EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NATÁLIA TAVARES RIOS RAMIARINA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28123@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28123@2
Resumo: São muitos os desafios que se colocam para a educação em Direitos humanos e para educação ambiental na sociedade atual, e a formação de professores é campo estratégico de reflexão. Para pensar estas temáticas no currículo de Ciências e Biologia, buscou-se estabelecer as afinidades teórico-metodológicas entre a vertente crítica da educação ambiental e o discurso contra-hegemônico dos DDHH, a partir de categorias da justiça ambiental, utilizando referenciais da educação popular de Paulo Freire, da ecologia de saberes de Boaventura de Sousa Santos e do ecologismo dos pobres de Martínez-Alier. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar como as Licenciaturas em Ciências Biológicas das Universidades públicas da Cidade do Rio de Janeiro (UNIRIO, UERJ e UFRJ) têm abordado as temáticas da Educação ambiental e dos Direitos Humanas. Para tal, optou-se pela triangulação de dados composta pela análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos, entrevistas com professores e coordenadores e questionário com alunos concluintes. Buscou-se desta maneira caracterizar as concepções que informam os documentos institucionais e os objetivos dos cursos em relação às temáticas, o entendimento dos professores e coordenadores sobre a EA e DDHH, identificando aspectos conservadores e hegemônicos e/ou aspectos críticos e contra-hegemônicos em seus discursos. O questionário com alunos concluintes compôs a análise sobre como estes alunos vêem sua formação e quais suas expectativas de futura atuação docente sobre as temáticas. O estudo indicou uma ampliação nos objetivos da formação de professores de Ciências e Biologia, incorporando a formação humana e social. Neste sentido, a EA é mais amplamente inserida na formação inicial, sobretudo com um enfoque conservacionista, enquanto os DDHH são tratados apenas como pano de fundo, sobretudo para o tratamento de aspectos relacionais, referentes ao respeito e não-discriminação. A inserção das temáticas acontece de acordo com entendimento pessoal dos professores, não havendo uma reflexão coletiva e institucional sobre os propósitos desta dimensão da formação, embora professores e coordenadores sejam unânimes em reconhecer a relevância desta inserção. São potencialidades dos cursos a inserção de alunos de diversos grupos sociais, a vivência e demandas trazidas pelas escolas nos estágios e atividades extra-curriculares.
id PUC_RIO-1_d0a650c8e0b93d5a6970e828f76e1cee
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:28123
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ENVIRONMENTAL EDUCATION AND HUMAN RIGHTS IN INITIAL TRAINING OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS 2016-09-16VERA MARIA FERRAO CANDAU09093079700lattes.cnpq.br/6133365056620299HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOSMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZAMARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZACELSO SANCHEZ PEREIRA10557205700lattes.cnpq.br/5561721459875063NATÁLIA TAVARES RIOS RAMIARINAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRSão muitos os desafios que se colocam para a educação em Direitos humanos e para educação ambiental na sociedade atual, e a formação de professores é campo estratégico de reflexão. Para pensar estas temáticas no currículo de Ciências e Biologia, buscou-se estabelecer as afinidades teórico-metodológicas entre a vertente crítica da educação ambiental e o discurso contra-hegemônico dos DDHH, a partir de categorias da justiça ambiental, utilizando referenciais da educação popular de Paulo Freire, da ecologia de saberes de Boaventura de Sousa Santos e do ecologismo dos pobres de Martínez-Alier. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar como as Licenciaturas em Ciências Biológicas das Universidades públicas da Cidade do Rio de Janeiro (UNIRIO, UERJ e UFRJ) têm abordado as temáticas da Educação ambiental e dos Direitos Humanas. Para tal, optou-se pela triangulação de dados composta pela análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos, entrevistas com professores e coordenadores e questionário com alunos concluintes. Buscou-se desta maneira caracterizar as concepções que informam os documentos institucionais e os objetivos dos cursos em relação às temáticas, o entendimento dos professores e coordenadores sobre a EA e DDHH, identificando aspectos conservadores e hegemônicos e/ou aspectos críticos e contra-hegemônicos em seus discursos. O questionário com alunos concluintes compôs a análise sobre como estes alunos vêem sua formação e quais suas expectativas de futura atuação docente sobre as temáticas. O estudo indicou uma ampliação nos objetivos da formação de professores de Ciências e Biologia, incorporando a formação humana e social. Neste sentido, a EA é mais amplamente inserida na formação inicial, sobretudo com um enfoque conservacionista, enquanto os DDHH são tratados apenas como pano de fundo, sobretudo para o tratamento de aspectos relacionais, referentes ao respeito e não-discriminação. A inserção das temáticas acontece de acordo com entendimento pessoal dos professores, não havendo uma reflexão coletiva e institucional sobre os propósitos desta dimensão da formação, embora professores e coordenadores sejam unânimes em reconhecer a relevância desta inserção. São potencialidades dos cursos a inserção de alunos de diversos grupos sociais, a vivência e demandas trazidas pelas escolas nos estágios e atividades extra-curriculares.There are many challenges that arise for education in human rights and environmental education in todays society, and teacher education is a strategic field of reflection. To think these issues in science and biology curriculum, sought to establish the theoretical and methodological