APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397@2 |
Resumo: | A demanda por asfaltos vem crescendo fortemente no Brasil por conta do ciclo vigoroso de expansão e recuperação de obras viárias de novos empreendimentos em rodovias, portos e aeroportos, que compõem o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Neste cenário, a otimização da distribuição de asfaltos faz-se necessária para garantir o abastecimento do produto no país. Diante deste contexto, foi desenvolvido um modelo de programação linear que permite avaliar as alternativas de atendimento ao mercado de asfaltos, considerando minimizar os custos operacionais envolvidos na entrega aos polos de venda, a partir das refinarias produtoras. O modelo proposto foi aplicado em um estudo de caso que considerou a necessidade da criação de um novo polo de venda, em complemento aos polos atualmente existentes. O resultado obtido permite fundamentar a tomada de decisão na escolha da alternativa que garanta o atendimento ao mercado do país com o menor custo. |
id |
PUC_RIO-1_d1d6305d71ec4aa55e0dbd821b413302 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:24397 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAPLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASOAPPLICATION OF MATHEMATICAL MODELING TO OPTIMIZE ASPHALT DISTRIBUTION IN BRAZIL: A CASE STUDY2014-08-25FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA10805458751lattes.cnpq.br/1420326234600531FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA10805458751lattes.cnpq.br/1420326234600531JOSE EUGENIO LEALHUGO MIGUEL VARELA REPOLHOHUGO MIGUEL VARELA REPOLHOFABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRAFABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA09382177710LEONARDO NOGUEIRA FINAMOREPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRA demanda por asfaltos vem crescendo fortemente no Brasil por conta do ciclo vigoroso de expansão e recuperação de obras viárias de novos empreendimentos em rodovias, portos e aeroportos, que compõem o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Neste cenário, a otimização da distribuição de asfaltos faz-se necessária para garantir o abastecimento do produto no país. Diante deste contexto, foi desenvolvido um modelo de programação linear que permite avaliar as alternativas de atendimento ao mercado de asfaltos, considerando minimizar os custos operacionais envolvidos na entrega aos polos de venda, a partir das refinarias produtoras. O modelo proposto foi aplicado em um estudo de caso que considerou a necessidade da criação de um novo polo de venda, em complemento aos polos atualmente existentes. O resultado obtido permite fundamentar a tomada de decisão na escolha da alternativa que garanta o atendimento ao mercado do país com o menor custo.The demand for asphalt has been growing strongly in Brazil because of the vigorous cycle of expansion and recovery of roadworks and new projects in roads, ports and airports which comprises the PAC - National Growth Acceleration Program. Given this context, the optimization of asphalt distribution is needed to ensure the supply of the product in the country. In this context, we propose a linear programming model that allows to evaluate alternative services for the asphalt market, considering the minimization of operational costs involved in delivering asphalt from the refineries to the selling locations. The proposed model was evaluated through a case study that addressed the need of creating a new center for delivery, in addition to the currently existing poles. Results obtained were able to support the decision making in choosing the alternative that ensures compliance with the country s market at the lowest cost.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:22:48Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24397Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-13T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
APPLICATION OF MATHEMATICAL MODELING TO OPTIMIZE ASPHALT DISTRIBUTION IN BRAZIL: A CASE STUDY |
title |
APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO LEONARDO NOGUEIRA FINAMORE |
title_short |
APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
LEONARDO NOGUEIRA FINAMORE |
author_facet |
LEONARDO NOGUEIRA FINAMORE |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
10805458751 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
10805458751 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/1420326234600531 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/1420326234600531 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JOSE EUGENIO LEAL |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
09382177710 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEONARDO NOGUEIRA FINAMORE |
contributor_str_mv |
FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA JOSE EUGENIO LEAL HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA |
description |
A demanda por asfaltos vem crescendo fortemente no Brasil por conta do ciclo vigoroso de expansão e recuperação de obras viárias de novos empreendimentos em rodovias, portos e aeroportos, que compõem o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Neste cenário, a otimização da distribuição de asfaltos faz-se necessária para garantir o abastecimento do produto no país. Diante deste contexto, foi desenvolvido um modelo de programação linear que permite avaliar as alternativas de atendimento ao mercado de asfaltos, considerando minimizar os custos operacionais envolvidos na entrega aos polos de venda, a partir das refinarias produtoras. O modelo proposto foi aplicado em um estudo de caso que considerou a necessidade da criação de um novo polo de venda, em complemento aos polos atualmente existentes. O resultado obtido permite fundamentar a tomada de decisão na escolha da alternativa que garanta o atendimento ao mercado do país com o menor custo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324919942316032 |