A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANA CLAUDIA LOUREIRO FARIA
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@2
Resumo: O envelhecimento tem sido um tema intensamente abordado nos meios de comunicação de massa. Simultaneamente, nas imagens projetadas na mídia, predomina o imperativo da juventude, da beleza e do consumo. Nesse contexto, em que também se discute a eficiência da Previdência Social, a aposentadoria deixou de ser apenas um direito provido pelo Estado e se tornou mais um bem de consumo, amplamente anunciado. Esta dissertação descreve a pesquisa realizada sobre as representações do envelhecimento nos anúncios de planos de previdência privada, assumindo o consumo como um sistema simbólico e tratando a comunicação de massa como dimensão peculiar da sociedade contemporânea, onde são produzidas e disseminadas as narrativas concebidas a partir dessa estrutura simbólica. Nas propagandas pesquisadas em revistas de circulação nacional, como Veja, Época, Isto É, e Exame pode-se ler a história de uma luta contra a morte, seja explicitamente uma batalha para negar o desaparecimento do indivíduo ou uma forma de afirmar a permanência da sua identidade.
id PUC_RIO-1_d77eba5543b6d568ac1a0264abedbe6c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:8911
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADATHE SELF-PRESERVATION: REPRESENTATIONS OF THE AGEING IN THE PRIVATE PENSION FUNDS ADVERTISEMENTS2006-02-17JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES27474674734lattes.cnpq.br/0648443449014438EVERARDO PEREIRA G ROCHAJOSE CARLOS SOUZA RODRIGUESANTONIO FAUSTO NETO01405898720ANA CLAUDIA LOUREIRO FARIAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBRO envelhecimento tem sido um tema intensamente abordado nos meios de comunicação de massa. Simultaneamente, nas imagens projetadas na mídia, predomina o imperativo da juventude, da beleza e do consumo. Nesse contexto, em que também se discute a eficiência da Previdência Social, a aposentadoria deixou de ser apenas um direito provido pelo Estado e se tornou mais um bem de consumo, amplamente anunciado. Esta dissertação descreve a pesquisa realizada sobre as representações do envelhecimento nos anúncios de planos de previdência privada, assumindo o consumo como um sistema simbólico e tratando a comunicação de massa como dimensão peculiar da sociedade contemporânea, onde são produzidas e disseminadas as narrativas concebidas a partir dessa estrutura simbólica. Nas propagandas pesquisadas em revistas de circulação nacional, como Veja, Época, Isto É, e Exame pode-se ler a história de uma luta contra a morte, seja explicitamente uma batalha para negar o desaparecimento do indivíduo ou uma forma de afirmar a permanência da sua identidade.The ageing process has been frequently approached by the mass media. At the same time the images disseminated by the media refer predominatly to ideas of youth, beauty and consumption. In that context, where the efficiency of the Pension System is also debated, retirement stopped being one right provided by the Government and became a necessity, highly advertised. This dissertation describes the performed study on the presentations of ageing, advertised by private Pension Funds, recognizing consumption as a symbolic system and treating mass media as a peculiar dimension of the contemporary society, where concepts conceived from that symbolic structure are produced and disseminated. The advertisements studied from national circulation magazines - Veja, Época, Isto É and Exame - present the story of a fight against death as a explicitly battle to deny the disappearance of the individual or as a strategy for affirm (establish) the permanence of its identity.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:51:25Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:8911Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE SELF-PRESERVATION: REPRESENTATIONS OF THE AGEING IN THE PRIVATE PENSION FUNDS ADVERTISEMENTS
title A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA
spellingShingle A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA
ANA CLAUDIA LOUREIRO FARIA
title_short A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA
title_full A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA
title_fullStr A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA
title_full_unstemmed A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA
title_sort A SALVAÇÃO DO EU: REPRESENTAÇÕES DO ENVELHECIMENTO NOS ANÚNCIOS DE PREVIDÊNCIA PRIVADA
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ANA CLAUDIA LOUREIRO FARIA
author_facet ANA CLAUDIA LOUREIRO FARIA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 27474674734
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0648443449014438
dc.contributor.referee1.fl_str_mv EVERARDO PEREIRA G ROCHA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ANTONIO FAUSTO NETO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01405898720
dc.contributor.author.fl_str_mv ANA CLAUDIA LOUREIRO FARIA
contributor_str_mv JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
EVERARDO PEREIRA G ROCHA
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
ANTONIO FAUSTO NETO
description O envelhecimento tem sido um tema intensamente abordado nos meios de comunicação de massa. Simultaneamente, nas imagens projetadas na mídia, predomina o imperativo da juventude, da beleza e do consumo. Nesse contexto, em que também se discute a eficiência da Previdência Social, a aposentadoria deixou de ser apenas um direito provido pelo Estado e se tornou mais um bem de consumo, amplamente anunciado. Esta dissertação descreve a pesquisa realizada sobre as representações do envelhecimento nos anúncios de planos de previdência privada, assumindo o consumo como um sistema simbólico e tratando a comunicação de massa como dimensão peculiar da sociedade contemporânea, onde são produzidas e disseminadas as narrativas concebidas a partir dessa estrutura simbólica. Nas propagandas pesquisadas em revistas de circulação nacional, como Veja, Época, Isto É, e Exame pode-se ler a história de uma luta contra a morte, seja explicitamente uma batalha para negar o desaparecimento do indivíduo ou uma forma de afirmar a permanência da sua identidade.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8911@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324889678315520