O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMANDA FERRAZ DE OLIVEIRA E SILVA
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@2
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo estudar o gênero discursivo propaganda televisiva e as interações verbais aí presentes sob a perspectiva bakhtiniana. O corpus principal da pesquisa compõe-se de dados retirados de algumas propagandas televisivas, tendo sido gravadas e transcritas 11 propagandas da empresa FIAT Automóveis do Brasil, produzidas no período de 2000 a 2003. A análise das propagandas televisivas foi realizada com base nos pressupostos da teoria de Bakhtin (1981, 1992 e 1997), considerando-se conceitos de gênero, interação verbal, dialogismo, vozes discursivas, intertextualidade e ironia. A partir dos resultados da análise, propomos a classificação do gênero propaganda televisiva como um gênero intersemiótico complexo. A análise dos dados permitiu também caracterizar a propaganda televisiva como um gênero em que há a fusão do próprio gênero propaganda com o seu veículo de suporte, a televisão. O estudo das interações verbais mostrou que este gênero reflete aspectos histórico- sociais, valores e estereótipos, por meio das vozes ideológicas da sociedade, que permeiam o discurso. Este trabalho nos possibilita confirmar que a língua é um fenômeno social, histórico e ideológico e que o contexto é muito importante para a compreensão do que é dito ou do que se quer dizer em uma propaganda televisiva, que se constitui como um enunciado social (Bakhtin, 1981, 124).
id PUC_RIO-1_cb25bfe8017d1d777bff99f36970251a
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:7059
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANATELEVISIN ADVERTISEMENTS AS A DISCOURSE GENRE: VERBAL INTERACTIONS UNDER BAKHTIN`S PERSPECTIVE2005-03-22LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA38702509768lattes.cnpq.br/1246794577741462BARBARA JANE WILCOX HEMAISLUCIA PACHECO DE OLIVEIRAMYRIAM BRITO CORREA NUNES03666325661AMANDA FERRAZ DE OLIVEIRA E SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBREsta pesquisa tem como objetivo estudar o gênero discursivo propaganda televisiva e as interações verbais aí presentes sob a perspectiva bakhtiniana. O corpus principal da pesquisa compõe-se de dados retirados de algumas propagandas televisivas, tendo sido gravadas e transcritas 11 propagandas da empresa FIAT Automóveis do Brasil, produzidas no período de 2000 a 2003. A análise das propagandas televisivas foi realizada com base nos pressupostos da teoria de Bakhtin (1981, 1992 e 1997), considerando-se conceitos de gênero, interação verbal, dialogismo, vozes discursivas, intertextualidade e ironia. A partir dos resultados da análise, propomos a classificação do gênero propaganda televisiva como um gênero intersemiótico complexo. A análise dos dados permitiu também caracterizar a propaganda televisiva como um gênero em que há a fusão do próprio gênero propaganda com o seu veículo de suporte, a televisão. O estudo das interações verbais mostrou que este gênero reflete aspectos histórico- sociais, valores e estereótipos, por meio das vozes ideológicas da sociedade, que permeiam o discurso. Este trabalho nos possibilita confirmar que a língua é um fenômeno social, histórico e ideológico e que o contexto é muito importante para a compreensão do que é dito ou do que se quer dizer em uma propaganda televisiva, que se constitui como um enunciado social (Bakhtin, 1981, 124).The purpose of this research is to study the genre television advertisements and verbal interactions under Bakhtin`s perspective. The main corpus of the study is composed of data from TV ads, having been recorded and transcribed 11 samples of Brazilian car advertisements of FIAT Automobile Company, produced from 2000 to 2003. The analysis of the ads was based on theoretical concepts extracted from Bakhtin`s language theory (1981, 1992 and 1997), considering genre, verbal interaction, dialogism, discursive voices, intertextuality and irony. Based on the results of the analysis, the classification of television advertisements as a complex intersemiotic genre is proposed. Data analysis also led into the characterization of TV ads as a fusion of the advertisement genre itself together with its supporting medium, the television. The analysis of verbal interactions indicates that this genre reflects socio-historical aspects, values and stereotypes of a particular period of time through ideological voices, which are intertwined in discourse. This research confirms that language is a social, historical and ideological phenomenon and that context is very important for the understanding of what is said or of what one wants to say in a television advertisement, which is itself a social utterance (Bakhtin, 1981, 124).PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:44:03Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7059Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv TELEVISIN ADVERTISEMENTS AS A DISCOURSE GENRE: VERBAL INTERACTIONS UNDER BAKHTIN`S PERSPECTIVE
title O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
spellingShingle O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
AMANDA FERRAZ DE OLIVEIRA E SILVA
title_short O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
title_full O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
title_fullStr O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
title_full_unstemmed O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
title_sort O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author AMANDA FERRAZ DE OLIVEIRA E SILVA
author_facet AMANDA FERRAZ DE OLIVEIRA E SILVA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38702509768
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1246794577741462
dc.contributor.referee1.fl_str_mv BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MYRIAM BRITO CORREA NUNES
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 03666325661
dc.contributor.author.fl_str_mv AMANDA FERRAZ DE OLIVEIRA E SILVA
contributor_str_mv LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA
MYRIAM BRITO CORREA NUNES
description Esta pesquisa tem como objetivo estudar o gênero discursivo propaganda televisiva e as interações verbais aí presentes sob a perspectiva bakhtiniana. O corpus principal da pesquisa compõe-se de dados retirados de algumas propagandas televisivas, tendo sido gravadas e transcritas 11 propagandas da empresa FIAT Automóveis do Brasil, produzidas no período de 2000 a 2003. A análise das propagandas televisivas foi realizada com base nos pressupostos da teoria de Bakhtin (1981, 1992 e 1997), considerando-se conceitos de gênero, interação verbal, dialogismo, vozes discursivas, intertextualidade e ironia. A partir dos resultados da análise, propomos a classificação do gênero propaganda televisiva como um gênero intersemiótico complexo. A análise dos dados permitiu também caracterizar a propaganda televisiva como um gênero em que há a fusão do próprio gênero propaganda com o seu veículo de suporte, a televisão. O estudo das interações verbais mostrou que este gênero reflete aspectos histórico- sociais, valores e estereótipos, por meio das vozes ideológicas da sociedade, que permeiam o discurso. Este trabalho nos possibilita confirmar que a língua é um fenômeno social, histórico e ideológico e que o contexto é muito importante para a compreensão do que é dito ou do que se quer dizer em uma propaganda televisiva, que se constitui como um enunciado social (Bakhtin, 1981, 124).
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324884611596288