[en] NUMERICAL SIMULATION OF DUAL-FUEL DIESEL-NATURAL GAS ENGINES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15407@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15407@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15407 |
Resumo: | [pt] A adaptação de um simulador numérico para a simulação da operação bicombustível Diesel-gás em motores com ignição por compressão foi realizada. O código-fonte em questão foi desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo IFP, e uma modificação ao modelo da auto-ignição nele contido foi concluída neste estudo. As diversas etapas necessárias para a adaptação são apresentadas. Considerações foram feitas em relação à literatura existente para o assunto, e as hipóteses realizadas foram verificadas numericamente sempre que possível. Uma equação que relaciona os números de octanas do Diesel e do gás natural com a qualidade da auto-ignição de sua combinação resultante é proposta. Foi construída uma extensa base de dados necessária ao funcionamento do modelo, contendo as taxas de reação em função dos parâmetros físicos da mistura. Por fim, foi feita uma análise qualitativa de simulações bicombustível para um motor Diesel. |
id |
PUC_RIO-1_d6091b3f0ae3154315df0a1976a1e8c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:15407 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] NUMERICAL SIMULATION OF DUAL-FUEL DIESEL-NATURAL GAS ENGINES [pt] SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE MOTORES BICOMBUSTÍVEL DIESEL-GÁS NATURAL [pt] GAS NATURAL[pt] DIESEL[pt] MOTOR DIESEL[pt] SIMULACAO NUMERICA[en] NATURAL GAS[en] DIESEL[en] DIESEL ENGINE[en] NUMERICAL SIMULATION[pt] A adaptação de um simulador numérico para a simulação da operação bicombustível Diesel-gás em motores com ignição por compressão foi realizada. O código-fonte em questão foi desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo IFP, e uma modificação ao modelo da auto-ignição nele contido foi concluída neste estudo. As diversas etapas necessárias para a adaptação são apresentadas. Considerações foram feitas em relação à literatura existente para o assunto, e as hipóteses realizadas foram verificadas numericamente sempre que possível. Uma equação que relaciona os números de octanas do Diesel e do gás natural com a qualidade da auto-ignição de sua combinação resultante é proposta. Foi construída uma extensa base de dados necessária ao funcionamento do modelo, contendo as taxas de reação em função dos parâmetros físicos da mistura. Por fim, foi feita uma análise qualitativa de simulações bicombustível para um motor Diesel.[en] The adaptation of a numerical simulator for the dual fuel Diesel-gas combustion in compression ignition engines was accomplished. The referred source code has been developed for the past years by the IFP, and a modification of its auto-ignition model was concluded during this study. The various steps needed for this adaptation are presented. All hypotheses were numerically verified when possible. A relation between auto-ignition quality and the combination of the octane numbers of Diesel and natural gas is proposed. A comprehensive reaction rates database required by the model was constructed. Finally, a qualitative analysis of dual fuel simulations in a Diesel engine was conducted.MAXWELLSERGIO LEAL BRAGASERGIO LEAL BRAGASERGIO LEAL BRAGAFELIPE LEAL DA COSTA MOUTELLA2010-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15407@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15407@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15407porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:15407Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] NUMERICAL SIMULATION OF DUAL-FUEL DIESEL-NATURAL GAS ENGINES [pt] SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE MOTORES BICOMBUSTÍVEL DIESEL-GÁS NATURAL |
title |
[en] NUMERICAL SIMULATION OF DUAL-FUEL DIESEL-NATURAL GAS ENGINES |
spellingShingle |
[en] NUMERICAL SIMULATION OF DUAL-FUEL DIESEL-NATURAL GAS ENGINES FELIPE LEAL DA COSTA MOUTELLA [pt] GAS NATURAL [pt] DIESEL [pt] MOTOR DIESEL [pt] SIMULACAO NUMERICA [en] NATURAL GAS [en] DIESEL [en] DIESEL ENGINE [en] NUMERICAL SIMULATION |
title_short |
[en] NUMERICAL SIMULATION OF DUAL-FUEL DIESEL-NATURAL GAS ENGINES |
title_full |
[en] NUMERICAL SIMULATION OF DUAL-FUEL DIESEL-NATURAL GAS ENGINES |
title_fullStr |
[en] NUMERICAL SIMULATION OF DUAL-FUEL DIESEL-NATURAL GAS ENGINES |
title_full_unstemmed |
[en] NUMERICAL SIMULATION OF DUAL-FUEL DIESEL-NATURAL GAS ENGINES |
title_sort |
[en] NUMERICAL SIMULATION OF DUAL-FUEL DIESEL-NATURAL GAS ENGINES |
author |
FELIPE LEAL DA COSTA MOUTELLA |
author_facet |
FELIPE LEAL DA COSTA MOUTELLA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SERGIO LEAL BRAGA SERGIO LEAL BRAGA SERGIO LEAL BRAGA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FELIPE LEAL DA COSTA MOUTELLA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] GAS NATURAL [pt] DIESEL [pt] MOTOR DIESEL [pt] SIMULACAO NUMERICA [en] NATURAL GAS [en] DIESEL [en] DIESEL ENGINE [en] NUMERICAL SIMULATION |
topic |
[pt] GAS NATURAL [pt] DIESEL [pt] MOTOR DIESEL [pt] SIMULACAO NUMERICA [en] NATURAL GAS [en] DIESEL [en] DIESEL ENGINE [en] NUMERICAL SIMULATION |
description |
[pt] A adaptação de um simulador numérico para a simulação da operação bicombustível Diesel-gás em motores com ignição por compressão foi realizada. O código-fonte em questão foi desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo IFP, e uma modificação ao modelo da auto-ignição nele contido foi concluída neste estudo. As diversas etapas necessárias para a adaptação são apresentadas. Considerações foram feitas em relação à literatura existente para o assunto, e as hipóteses realizadas foram verificadas numericamente sempre que possível. Uma equação que relaciona os números de octanas do Diesel e do gás natural com a qualidade da auto-ignição de sua combinação resultante é proposta. Foi construída uma extensa base de dados necessária ao funcionamento do modelo, contendo as taxas de reação em função dos parâmetros físicos da mistura. Por fim, foi feita uma análise qualitativa de simulações bicombustível para um motor Diesel. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15407@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15407@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15407 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15407@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15407@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822575478407168 |