SOMOS PESSOAS COMO AS OUTRAS: PRECONCEITO CONTRA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO E VARIAÇÕES NO CLIMA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FELIPE BASTOS
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51035@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51035@2
Resumo: Mais do que um ambiente de aprendizagem acadêmica, a escola é também espaço onde as e os jovens se desenvolvem comportamental, emocional e cognitivamente e estabelecem relacionamentos sociais positivos. Atitudes preconceituosas, como a homofobia e a misoginia, vão de encontro com os objetivos educacionais e impactam negativamente no aspecto relacional que compõe o clima escolar. A presente pesquisa busca compreender este impacto através de um estudo sobre as relações existentes entre climas escolares distintos com ambientes menos ou mais preconceituosos em relação à diversidade sexual e de gênero. Para cumprir estes objetivos, traçamos um desenho de investigação quantitativo a partir das respostas de estudantes a dois questionários. O primeiro, inserido em uma pesquisa maior sobre preconceito, forneceu dados sobre as atitudes contra a diversidade sexual e de gênero na visão de estudantes do sétimo ano de dez escolas públicas localizadas no município do Rio de Janeiro. A partir destes dados, selecionamos duas escolas com posicionamentos distintos, a Escola Iracema e a Escola Hora da Estrela, e aplicamos um segundo questionário, dessa vez voltado para todo o segundo segmento do Ensino Fundamental, com questões acerca do clima da escola, além de mais itens sobre preconceito em relação à diversidade sexual e de gênero. A partir da elaboração de índices, observamos que apesar de estarem geograficamente próximas e possuírem um corpo discente social e culturalmente parecido, oriundo dos mesmos bairros do entorno, as duas escolas possuem diferenças marcadamente significativas em relação ao clima e às visões e atitudes preconceituosas: as alunas e os alunos da Escola Iracema percebem um clima escolar menos positivo e indicam apresentar pensamentos mais preconceituosos contra a diversidade sexual e de gênero do que as e os estudantes da Escola Hora da Estrela. Observamos que as visões preconceituosas quanto à diversidade sexual e de gênero das e dos estudantes se associam positivamente com o bom relacionamento com seus pares e negativamente com: (i) a percepção do respeito à diversidade pela comunidade escolar; (ii) a compreensão do papel da gestão na resolução dos conflitos escolares; (iii) o comportamento e os sentimentos de engajamento e pertencimento na escola e (iv) a violência sofrida por bullying. Conclui-se que um ambiente escolar marcado por um clima mais positivo pode apresentar, ao mesmo tempo, estudantes menos misóginos e homofóbicos.
id PUC_RIO-1_c7b7ed27a218aabfae618996d7df8b5d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:51035
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSOMOS PESSOAS COMO AS OUTRAS: PRECONCEITO CONTRA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO E VARIAÇÕES NO CLIMA ESCOLARWE ARE PEOPLE LIKE OTHERS: PREJUDICE AGAINST SEXUAL AND GENDER DIVERSITY AND SCHOOL CLIMATE VARIATIONS2020-02-20ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO74225642704lattes.cnpq.br/8170349662210452ANDERSON FERRARIALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINOPEDRO PINHEIRO TEIXEIRAPEDRO PINHEIRO TEIXEIRAPEDRO PINHEIRO TEIXEIRANAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA11760763705lattes.cnpq.br/6430970460987731FELIPE BASTOSPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRMais do que um ambiente de aprendizagem acadêmica, a escola é também espaço onde as e os jovens se desenvolvem comportamental, emocional e cognitivamente e estabelecem relacionamentos sociais positivos. Atitudes preconceituosas, como a homofobia e a misoginia, vão de encontro com os objetivos educacionais e impactam negativamente no aspecto relacional que compõe o clima escolar. A presente pesquisa busca compreender este impacto através de um estudo sobre as relações existentes entre climas escolares distintos com ambientes menos ou mais preconceituosos em relação à diversidade sexual e de gênero. Para cumprir estes objetivos, traçamos um desenho de investigação quantitativo a partir das respostas de estudantes a dois questionários. O primeiro, inserido em uma pesquisa maior sobre preconceito, forneceu dados sobre as atitudes contra a diversidade sexual e de