similarities between the critical aspect of environmental education and counter-hegemonic discourse of DDHH, from categories of environmental justice, using references to popular education of Paulo Freire, of knowledge ecology of Boaventura de Sousa Santos and the environmentalism of the poor of Martínez-Alier. This study aims to characterize as the graduation in Biological Sciences from the public universities of Rio de Janeiro City (UNIRIO, UERJ and UFRJ) have addressed the issues of Environmental Education and Human Rights. To this end, we opted for the triangulation of data made the analysis of Political Projects Pedagogical Course, interviews with teachers and coordinators and questionnaire to graduating students. He sought in this way to characterize the concepts that inform institutional documents and the objectives of the course in relation to the themes, the understanding of teachers and coordinators on environmental education and human rights identifying conservative aspects and hegemonic and / or critical issues and counter-hegemonic in his speeches. The questionnaire with graduating students composed the analysis of how these students see their training and what their expectations of future teaching performance on the issues. The study indicated an expansion in the objectives of the training of science and biology teachers, incorporating human and social formation. In this regard, EE is more fully inserted in the initial training, especially with a conservationist approach, while human rights are treated only as a backdrop, especially for the treatment of relational aspects, for the respect and non-discrimination. The insertion of the thematic happens according to personal understanding of teachers, and there is a collective and institutional reflection on the purpose of this dimension of training, although teachers and coordinators are unanimous in recognizing the importance of this integration. They are potential courses of the inclusion of various social groups students, the experience and demands brought by schools and extracurricular activities.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28123@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28123@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:29:46Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:28123Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv ENVIRONMENTAL EDUCATION AND HUMAN RIGHTS IN INITIAL TRAINING OF SCIENCE AND BIOLOGY TEACHERS
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
NATÁLIA TAVARES RIOS RAMIARINA
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
author NATÁLIA TAVARES RIOS RAMIARINA
author_facet NATÁLIA TAVARES RIOS RAMIARINA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 09093079700
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6133365056620299
dc.contributor.referee1.fl_str_mv HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv CELSO SANCHEZ PEREIRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 10557205700
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5561721459875063
dc.contributor.author.fl_str_mv NATÁLIA TAVARES RIOS RAMIARINA
contributor_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA
CELSO SANCHEZ PEREIRA
description São muitos os desafios que se colocam para a educação em Direitos humanos e para educação ambiental na sociedade atual, e a formação de professores é campo estratégico de reflexão. Para pensar estas temáticas no currículo de Ciências e Biologia, buscou-se estabelecer as afinidades teórico-metodológicas entre a vertente crítica da educação ambiental e o discurso contra-hegemônico dos DDHH, a partir de categorias da justiça ambiental, utilizando referenciais da educação popular de Paulo Freire, da ecologia de saberes de Boaventura de Sousa Santos e do ecologismo dos pobres de Martínez-Alier. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar como as Licenciaturas em Ciências Biológicas das Universidades públicas da Cidade do Rio de Janeiro (UNIRIO, UERJ e UFRJ) têm abordado as temáticas da Educação ambiental e dos Direitos Humanas. Para tal, optou-se pela triangulação de dados composta pela análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos, entrevistas com professores e coordenadores e questionário com alunos concluintes. Buscou-se desta maneira caracterizar as concepções que informam os documentos institucionais e os objetivos dos cursos em relação às temáticas, o entendimento dos professores e coordenadores sobre a EA e DDHH, identificando aspectos conservadores e hegemônicos e/ou aspectos críticos e contra-hegemônicos em seus discursos. O questionário com alunos concluintes compôs a análise sobre como estes alunos vêem sua formação e quais suas expectativas de futura atuação docente sobre as temáticas. O estudo indicou uma ampliação nos objetivos da formação de professores de Ciências e Biologia, incorporando a formação humana e social. Neste sentido, a EA é mais amplamente inserida na formação inicial, sobretudo com um enfoque conservacionista, enquanto os DDHH são tratados apenas como pano de fundo, sobretudo para o tratamento de aspectos relacionais, referentes ao respeito e não-discriminação. A inserção das temáticas acontece de acordo com entendimento pessoal dos professores, não havendo uma reflexão coletiva e institucional sobre os propósitos desta dimensão da formação, embora professores e coordenadores sejam unânimes em reconhecer a relevância desta inserção. São potencialidades dos cursos a inserção de alunos de diversos grupos sociais, a vivência e demandas trazidas pelas escolas nos estágios e atividades extra-curriculares.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28123@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28123@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28123@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28123@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324928606699520