INVESTIMENTO OU GASTO? OS SENTIDOS SOCIAIS DO CONSUMO DE BENS E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES EXTRA-MENSALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARILIA MUNIZ LEAL
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46765@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46765@2
Resumo: A presente pesquisa buscou compreender os sentidos sociais destes gastos extra-mensalidade na comunidade escolar, investigando também a existência ou não de estratégias para contornar possíveis situações de exclusão. Como referencial teórico principal recorremos ao conceito de special monies, de Zelizer; conceitos de Bourdieu, Lahire e Lareau também inspiram o trabalho. A opção metodológica foi por uma pesquisa de cunho qualitativo, ancorada em dois instrumentos: observação e entrevistas. O campo foi realizado em uma escola da zona oeste do Rio de Janeiro em 18 visitas de observação participante, focadas no primeiro segmento do Ensino Fundamental. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiabertas com profissionais da escola e com famílias de crianças matriculadas no segmento em questão, de diferentes colégios. Foi possível perceber, na escola observada, a construção de hierarquias sociais baseadas em uma percepção pessoal do engajamento alheio. Nesse contexto, a disposição a realizar investimentos financeiros é lida como uma expressão do investimento emocional, tanto dos pais quanto das professoras. Os resultados apontam para a existência de um discurso generalizante que resulta em invisibilização das ausências de alunos que poderiam ser motivadas por impossibilidades financeiras e para o estabelecimento de um contrato implícito por parte da escola, que compreende que a opção por uma escola privada é, em última instância, a opção por uma educação privada. Assim, as mensalidades representariam apenas o valor mínimo mensal a ser investido, e gastos extras seriam, na verdade, previstos. Já por parte dos pais, o dinheiro destinado à educação de fato aparece como um special money, um valor que justifica esforços, e os dados indicam que os gastos mais incômodos seriam aqueles não respaldados por justificativas pedagógicas.
id PUC_RIO-1_e63d9529e967cf72b4b65c2af62e6c77
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:46765
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisINVESTIMENTO OU GASTO? OS SENTIDOS SOCIAIS DO CONSUMO DE BENS E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES EXTRA-MENSALIDADE INVESTMENT OR EXPENSE? THE SOCIAL MEANINGS OF THE CONSUMPTION OF GOODS AND SCHOLASTIC EXPERIENCES BEYOND TUITION 2019-06-25ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAO00463051491lattes.cnpq.br/9820138057865750MURILLO MARSCHNER ALVES DE BRITO05049726697lattes.cnpq.br/1876530258437133MURILLO MARSCHNER ALVES DE BRITO05049726697lattes.cnpq.br/1876530258437133ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAOMYLENE MIZRAHIMURILLO MARSCHNER ALVES DE BRITOMYLENE MIZRAHIRAQUEL GUILHERME DE LIMA12853584739lattes.cnpq.br/4429188175214480MARILIA MUNIZ LEALPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRA presente pesquisa buscou compreender os sentidos sociais destes gastos extra-mensalidade na comunidade escolar, investigando também a existência ou não de estratégias para contornar possíveis situações de exclusão. Como referencial teórico principal recorremos ao conceito de special monies, de Zelizer; conceitos de Bourdieu, Lahire e Lareau também inspiram o trabalho. A opção metodológica foi por uma pesquisa de cunho qualitativo, ancorada em dois instrumentos: observação e entrevistas. O campo foi realizado em uma escola da zona oeste do Rio de Janeiro em 18 visitas de observação participante, focadas no primeiro segmento do Ensino Fundamental. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiabertas com profissionais da escola e com famílias de crianças matriculadas no segmento em questão, de diferentes colégios. Foi possível perceber, na escola observada, a construção de hierarquias sociais baseadas em uma percepção pessoal do engajamento alheio. Nesse contexto, a disposição a realizar investimentos financeiros é lida como uma expressão do investimento emocional, tanto dos pais quanto das professoras. Os resultados apontam para a existência de um discurso generalizante que resulta em invisibilização das ausências de alunos que poderiam ser motivadas por impossibilidades financeiras e para o estabelecimento de um contrato implícito por parte da escola, que compreende que a opção por uma escola privada é, em última instância, a opção por uma educação privada. Assim, as mensalidades representariam apenas o valor mínimo mensal a ser investido, e gastos extras seriam, na verdade, previstos. Já por parte dos pais, o dinheiro destinado à educação de fato aparece como um special money, um valor que justifica esforços, e os dados indicam que os gastos mais incômodos seriam aqueles não respaldados por justificativas pedagógicas.This study seeks to understand the social meanings of expenses beyond tuition in the scholastic community, investigating the existence of strategies to address potentially exclusionary situations. Its main theoretical framework is Zelizer s concept of special monies; the analysis also draws inspiration from the ideas of Bourdieu, Lahire, and Laureau. The chosen methodology entailed a qualitative study anchored by two tools – observation and interviews – employed at a school in Rio de Janeiro s West Zone over the course of 18 visits as a participating observer, focused on elementary school. This stage was followed by semi-open interviews with school employees and the families of elementary schoolers from multiple schools. On-site observations revealed the construction of social hierarchies based on a personal perception of others engagement. For parents as well as teachers, willingness to make financial investments was read as an expression of emotional investment. Results indicate the existence of a broad discourse promoting the invisibility of potentially financially-motivated student absences and the establishment of an implicit contract on the part of the school, wherein opting to attend a private school ultimately means opting for a private education. Here, tuition is merely the minimum investment; additional expenses are in fact anticipated. For parents, funds spent on education emerge as a sort of special money that justifies extra sacrifices, and findings indicate that the most burdensome expenses are those without pedagogical justifications.