gênero na visão de estudantes do sétimo ano de dez escolas públicas localizadas no município do Rio de Janeiro. A partir destes dados, selecionamos duas escolas com posicionamentos distintos, a Escola Iracema e a Escola Hora da Estrela, e aplicamos um segundo questionário, dessa vez voltado para todo o segundo segmento do Ensino Fundamental, com questões acerca do clima da escola, além de mais itens sobre preconceito em relação à diversidade sexual e de gênero. A partir da elaboração de índices, observamos que apesar de estarem geograficamente próximas e possuírem um corpo discente social e culturalmente parecido, oriundo dos mesmos bairros do entorno, as duas escolas possuem diferenças marcadamente significativas em relação ao clima e às visões e atitudes preconceituosas: as alunas e os alunos da Escola Iracema percebem um clima escolar menos positivo e indicam apresentar pensamentos mais preconceituosos contra a diversidade sexual e de gênero do que as e os estudantes da Escola Hora da Estrela. Observamos que as visões preconceituosas quanto à diversidade sexual e de gênero das e dos estudantes se associam positivamente com o bom relacionamento com seus pares e negativamente com: (i) a percepção do respeito à diversidade pela comunidade escolar; (ii) a compreensão do papel da gestão na resolução dos conflitos escolares; (iii) o comportamento e os sentimentos de engajamento e pertencimento na escola e (iv) a violência sofrida por bullying. Conclui-se que um ambiente escolar marcado por um clima mais positivo pode apresentar, ao mesmo tempo, estudantes menos misóginos e homofóbicos.More than an academic learning environment, the school is also a place where young people develop behaviorally, emotionally and cognitively and form positive social relationships. Prejudiced attitudes such as homophobia and misogyny are opposed to educational goals and negatively impact the school climate relational aspect. This research aimed to understand this impact through the relationships between different school climates with less or more prejudiced environments in terms to sexual and gender diversity. To fulfill these goals, we draw a quantitative research design from student responses to two surveys. The first, integrating a larger research on prejudice, provided data on attitudes against sexual and gender diversity in the view of 7th grade students from ten Rio de Janeiro city public schools. From these data, we selected two schools with different positions, Iracema School and Hora da Estrela School, and applied a second questionnaire, this time focused on the entire second segment of elementary school, with questions about the school climate, and more items on prejudice against sexual and gender diversity. Despite geographically close and with socially and culturally similar student configuration, coming from the same neighborhoods, the two schools have markedly significant differences in relation to its school climate and prejudiced views and attitudes: from the established indices, it is concluded that Iracema School students perceive a less positive school climate whereas indicate more prejudiced thoughts against sexual and gender diversity than Hora da Estrela School students. We observed that the prejudiced students’ views regarding sexual and gender diversity are positively associated with good peer relationships and negatively associated with: (i) the perception of respect for diversity by the school community; (ii) the school management role on conflict resolution; (iii) the behavior and the feelings of engagement and belonging at school and (iv) the peer victimization through bullying. It is concluded that a school environment marked by a more positive climate can have, at the same time, less misogynist and homophobic students.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAPROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51035@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51035@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:56:59Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:51035Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-27T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv SOMOS PESSOAS COMO AS OUTRAS: PRECONCEITO CONTRA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO E VARIAÇÕES NO CLIMA ESCOLAR
dc.title.alternative.en.fl_str_mv WE ARE PEOPLE LIKE OTHERS: PREJUDICE AGAINST SEXUAL AND GENDER DIVERSITY AND SCHOOL CLIMATE VARIATIONS
