[en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRUNO ALVES DASSIE
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12024
Resumo: [pt] O objetivo desta Tese é analisar como atuação de Euclides Roxo e suas propostas para o ensino da matemática escolar em nível secundário, no período entre as décadas de 1920 e 1940, contribuíram para a constituição da Educação Matemática no Brasil. Este estudo foi separado em duas etapas. Num momento inicial, para compreender como um engenheiro, por profissão, propôs inovações para o ensino da matemática, a primeira parte desta investigação teve como objetivo apresentar a trajetória de vida de Euclides Roxo, desde a sua entrada no Colégio Pedro II, como estudante, até os primeiros anos de atuação como professor nessa instituição e na Escola Normal. Na segunda parte, analisamos como sua proposta de mudança curricular, inicialmente limitada ao Colégio Pedro II, fundamentada em movimentos internacionais, atingiu a matemática escolar e alterou de maneira significativa elementos que constituem o ensino desta disciplina, como por exemplo, programas de ensino, livro didático e a formação do professor. Dessa forma, foram estabelecidas algumas características deste período a partir de etapas que envolveram as escolhas de Euclides Roxo, visto como um indivíduo inserido numa rede de relações interdependentes. A base documental desta pesquisa foi composta a partir do Arquivo Pessoal de Euclides Roxo, de documentos do Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, de livros didáticos editados no Brasil, e de pesquisas já realizadas sobre a temática. Esta Tese insere-se no conjunto das pesquisas sobre História da Educação Matemática no Brasil, contribuindo com uma análise mais detalhada de sua origem.
id PUC_RIO-1_df42a65677788baa106fccaf803d6152
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:12024
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL [pt] EUCLIDES ROXO E A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL [pt] MATEMATICA[pt] EUCLIDES ROXO[pt] HISTORIA DA EDUCACAO[pt] FORMACAO DE PROFESSORES[pt] BRASIL[en] MATHEMATICS[en] EUCLIDES ROXO[en] COURSEBOOKS[en] HISTORY OF EDUCATION [en] TEACHERS FORMATION[en] BRAZIL[pt] O objetivo desta Tese é analisar como atuação de Euclides Roxo e suas propostas para o ensino da matemática escolar em nível secundário, no período entre as décadas de 1920 e 1940, contribuíram para a constituição da Educação Matemática no Brasil. Este estudo foi separado em duas etapas. Num momento inicial, para compreender como um engenheiro, por profissão, propôs inovações para o ensino da matemática, a primeira parte desta investigação teve como objetivo apresentar a trajetória de vida de Euclides Roxo, desde a sua entrada no Colégio Pedro II, como estudante, até os primeiros anos de atuação como professor nessa instituição e na Escola Normal. Na segunda parte, analisamos como sua proposta de mudança curricular, inicialmente limitada ao Colégio Pedro II, fundamentada em movimentos internacionais, atingiu a matemática escolar e alterou de maneira significativa elementos que constituem o ensino desta disciplina, como por exemplo, programas de ensino, livro didático e a formação do professor. Dessa forma, foram estabelecidas algumas características deste período a partir de etapas que envolveram as escolhas de Euclides Roxo, visto como um indivíduo inserido numa rede de relações interdependentes. A base documental desta pesquisa foi composta a partir do Arquivo Pessoal de Euclides Roxo, de documentos do Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, de livros didáticos editados no Brasil, e de pesquisas já realizadas sobre a temática. Esta Tese insere-se no conjunto das pesquisas sobre História da Educação Matemática no Brasil, contribuindo com uma análise mais detalhada de sua origem.