[pt] IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS VAREJISTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: THAIS BRAZ PEREIRA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59264@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59264@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59264
Resumo: [pt] O presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias competitivas adotadas por empresas varejistas brasileiras e o impacto dessas estratégias em seus resultados, gerando uma taxionomia que possibilite um melhor entendimento deste setor. As empresas selecionadas são as maiores do segmento no Brasil, representando mais de 60 por cento do faturamento no período entre 2017 a 2021. Foram utilizados dados secundários da Economática e dos portais de informação ao investidor de cada empresa para seleção das variáveis estratégicas e de desempenho. Tais dados foram analisados por meio de algoritmos do SPSS (Statistical Package for Social Science). Após a preparação da base de dados, constituída por 37 empresas e com tratamento de outliers e valores ausentes, foram extraídos do espaço estratégico os fatores relevantes para definição das variáveis de clusterização. A aplicação de análise de cluster hierárquica e k-means possibilitou determinar o número ótimo de clusters e gerar grupos de empresas com perfis estratégicos definidos, de forma a perceber que, as que fazem parte do mesmo grupo, adotam estratégias semelhantes, distintas daquelas empregadas por empresas de outros grupos. Testes MANOVA foram realizados para validar tal conclusão. Finalmente, foram calculados os vetores de desempenho de cada cluster e realizados os testes estatísticos adequados, MANOVA e ANOVA, incluindo análise post hoc, para elaborar uma hierarquia que emprestasse sentido prático à taxionomia. A conclusão é que a taxionomia com três clusters tem melhor aderência à realidade do setor e que as empresas que praticam estratégias de diferenciação ampla apresentam desempenho melhor do que aquelas que praticam custo ou qualquer tipo de enfoque.
id PUC_RIO-1_ce2e2dc99fe93a22a6bd59415f2c46c0
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:59264
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS VAREJISTAS [en] THE IMPACT OF COMPETITIVE STRATEGIES ON THE DEVELOPMENT OF RETAILER COMPANIES [pt] VAREJO[pt] EMPRESAS VAREJISTAS[pt] COVID-19[pt] VAREJO BRASILEIRO[en] RETAIL[en] RETAIL COMPANIES[en] COVID-19[en] BRAZILIAN RETAIL[pt] O presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias competitivas adotadas por empresas varejistas brasileiras e o impacto dessas estratégias em seus resultados, gerando uma taxionomia que possibilite um melhor entendimento deste setor. As empresas selecionadas são as maiores do segmento no Brasil, representando mais de 60 por cento do faturamento no período entre 2017 a 2021. Foram utilizados dados secundários da Economática e dos portais de informação ao investidor de cada empresa para seleção das variáveis estratégicas e de desempenho. Tais dados foram analisados por meio de algoritmos do SPSS (Statistical Package for Social Science). Após a preparação da base de dados, constituída por 37 empresas e com tratamento de outliers e valores ausentes, foram extraídos do espaço estratégico os fatores relevantes para definição das variáveis de clusterização. A aplicação de análise de cluster hierárquica e k-means possibilitou determinar o número ótimo de clusters e gerar grupos de empresas com perfis estratégicos definidos, de forma a perceber que, as que fazem parte do mesmo grupo, adotam estratégias semelhantes, distintas daquelas empregadas por empresas de outros grupos. Testes MANOVA foram realizados para validar tal conclusão. Finalmente, foram calculados os vetores de desempenho de cada cluster e realizados os testes estatísticos adequados, MANOVA e ANOVA, incluindo análise post hoc, para elaborar uma hierarquia que emprestasse sentido prático à taxionomia. A conclusão é que a taxionomia com três clusters tem melhor aderência à realidade do setor e que as empresas que praticam estratégias de diferenciação ampla apresentam desempenho melhor do que aquelas que praticam custo ou qualquer tipo de enfoque.