title SOMOS PESSOAS COMO AS OUTRAS: PRECONCEITO CONTRA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO E VARIAÇÕES NO CLIMA ESCOLAR
spellingShingle SOMOS PESSOAS COMO AS OUTRAS: PRECONCEITO CONTRA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO E VARIAÇÕES NO CLIMA ESCOLAR
FELIPE BASTOS
title_short SOMOS PESSOAS COMO AS OUTRAS: PRECONCEITO CONTRA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO E VARIAÇÕES NO CLIMA ESCOLAR
title_full SOMOS PESSOAS COMO AS OUTRAS: PRECONCEITO CONTRA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO E VARIAÇÕES NO CLIMA ESCOLAR
title_fullStr SOMOS PESSOAS COMO AS OUTRAS: PRECONCEITO CONTRA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO E VARIAÇÕES NO CLIMA ESCOLAR
title_full_unstemmed SOMOS PESSOAS COMO AS OUTRAS: PRECONCEITO CONTRA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO E VARIAÇÕES NO CLIMA ESCOLAR
title_sort SOMOS PESSOAS COMO AS OUTRAS: PRECONCEITO CONTRA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO E VARIAÇÕES NO CLIMA ESCOLAR
author FELIPE BASTOS
author_facet FELIPE BASTOS
author_role author
dc.contributor.advisor-co1ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 74225642704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8170349662210452
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv ANDERSON FERRARI
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 11760763705
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6430970460987731
dc.contributor.author.fl_str_mv FELIPE BASTOS
contributor_str_mv ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
ANDERSON FERRARI
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
NAIRA DA COSTA MUYLAERT LIMA
description Mais do que um ambiente de aprendizagem acadêmica, a escola é também espaço onde as e os jovens se desenvolvem comportamental, emocional e cognitivamente e estabelecem relacionamentos sociais positivos. Atitudes preconceituosas, como a homofobia e a misoginia, vão de encontro com os objetivos educacionais e impactam negativamente no aspecto relacional que compõe o clima escolar. A presente pesquisa busca compreender este impacto através de um estudo sobre as relações existentes entre climas escolares distintos com ambientes menos ou mais preconceituosos em relação à diversidade sexual e de gênero. Para cumprir estes objetivos, traçamos um desenho de investigação quantitativo a partir das respostas de estudantes a dois questionários. O primeiro, inserido em uma pesquisa maior sobre preconceito, forneceu dados sobre as atitudes contra a diversidade sexual e de gênero na visão de estudantes do sétimo ano de dez escolas públicas localizadas no município do Rio de Janeiro. A partir destes dados, selecionamos duas escolas com posicionamentos distintos, a Escola Iracema e a Escola Hora da Estrela, e aplicamos um segundo questionário, dessa vez voltado para todo o segundo segmento do Ensino Fundamental, com questões acerca do clima da escola, além de mais itens sobre preconceito em relação à diversidade sexual e de gênero. A partir da elaboração de índices, observamos que apesar de estarem geograficamente próximas e possuírem um corpo discente social e culturalmente parecido, oriundo dos mesmos bairros do entorno, as duas escolas possuem diferenças marcadamente significativas em relação ao clima e às visões e atitudes preconceituosas: as alunas e os alunos da Escola Iracema percebem um clima escolar menos positivo e indicam apresentar pensamentos mais preconceituosos contra a diversidade sexual e de gênero do que as e os estudantes da Escola Hora da Estrela. Observamos que as visões preconceituosas quanto à diversidade sexual e de gênero das e dos estudantes se associam positivamente com o bom relacionamento com seus pares e negativamente com: (i) a percepção do respeito à diversidade pela comunidade escolar; (ii) a compreensão do papel da gestão na resolução dos conflitos escolares; (iii) o comportamento e os sentimentos de engajamento e pertencimento na escola e (iv) a violência sofrida por bullying. Conclui-se que um ambiente escolar marcado por um clima mais positivo pode apresentar, ao mesmo tempo, estudantes menos misóginos e homofóbicos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51035@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51035@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51035@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=51035@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324953471582208