[en] The purpose of this thesis is to investigate how Euclides Roxos´s role in the reform of secondary mathematics teaching in Brazil, during the 1920´s and 1930´s contributed to the establishment of mathematics education in Brazil. This study has two parts. Initially, in order to understand how an engineer could propose innovations in the teaching of mathematics it was necessary to study his life, since he entered the Colégio Pedro II as a student through his first years as a teacher in this institution and at the Escola Normal. After this, we analyze how the curricular changes proposed by Euyclides Roxo, at first just for the Colégio Pedro II and based on the international reform movements, altered significantly the teaching of this subject, as for example, the curricula, textbooks, and teacher education. Thus, we were able to establish some characteristics of this period, starting with Euclides Roxo viewed as an individual in a mesh of interdependent relations. The documentary basis for this research was composed of material from the Arquivo Pessoal Euclides Roxo, Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, mathematics text-books used in Brazil, and of past researches on the subject of the thesis, which belong to the area of the History of mathematics education in Brazil, with the intention to offer some relevant contributions to this area. MAXWELLJOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO BRUNO ALVES DASSIE2008-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12024porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-29T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12024Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-29T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL
[pt] EUCLIDES ROXO E A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL
title [en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL
spellingShingle [en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL
BRUNO ALVES DASSIE
[pt] MATEMATICA
[pt] EUCLIDES ROXO
[pt] HISTORIA DA EDUCACAO
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[pt] BRASIL
[en] MATHEMATICS
[en] EUCLIDES ROXO
[en] COURSEBOOKS
[en] HISTORY OF EDUCATION
[en] TEACHERS FORMATION
[en] BRAZIL
title_short [en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL
title_full [en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL
title_fullStr [en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL
title_full_unstemmed [en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL
title_sort [en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL
author BRUNO ALVES DASSIE
author_facet BRUNO ALVES DASSIE
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO
dc.contributor.author.fl_str_mv BRUNO ALVES DASSIE
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] MATEMATICA
[pt] EUCLIDES ROXO
[pt] HISTORIA DA EDUCACAO
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[pt] BRASIL
[en] MATHEMATICS
[en] EUCLIDES ROXO
[en] COURSEBOOKS
[en] HISTORY OF EDUCATION
[en] TEACHERS FORMATION
[en] BRAZIL
topic [pt] MATEMATICA
[pt] EUCLIDES ROXO
[pt] HISTORIA DA EDUCACAO
[pt] FORMACAO DE PROFESSORES
[pt] BRASIL
[en] MATHEMATICS
[en] EUCLIDES ROXO
[en] COURSEBOOKS
[en] HISTORY OF EDUCATION
[en] TEACHERS FORMATION
[en] BRAZIL
description [pt] O objetivo desta Tese é analisar como atuação de Euclides Roxo e suas propostas para o ensino da matemática escolar em nível secundário, no período entre as décadas de 1920 e 1940, contribuíram para a constituição da Educação Matemática no Brasil. Este estudo foi separado em duas etapas. Num momento inicial, para compreender como um engenheiro, por profissão, propôs inovações para o ensino da matemática, a primeira parte desta investigação teve como objetivo apresentar a trajetória de vida de Euclides Roxo, desde a sua entrada no Colégio Pedro II, como estudante, até os primeiros anos de atuação como professor nessa instituição e na Escola Normal. Na segunda parte, analisamos como sua proposta de mudança curricular, inicialmente limitada ao Colégio Pedro II, fundamentada em movimentos internacionais, atingiu a matemática escolar e alterou de maneira significativa elementos que constituem o ensino desta disciplina, como por exemplo, programas de ensino, livro didático e a formação do professor. Dessa forma, foram estabelecidas algumas características deste período a partir de etapas que envolveram as escolhas de Euclides Roxo, visto como um indivíduo inserido numa rede de relações interdependentes. A base documental desta pesquisa foi composta a partir do Arquivo Pessoal de Euclides Roxo, de documentos do Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, de livros didáticos editados no Brasil, e de pesquisas já realizadas sobre a temática. Esta Tese insere-se no conjunto das pesquisas sobre História da Educação Matemática no Brasil, contribuindo com uma análise mais detalhada de sua origem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12024
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822568471822336