[en] SO SUBLIME AND ENCHANTING ART: LESSONS AND MASTERS OF MUSIC AT THE IMPERIAL COLLEGIO PEDRO II (1838-1858)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24906@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24906@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24906 |
Resumo: | [pt] Este trabalho tem como objetivo investigar as relações históricas entre o ensino de Música e o ensino Secundário na Corte do Rio de Janeiro, tendo como elemento central a sua constante presença entre as aulas do Imperial Colégio de Pedro II, no século XIX. Para tanto, procura-se analisar a importância simbólica e política da Música na constituição de uma imagem culta e civilizada do Império do Brasil, sobretudo, da boa sociedade na Corte do Rio de Janeiro; a trajetória dos primeiros Mestres de Música do colégio; e as características e o lugar ocupado por suas aulas entre 1838, ano de sua inauguração e 1858, quando seu principal professor deixa o CPII, após a reforma do Regulamento, em 1855, que redefine bruscamente o espaço de sua importância. O corpo documental construído para o trabalho é composto, além das memórias publicadas sobre o colégio, de periódicos e documentos oficiais, tais como: notícias e artigos da imprensa, notas de compra, Quadro de Horários e número de lições, Mapas de Faltas dos professores e o Livro de assentamento dos funcionários do colégio. A metodologia utilizada é a análise qualitativa dos documentos, referenciada pela linha de pesquisa da História Cultural e, especificamente, da História das disciplinas escolares e da História da profissão docente. |
id |
PUC_RIO-1_dc2ced70033edb6d9704c056296d9ebd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:24906 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] SO SUBLIME AND ENCHANTING ART: LESSONS AND MASTERS OF MUSIC AT THE IMPERIAL COLLEGIO PEDRO II (1838-1858)[pt] TÃO SUBLIME COMO ENCANTADORA ARTE: AS AULAS E OS MESTRES DE MÚSICA NO IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO II (1838-1858)[pt] COLEGIO PEDRO II[pt] HISTORIA DA MUSICA[pt] BRASIL IMPERIO[pt] EDUCACAO MUSICAL[pt] HISTORIA DA EDUCACAO[en] PEDRO II SCHOOL[en] IMPERIAL BRAZIL[en] HISTORY OF EDUCATION [pt] Este trabalho tem como objetivo investigar as relações históricas entre o ensino de Música e o ensino Secundário na Corte do Rio de Janeiro, tendo como elemento central a sua constante presença entre as aulas do Imperial Colégio de Pedro II, no século XIX. Para tanto, procura-se analisar a importância simbólica e política da Música na constituição de uma imagem culta e civilizada do Império do Brasil, sobretudo, da boa sociedade na Corte do Rio de Janeiro; a trajetória dos primeiros Mestres de Música do colégio; e as características e o lugar ocupado por suas aulas entre 1838, ano de sua inauguração e 1858, quando seu principal professor deixa o CPII, após a reforma do Regulamento, em 1855, que redefine bruscamente o espaço de sua importância. O corpo documental construído para o trabalho é composto, além das memórias publicadas sobre o colégio, de periódicos e documentos oficiais, tais como: notícias e artigos da imprensa, notas de compra, Quadro de Horários e número de lições, Mapas de Faltas dos professores e o Livro de assentamento dos funcionários do colégio. A metodologia utilizada é a análise qualitativa dos documentos, referenciada pela linha de pesquisa da História Cultural e, especificamente, da História das disciplinas escolares e da História da profissão docente.[en] This work aims to investigate the historical relationships between music education and secondary education at the court of Rio de Janeiro, with the central element the constant presence of music between classes at Imperial College of Pedro II, in the nineteenth century. To this end, we seek to analyze the symbolic and political importance of music in the formation of a cultured and civilized image of the Empire of Brazil, especially the good society in the Court of Rio de Janeiro, the trajectory of the first music teachers of the college and the characteristics and place that music lessons were getting between the year of its inauguration in 1838 and 1855, when a reform of its Regulations sharply redefines the space of its importance. The documentary corpus built for the work consists, in addition to the published memoirs about the college, periodicals and official documents, such as