[en] AN INTEGRATED APPROACH FOR INFRASTRUCTURE PROJECTS IN A BIM ENVIRONMENT
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52776@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52776@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52776 |
Resumo: | [pt] A necessidade em alcançar projetos cada vez mais eficientes e com impactos reduzidos tem encorajado a indústria AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) a desenvolver novas metodologias para a obtenção de projetos mais eficientes, resultem em menos impactos econômicos, ambientais e sociais. É nesse contexto que a metodologia BIM vem para proporcionar ambientes mais colaborativos, dinâmicos e que obtenha como resultado um projeto mais eficiente e viável. Diante disso, o presente trabalho propõe um novo fluxo de trabalho através de um mapa de processos (IDM-Information Delivery Manual), para a elaboração de projetos de infraestrutura, especialmente pontes e viadutos, que ajude a melhorar a longevidade dessas estruturas e dessa forma também ajude a diminuir os impactos ambientais provenientes da substituição das mesmas. Para ilustrar o processo proposto no IDM, foi realizado um estudo de caso em uma ponte localizada em Porto Seguro/BA, na qual foram criados cenários, cada um com sua especificação de projeto e a partir disso foram feitas previsões no tempo em que se inicia a corrosão assim como custos associados a melhorias nas especificações de projeto. Além disso, foram mensurados os impactos decorrentes de uma interdição da ponte ocasionados pela sua degradação precoce. Dessa forma, foi possível realizar um estudo comparativo e de viabilidade para uma melhor tomada de decisões referentes às especificações de projeto consideradas, incluído dentro do mapa de processo proposto, sendo possível uma análise integrada de todas as equipes envolvidas em relação às especificações do projeto. |
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[en] AN INTEGRATED APPROACH FOR INFRASTRUCTURE PROJECTS IN A BIM ENVIRONMENT [pt] UMA ABORDAGEM INTEGRADA PARA PROJETOS DE INFRAESTRUTURA EM UM AMBIENTE BIM [pt] CORROSAO[pt] INFRAESTRUTURA[pt] MAPA DE PROCESSO[pt] BIM[pt] DEGRADACAO[pt] IMPACTO[en] CORROSION[en] INFRASTRUCTURE[en] PROCESS MAP[en] BIM[en] DEGRADATION[en] IMPACT[pt] A necessidade em alcançar projetos cada vez mais eficientes e com impactos reduzidos tem encorajado a indústria AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) a desenvolver novas metodologias para a obtenção de projetos mais eficientes, resultem em menos impactos econômicos, ambientais e sociais. É nesse contexto que a metodologia BIM vem para proporcionar ambientes mais colaborativos, dinâmicos e que obtenha como resultado um projeto mais eficiente e viável. Diante disso, o presente trabalho propõe um novo fluxo de trabalho através de um mapa de processos (IDM-Information Delivery Manual), para a elaboração de projetos de infraestrutura, especialmente pontes e viadutos, que ajude a melhorar a longevidade dessas estruturas e dessa forma também ajude a diminuir os impactos ambientais provenientes da substituição das mesmas. Para ilustrar o processo proposto no IDM, foi realizado um estudo de caso em uma ponte localizada em Porto Seguro/BA, na qual foram criados cenários, cada um com sua especificação de projeto e a partir disso foram feitas previsões no tempo em que se inicia a corrosão assim como custos associados a melhorias nas especificações de projeto. Além disso, foram mensurados os impactos decorrentes de uma interdição da ponte ocasionados pela sua degradação precoce. Dessa forma, foi possível realizar um estudo comparativo e de viabilidade para uma melhor tomada de decisões referentes às especificações de projeto consideradas, incluído dentro do mapa de processo proposto, sendo possível uma análise integrada de todas as equipes envolvidas em relação às especificações do projeto.[en] In need to achieve increasingly efficient projects with reduced impacts has encouraged the AEC (Architecture, Engineering and Construction) industry to develop new methodologies for obtaining more sustainable projects, resulting in less economic, environmental and social impacts. In this context that the BIM methodology comes to provide more collaborative, dynamic environments and that results in a more efficient and viable projects. Therefore, this work proposes a new workflow through an IDM (Information Delivery Manual), for the elaboration of infrastructure projects, especially bridges, which guarantee longevity of the structure and thus also guaranteeing the sustainability issue. For this, a case study was carried out on a bridge located in Porto Seguro/BA in which scenarios were created, each with its project specifications and from that predictions were made in the time when corrosion starts as well as costs. In addition, the impacts resulting from an interdiction of the bridge caused by its early degradation were measured. In this way, it was possible to carry out a comparative and feasibility study for better decision making regarding the project specifications considered.MAXWELLELISA DOMINGUEZ SOTELINOVINICIUS LOUIS DADALTO PAIXAO2021-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52776@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52776@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52776porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-12T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:52776Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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