[en] The present study aims to analyze the competitive strategies adopted by Brazilian retail companies and the impact on their results, generating a taxonomy that allows a better understanding of this sector. The selected companies are the largest in the segment in Brazil, representing more than 60 percent of revenue, from 2017 to 2021. Secondary data from Economática and from the investor information of each company were used to select strategic and performance variables. Such data were analyzed using SPSS (Statistical Package for Social Science) algorithms. After preparing the database, consisting of 37 companies, with treatment of outliers and missing values, the relevant factors for defining the clustering variables were extracted from the strategic space. The application, in sequence, of hierarchical cluster analysis and k-means made it possible to determine the optimal number of clusters and generate groups of companies with defined strategic profiles, so that those in the same group adopt similar strategies, although different from those employed by companies in other groups. MANOVA tests were performed to validate this conclusion. Finally, the performance vectors of each cluster were calculated and the appropriate statistical tests, MANOVA and ANOVA, including post hoc analysis, were performed to create a hierarchy that would lend practical meaning to the taxonomy. The conclusion is that the taxonomy with three clusters has better adherence to the reality of the sector and that companies that practice broad differentiation strategies perform better than those that practice cost or any type of approach. MAXWELLJORGE FERREIRA DA SILVATHAIS BRAZ PEREIRA2022-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59264@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59264@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59264porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-12T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:59264Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS VAREJISTAS
[en] THE IMPACT OF COMPETITIVE STRATEGIES ON THE DEVELOPMENT OF RETAILER COMPANIES
title [pt] IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS VAREJISTAS
spellingShingle [pt] IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS VAREJISTAS
THAIS BRAZ PEREIRA
[pt] VAREJO
[pt] EMPRESAS VAREJISTAS
[pt] COVID-19
[pt] VAREJO BRASILEIRO
[en] RETAIL
[en] RETAIL COMPANIES
[en] COVID-19
[en] BRAZILIAN RETAIL
title_short [pt] IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS VAREJISTAS
title_full [pt] IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS VAREJISTAS
title_fullStr [pt] IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS VAREJISTAS
title_full_unstemmed [pt] IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS VAREJISTAS
title_sort [pt] IMPACTO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO DESEMPENHO DE EMPRESAS VAREJISTAS
author THAIS BRAZ PEREIRA
author_facet THAIS BRAZ PEREIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JORGE FERREIRA DA SILVA
dc.contributor.author.fl_str_mv THAIS BRAZ PEREIRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] VAREJO
[pt] EMPRESAS VAREJISTAS
[pt] COVID-19
[pt] VAREJO BRASILEIRO
[en] RETAIL
[en] RETAIL COMPANIES
[en] COVID-19
[en] BRAZILIAN RETAIL
topic [pt] VAREJO
[pt] EMPRESAS VAREJISTAS
[pt] COVID-19
[pt] VAREJO BRASILEIRO
[en] RETAIL
[en] RETAIL COMPANIES
[en] COVID-19
[en] BRAZILIAN RETAIL
description [pt] O presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias competitivas adotadas por empresas varejistas brasileiras e o impacto dessas estratégias em seus resultados, gerando uma taxionomia que possibilite um melhor entendimento deste setor. As empresas selecionadas são as maiores do segmento no Brasil, representando mais de 60 por cento do faturamento no período entre 2017 a 2021. Foram utilizados dados secundários da Economática e dos portais de informação ao investidor de cada empresa para seleção das variáveis estratégicas e de desempenho. Tais dados foram analisados por meio de algoritmos do SPSS (Statistical Package for Social Science). Após a preparação da base de dados, constituída por 37 empresas e com tratamento de outliers e valores ausentes, foram extraídos do espaço estratégico os fatores relevantes para definição das variáveis de clusterização. A aplicação de análise de cluster hierárquica e k-means possibilitou determinar o número ótimo de clusters e gerar grupos de empresas com perfis estratégicos definidos, de forma a perceber que, as que fazem parte do mesmo grupo, adotam estratégias semelhantes, distintas daquelas empregadas por empresas de outros grupos. Testes MANOVA foram realizados para validar tal conclusão. Finalmente, foram calculados os vetores de desempenho de cada cluster e realizados os testes estatísticos adequados, MANOVA e ANOVA, incluindo análise post hoc, para elaborar uma hierarquia que emprestasse sentido prático à taxionomia. A conclusão é que a taxionomia com três clusters tem melhor aderência à realidade do setor e que as empresas que praticam estratégias de diferenciação ampla apresentam desempenho melhor do que aquelas que praticam custo ou qualquer tipo de enfoque.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59264@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59264@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59264
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59264@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59264@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822636347195392