[en] HIERARCHIES OF POWER OF INSTITUTIONS IN THE FIELD OF EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANA LUISA ANTUNES
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46563@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46563@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46563
Resumo: [pt] Na pesquisa tratamos das dinâmicas do campo científico através da acumulação de capitais e da construção das posições de prestígio institucional a partir dos Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Produzindo um recorte da pesquisa do SOCED (Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação), coordenado pela pesquisadora Zaia Brandão, sobre a os bolsistas de produtividade do CNPq, nosso objetivo foi compreender a centralidade de algumas instituições na pesquisa em Educação analisando se existem instituições com o poder de “comandar o jogo” no campo cientifico da área. Quais são as instituições que estão hierarquicamente representadas com poder no campo científico na área da Educação a partir da concessão das bolsas de produtividade? Partindo dos agentes (pesquisadores) traçamos uma configuração das instituições prevalentes nessas trajetórias para conhecer o peso relativo das instituições universitárias na luta por hegemonia no campo da Educação. O objeto da investigação são as instituições na composição das hierarquias científico-acadêmicas a partir das trajetórias institucionais e práticas acadêmicas registradas no Currículo Lattes dos pesquisadores bolsista de produtividade das categorias 1 (A, B, C, D) e Sênior. Trabalhamos em nossa pesquisa com dados de todos os PQ-1 (A, B, C e D) com 170 bolsistas que somado aos PQ-Sr (11) compuseram a amostra de 181 pesquisadores. A análise das variáveis do nosso banco de dados dos PQ-1 e PQ-Sr nos permitiu caracterizar, pela instituição de pertença de cada agente, a hierarquia a partir da: instituição e região da instituição de trabalho dos pesquisadores; instituição de doutoramento; relação entre a instituição de formação (doutoramento) e a instituição de pertença; relação entre os tipos de publicações e as posições ocupadas; a relação entre o poder institucional e os periódicos mais atrativos para os pesquisadores bolsistas e; conhecer as instituições responsáveis pelas revistas mais bem avaliadas, com Qualis A1 e A2. As análises evidenciaram a existência de uma política que reproduz a hierarquia de bolsistas e acabam privilegiando instituições que já possuem razoáveis condições de condução de trabalhos científicos. As instituições do topo da hierarquia revelam o poder de “comando do jogo” no campo científico por meio da definição e manutenção das regras e posse de seus próprios periódicos bem qualificados que contribuem para definir o padrão de cientificidade da área. Tais instituições possuem poder que gera uma dinâmica de maior concessão de bolsas para seus pesquisadores e maior financiamento para as pesquisas realizadas pelas suas instituições.
id PUC_RIO-1_d66651f09307c107c1fc3f3f7b908cef
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:46563
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] HIERARCHIES OF POWER OF INSTITUTIONS IN THE FIELD OF EDUCATION [pt] HIERARQUIAS DE PODER DE INSTITUIÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO [pt] CAMPO CIENTIFICO[pt] HIERARQUIA INSTITUCIONAL[pt] PESQUISA EM EDUCACAO[en] SCIENTIFIC FIELD[en] INSTITUTIONAL HIERARCHIE[en] EDUCATION RESEARCH[pt] Na pesquisa tratamos das dinâmicas do campo científico através da acumulação de capitais e da construção das posições de prestígio institucional a partir dos Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Produzindo um recorte da pesquisa do SOCED (Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação), coordenado pela pesquisadora Zaia Brandão, sobre a os bolsistas de produtividade do CNPq, nosso objetivo foi compreender a centralidade de algumas instituições na pesquisa em Educação analisando se existem instituições com o poder de “comandar o jogo” no campo cientifico da área. Quais são as instituições que estão hierarquicamente representadas com poder no campo científico na área da Educação a partir da concessão das bolsas de produtividade? Partindo dos agentes (pesquisadores) traçamos uma configuração das instituições prevalentes nessas trajetórias para conhecer o peso relativo das instituições universitárias na luta por hegemonia no campo da Educação. O objeto da investigação são as instituições na composição das hierarquias científico-acadêmicas a partir