[en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12024 |
Resumo: | [pt] O objetivo desta Tese é analisar como atuação de Euclides Roxo e suas propostas para o ensino da matemática escolar em nível secundário, no período entre as décadas de 1920 e 1940, contribuíram para a constituição da Educação Matemática no Brasil. Este estudo foi separado em duas etapas. Num momento inicial, para compreender como um engenheiro, por profissão, propôs inovações para o ensino da matemática, a primeira parte desta investigação teve como objetivo apresentar a trajetória de vida de Euclides Roxo, desde a sua entrada no Colégio Pedro II, como estudante, até os primeiros anos de atuação como professor nessa instituição e na Escola Normal. Na segunda parte, analisamos como sua proposta de mudança curricular, inicialmente limitada ao Colégio Pedro II, fundamentada em movimentos internacionais, atingiu a matemática escolar e alterou de maneira significativa elementos que constituem o ensino desta disciplina, como por exemplo, programas de ensino, livro didático e a formação do professor. Dessa forma, foram estabelecidas algumas características deste período a partir de etapas que envolveram as escolhas de Euclides Roxo, visto como um indivíduo inserido numa rede de relações interdependentes. A base documental desta pesquisa foi composta a partir do Arquivo Pessoal de Euclides Roxo, de documentos do Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, de livros didáticos editados no Brasil, e de pesquisas já realizadas sobre a temática. Esta Tese insere-se no conjunto das pesquisas sobre História da Educação Matemática no Brasil, contribuindo com uma análise mais detalhada de sua origem. |
id |
PUC_RIO-1_df42a65677788baa106fccaf803d6152 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:12024 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL [pt] EUCLIDES ROXO E A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL [pt] MATEMATICA[pt] EUCLIDES ROXO[pt] HISTORIA DA EDUCACAO[pt] FORMACAO DE PROFESSORES[pt] BRASIL[en] MATHEMATICS[en] EUCLIDES ROXO[en] COURSEBOOKS[en] HISTORY OF EDUCATION [en] TEACHERS FORMATION[en] BRAZIL[pt] O objetivo desta Tese é analisar como atuação de Euclides Roxo e suas propostas para o ensino da matemática escolar em nível secundário, no período entre as décadas de 1920 e 1940, contribuíram para a constituição da Educação Matemática no Brasil. Este estudo foi separado em duas etapas. Num momento inicial, para compreender como um engenheiro, por profissão, propôs inovações para o ensino da matemática, a primeira parte desta investigação teve como objetivo apresentar a trajetória de vida de Euclides Roxo, desde a sua entrada no Colégio Pedro II, como estudante, até os primeiros anos de atuação como professor nessa instituição e na Escola Normal. Na segunda parte, analisamos como sua proposta de mudança curricular, inicialmente limitada ao Colégio Pedro II, fundamentada em movimentos internacionais, atingiu a matemática escolar e alterou de maneira significativa elementos que constituem o ensino desta disciplina, como por exemplo, programas de ensino, livro didático e a formação do professor. Dessa forma, foram estabelecidas algumas características deste período a partir de etapas que envolveram as escolhas de Euclides Roxo, visto como um indivíduo inserido numa rede de relações interdependentes. A base documental desta pesquisa foi composta a partir do Arquivo Pessoal de Euclides Roxo, de documentos do Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, de livros didáticos editados no Brasil, e de pesquisas já realizadas sobre a temática. Esta Tese insere-se no conjunto das pesquisas sobre História da Educação Matemática no Brasil, contribuindo com uma análise mais detalhada de sua origem.