[pt] TEOLOGIA DO RITO: A AÇÃO RITUAL COMO LUGAR DA EPIFANIA DO MISTÉRIO DE CRISTO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46595@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46595@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46595 |
Resumo: | [pt] O rito tem seu lugar preponderante na liturgia da Igreja. Ele pertence ao mundo das mediações ativas da atitude religiosa, que abarcam desde o gesto mais simples à mais complicada celebração. Os ritos são, portanto, todas as ações orientadas à expressão religiosa, e na sua gênese está o sagrado, o divino, aquilo que é apontado como mistério. A irrupção de Deus na história, através da encarnação e ação redentora de seu Filho, o Cristo Jesus, possibilitará ao rito litúrgico cristão um elemento diferenciador de toda outra forma ritual. Esse elemento faz sempre referência a uma realidade plena, isto é, a um evento que já se efetuou. O rito é estruturado, apropriadamente, como a imagem e semelhança daquele evento, de modo que o liga a ele, trazendo o sinal da realidade a que se refere. A partir da teologia litúrgica da Constituição sobre a Sagrada Liturgia Sacrosanctum Concilium, procuramos compreender como o rito litúrgico, na sua precípua função de anunciar e realizar, torna-se o lugar da epifania do Mistério Pascal de Cristo. Nele, o mistério de Cristo se manifesta de forma clara e luminosa, proporcionando à Igreja uma profunda experiência. |
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[pt] TEOLOGIA DO RITO: A AÇÃO RITUAL COMO LUGAR DA EPIFANIA DO MISTÉRIO DE CRISTO[en] THEOLOGY OF THE RITE: THE RITUAL ACTION AS PLACE OF EPIPHANY OF THE MYSTERY OF CHRIST[pt] IGREJA[pt] MISTERIO PASCAL[pt] EPIFANIA[pt] RITO[pt] LITURGIA[en] CHURCH[en] PASCAL MYSTERY[en] EPIPHANY[en] RITE[en] LITURGY[pt] O rito tem seu lugar preponderante na liturgia da Igreja. Ele pertence ao mundo das mediações ativas da atitude religiosa, que abarcam desde o gesto mais simples à mais complicada celebração. Os ritos são, portanto, todas as ações orientadas à expressão religiosa, e na sua gênese está o sagrado, o divino, aquilo que é apontado como mistério. A irrupção de Deus na história, através da encarnação e ação redentora de seu Filho, o Cristo Jesus, possibilitará ao rito litúrgico cristão um elemento diferenciador de toda outra forma ritual. Esse elemento faz sempre referência a uma realidade plena, isto é, a um evento que já se efetuou. O rito é estruturado, apropriadamente, como a imagem e semelhança daquele evento, de modo que o liga a ele, trazendo o sinal da realidade a que se refere. A partir da teologia litúrgica da Constituição sobre a Sagrada Liturgia Sacrosanctum Concilium, procuramos compreender como o rito litúrgico, na sua precípua função de anunciar e realizar, torna-se o lugar da epifania do Mistério Pascal de Cristo. Nele, o mistério de Cristo se manifesta de forma clara e luminosa, proporcionando à Igreja uma profunda experiência.[en] The rite has its preponderant place in the liturgy of the Church. It belongs to the world of active mediations of religious attitude, ranging from the simplest gesture to the most elaborate celebration. Rites are therefore all actions oriented to religious expression, and in its genesis is the sacred, the divine, that which is pointed out as a mystery. The irruption of God in history through the incarnation and redemptive action of his Son, Jesus Christ, will enable the Christian liturgical rite to be a differentiating element of every other ritual form, that of always making reference to a full reality, that is in level of event which has already been effected, and he is aptly the image of that event, in the very likeness that binds it, brings the sign of the reality to which it refers. From the liturgical theology of the Constitution on the Sacred Liturgy Sacrosanctum Concilium, we try to understand how the liturgical rite, in its prime function of announcing and realizing, becomes the epiphany of the Paschal Mystery of Christ. In him, the mystery of Christ manifests itself in a clear and luminous way, giving the Church a profound experience.MAXWELLLUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANALUIZ FERNANDO RIBEIRO SANTANAGUILHERME DA COSTA VILELA GOUVEA2020-01-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46595@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46595@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46595porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-07T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:46595Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-07T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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