COTIDIANO ESCOLAR E MUDANÇA SOCIOCULTURAL: A EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO STELLA MARIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRISTINA AZEREDO LOPES TEPEDINO
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10741@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10741@2
Resumo: Inserida no contexto dos estudos sobre diversidade cultural e educação, esta pesquisa focaliza o processo de mudança que o Colégio Stella Maris passou nos últimos anos. Esta instituição de ensino, uma tradicional escola confessional da cidade do Rio de Janeiro, ao longo dos seus 65 anos atendeu às classes média e alta do Rio de Janeiro. No ano 2000, devido a diferentes circunstâncias e a uma opção da congregação religiosa responsável pela escola, passou a atender prioritariamente à população de seu entorno geográfico, os moradores da favela do Vidigal. O objetivo central da investigação foi identificar as implicações da mudança de clientela na instituição escolar e na prática cotidiana dos professores e professoras. As principais estratégias utilizadas na pesquisa de campo foram: análise documental, observação e entrevistas com os principais atores. Na análise dos dados, especial atenção foi dada às implicações das questões estudadas à diversidade sociocultural na dinâmica pedagógica da escola.
id PUC_RIO-1_d23e22bb6c0736e3b5b546ffd96b5cc1
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:10741
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCOTIDIANO ESCOLAR E MUDANÇA SOCIOCULTURAL: A EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO STELLA MARISSCHOOL, SOCIO-CULTURAL TRANSFORMATION THE EXPERIENCE OF THE STELLA MARIS SCHOOL2007-04-09VERA MARIA FERRAO CANDAU09093079700lattes.cnpq.br/6133365056620299ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELISLUIZ CAVALIERI BAZILIOVERA MARIA FERRAO CANDAULUIZ CAVALIERI BAZILIO08463920705CRISTINA AZEREDO LOPES TEPEDINOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRInserida no contexto dos estudos sobre diversidade cultural e educação, esta pesquisa focaliza o processo de mudança que o Colégio Stella Maris passou nos últimos anos. Esta instituição de ensino, uma tradicional escola confessional da cidade do Rio de Janeiro, ao longo dos seus 65 anos atendeu às classes média e alta do Rio de Janeiro. No ano 2000, devido a diferentes circunstâncias e a uma opção da congregação religiosa responsável pela escola, passou a atender prioritariamente à população de seu entorno geográfico, os moradores da favela do Vidigal. O objetivo central da investigação foi identificar as implicações da mudança de clientela na instituição escolar e na prática cotidiana dos professores e professoras. As principais estratégias utilizadas na pesquisa de campo foram: análise documental, observação e entrevistas com os principais atores. Na análise dos dados, especial atenção foi dada às implicações das questões estudadas à diversidade sociocultural na dinâmica pedagógica da escola.The present research is inserted in the context of Cultural Diversity and Education studies and intends to focus on the changing process which the Colégio Stella Maris, in Rio de Janeiro has been through these last years. This teaching institution, a traditional and confessional school, educated Rio de Janeiro´s high and middle classes for 65 years. In 2000, the school experienced a transforming process, due to different circumstances and also to a choice made by the religious congregation responsible for the school. It began to assist primarily the low class population living in the neighborhood, the inhabitants of the Vidigal favela. The main purpose of this investigation was to identify the implications of this clientele change to the school itself and the differences in the teachers´ behaviour and in their pedagogical practices, not only theoretically but also when facing daily life problems. The strategies used in the field research were: document analysis, observation and interviews with the main subjects. In the data analysis, special attention was given to the implications of the studied questions to the social and cultural diversity in the pedagogical dynamic of the educational institution.CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10741@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10741@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:58:43Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10741Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv COTIDIANO ESCOLAR E MUDANÇA SOCIOCULTURAL: A EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO STELLA MARIS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv SCHOOL, SOCIO-CULTURAL TRANSFORMATION THE EXPERIENCE OF THE STELLA MARIS SCHOOL
title COTIDIANO ESCOLAR E MUDANÇA SOCIOCULTURAL: A EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO STELLA MARIS
spellingShingle COTIDIANO ESCOLAR E MUDANÇA SOCIOCULTURAL: A EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO STELLA MARIS
CRISTINA AZEREDO LOPES TEPEDINO
title_short COTIDIANO ESCOLAR E MUDANÇA SOCIOCULTURAL: A EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO STELLA MARIS
title_full COTIDIANO ESCOLAR E MUDANÇA SOCIOCULTURAL: A EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO STELLA MARIS
title_fullStr COTIDIANO ESCOLAR E MUDANÇA SOCIOCULTURAL: A EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO STELLA MARIS
title_full_unstemmed COTIDIANO ESCOLAR E MUDANÇA SOCIOCULTURAL: A EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO STELLA MARIS
title_sort COTIDIANO ESCOLAR E MUDANÇA SOCIOCULTURAL: A EXPERIÊNCIA DO COLÉGIO STELLA MARIS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author CRISTINA AZEREDO LOPES TEPEDINO
author_facet CRISTINA AZEREDO LOPES TEPEDINO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 09093079700
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6133365056620299
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIZ CAVALIERI BAZILIO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
dc.contributor.referee4.fl_str_mv LUIZ CAVALIERI BAZILIO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 08463920705
dc.contributor.author.fl_str_mv CRISTINA AZEREDO LOPES TEPEDINO
contributor_str_mv VERA MARIA FERRAO CANDAU
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
LUIZ CAVALIERI BAZILIO
VERA MARIA FERRAO CANDAU
LUIZ CAVALIERI BAZILIO
description Inserida no contexto dos estudos sobre diversidade cultural e educação, esta pesquisa focaliza o processo de mudança que o Colégio Stella Maris passou nos últimos anos. Esta instituição de ensino, uma tradicional escola confessional da cidade do Rio de Janeiro, ao longo dos seus 65 anos atendeu às classes média e alta do Rio de Janeiro. No ano 2000, devido a diferentes circunstâncias e a uma opção da congregação religiosa responsável pela escola, passou a atender prioritariamente à população de seu entorno geográfico, os moradores da favela do Vidigal. O objetivo central da investigação foi identificar as implicações da mudança de clientela na instituição escolar e na prática cotidiana dos professores e professoras. As principais estratégias utilizadas na pesquisa de campo foram: análise documental, observação e entrevistas com os principais atores. Na análise dos dados, especial atenção foi dada às implicações das questões estudadas à diversidade sociocultural na dinâmica pedagógica da escola.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10741@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10741@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10741@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10741@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324895571312640