A EXPRESSÃO ZERO ELEVADO A ZERO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARLOS JOSE AMORIM DA SILVA
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49613@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49613@2
Resumo: Este trabalho é um estudo sobre a controvérsia que circunda a expressão zero elevado a zero. Como o objetivo de contextualizar o foco principal do trabalho é apresentado um percurso histórico sobre as questões que sustentam a referida controvérsia desde o século XVIII com Leonhard Euler até a atualidade. O texto contém análises exemplificadas em contextos diversos sobre a expressão e apresenta diferentes métodos para a operação potenciação que está estritamente relacionada ao conflito exposto. Também exibe soluções diversas obtidas para o valor da expressão 0 (0) por softwares matemáticos e expõe possíveis métodos de abordagens teóricas que sustentam as soluções que caracterizam a controvérsia. Ao final, é realizada uma análise de como alguns livros didáticos brasileiros abordam a referida expressão. O objetivo deste estudo e das reflexões contidas neste trabalho é permitir aos leitores, estudantes e professores, constatarem que a matemática é rica em detalhes e que o valor de uma simples operação aritmética pode não ter resposta única caso o contexto não esteja bem definido.
id PUC_RIO-1_d1e5d3e22f677edb4cc91b0516f96758
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:49613
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA EXPRESSÃO ZERO ELEVADO A ZERO THE EXPRESSION ZERO TO THE POWER OF ZERO 2020-08-20CHRISTINE SERTA COSTA93377495720lattes.cnpq.br/4765886371460357CHRISTINE SERTA COSTA93377495720lattes.cnpq.br/4765886371460357SINESIO PESCOCHRISTINE SERTA COSTARENATA MARTINS DA ROSAHUMBERTO JOSE BORTOLOSSIHUMBERTO JOSE BORTOLOSSI61242349634CARLOS JOSE AMORIM DA SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM MATEMÁTICA PUC-RioBREste trabalho é um estudo sobre a controvérsia que circunda a expressão zero elevado a zero. Como o objetivo de contextualizar o foco principal do trabalho é apresentado um percurso histórico sobre as questões que sustentam a referida controvérsia desde o século XVIII com Leonhard Euler até a atualidade. O texto contém análises exemplificadas em contextos diversos sobre a expressão e apresenta diferentes métodos para a operação potenciação que está estritamente relacionada ao conflito exposto. Também exibe soluções diversas obtidas para o valor da expressão 0 (0) por softwares matemáticos e expõe possíveis métodos de abordagens teóricas que sustentam as soluções que caracterizam a controvérsia. Ao final, é realizada uma análise de como alguns livros didáticos brasileiros abordam a referida expressão. O objetivo deste estudo e das reflexões contidas neste trabalho é permitir aos leitores, estudantes e professores, constatarem que a matemática é rica em detalhes e que o valor de uma simples operação aritmética pode não ter resposta única caso o contexto não esteja bem definido.This work is a study on the controversy surrounding the expression zero raised to zero. As the objective of contextualizing the main focus of the work is presented a historical journey on the issues that support this controversy since the eighteenth century with Leonhard Euler until today. The text contains analyzes exemplified in different contexts about expression and presents different methods for the potentiation operation that is strictly related to the exposed conflict. It also shows various solutions obtained for the value of the expression 0 (0) by mathematical software and exposes possible methods of theoretical approaches that support the solutions that characterize the controversy. At the end, an analysis is made of how some Brazilian textbooks approach this expression. The objective of this study and the reflections contained in this work is to allow readers, students and teachers, to see that mathematics is rich in details and that the value of a simple arithmetic operation may not have a single answer if the context is not well defined.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49613@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49613@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:56:53Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:49613Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342020-09-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A EXPRESSÃO ZERO ELEVADO A ZERO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE EXPRESSION ZERO TO THE POWER OF ZERO
title A EXPRESSÃO ZERO ELEVADO A ZERO
spellingShingle A EXPRESSÃO ZERO ELEVADO A ZERO
CARLOS JOSE AMORIM DA SILVA
title_short A EXPRESSÃO ZERO ELEVADO A ZERO
title_full A EXPRESSÃO ZERO ELEVADO A ZERO
title_fullStr A EXPRESSÃO ZERO ELEVADO A ZERO
title_full_unstemmed A EXPRESSÃO ZERO ELEVADO A ZERO
title_sort A EXPRESSÃO ZERO ELEVADO A ZERO
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author CARLOS JOSE AMORIM DA SILVA
author_facet CARLOS JOSE AMORIM DA SILVA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 93377495720
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CHRISTINE SERTA COSTA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 93377495720
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4765886371460357
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv CHRISTINE SERTA COSTA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4765886371460357
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SINESIO PESCO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CHRISTINE SERTA COSTA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv RENATA MARTINS DA ROSA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv HUMBERTO JOSE BORTOLOSSI
dc.contributor.referee5.fl_str_mv HUMBERTO JOSE BORTOLOSSI
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 61242349634
dc.contributor.author.fl_str_mv CARLOS JOSE AMORIM DA SILVA
contributor_str_mv CHRISTINE SERTA COSTA
CHRISTINE SERTA COSTA
SINESIO PESCO
CHRISTINE SERTA COSTA
RENATA MARTINS DA ROSA
HUMBERTO JOSE BORTOLOSSI
HUMBERTO JOSE BORTOLOSSI
description Este trabalho é um estudo sobre a controvérsia que circunda a expressão zero elevado a zero. Como o objetivo de contextualizar o foco principal do trabalho é apresentado um percurso histórico sobre as questões que sustentam a referida controvérsia desde o século XVIII com Leonhard Euler até a atualidade. O texto contém análises exemplificadas em contextos diversos sobre a expressão e apresenta diferentes métodos para a operação potenciação que está estritamente relacionada ao conflito exposto. Também exibe soluções diversas obtidas para o valor da expressão 0 (0) por softwares matemáticos e expõe possíveis métodos de abordagens teóricas que sustentam as soluções que caracterizam a controvérsia. Ao final, é realizada uma análise de como alguns livros didáticos brasileiros abordam a referida expressão. O objetivo deste estudo e das reflexões contidas neste trabalho é permitir aos leitores, estudantes e professores, constatarem que a matemática é rica em detalhes e que o valor de uma simples operação aritmética pode não ter resposta única caso o contexto não esteja bem definido.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49613@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49613@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49613@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49613@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324952045518848