news and press articles, bills of sale, Timesheet and number of lessons, teachers Maps Fouls Book and settlement of employees of the college. The methodology used is the qualitative analysis of documents referenced by the line of research of Cultural History, and focused specifically on the history of school subjects and the history of the teaching profession.MAXWELLPATRICIA COELHO DA COSTAGILBERTO VIEIRA GARCIA2015-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24906@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24906@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24906porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24906Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] SO SUBLIME AND ENCHANTING ART: LESSONS AND MASTERS OF MUSIC AT THE IMPERIAL COLLEGIO PEDRO II (1838-1858) [pt] TÃO SUBLIME COMO ENCANTADORA ARTE: AS AULAS E OS MESTRES DE MÚSICA NO IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO II (1838-1858) |
title |
[en] SO SUBLIME AND ENCHANTING ART: LESSONS AND MASTERS OF MUSIC AT THE IMPERIAL COLLEGIO PEDRO II (1838-1858) |
spellingShingle |
[en] SO SUBLIME AND ENCHANTING ART: LESSONS AND MASTERS OF MUSIC AT THE IMPERIAL COLLEGIO PEDRO II (1838-1858) GILBERTO VIEIRA GARCIA [pt] COLEGIO PEDRO II [pt] HISTORIA DA MUSICA [pt] BRASIL IMPERIO [pt] EDUCACAO MUSICAL [pt] HISTORIA DA EDUCACAO [en] PEDRO II SCHOOL [en] IMPERIAL BRAZIL [en] HISTORY OF EDUCATION |
title_short |
[en] SO SUBLIME AND ENCHANTING ART: LESSONS AND MASTERS OF MUSIC AT THE IMPERIAL COLLEGIO PEDRO II (1838-1858) |
title_full |
[en] SO SUBLIME AND ENCHANTING ART: LESSONS AND MASTERS OF MUSIC AT THE IMPERIAL COLLEGIO PEDRO II (1838-1858) |
title_fullStr |
[en] SO SUBLIME AND ENCHANTING ART: LESSONS AND MASTERS OF MUSIC AT THE IMPERIAL COLLEGIO PEDRO II (1838-1858) |
title_full_unstemmed |
[en] SO SUBLIME AND ENCHANTING ART: LESSONS AND MASTERS OF MUSIC AT THE IMPERIAL COLLEGIO PEDRO II (1838-1858) |
title_sort |
[en] SO SUBLIME AND ENCHANTING ART: LESSONS AND MASTERS OF MUSIC AT THE IMPERIAL COLLEGIO PEDRO II (1838-1858) |
author |
GILBERTO VIEIRA GARCIA |
author_facet |
GILBERTO VIEIRA GARCIA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PATRICIA COELHO DA COSTA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GILBERTO VIEIRA GARCIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] COLEGIO PEDRO II [pt] HISTORIA DA MUSICA [pt] BRASIL IMPERIO [pt] EDUCACAO MUSICAL [pt] HISTORIA DA EDUCACAO [en] PEDRO II SCHOOL [en] IMPERIAL BRAZIL [en] HISTORY OF EDUCATION |
topic |
[pt] COLEGIO PEDRO II [pt] HISTORIA DA MUSICA [pt] BRASIL IMPERIO [pt] EDUCACAO MUSICAL [pt] HISTORIA DA EDUCACAO [en] PEDRO II SCHOOL [en] IMPERIAL BRAZIL [en] HISTORY OF EDUCATION |
description |
[pt] Este trabalho tem como objetivo investigar as relações históricas entre o ensino de Música e o ensino Secundário na Corte do Rio de Janeiro, tendo como elemento central a sua constante presença entre as aulas do Imperial Colégio de Pedro II, no século XIX. Para tanto, procura-se analisar a importância simbólica e política da Música na constituição de uma imagem culta e civilizada do Império do Brasil, sobretudo, da boa sociedade na Corte do Rio de Janeiro; a trajetória dos primeiros Mestres de Música do colégio; e as características e o lugar ocupado por suas aulas entre 1838, ano de sua inauguração e 1858, quando seu principal professor deixa o CPII, após a reforma do Regulamento, em 1855, que redefine bruscamente o espaço de sua importância. O corpo documental construído para o trabalho é composto, além das memórias publicadas sobre o colégio, de periódicos e documentos oficiais, tais como: notícias e artigos da imprensa, notas de compra, Quadro de Horários e número de lições, Mapas de Faltas dos professores e o Livro de assentamento dos funcionários do colégio. A metodologia utilizada é a análise qualitativa dos documentos, referenciada pela linha de pesquisa da História Cultural e, especificamente, da História das disciplinas escolares e da História da profissão docente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24906@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24906@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24906 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24906@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24906@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822591626477568 |