[pt] AVALIAÇÃO DE ALGORITMOS ONLINE PARA SELEÇÃO DE LINKS PATROCINADOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUIZ FERNANDO FERNANDES DE ALBUQUERQUE
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16088@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16088
Resumo: [pt] Links patrocinados são aqueles que aparecem em destaque nos resultados de pesquisas em máquinas de busca na Internet e são grande fonte de receita para seus provedores. Para os anunciantes, que fazem ofertas por palavras-chave para aparecerem em destaque nas consultas dos usuários, são uma oportunidade de divulgação da marca, conquista e manutenção de clientes. Um dos desafios das máquinas de busca neste modelo de negócio é selecionar os anunciantes que serão exibidos a cada consulta de modo a maximizar sua receita em determinado período. Este é um problema tipicamente online, onde a cada consulta é tomada uma decisão sem o conhecimento prévio das próximas consultas. Após uma decisão ser tomada, esta não pode mais ser alterada. Nesta dissertação avaliamos experimentalmente algoritmos propostos na literatura para solução deste problema, comparando-os à solução ótima offline, em simulações com dados sintéticos. Supondo que o conjunto das consultas diárias obedeça a uma determinada distribuição, propomos dois algoritmos baseados em informações estocásticas que são avaliados nos mesmos cenários que os outros algoritmos.
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spelling [pt] AVALIAÇÃO DE ALGORITMOS ONLINE PARA SELEÇÃO DE LINKS PATROCINADOS [en] ONLINE ALGORITHMS ANALYSIS FOR SPONSORED LINKS SELECTION [pt] INTERNET[pt] MAQUINAS DE BUSCA[pt] ALGORITMO[pt] PROPAGANDA[en] INTERNET[en] SEARCH ENGINES[en] ALGORITHM[en] ADVERTISING[pt] Links patrocinados são aqueles que aparecem em destaque nos resultados de pesquisas em máquinas de busca na Internet e são grande fonte de receita para seus provedores. Para os anunciantes, que fazem ofertas por palavras-chave para aparecerem em destaque nas consultas dos usuários, são uma oportunidade de divulgação da marca, conquista e manutenção de clientes. Um dos desafios das máquinas de busca neste modelo de negócio é selecionar os anunciantes que serão exibidos a cada consulta de modo a maximizar sua receita em determinado período. Este é um problema tipicamente online, onde a cada consulta é tomada uma decisão sem o conhecimento prévio das próximas consultas. Após uma decisão ser tomada, esta não pode mais ser alterada. Nesta dissertação avaliamos experimentalmente algoritmos propostos na literatura para solução deste problema, comparando-os à solução ótima offline, em simulações com dados sintéticos. Supondo que o conjunto das consultas diárias obedeça a uma determinada distribuição, propomos dois algoritmos baseados em informações estocásticas que são avaliados nos mesmos cenários que os outros algoritmos.[en] Sponsored links are those that appear highlighted at Internet search engine results. They are responsible for a large amount of their providers’ revenue. To advertisers, that place bids for keywords in large auctions at Internet, these links are the opportunity of brand exposing and achieving more clients. To search engine companies, one of the main challenges in this business model is selecting which advertisers should be allocated to each new query to maximize their total revenue in the end of the day. This is a typical online problem, where for each query is taken a decision without previous knowledge of future queries. Once the decision is taken, it can not be modified anymore. In this work, using synthetically generated data, we do experimental evaluation of three algorithms proposed in the literature for this problem and compare their results with the optimal offline solution. Considering that daily query set obeys some well known distribution, we propose two algorithms based on stochastic information, those are evaluated in the same scenarios of the others. MAXWELLEDUARDO SANY LABEREDUARDO SANY LABERLUIZ FERNANDO FERNANDES DE ALBUQUERQUE2010-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16088@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16088@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16088porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:16088Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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