ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@2 |
Resumo: | Orientada pela proposta metodológica da Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richardo Bowes (1992) a presente pesquisa busca analisar os contextos de influência e de produção do texto da atual política nacional de tecnologia na educação: o PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), abordando ainda leituras feitas da política pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, leituras estas que orientarão o contexto da prática local da política. Para dar conta de seus objetivos o texto apresenta: (1) o histórico das políticas brasileiras de informática e a tensão entre a busca pela autonomia tecnológica do país e as pressões do mercado externo; (2) o paralelismo entre as políticas gerais de educação e as políticas de tecnologia na escola até a década de noventa, com a posterior convergência entre essas políticas para atender ao mercado; (3) a materialização discursiva da convergência entre educação e tecnologia educacional e as contradições de um texto que enuncia a democracia mas realiza o mercado. |
id |
PUC_RIO-1_c94fe0de775185485fd46e3317f290a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:18430 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007)STATING DEMOCRACY AND CARRY OUT THE MARKET: TECHNOLOGY POLICIES IN BRAZILIAN EDUCATION (1973-2007) 2011-04-15JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTIJOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTIALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINOJOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTIJOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTIMARIA HELENA SILVEIRA BONILLA01290149747lattes.cnpq.br/0149882908273728MÁRCIA CORREA E CASTROPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBROrientada pela proposta metodológica da Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richardo Bowes (1992) a presente pesquisa busca analisar os contextos de influência e de produção do texto da atual política nacional de tecnologia na educação: o PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), abordando ainda leituras feitas da política pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, leituras estas que orientarão o contexto da prática local da política. Para dar conta de seus objetivos o texto apresenta: (1) o histórico das políticas brasileiras de informática e a tensão entre a busca pela autonomia tecnológica do país e as pressões do mercado externo; (2) o paralelismo entre as políticas gerais de educação e as políticas de tecnologia na escola até a década de noventa, com a posterior convergência entre essas políticas para atender ao mercado; (3) a materialização discursiva da convergência entre educação e tecnologia educacional e as contradições de um texto que enuncia a democracia mas realiza o mercado.Based in the Policy Cycle Approach formulated by Stephen Ball and Richard Bowe (1992) this research aims at analyzing the influence an text production contexts of the current Brazilian policy on technology in education: the PROINFO (National Program of Technology in Education). The text also discuss readings of the policy made by the Local government in Rio de Janeiro, witch helps to delineate the policy’s context of practice in this state. To meet its objectives, the text presents: (1) the historical survey of the Brazilian ICT policies and the search for technological autonomy facing the pressures of international market; (2)The parallelism between the general policies of education until the nineties; and further convergence between the two policies to satisfy the market; (3) the contradictions expressed in the text of current policy of educational technology, witch states democracy, but realizes the market.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:12:43Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:18430Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-23T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
STATING DEMOCRACY AND CARRY OUT THE MARKET: TECHNOLOGY POLICIES IN BRAZILIAN EDUCATION (1973-2007) |
title |
ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007) |
spellingShingle |
ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007) MÁRCIA CORREA E CASTRO |
title_short |
ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007) |
title_full |
ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007) |
title_fullStr |
ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007) |
title_full_unstemmed |
ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007) |
title_sort |
ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007) |
author |
MÁRCIA CORREA E CASTRO |
author_facet |
MÁRCIA CORREA E CASTRO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1ID.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor1Lattes.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor2Lattes.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MARIA HELENA SILVEIRA BONILLA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01290149747 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0149882908273728 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MÁRCIA CORREA E CASTRO |
contributor_str_mv |
JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI MARIA HELENA SILVEIRA BONILLA |
description |
Orientada pela proposta metodológica da Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richardo Bowes (1992) a presente pesquisa busca analisar os contextos de influência e de produção do texto da atual política nacional de tecnologia na educação: o PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), abordando ainda leituras feitas da política pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, leituras estas que orientarão o contexto da prática local da política. Para dar conta de seus objetivos o texto apresenta: (1) o histórico das políticas brasileiras de informática e a tensão entre a busca pela autonomia tecnológica do país e as pressões do mercado externo; (2) o paralelismo entre as políticas gerais de educação e as políticas de tecnologia na escola até a década de noventa, com a posterior convergência entre essas políticas para atender ao mercado; (3) a materialização discursiva da convergência entre educação e tecnologia educacional e as contradições de um texto que enuncia a democracia mas realiza o mercado. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-04-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324909958823936 |