[en] HIGHER EDUCATION INTERFACES FROM THE PERSPECTIVE OF THE VISUALLY IMPAIRED PERSON: REFLECTIONS ON DIGITAL AND ATTITUDINAL ACCESSIBILITY
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68217@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68217@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68217 |
Resumo: | [pt] A modalidade online de ensino se tornou a única maneira de realização das atividades acadêmicas nas universidades, públicas e privadas, durante a pandemia COVID-19. Nesta modalidade, o estudante interage com a instituição por meio digital para desenvolver todas as suas atividades acadêmicas. O sucesso desta interação depende de ele possuir recursos de internet e equipamentos eletrônicos adequados. Para um estudante com deficiência visual, além destes instrumentos, ele precisa ter assegurada a acessibilidade às interfaces virtuais da instituição e aos materiais didáticoslá dispostos. O objetivo principal deste trabalho foi compreender se estudantes com deficiência visual estão sendo atendidos apropriadamente no ensino superior no Brasil. Neste estudo qualitativo foram entrevistados oito estudantes de diferentes regiões do Brasil, localizados pelo método Bola de Neve, para ouvir as suas percepções, desafios e vivências decorrentes do ensino online. As entrevistas semiestruturadas foram feitas individualmente e à distância. Utilizando o método de análise qualitativa de Bardin, as categorias temáticas envolveram tópicos relativos à acessibilidade das interfaces das plataformas virtuais e dos materiais didáticos disponibilizados nestas plataformas, as tecnologias assistivas de uso preferencial e barreiras atitudinais experimentadas no meio acadêmico. Os impedimentos para o cumprimento efetivo das atividades acadêmicas mencionadas pelos entrevistados resultaram em prejuízos de desempenho nos respectivos cursos, não por falta de capacidade, mas sim, por falta de acessibilidade. Espera-se que este trabalho contribua para promover a diversidade e viabilizar soluções para que a acessibilidade seja atingida no campo educacional e para o desenvolvimento de estratégias para projetar interfaces e salas de aula acessíveis aos estudantes com deficiência visual. |
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[en] HIGHER EDUCATION INTERFACES FROM THE PERSPECTIVE OF THE VISUALLY IMPAIRED PERSON: REFLECTIONS ON DIGITAL AND ATTITUDINAL ACCESSIBILITY[pt] INTERFACES DE ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: REFLEXÕES SOBRE ACESSIBILIDADE DIGITAL E ATITUDINAL[pt] ENSINO SUPERIOR[pt] ACESSIBILIDADE[pt] APRENDIZADO ON-LINE[pt] DEFICIENCIA VISUAL[en] HIGHER EDUCATION[en] ACCESSIBILITY[en] ONLINE LEARNING[en] VISUAL IMPAIRMENT[pt] A modalidade online de ensino se tornou a única maneira de realização das atividades acadêmicas nas universidades, públicas e privadas, durante a pandemia COVID-19. Nesta modalidade, o estudante interage com a instituição por meio digital para desenvolver todas as suas atividades acadêmicas. O sucesso desta interação depende de ele possuir recursos de internet e equipamentos eletrônicos adequados. Para um estudante com deficiência visual, além destes instrumentos, ele precisa ter assegurada a acessibilidade às interfaces virtuais da instituição e aos materiais didáticoslá dispostos. O objetivo principal deste trabalho foi compreender se estudantes com deficiência visual estão sendo atendidos apropriadamente no ensino superior no Brasil. Neste estudo qualitativo foram entrevistados oito estudantes de diferentes regiões do Brasil, localizados pelo método Bola de Neve, para ouvir as suas percepções, desafios e vivências decorrentes do ensino online. As entrevistas semiestruturadas foram feitas individualmente e à distância. Utilizando o método de análise qualitativa de Bardin, as categorias temáticas envolveram tópicos relativos à acessibilidade das interfaces das plataformas virtuais e dos materiais didáticos disponibilizados nestas plataformas, as tecnologias assistivas de uso preferencial e barreiras atitudinais experimentadas no meio acadêmico. Os impedimentos para o cumprimento efetivo das atividades acadêmicas mencionadas pelos entrevistados resultaram em prejuízos de desempenho nos respectivos cursos, não por falta de capacidade, mas sim, por falta de acessibilidade. Espera-se que este trabalho contribua para promover a diversidade e viabilizar soluções para que a acessibilidade seja atingida no campo educacional e para o desenvolvimento de estratégias para projetar interfaces e salas de aula acessíveis aos estudantes com deficiência visual.[en] The online learning modality has become the only way to carry out academic activities in universities, public and private, during the COVID-19 pandemic. In this modality, the student interacts with the Institution through digital means to develop all their academic activities. The success of this interaction depends on having adequate internet resources and electronic devices. For a visually impaired student, in addition to these instruments, he/she must have access to the Institution s virtual interfaces and the teaching materials available there. The main objective of this work was to understand if students with visual impairment are being adequately attended in higher education in Brazil. In this qualitative study, eight students from different regions of Brazil, located by the Snowball method, were interviewed to hear their perceptions, challenges and experiences arising from online teaching. The semi-structured interviews were carried out individually and remotely. Using Bardin s method of qualitative analysis, the thematic categories involved topics related to the accessibility of the interfaces of virtual platforms and the teaching materials available on these platforms, the preferential use of assistive technologies and attitudinal barriers experienced in the academic environment. The impediments to the effective fulfillment of the academic activities mentioned by the interviewees resulted in performance losses in the respective courses, not due to lack of capacity, but due to lack of accessibility. It is expected that this work will contribute to promoting diversity and enabling solutions for accessibility in the educational field and for the development of strategies to design interfaces and classrooms accessible to students with visual impairments.MAXWELLCLÁUDIA MONT’ALVÃOJULIANA GUETHS GOMES2024-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68217@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68217@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68217porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-27T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:68217Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-09-27T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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