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46765@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46765@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:50:11Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:46765Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv INVESTIMENTO OU GASTO? OS SENTIDOS SOCIAIS DO CONSUMO DE BENS E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES EXTRA-MENSALIDADE
dc.title.alternative.en.fl_str_mv INVESTMENT OR EXPENSE? THE SOCIAL MEANINGS OF THE CONSUMPTION OF GOODS AND SCHOLASTIC EXPERIENCES BEYOND TUITION
title INVESTIMENTO OU GASTO? OS SENTIDOS SOCIAIS DO CONSUMO DE BENS E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES EXTRA-MENSALIDADE
spellingShingle INVESTIMENTO OU GASTO? OS SENTIDOS SOCIAIS DO CONSUMO DE BENS E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES EXTRA-MENSALIDADE
MARILIA MUNIZ LEAL
title_short INVESTIMENTO OU GASTO? OS SENTIDOS SOCIAIS DO CONSUMO DE BENS E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES EXTRA-MENSALIDADE
title_full INVESTIMENTO OU GASTO? OS SENTIDOS SOCIAIS DO CONSUMO DE BENS E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES EXTRA-MENSALIDADE
title_fullStr INVESTIMENTO OU GASTO? OS SENTIDOS SOCIAIS DO CONSUMO DE BENS E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES EXTRA-MENSALIDADE
title_full_unstemmed INVESTIMENTO OU GASTO? OS SENTIDOS SOCIAIS DO CONSUMO DE BENS E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES EXTRA-MENSALIDADE
title_sort INVESTIMENTO OU GASTO? OS SENTIDOS SOCIAIS DO CONSUMO DE BENS E EXPERIÊNCIAS ESCOLARES EXTRA-MENSALIDADE
author MARILIA MUNIZ LEAL
author_facet MARILIA MUNIZ LEAL
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00463051491
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9820138057865750
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv MURILLO MARSCHNER ALVES DE BRITO
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 05049726697
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1876530258437133
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv MURILLO MARSCHNER ALVES DE BRITO
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 05049726697
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1876530258437133
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MYLENE MIZRAHI
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MURILLO MARSCHNER ALVES DE BRITO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MYLENE MIZRAHI
dc.contributor.referee5.fl_str_mv RAQUEL GUILHERME DE LIMA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 12853584739
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4429188175214480
dc.contributor.author.fl_str_mv MARILIA MUNIZ LEAL
contributor_str_mv ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAO
MURILLO MARSCHNER ALVES DE BRITO
MURILLO MARSCHNER ALVES DE BRITO
ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAO
MYLENE MIZRAHI
MURILLO MARSCHNER ALVES DE BRITO
MYLENE MIZRAHI
RAQUEL GUILHERME DE LIMA
description A presente pesquisa buscou compreender os sentidos sociais destes gastos extra-mensalidade na comunidade escolar, investigando também a existência ou não de estratégias para contornar possíveis situações de exclusão. Como referencial teórico principal recorremos ao conceito de special monies, de Zelizer; conceitos de Bourdieu, Lahire e Lareau também inspiram o trabalho. A opção metodológica foi por uma pesquisa de cunho qualitativo, ancorada em dois instrumentos: observação e entrevistas. O campo foi realizado em uma escola da zona oeste do Rio de Janeiro em 18 visitas de observação participante, focadas no primeiro segmento do Ensino Fundamental. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiabertas com profissionais da escola e com famílias de crianças matriculadas no segmento em questão, de diferentes colégios. Foi possível perceber, na escola observada, a construção de hierarquias sociais baseadas em uma percepção pessoal do engajamento alheio. Nesse contexto, a disposição a realizar investimentos financeiros é lida como uma expressão do investimento emocional, tanto dos pais quanto das professoras. Os resultados apontam para a existência de um discurso generalizante que resulta em invisibilização das ausências de alunos que poderiam ser motivadas por impossibilidades financeiras e para o estabelecimento de um contrato implícito por parte da escola, que compreende que a opção por uma escola privada é, em última instância, a opção por uma educação privada. Assim, as mensalidades representariam apenas o valor mínimo mensal a ser investido, e gastos extras seriam, na verdade, previstos. Já por parte dos pais, o dinheiro destinado à educação de fato aparece como um special money, um valor que justifica esforços, e os dados indicam que os gastos mais incômodos seriam aqueles não respaldados por justificativas pedagógicas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46765@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46765@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46765@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46765@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324948011646976