APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEONARDO NOGUEIRA FINAMORE
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397@2
Resumo: A demanda por asfaltos vem crescendo fortemente no Brasil por conta do ciclo vigoroso de expansão e recuperação de obras viárias de novos empreendimentos em rodovias, portos e aeroportos, que compõem o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Neste cenário, a otimização da distribuição de asfaltos faz-se necessária para garantir o abastecimento do produto no país. Diante deste contexto, foi desenvolvido um modelo de programação linear que permite avaliar as alternativas de atendimento ao mercado de asfaltos, considerando minimizar os custos operacionais envolvidos na entrega aos polos de venda, a partir das refinarias produtoras. O modelo proposto foi aplicado em um estudo de caso que considerou a necessidade da criação de um novo polo de venda, em complemento aos polos atualmente existentes. O resultado obtido permite fundamentar a tomada de decisão na escolha da alternativa que garanta o atendimento ao mercado do país com o menor custo.
id PUC_RIO-1_d1d6305d71ec4aa55e0dbd821b413302
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:24397
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAPLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASOAPPLICATION OF MATHEMATICAL MODELING TO OPTIMIZE ASPHALT DISTRIBUTION IN BRAZIL: A CASE STUDY2014-08-25FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA10805458751lattes.cnpq.br/1420326234600531FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA10805458751lattes.cnpq.br/1420326234600531JOSE EUGENIO LEALHUGO MIGUEL VARELA REPOLHOHUGO MIGUEL VARELA REPOLHOFABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRAFABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA09382177710LEONARDO NOGUEIRA FINAMOREPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRA demanda por asfaltos vem crescendo fortemente no Brasil por conta do ciclo vigoroso de expansão e recuperação de obras viárias de novos empreendimentos em rodovias, portos e aeroportos, que compõem o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Neste cenário, a otimização da distribuição de asfaltos faz-se necessária para garantir o abastecimento do produto no país. Diante deste contexto, foi desenvolvido um modelo de programação linear que permite avaliar as alternativas de atendimento ao mercado de asfaltos, considerando minimizar os custos operacionais envolvidos na entrega aos polos de venda, a partir das refinarias produtoras. O modelo proposto foi aplicado em um estudo de caso que considerou a necessidade da criação de um novo polo de venda, em complemento aos polos atualmente existentes. O resultado obtido permite fundamentar a tomada de decisão na escolha da alternativa que garanta o atendimento ao mercado do país com o menor custo.The demand for asphalt has been growing strongly in Brazil because of the vigorous cycle of expansion and recovery of roadworks and new projects in roads, ports and airports which comprises the PAC - National Growth Acceleration Program. Given this context, the optimization of asphalt distribution is needed to ensure the supply of the product in the country. In this context, we propose a linear programming model that allows to evaluate alternative services for the asphalt market, considering the minimization of operational costs involved in delivering asphalt from the refineries to the selling locations. The proposed model was evaluated through a case study that addressed the need of creating a new center for delivery, in addition to the currently existing poles. Results obtained were able to support the decision making in choosing the alternative that ensures compliance with the country s market at the lowest cost.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:22:48Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24397Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-13T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv APPLICATION OF MATHEMATICAL MODELING TO OPTIMIZE ASPHALT DISTRIBUTION IN BRAZIL: A CASE STUDY
title APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO
LEONARDO NOGUEIRA FINAMORE
title_short APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO
title_full APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO
title_sort APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DE ASFALTOS NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author LEONARDO NOGUEIRA FINAMORE
author_facet LEONARDO NOGUEIRA FINAMORE
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 10805458751
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 10805458751
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1420326234600531
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1420326234600531
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JOSE EUGENIO LEAL
dc.contributor.referee2.fl_str_mv HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09382177710
dc.contributor.author.fl_str_mv LEONARDO NOGUEIRA FINAMORE
contributor_str_mv FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA
FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA
JOSE EUGENIO LEAL
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO
FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA
FABRICIO CARLOS PINHEIRO OLIVEIRA
description A demanda por asfaltos vem crescendo fortemente no Brasil por conta do ciclo vigoroso de expansão e recuperação de obras viárias de novos empreendimentos em rodovias, portos e aeroportos, que compõem o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. Neste cenário, a otimização da distribuição de asfaltos faz-se necessária para garantir o abastecimento do produto no país. Diante deste contexto, foi desenvolvido um modelo de programação linear que permite avaliar as alternativas de atendimento ao mercado de asfaltos, considerando minimizar os custos operacionais envolvidos na entrega aos polos de venda, a partir das refinarias produtoras. O modelo proposto foi aplicado em um estudo de caso que considerou a necessidade da criação de um novo polo de venda, em complemento aos polos atualmente existentes. O resultado obtido permite fundamentar a tomada de decisão na escolha da alternativa que garanta o atendimento ao mercado do país com o menor custo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24397@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324919942316032