das trajetórias institucionais e práticas acadêmicas registradas no Currículo Lattes dos pesquisadores bolsista de produtividade das categorias 1 (A, B, C, D) e Sênior. Trabalhamos em nossa pesquisa com dados de todos os PQ-1 (A, B, C e D) com 170 bolsistas que somado aos PQ-Sr (11) compuseram a amostra de 181 pesquisadores. A análise das variáveis do nosso banco de dados dos PQ-1 e PQ-Sr nos permitiu caracterizar, pela instituição de pertença de cada agente, a hierarquia a partir da: instituição e região da instituição de trabalho dos pesquisadores; instituição de doutoramento; relação entre a instituição de formação (doutoramento) e a instituição de pertença; relação entre os tipos de publicações e as posições ocupadas; a relação entre o poder institucional e os periódicos mais atrativos para os pesquisadores bolsistas e; conhecer as instituições responsáveis pelas revistas mais bem avaliadas, com Qualis A1 e A2. As análises evidenciaram a existência de uma política que reproduz a hierarquia de bolsistas e acabam privilegiando instituições que já possuem razoáveis condições de condução de trabalhos científicos. As instituições do topo da hierarquia revelam o poder de “comando do jogo” no campo científico por meio da definição e manutenção das regras e posse de seus próprios periódicos bem qualificados que contribuem para definir o padrão de cientificidade da área. Tais instituições possuem poder que gera uma dinâmica de maior concessão de bolsas para seus pesquisadores e maior financiamento para as pesquisas realizadas pelas suas instituições.[en] In this research we deal with the dynamics of the scientific field through the accumulation of capital and the construction of positions of institutional prestige from the Research Productivity Grantees of the CNPq. Within the SOCED (Research Group on Educational Sociology) research, coordinated by the researcher Zaia Brandão, on the CNPq productivity fellows, I chose to understand the centrality of some institutions in the research in Education, analyzing if there are institutions with the power of Command the game in the scientific field of Education. What are the institutions that are hierarchically represented with power in the scientific field in Education from the granting of productivity grants? From the agents (researchers) we draw a configuration of the institutions prevalent in these trajectories to know the relative weight of the university institutions in the fight for hegemony in the field of Education. The object of the research is the institutions in the composition of the academic-academic hierarchies from the institutional trajectories and academic practices the of researchers registered in the Lattes Curriculum of the productivity grants program of categories 1 (A, B, C, D) and Senior. We worked on the research with data of all the PQ-1 (A, B, C and D) with 170 that added to the PQ-Sr (11) composed the sample of 181 researchers. The analysis of the variables of our database of PQ-1 and PQ-Sr allowed us to characterize, by the institution of each agent, the hierarchy from the: institution and region of the researchers work institution; PhD degree institution; relationship between the training institution (PhD degree) and the work institution; relationship between types of publications and positions in the field; the relationship between institutional power and the most attractive journals for researchers and; know the institutions responsible for the best evaluated journals, with Qualis A1 and A2. The analyzes showed the existence of a policy that reproduces the hierarchy of productivity grants and end up favoring institutions that already have conditions to do scientific work. Institutions at the top of the hierarchy reveal the power of command of the game in the scientific field through the definition and maintenance of the rules and they have own well-established journals that contribute to defining the scientific standard of the area. Such institutions have power for a greater grant dynamics for their researchers and greater funding for the research maked by their institutions.MAXWELLROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAOANA LUISA ANTUNES2020-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46563@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46563@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46563porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-08T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:46563Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-08T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] HIERARCHIES OF POWER OF INSTITUTIONS IN THE FIELD OF EDUCATION
