A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@2 |
Resumo: | O envelhecimento tem sido um tema intensamente abordado nos meios de comunicação de massa. Simultaneamente, nas imagens projetadas na mídia, predomina o imperativo da juventude, da beleza e do consumo. Nesse contexto, em que também se discute a eficiência da Previdência Social, a aposentadoria deixou de ser apenas um direito provido pelo Estado e se tornou mais um bem de consumo, amplamente anunciado. Esta dissertação descreve a pesquisa realizada sobre as representações do envelhecimento nos anúncios de planos de previdência privada, assumindo o consumo como um sistema simbólico e tratando a comunicação de massa como dimensão peculiar da sociedade contemporânea, onde são produzidas e disseminadas as narrativas concebidas a partir dessa estrutura simbólica. Nas propagandas pesquisadas em revistas de circulação nacional, como Veja, Época, Isto É, e Exame pode-se ler a história de uma luta contra a morte, seja explicitamente uma batalha para negar o desaparecimento do indivíduo ou uma forma de afirmar a permanência da sua identidade. |
id |
PUC_RIO-1_d77eba5543b6d568ac1a0264abedbe6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:8911 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADATHE SELF-PRESERVATION: REPRESENTATIONS OF THE AGEING IN THE PRIVATE PENSION FUNDS ADVERTISEMENTS2006-02-17JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES27474674734lattes.cnpq.br/0648443449014438EVERARDO PEREIRA G ROCHAJOSE CARLOS SOUZA RODRIGUESANTONIO FAUSTO NETO01405898720ANA CLAUDIA LOUREIRO FARIAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBRO envelhecimento tem sido um tema intensamente abordado nos meios de comunicação de massa. Simultaneamente, nas imagens projetadas na mídia, predomina o imperativo da juventude, da beleza e do consumo. Nesse contexto, em que também se discute a eficiência da Previdência Social, a aposentadoria deixou de ser apenas um direito provido pelo Estado e se tornou mais um bem de consumo, amplamente anunciado. Esta dissertação descreve a pesquisa realizada sobre as representações do envelhecimento nos anúncios de planos de previdência privada, assumindo o consumo como um sistema simbólico e tratando a comunicação de massa como dimensão peculiar da sociedade contemporânea, onde são produzidas e disseminadas as narrativas concebidas a partir dessa estrutura simbólica. Nas propagandas pesquisadas em revistas de circulação nacional, como Veja, Época, Isto É, e Exame pode-se ler a história de uma luta contra a morte, seja explicitamente uma batalha para negar o desaparecimento do indivíduo ou uma forma de afirmar a permanência da sua identidade.The ageing process has been frequently approached by the mass media. At the same time the images disseminated by the media refer predominatly to ideas of youth, beauty and consumption. In that context, where the efficiency of the Pension System is also debated, retirement stopped being one right provided by the Government and became a necessity, highly advertised. This dissertation describes the performed study on the presentations of ageing, advertised by private Pension Funds, recognizing consumption as a symbolic system and treating mass media as a peculiar dimension of the contemporary society, where concepts conceived from that symbolic structure are produced and disseminated. The advertisements studied from national circulation magazines - Veja, Época, Isto É and Exame - present the story of a fight against death as a explicitly battle to deny the disappearance of the individual or as a strategy for affirm (establish) the permanence of its identity.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:51:25Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:8911Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
THE SELF-PRESERVATION: REPRESENTATIONS OF THE AGEING IN THE PRIVATE PENSION FUNDS ADVERTISEMENTS |
title |
A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA |
spellingShingle |
A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA ANA CLAUDIA LOUREIRO FARIA |
title_short |
A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA |
title_full |
A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA |
title_fullStr |
A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA |
title_full_unstemmed |
A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA |
title_sort |
A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
ANA CLAUDIA LOUREIRO FARIA |
author_facet |
ANA CLAUDIA LOUREIRO FARIA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
27474674734 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0648443449014438 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
EVERARDO PEREIRA G ROCHA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ANTONIO FAUSTO NETO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01405898720 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANA CLAUDIA LOUREIRO FARIA |
contributor_str_mv |
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES EVERARDO PEREIRA G ROCHA JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES ANTONIO FAUSTO NETO |
description |
O envelhecimento tem sido um tema intensamente abordado nos meios de comunicação de massa. Simultaneamente, nas imagens projetadas na mídia, predomina o imperativo da juventude, da beleza e do consumo. Nesse contexto, em que também se discute a eficiência da Previdência Social, a aposentadoria deixou de ser apenas um direito provido pelo Estado e se tornou mais um bem de consumo, amplamente anunciado. Esta dissertação descreve a pesquisa realizada sobre as representações do envelhecimento nos anúncios de planos de previdência privada, assumindo o consumo como um sistema simbólico e tratando a comunicação de massa como dimensão peculiar da sociedade contemporânea, onde são produzidas e disseminadas as narrativas concebidas a partir dessa estrutura simbólica. Nas propagandas pesquisadas em revistas de circulação nacional, como Veja, Época, Isto É, e Exame pode-se ler a história de uma luta contra a morte, seja explicitamente uma batalha para negar o desaparecimento do indivíduo ou uma forma de afirmar a permanência da sua identidade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-02-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324889678315520 |