[en] The purpose of this thesis is to investigate how Euclides Roxos´s role in the reform of secondary mathematics teaching in Brazil, during the 1920´s and 1930´s contributed to the establishment of mathematics education in Brazil. This study has two parts. Initially, in order to understand how an engineer could propose innovations in the teaching of mathematics it was necessary to study his life, since he entered the Colégio Pedro II as a student through his first years as a teacher in this institution and at the Escola Normal. After this, we analyze how the curricular changes proposed by Euyclides Roxo, at first just for the Colégio Pedro II and based on the international reform movements, altered significantly the teaching of this subject, as for example, the curricula, textbooks, and teacher education. Thus, we were able to establish some characteristics of this period, starting with Euclides Roxo viewed as an individual in a mesh of interdependent relations. The documentary basis for this research was composed of material from the Arquivo Pessoal Euclides Roxo, Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, mathematics text-books used in Brazil, and of past researches on the subject of the thesis, which belong to the area of the History of mathematics education in Brazil, with the intention to offer some relevant contributions to this area. MAXWELLJOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO BRUNO ALVES DASSIE2008-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12024porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-29T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12024Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-10-29T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL [pt] EUCLIDES ROXO E A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL |
title |
[en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL |
spellingShingle |
[en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL BRUNO ALVES DASSIE [pt] MATEMATICA [pt] EUCLIDES ROXO [pt] HISTORIA DA EDUCACAO [pt] FORMACAO DE PROFESSORES [pt] BRASIL [en] MATHEMATICS [en] EUCLIDES ROXO [en] COURSEBOOKS [en] HISTORY OF EDUCATION [en] TEACHERS FORMATION [en] BRAZIL |
title_short |
[en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL |
title_full |
[en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL |
title_fullStr |
[en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL |
title_full_unstemmed |
[en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL |
title_sort |
[en] EUCLIDES ROXO AND THE ESTABLISHMENT OF MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL |
author |
BRUNO ALVES DASSIE |
author_facet |
BRUNO ALVES DASSIE |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRUNO ALVES DASSIE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] MATEMATICA [pt] EUCLIDES ROXO [pt] HISTORIA DA EDUCACAO [pt] FORMACAO DE PROFESSORES [pt] BRASIL [en] MATHEMATICS [en] EUCLIDES ROXO [en] COURSEBOOKS [en] HISTORY OF EDUCATION [en] TEACHERS FORMATION [en] BRAZIL |
topic |
[pt] MATEMATICA [pt] EUCLIDES ROXO [pt] HISTORIA DA EDUCACAO [pt] FORMACAO DE PROFESSORES [pt] BRASIL [en] MATHEMATICS [en] EUCLIDES ROXO [en] COURSEBOOKS [en] HISTORY OF EDUCATION [en] TEACHERS FORMATION [en] BRAZIL |
description |
[pt] O objetivo desta Tese é analisar como atuação de Euclides Roxo e suas propostas para o ensino da matemática escolar em nível secundário, no período entre as décadas de 1920 e 1940, contribuíram para a constituição da Educação Matemática no Brasil. Este estudo foi separado em duas etapas. Num momento inicial, para compreender como um engenheiro, por profissão, propôs inovações para o ensino da matemática, a primeira parte desta investigação teve como objetivo apresentar a trajetória de vida de Euclides Roxo, desde a sua entrada no Colégio Pedro II, como estudante, até os primeiros anos de atuação como professor nessa instituição e na Escola Normal. Na segunda parte, analisamos como sua proposta de mudança curricular, inicialmente limitada ao Colégio Pedro II, fundamentada em movimentos internacionais, atingiu a matemática escolar e alterou de maneira significativa elementos que constituem o ensino desta disciplina, como por exemplo, programas de ensino, livro didático e a formação do professor. Dessa forma, foram estabelecidas algumas características deste período a partir de etapas que envolveram as escolhas de Euclides Roxo, visto como um indivíduo inserido numa rede de relações interdependentes. A base documental desta pesquisa foi composta a partir do Arquivo Pessoal de Euclides Roxo, de documentos do Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, de livros didáticos editados no Brasil, e de pesquisas já realizadas sobre a temática. Esta Tese insere-se no conjunto das pesquisas sobre História da Educação Matemática no Brasil, contribuindo com uma análise mais detalhada de sua origem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12024 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12024@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822568471822336 |