A NUMISMÁTICA NA SALA DE AULA: MOEDAS QUE CONTAM HISTÓRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RICARDO LUIZ JONARD DE AGUIAR
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50946@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50946@2
Resumo: A partir de uma série de atividades focadas no manejo de moedas, esta dissertação centra-se na apresentação de um estudo de temas canônicos do currículo escolar, circunscritos à História do Brasil Republicano. O objetivo principal consistiu em promover a construção do conhecimento histórico na educação básica, colocando o aluno como sujeito da produção de saberes e o professor como mediador deste processo. Inicialmente, buscou-se analisar a produção dos alunos, visando identificar os efeitos que o manejo das fontes numismáticas pode ter sobre a sua aprendizagem quanto ao conhecimento histórico. Os passos seguintes foram: avaliar como os alunos fazem uso das ferramentas de análise; estimular o processo de aprendizagem a partir de linguagens diversificadas, bem como promover a proteção do patrimônio cultural. Os resultados obtidos no uso destas fontes foram avaliados no intuito de verificar a viabilidade ou não do uso da Numismática como um instrumento que permita a construção do processo de ensino e aprendizagem em História.
id PUC_RIO-1_e4cffaf1e77e52feb49dd8e7252b6b51
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:50946
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA NUMISMÁTICA NA SALA DE AULA: MOEDAS QUE CONTAM HISTÓRIASNUMISMATICS IN THE CLASSROOM: COINS THAT TELL STORIES2020-09-09JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO02336053713lattes.cnpq.br/9246461933404984JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO02336053713lattes.cnpq.br/9246461933404984JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOLARISSA ROSA CORREAJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOPAULO KNAUSS DE MENDONCA12443723747RICARDO LUIZ JONARD DE AGUIARPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENSINO DE HISTÓRIAPUC-RioBRA partir de uma série de atividades focadas no manejo de moedas, esta dissertação centra-se na apresentação de um estudo de temas canônicos do currículo escolar, circunscritos à História do Brasil Republicano. O objetivo principal consistiu em promover a construção do conhecimento histórico na educação básica, colocando o aluno como sujeito da produção de saberes e o professor como mediador deste processo. Inicialmente, buscou-se analisar a produção dos alunos, visando identificar os efeitos que o manejo das fontes numismáticas pode ter sobre a sua aprendizagem quanto ao conhecimento histórico. Os passos seguintes foram: avaliar como os alunos fazem uso das ferramentas de análise; estimular o processo de aprendizagem a partir de linguagens diversificadas, bem como promover a proteção do patrimônio cultural. Os resultados obtidos no uso destas fontes foram avaliados no intuito de verificar a viabilidade ou não do uso da Numismática como um instrumento que permita a construção do processo de ensino e aprendizagem em História.Based on a series of activities focused on the handling of coins, this dissertation focuses on the presentation of a study of canonical themes of the school curriculum, circumscribed to the history of Republican Brazil. The main objective was to promote the construction of historical knowledge in basic education, placing the student as the subject of knowledge production and the teacher as mediator of this process. Initially, we sought to analyze the students production, aiming to identify the effects that the management of numismatic sources can have on their learning regarding historical knowledge. The next steps were: to evaluate how students use the analysis tools; to stimulate the learning process using diverse languages, as well as to promote the protection of the historical heritage. The results obtained in the use of these sources were evaluated in order to verify the feasibility or not of using numismatics as an instrument that allows the construction of the teaching and learning process in history.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50946@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50946@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:56:57Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:50946Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-16T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A NUMISMÁTICA NA SALA DE AULA: MOEDAS QUE CONTAM HISTÓRIAS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv NUMISMATICS IN THE CLASSROOM: COINS THAT TELL STORIES
title A NUMISMÁTICA NA SALA DE AULA: MOEDAS QUE CONTAM HISTÓRIAS
spellingShingle A NUMISMÁTICA NA SALA DE AULA: MOEDAS QUE CONTAM HISTÓRIAS
RICARDO LUIZ JONARD DE AGUIAR
title_short A NUMISMÁTICA NA SALA DE AULA: MOEDAS QUE CONTAM HISTÓRIAS
title_full A NUMISMÁTICA NA SALA DE AULA: MOEDAS QUE CONTAM HISTÓRIAS
title_fullStr A NUMISMÁTICA NA SALA DE AULA: MOEDAS QUE CONTAM HISTÓRIAS
title_full_unstemmed A NUMISMÁTICA NA SALA DE AULA: MOEDAS QUE CONTAM HISTÓRIAS
title_sort A NUMISMÁTICA NA SALA DE AULA: MOEDAS QUE CONTAM HISTÓRIAS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author RICARDO LUIZ JONARD DE AGUIAR
author_facet RICARDO LUIZ JONARD DE AGUIAR
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 02336053713
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02336053713
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9246461933404984
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9246461933404984
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LARISSA ROSA CORREA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv PAULO KNAUSS DE MENDONCA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 12443723747
dc.contributor.author.fl_str_mv RICARDO LUIZ JONARD DE AGUIAR
contributor_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
LARISSA ROSA CORREA
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
PAULO KNAUSS DE MENDONCA
description A partir de uma série de atividades focadas no manejo de moedas, esta dissertação centra-se na apresentação de um estudo de temas canônicos do currículo escolar, circunscritos à História do Brasil Republicano. O objetivo principal consistiu em promover a construção do conhecimento histórico na educação básica, colocando o aluno como sujeito da produção de saberes e o professor como mediador deste processo. Inicialmente, buscou-se analisar a produção dos alunos, visando identificar os efeitos que o manejo das fontes numismáticas pode ter sobre a sua aprendizagem quanto ao conhecimento histórico. Os passos seguintes foram: avaliar como os alunos fazem uso das ferramentas de análise; estimular o processo de aprendizagem a partir de linguagens diversificadas, bem como promover a proteção do patrimônio cultural. Os resultados obtidos no uso destas fontes foram avaliados no intuito de verificar a viabilidade ou não do uso da Numismática como um instrumento que permita a construção do processo de ensino e aprendizagem em História.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50946@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50946@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50946@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50946@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENSINO DE HISTÓRIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324953321635840