[pt] TICKET TO RIDE: AS TENSÕES ENTRE CONSUMO E CONTRACULTURA NAS LETRAS DE MÚSICA DOS BEATLES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9092@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9092@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9092 |
Resumo: | [pt] A contracultura foi um movimento impulsionado pela juventude da década de 1960 que se chocou com a sociedade capitalista e ia contra os seus princípios. Entretanto, para que este movimento de contracultura pudesse se desenvolver, ele necessitava da cultura de massa - que pertence à sociedade capitalista - para se desenvolver e espalhar sua mensagem pelo mundo. São essas tensões entre consumo e contracultura que são detalhadas nesta dissertação, a partir das letras das músicas dos Beatles (grupo musical que foi um dos maiores ícones da contracultura) que retratam, de alguma forma, o universo do consumo. |
id |
PUC_RIO-1_c87cd9b12a6548bed86b2176aab8d1f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:9092 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] TICKET TO RIDE: AS TENSÕES ENTRE CONSUMO E CONTRACULTURA NAS LETRAS DE MÚSICA DOS BEATLES[en] TICKET TO RIDE: THE TENSIONS BETWEEN THE COUNTERCULTURE MOVEMENT AND CONSUMPTION IN BEATLES LYRICS[pt] CONSUMO[pt] BEATLES[pt] CONTRACULTURA[pt] MUSICA POPULAR[pt] CULTURA DE MASSA[en] CONSUMPTION[en] BEATLES[en] COUNTERCULTURE[en] POPULAR MUSIC[en] MASS CULTURE[pt] A contracultura foi um movimento impulsionado pela juventude da década de 1960 que se chocou com a sociedade capitalista e ia contra os seus princípios. Entretanto, para que este movimento de contracultura pudesse se desenvolver, ele necessitava da cultura de massa - que pertence à sociedade capitalista - para se desenvolver e espalhar sua mensagem pelo mundo. São essas tensões entre consumo e contracultura que são detalhadas nesta dissertação, a partir das letras das músicas dos Beatles (grupo musical que foi um dos maiores ícones da contracultura) que retratam, de alguma forma, o universo do consumo.[en] The counterculture was a movement impulsed by the young people in the 1960 s decade that ran into the capitalist society and it s principals. However, for this movement to work, it needed the mass culture - that belongs to the capitalist society - to spread it s message around the world. These tensions between the counterculture movement and consumption are detailed on this dissertation, inspired on the Beatles lyrics (a rock group that was one of the most popular icons of the countercultere movement) that shows, in some way, the consumption s universe.MAXWELLEVERARDO PEREIRA G ROCHALUCIANA VILLELA DE MORAES SARMENTO2006-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9092@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9092@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9092porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-19T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:9092Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] TICKET TO RIDE: AS TENSÕES ENTRE CONSUMO E CONTRACULTURA NAS LETRAS DE MÚSICA DOS BEATLES [en] TICKET TO RIDE: THE TENSIONS BETWEEN THE COUNTERCULTURE MOVEMENT AND CONSUMPTION IN BEATLES LYRICS |
title |
[pt] TICKET TO RIDE: AS TENSÕES ENTRE CONSUMO E CONTRACULTURA NAS LETRAS DE MÚSICA DOS BEATLES |
spellingShingle |
[pt] TICKET TO RIDE: AS TENSÕES ENTRE CONSUMO E CONTRACULTURA NAS LETRAS DE MÚSICA DOS BEATLES LUCIANA VILLELA DE MORAES SARMENTO [pt] CONSUMO [pt] BEATLES [pt] CONTRACULTURA [pt] MUSICA POPULAR [pt] CULTURA DE MASSA [en] CONSUMPTION [en] BEATLES [en] COUNTERCULTURE [en] POPULAR MUSIC [en] MASS CULTURE |
title_short |
[pt] TICKET TO RIDE: AS TENSÕES ENTRE CONSUMO E CONTRACULTURA NAS LETRAS DE MÚSICA DOS BEATLES |
title_full |
[pt] TICKET TO RIDE: AS TENSÕES ENTRE CONSUMO E CONTRACULTURA NAS LETRAS DE MÚSICA DOS BEATLES |
title_fullStr |
[pt] TICKET TO RIDE: AS TENSÕES ENTRE CONSUMO E CONTRACULTURA NAS LETRAS DE MÚSICA DOS BEATLES |
title_full_unstemmed |
[pt] TICKET TO RIDE: AS TENSÕES ENTRE CONSUMO E CONTRACULTURA NAS LETRAS DE MÚSICA DOS BEATLES |
title_sort |
[pt] TICKET TO RIDE: AS TENSÕES ENTRE CONSUMO E CONTRACULTURA NAS LETRAS DE MÚSICA DOS BEATLES |
author |
LUCIANA VILLELA DE MORAES SARMENTO |
author_facet |
LUCIANA VILLELA DE MORAES SARMENTO |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
EVERARDO PEREIRA G ROCHA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUCIANA VILLELA DE MORAES SARMENTO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] CONSUMO [pt] BEATLES [pt] CONTRACULTURA [pt] MUSICA POPULAR [pt] CULTURA DE MASSA [en] CONSUMPTION [en] BEATLES [en] COUNTERCULTURE [en] POPULAR MUSIC [en] MASS CULTURE |
topic |
[pt] CONSUMO [pt] BEATLES [pt] CONTRACULTURA [pt] MUSICA POPULAR [pt] CULTURA DE MASSA [en] CONSUMPTION [en] BEATLES [en] COUNTERCULTURE [en] POPULAR MUSIC [en] MASS CULTURE |
description |
[pt] A contracultura foi um movimento impulsionado pela juventude da década de 1960 que se chocou com a sociedade capitalista e ia contra os seus princípios. Entretanto, para que este movimento de contracultura pudesse se desenvolver, ele necessitava da cultura de massa - que pertence à sociedade capitalista - para se desenvolver e espalhar sua mensagem pelo mundo. São essas tensões entre consumo e contracultura que são detalhadas nesta dissertação, a partir das letras das músicas dos Beatles (grupo musical que foi um dos maiores ícones da contracultura) que retratam, de alguma forma, o universo do consumo. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-10-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9092@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9092@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9092 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9092@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9092@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822560478527488 |