EFL TEACHING [en] MULTIMODALITY [en] IMAGE |
title_short |
[pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL |
title_full |
[pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL |
title_fullStr |
[pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL |
title_full_unstemmed |
[pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL |
title_sort |
[pt] AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL |
author |
GISELE GAMA DA SILVA |
author_facet |
GISELE GAMA DA SILVA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GISELE GAMA DA SILVA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] SEMIOTICA [pt] ENSINO DE INGLES [pt] MULTIMODALIDADE [pt] IMAGEM [en] SEMIOTICS [en] EFL TEACHING [en] MULTIMODALITY [en] IMAGE |
topic |
[pt] SEMIOTICA [pt] ENSINO DE INGLES [pt] MULTIMODALIDADE [pt] IMAGEM [en] SEMIOTICS [en] EFL TEACHING [en] MULTIMODALITY [en] IMAGE |
description |
[pt] O texto multimodal é uma realidade no mundo atual, desde a mídia de grande circulação à Internet. O uso de múltiplas modalidades em sala de aula é freqüente, através de recursos como filmes, músicas, e imagens, entre muitos outros. O objetivo deste trabalho é observar o uso de textos multimodais na sala de aula de língua inglesa, assim como na escolha do professor no uso deste ou aquele texto multimodal, de modo que possamos ter uma visão, mesmo que parcial, do papel do texto multimodal no ensino de inglês nesse ambiente, em termos de (1) a visão do professor sobre os objetos de ensino e (2) o texto multimodal em relação aos outros recursos pedagógicos. O trabalho tem duas dimensões que se complementam: a visão teórica sobre a imagem e a visão que tange a pedagogia para o ensino de língua, por uma abordagem multimodal. A perspectiva teórica multimodal do estudo se baseou na teoria da gramática do design visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996 e 2001) e em estudos de comunicação visual (Santaella, 2004; Sturken & Cartwright, 2001). A perspectiva multimodal no ensino é pautada pelos trabalhos de Oliveira (2003), Unsworth (2001) e Royce (2002). O estudo discute: (1) o uso das imagens no material didático e a visão das professoras desse uso, e (2) a proposta de levar aprendizes e docentes a se capacitarem a ler textos multimodais, de modo a adquirir a competência comunicativa multimodal. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17092 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822578418614272 |