ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MÁRCIA CORREA E CASTRO
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@2
Resumo: Orientada pela proposta metodológica da Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richardo Bowes (1992) a presente pesquisa busca analisar os contextos de influência e de produção do texto da atual política nacional de tecnologia na educação: o PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), abordando ainda leituras feitas da política pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, leituras estas que orientarão o contexto da prática local da política. Para dar conta de seus objetivos o texto apresenta: (1) o histórico das políticas brasileiras de informática e a tensão entre a busca pela autonomia tecnológica do país e as pressões do mercado externo; (2) o paralelismo entre as políticas gerais de educação e as políticas de tecnologia na escola até a década de noventa, com a posterior convergência entre essas políticas para atender ao mercado; (3) a materialização discursiva da convergência entre educação e tecnologia educacional e as contradições de um texto que enuncia a democracia mas realiza o mercado.
id PUC_RIO-1_c94fe0de775185485fd46e3317f290a5
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:18430
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007)STATING DEMOCRACY AND CARRY OUT THE MARKET: TECHNOLOGY POLICIES IN BRAZILIAN EDUCATION (1973-2007) 2011-04-15JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTIJOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTIALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINOJOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTIJOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTIMARIA HELENA SILVEIRA BONILLA01290149747lattes.cnpq.br/0149882908273728MÁRCIA CORREA E CASTROPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBROrientada pela proposta metodológica da Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richardo Bowes (1992) a presente pesquisa busca analisar os contextos de influência e de produção do texto da atual política nacional de tecnologia na educação: o PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), abordando ainda leituras feitas da política pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, leituras estas que orientarão o contexto da prática local da política. Para dar conta de seus objetivos o texto apresenta: (1) o histórico das políticas brasileiras de informática e a tensão entre a busca pela autonomia tecnológica do país e as pressões do mercado externo; (2) o paralelismo entre as políticas gerais de educação e as políticas de tecnologia na escola até a década de noventa, com a posterior convergência entre essas políticas para atender ao mercado; (3) a materialização discursiva da convergência entre educação e tecnologia educacional e as contradições de um texto que enuncia a democracia mas realiza o mercado.Based in the Policy Cycle Approach formulated by Stephen Ball and Richard Bowe (1992) this research aims at analyzing the influence an text production contexts of the current Brazilian policy on technology in education: the PROINFO (National Program of Technology in Education). The text also discuss readings of the policy made by the Local government in Rio de Janeiro, witch helps to delineate the policy’s context of practice in this state. To meet its objectives, the text presents: (1) the historical survey of the Brazilian ICT policies and the search for technological autonomy facing the pressures of international market; (2)The parallelism between the general policies of education until the nineties; and further convergence between the two policies to satisfy the market; (3) the contradictions expressed in the text of current policy of educational technology, witch states democracy, but realizes the market.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:12:43Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:18430Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-23T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv STATING DEMOCRACY AND CARRY OUT THE MARKET: TECHNOLOGY POLICIES IN BRAZILIAN EDUCATION (1973-2007)
title ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007)
spellingShingle ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007)
MÁRCIA CORREA E CASTRO
title_short ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007)
title_full ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007)
title_fullStr ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007)
title_full_unstemmed ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007)
title_sort ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007)
author MÁRCIA CORREA E CASTRO
author_facet MÁRCIA CORREA E CASTRO
author_role author
dc.contributor.advisor1ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor2Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARIA HELENA SILVEIRA BONILLA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01290149747
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0149882908273728
dc.contributor.author.fl_str_mv MÁRCIA CORREA E CASTRO
contributor_str_mv JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI
MARIA HELENA SILVEIRA BONILLA
description Orientada pela proposta metodológica da Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richardo Bowes (1992) a presente pesquisa busca analisar os contextos de influência e de produção do texto da atual política nacional de tecnologia na educação: o PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), abordando ainda leituras feitas da política pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, leituras estas que orientarão o contexto da prática local da política. Para dar conta de seus objetivos o texto apresenta: (1) o histórico das políticas brasileiras de informática e a tensão entre a busca pela autonomia tecnológica do país e as pressões do mercado externo; (2) o paralelismo entre as políticas gerais de educação e as políticas de tecnologia na escola até a década de noventa, com a posterior convergência entre essas políticas para atender ao mercado; (3) a materialização discursiva da convergência entre educação e tecnologia educacional e as contradições de um texto que enuncia a democracia mas realiza o mercado.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324909958823936