[pt] HIERARQUIAS DE PODER DE INSTITUIÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
title [en] HIERARCHIES OF POWER OF INSTITUTIONS IN THE FIELD OF EDUCATION
spellingShingle [en] HIERARCHIES OF POWER OF INSTITUTIONS IN THE FIELD OF EDUCATION
ANA LUISA ANTUNES
[pt] CAMPO CIENTIFICO
[pt] HIERARQUIA INSTITUCIONAL
[pt] PESQUISA EM EDUCACAO
[en] SCIENTIFIC FIELD
[en] INSTITUTIONAL HIERARCHIE
[en] EDUCATION RESEARCH
title_short [en] HIERARCHIES OF POWER OF INSTITUTIONS IN THE FIELD OF EDUCATION
title_full [en] HIERARCHIES OF POWER OF INSTITUTIONS IN THE FIELD OF EDUCATION
title_fullStr [en] HIERARCHIES OF POWER OF INSTITUTIONS IN THE FIELD OF EDUCATION
title_full_unstemmed [en] HIERARCHIES OF POWER OF INSTITUTIONS IN THE FIELD OF EDUCATION
title_sort [en] HIERARCHIES OF POWER OF INSTITUTIONS IN THE FIELD OF EDUCATION
author ANA LUISA ANTUNES
author_facet ANA LUISA ANTUNES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAO
dc.contributor.author.fl_str_mv ANA LUISA ANTUNES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] CAMPO CIENTIFICO
[pt] HIERARQUIA INSTITUCIONAL
[pt] PESQUISA EM EDUCACAO
[en] SCIENTIFIC FIELD
[en] INSTITUTIONAL HIERARCHIE
[en] EDUCATION RESEARCH
topic [pt] CAMPO CIENTIFICO
[pt] HIERARQUIA INSTITUCIONAL
[pt] PESQUISA EM EDUCACAO
[en] SCIENTIFIC FIELD
[en] INSTITUTIONAL HIERARCHIE
[en] EDUCATION RESEARCH
description [pt] Na pesquisa tratamos das dinâmicas do campo científico através da acumulação de capitais e da construção das posições de prestígio institucional a partir dos Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Produzindo um recorte da pesquisa do SOCED (Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação), coordenado pela pesquisadora Zaia Brandão, sobre a os bolsistas de produtividade do CNPq, nosso objetivo foi compreender a centralidade de algumas instituições na pesquisa em Educação analisando se existem instituições com o poder de “comandar o jogo” no campo cientifico da área. Quais são as instituições que estão hierarquicamente representadas com poder no campo científico na área da Educação a partir da concessão das bolsas de produtividade? Partindo dos agentes (pesquisadores) traçamos uma configuração das instituições prevalentes nessas trajetórias para conhecer o peso relativo das instituições universitárias na luta por hegemonia no campo da Educação. O objeto da investigação são as instituições na composição das hierarquias científico-acadêmicas a partir das trajetórias institucionais e práticas acadêmicas registradas no Currículo Lattes dos pesquisadores bolsista de produtividade das categorias 1 (A, B, C, D) e Sênior. Trabalhamos em nossa pesquisa com dados de todos os PQ-1 (A, B, C e D) com 170 bolsistas que somado aos PQ-Sr (11) compuseram a amostra de 181 pesquisadores. A análise das variáveis do nosso banco de dados dos PQ-1 e PQ-Sr nos permitiu caracterizar, pela instituição de pertença de cada agente, a hierarquia a partir da: instituição e região da instituição de trabalho dos pesquisadores; instituição de doutoramento; relação entre a instituição de formação (doutoramento) e a instituição de pertença; relação entre os tipos de publicações e as posições ocupadas; a relação entre o poder institucional e os periódicos mais atrativos para os pesquisadores bolsistas e; conhecer as instituições responsáveis pelas revistas mais bem avaliadas, com Qualis A1 e A2. As análises evidenciaram a existência de uma política que reproduz a hierarquia de bolsistas e acabam privilegiando instituições que já possuem razoáveis condições de condução de trabalhos científicos. As instituições do topo da hierarquia revelam o poder de “comando do jogo” no campo científico por meio da definição e manutenção das regras e posse de seus próprios periódicos bem qualificados que contribuem para definir o padrão de cientificidade da área. Tais instituições possuem poder que gera uma dinâmica de maior concessão de bolsas para seus pesquisadores e maior financiamento para as pesquisas realizadas pelas suas instituições.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46563@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46563@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46563
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46563@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46563@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822618723778560