O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@2 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo estudar o gênero discursivo propaganda televisiva e as interações verbais aí presentes sob a perspectiva bakhtiniana. O corpus principal da pesquisa compõe-se de dados retirados de algumas propagandas televisivas, tendo sido gravadas e transcritas 11 propagandas da empresa FIAT Automóveis do Brasil, produzidas no período de 2000 a 2003. A análise das propagandas televisivas foi realizada com base nos pressupostos da teoria de Bakhtin (1981, 1992 e 1997), considerando-se conceitos de gênero, interação verbal, dialogismo, vozes discursivas, intertextualidade e ironia. A partir dos resultados da análise, propomos a classificação do gênero propaganda televisiva como um gênero intersemiótico complexo. A análise dos dados permitiu também caracterizar a propaganda televisiva como um gênero em que há a fusão do próprio gênero propaganda com o seu veículo de suporte, a televisão. O estudo das interações verbais mostrou que este gênero reflete aspectos histórico- sociais, valores e estereótipos, por meio das vozes ideológicas da sociedade, que permeiam o discurso. Este trabalho nos possibilita confirmar que a língua é um fenômeno social, histórico e ideológico e que o contexto é muito importante para a compreensão do que é dito ou do que se quer dizer em uma propaganda televisiva, que se constitui como um enunciado social (Bakhtin, 1981, 124). |
id |
PUC_RIO-1_cb25bfe8017d1d777bff99f36970251a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:7059 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANATELEVISIN ADVERTISEMENTS AS A DISCOURSE GENRE: VERBAL INTERACTIONS UNDER BAKHTIN`S PERSPECTIVE2005-03-22LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA38702509768lattes.cnpq.br/1246794577741462BARBARA JANE WILCOX HEMAISLUCIA PACHECO DE OLIVEIRAMYRIAM BRITO CORREA NUNES03666325661AMANDA FERRAZ DE OLIVEIRA E SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBREsta pesquisa tem como objetivo estudar o gênero discursivo propaganda televisiva e as interações verbais aí presentes sob a perspectiva bakhtiniana. O corpus principal da pesquisa compõe-se de dados retirados de algumas propagandas televisivas, tendo sido gravadas e transcritas 11 propagandas da empresa FIAT Automóveis do Brasil, produzidas no período de 2000 a 2003. A análise das propagandas televisivas foi realizada com base nos pressupostos da teoria de Bakhtin (1981, 1992 e 1997), considerando-se conceitos de gênero, interação verbal, dialogismo, vozes discursivas, intertextualidade e ironia. A partir dos resultados da análise, propomos a classificação do gênero propaganda televisiva como um gênero intersemiótico complexo. A análise dos dados permitiu também caracterizar a propaganda televisiva como um gênero em que há a fusão do próprio gênero propaganda com o seu veículo de suporte, a televisão. O estudo das interações verbais mostrou que este gênero reflete aspectos histórico- sociais, valores e estereótipos, por meio das vozes ideológicas da sociedade, que permeiam o discurso. Este trabalho nos possibilita confirmar que a língua é um fenômeno social, histórico e ideológico e que o contexto é muito importante para a compreensão do que é dito ou do que se quer dizer em uma propaganda televisiva, que se constitui como um enunciado social (Bakhtin, 1981, 124).The purpose of this research is to study the genre television advertisements and verbal interactions under Bakhtin`s perspective. The main corpus of the study is composed of data from TV ads, having been recorded and transcribed 11 samples of Brazilian car advertisements of FIAT Automobile Company, produced from 2000 to 2003. The analysis of the ads was based on theoretical concepts extracted from Bakhtin`s language theory (1981, 1992 and 1997), considering genre, verbal interaction, dialogism, discursive voices, intertextuality and irony. Based on the results of the analysis, the classification of television advertisements as a complex intersemiotic genre is proposed. Data analysis also led into the characterization of TV ads as a fusion of the advertisement genre itself together with its supporting medium, the television. The analysis of verbal interactions indicates that this genre reflects socio-historical aspects, values and stereotypes of a particular period of time through ideological voices, which are intertwined in discourse. This research confirms that language is a social, historical and ideological phenomenon and that context is very important for the understanding of what is said or of what one wants to say in a television advertisement, which is itself a social utterance (Bakhtin, 1981, 124).PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:44:03Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7059Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
TELEVISIN ADVERTISEMENTS AS A DISCOURSE GENRE: VERBAL INTERACTIONS UNDER BAKHTIN`S PERSPECTIVE |
title |
O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA |
spellingShingle |
O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA AMANDA FERRAZ DE OLIVEIRA E SILVA |
title_short |
O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA |
title_full |
O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA |
title_fullStr |
O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA |
title_full_unstemmed |
O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA |
title_sort |
O GÊNERO DISCURSIVO PROPAGANDA TELEVISIVA: INTERAÇÕES VERBAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
AMANDA FERRAZ DE OLIVEIRA E SILVA |
author_facet |
AMANDA FERRAZ DE OLIVEIRA E SILVA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
38702509768 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/1246794577741462 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MYRIAM BRITO CORREA NUNES |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
03666325661 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AMANDA FERRAZ DE OLIVEIRA E SILVA |
contributor_str_mv |
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA BARBARA JANE WILCOX HEMAIS LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA MYRIAM BRITO CORREA NUNES |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo estudar o gênero discursivo propaganda televisiva e as interações verbais aí presentes sob a perspectiva bakhtiniana. O corpus principal da pesquisa compõe-se de dados retirados de algumas propagandas televisivas, tendo sido gravadas e transcritas 11 propagandas da empresa FIAT Automóveis do Brasil, produzidas no período de 2000 a 2003. A análise das propagandas televisivas foi realizada com base nos pressupostos da teoria de Bakhtin (1981, 1992 e 1997), considerando-se conceitos de gênero, interação verbal, dialogismo, vozes discursivas, intertextualidade e ironia. A partir dos resultados da análise, propomos a classificação do gênero propaganda televisiva como um gênero intersemiótico complexo. A análise dos dados permitiu também caracterizar a propaganda televisiva como um gênero em que há a fusão do próprio gênero propaganda com o seu veículo de suporte, a televisão. O estudo das interações verbais mostrou que este gênero reflete aspectos histórico- sociais, valores e estereótipos, por meio das vozes ideológicas da sociedade, que permeiam o discurso. Este trabalho nos possibilita confirmar que a língua é um fenômeno social, histórico e ideológico e que o contexto é muito importante para a compreensão do que é dito ou do que se quer dizer em uma propaganda televisiva, que se constitui como um enunciado social (Bakhtin, 1981, 124). |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7059@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM LETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324884611596288 |