[en] DESIGN & EMOTION: ABOUT THE RELATIONSHIP FIRST-TIME EXPERIENCES OF PEOPLE WITH THE OBJECTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRISTIANE SCHIFELBEIN DE MENEZES
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10319&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10319&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10319
Resumo: [pt] Esta dissertação se insere no campo do Design & Emoção. Seu tema é a relação afetiva que as pessoas estabelecem com os objetos e seu objetivo, estudar as experiências promovidas pelos objetos usados pela primeira vez. O método adotado para o desenvolvimento desta investigação foi o de entrevistas e conversas com pessoas de idades e origens distintas. Este estudo foi norteado pelo pensamento e pelas idéias de importantes autores do campo, como António Damásio e a idéia de que os objetos têm competência emocional e evocam emoção e sentimento; Donald Norman e os três aspectos do design: o design visceral, o design comportamental e o design reflexivo; Peter Stallybrass e sua reflexão sobre a vida social das coisas e sobre os objetos, onde imprimimos as nossas marcas e que carregam a nossa memória; e Patrick Jordan e a idéia de que os produtos podem proporcionar diversos prazeres: o físico, o social, o psicológico e o ideológico. A fim de contextualizar, enriquecer e ilustrar o pensamento destes autores, foram utilizados relatos dos entrevistados sobre suas experiências de uso de algo pela primeira vez. Este estudo foi motivado pela idéia de que o design é um processo intencional, e, assim sendo, é possível projetar objetos capazes de evocar sentimentos. Neste sentido, as conclusões gerais são que os objetos que usamos pela primeira vez inauguram e participam de importantes fases da vida e de rituais de passagem; nos apresentam novos universos; lembram pessoas; intermediam ações sociais; podem nos levar a adotar novos hábitos e condutas; e, ainda, evocam sentimentos como auto-dependência ou independência; estou crescendo ou estou podendo e incapacidade e exclusão.
id PUC_RIO-1_ccffba1c88e637bb76b42e1be6dfeb55
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:10319
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] DESIGN & EMOTION: ABOUT THE RELATIONSHIP FIRST-TIME EXPERIENCES OF PEOPLE WITH THE OBJECTS[pt] DESIGN & EMOÇÃO: SOBRE A RELAÇÃO AFETIVA DAS PESSOAS COM OS OBJETOS USADOS PELA PRIMEIRA VEZ[pt] DESIGN[pt] EXPERIENCIAS DE USO DO PRIMEIRO[pt] RELACAO AFETIVA USUARIO-PRODUTO[pt] EMOCAO[en] DESIGN[en] FIRST-TIME EXPERIENCES[en] AFFECTIVE RELATIONSHIP USER-PRODUCT[en] EMOTION[pt] Esta dissertação se insere no campo do Design & Emoção. Seu tema é a relação afetiva que as pessoas estabelecem com os objetos e seu objetivo, estudar as experiências promovidas pelos objetos usados pela primeira vez. O método adotado para o desenvolvimento desta investigação foi o de entrevistas e conversas com pessoas de idades e origens distintas. Este estudo foi norteado pelo pensamento e pelas idéias de importantes autores do campo, como António Damásio e a idéia de que os objetos têm competência emocional e evocam emoção e sentimento; Donald Norman e os três aspectos do design: o design visceral, o design comportamental e o design reflexivo; Peter Stallybrass e sua reflexão sobre a vida social das coisas e sobre os objetos, onde imprimimos as nossas marcas e que carregam a nossa memória; e Patrick Jordan e a idéia de que os produtos podem proporcionar diversos prazeres: o físico, o social, o psicológico e o ideológico. A fim de contextualizar, enriquecer e ilustrar o pensamento destes autores, foram utilizados relatos dos entrevistados sobre suas experiências de uso de algo pela primeira vez. Este estudo foi motivado pela idéia de que o design é um processo intencional, e, assim sendo, é possível projetar objetos capazes de evocar sentimentos. Neste sentido, as conclusões gerais são que os objetos que usamos pela primeira vez inauguram e participam de importantes fases da vida e de rituais de passagem; nos apresentam novos universos; lembram pessoas; intermediam ações sociais; podem nos levar a adotar novos hábitos e condutas; e, ainda, evocam sentimentos como auto-dependência ou independência; estou crescendo ou estou podendo e incapacidade e exclusão.[en] This dissertation inserts in the field of Design & Emotion, which subject is the affective relationship that people establish with the objects. The objective of this text is to study the first-time experiences of people with the objects. The method used for the development of this investigation was the one with interviews and talks with people from different origins and ages. This study was guided based on the thoughts and ideas of important authors on this field, as António Damásio and the idea that objects have emotional competence and evoke emotions and feelings; Donald Norman and the three aspects of design: the visceral design, the behavioral design and the reflexive design; Peter Stallybrass and his reflexion about the social life of things and about the objects, where we put our sings; that carry our memory; and Patrick Jordan and the idea that the products can provide many pleasures: the physical, the social, the psychological and the ideological. In order to context, to enrich and to illustrate the thoughts of these authors were used stories of the interviewed people about their experiences of using something for the first time. This study was motivated by the idea that design is an intentional process and, being like that, is possible to project objects able to evoke positive feelings and trigger positives changes of behavior for the society. In this direction, general conclusions are that the objects that we use for the first-time inaugurate and participate of important phases of the life and rituals of passage; in them they present new universes; they remember people; they participated of social actions; they can in taking them to adopt new habits and behaviors; and, still, evokes feelings as self-sufficiency or independence; I am growing up or I being able and incapacity and exclusion.MAXWELLVERA MARIA MARSICANO DAMAZIOCRISTIANE SCHIFELBEIN DE MENEZES2007-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10319&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10319&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10319porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-07T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10319Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-08-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] DESIGN & EMOTION: ABOUT THE RELATIONSHIP FIRST-TIME EXPERIENCES OF PEOPLE WITH THE OBJECTS
[pt] DESIGN & EMOÇÃO: SOBRE A RELAÇÃO AFETIVA DAS PESSOAS COM OS OBJETOS USADOS PELA PRIMEIRA VEZ
title [en] DESIGN & EMOTION: ABOUT THE RELATIONSHIP FIRST-TIME EXPERIENCES OF PEOPLE WITH THE OBJECTS
spellingShingle [en] DESIGN & EMOTION: ABOUT THE RELATIONSHIP FIRST-TIME EXPERIENCES OF PEOPLE WITH THE OBJECTS
CRISTIANE SCHIFELBEIN DE MENEZES
[pt] DESIGN
[pt] EXPERIENCIAS DE USO DO PRIMEIRO
[pt] RELACAO AFETIVA USUARIO-PRODUTO
[pt] EMOCAO
[en] DESIGN
[en] FIRST-TIME EXPERIENCES
[en] AFFECTIVE RELATIONSHIP USER-PRODUCT
[en] EMOTION
title_short [en] DESIGN & EMOTION: ABOUT THE RELATIONSHIP FIRST-TIME EXPERIENCES OF PEOPLE WITH THE OBJECTS
title_full [en] DESIGN & EMOTION: ABOUT THE RELATIONSHIP FIRST-TIME EXPERIENCES OF PEOPLE WITH THE OBJECTS
title_fullStr [en] DESIGN & EMOTION: ABOUT THE RELATIONSHIP FIRST-TIME EXPERIENCES OF PEOPLE WITH THE OBJECTS
title_full_unstemmed [en] DESIGN & EMOTION: ABOUT THE RELATIONSHIP FIRST-TIME EXPERIENCES OF PEOPLE WITH THE OBJECTS
title_sort [en] DESIGN & EMOTION: ABOUT THE RELATIONSHIP FIRST-TIME EXPERIENCES OF PEOPLE WITH THE OBJECTS
author CRISTIANE SCHIFELBEIN DE MENEZES
author_facet CRISTIANE SCHIFELBEIN DE MENEZES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VERA MARIA MARSICANO DAMAZIO
dc.contributor.author.fl_str_mv CRISTIANE SCHIFELBEIN DE MENEZES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] DESIGN
[pt] EXPERIENCIAS DE USO DO PRIMEIRO
[pt] RELACAO AFETIVA USUARIO-PRODUTO
[pt] EMOCAO
[en] DESIGN
[en] FIRST-TIME EXPERIENCES
[en] AFFECTIVE RELATIONSHIP USER-PRODUCT
[en] EMOTION
topic [pt] DESIGN
[pt] EXPERIENCIAS DE USO DO PRIMEIRO
[pt] RELACAO AFETIVA USUARIO-PRODUTO
[pt] EMOCAO
[en] DESIGN
[en] FIRST-TIME EXPERIENCES
[en] AFFECTIVE RELATIONSHIP USER-PRODUCT
[en] EMOTION
description [pt] Esta dissertação se insere no campo do Design & Emoção. Seu tema é a relação afetiva que as pessoas estabelecem com os objetos e seu objetivo, estudar as experiências promovidas pelos objetos usados pela primeira vez. O método adotado para o desenvolvimento desta investigação foi o de entrevistas e conversas com pessoas de idades e origens distintas. Este estudo foi norteado pelo pensamento e pelas idéias de importantes autores do campo, como António Damásio e a idéia de que os objetos têm competência emocional e evocam emoção e sentimento; Donald Norman e os três aspectos do design: o design visceral, o design comportamental e o design reflexivo; Peter Stallybrass e sua reflexão sobre a vida social das coisas e sobre os objetos, onde imprimimos as nossas marcas e que carregam a nossa memória; e Patrick Jordan e a idéia de que os produtos podem proporcionar diversos prazeres: o físico, o social, o psicológico e o ideológico. A fim de contextualizar, enriquecer e ilustrar o pensamento destes autores, foram utilizados relatos dos entrevistados sobre suas experiências de uso de algo pela primeira vez. Este estudo foi motivado pela idéia de que o design é um processo intencional, e, assim sendo, é possível projetar objetos capazes de evocar sentimentos. Neste sentido, as conclusões gerais são que os objetos que usamos pela primeira vez inauguram e participam de importantes fases da vida e de rituais de passagem; nos apresentam novos universos; lembram pessoas; intermediam ações sociais; podem nos levar a adotar novos hábitos e condutas; e, ainda, evocam sentimentos como auto-dependência ou independência; estou crescendo ou estou podendo e incapacidade e exclusão.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10319&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10319&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10319
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10319&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10319&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821790111722897408