PESQUISANDO A RELAÇÃO EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO NO BRASIL - PERÍODO 2000-2012: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALESSANDRA VICTOR DO NASCIMENTO ROSA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31340@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31340@2
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar teses e dissertações defendidas no país, no período de 2000 a 2012, que tratam da temática educação integral e(m) tempo integral, analisando, especialmente, como os pesquisadores apresentaram o currículo da experiência/programa ou política analisada por eles. Para tanto optamos por uma linha qualitativa, em que realizamos uma análise de conteúdo nos trabalhos levantados no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referentes à educação integral e(m) tempo integral, buscando realizar um estado do conhecimento sobre a questão curricular nesta produção empírica. A investigação demandou três eixos de estudo - (1) educação integral, (2) tempo integral e (3) currículo. A análise dos dois primeiros eixos foi fundamentada em autores que tratam da educação integral a partir de uma ótica escolar e(ou) social, como Coelho (2002), Paro (1988, 2009, 2011, 2012), Cavaliere (1996, 2007, 2009), Mauricio (2009), Guará (2009), e que a atrelam às políticas de ampliação da jornada escolar -tempo integral, como é o caso de Cavaliere (2009), Coelho (2009), Maurício (2009) e outros. No que tange ao eixo curricular, utilizamos como respaldo teórico as contribuições de Young (2007, 2011 e 2014), Sacristán (2000 e 2013), Freire (1993, 1999, 2000 e 2001), Silva (2011) e Moreira (1993, 2008 e 2012). E ainda, tendo em vista que as diferentes concepções de educação pública que vigoraram e vigoram no Brasil até o presente momento estão diretamente relacionadas à organização do tempo e do espaço escolar, identidade e profissionalização docente, utilizamos também nas análises as reflexões de Algebaile (2009), Paro (1988; 2009; 2011; 2012); Frago e Escolano (1998), Tardif e Lessard (2014), Oliveira (2011), entre outros. Os resultados dessa pesquisa apontaram que diversas experiências de educação integral e(m) tempo integral vêm emergindo nos sistemas públicos de ensino do país. Além disso, as dissertações e teses, publicadas entre os anos 2000-2012, revelaram que os currículos dessas experiências se organizam em jornada ampliada, na escola ou em espaços parceiros, com práticas diversificadas (aulas ou atividades) e sujeitos formadores que não possuem poder, enquanto grupo, e, em alguns casos, autonomia, como profissionais.
id PUC_RIO-1_e64724283323a6b4fc8ea89d6f63260c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:31340
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPESQUISANDO A RELAÇÃO EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO NO BRASIL - PERÍODO 2000-2012: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO?SEARCHING THE RELATIONSHIP BETWEEN EDUCAÇÃO INTEGRAL AND CURRICULUM IN BRAZIL - PERIOD 2000-2012: WHAT MASTER AND DOCTORATE EMPIRICAL RESEARCH REVEAL?2016-04-11MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA34433937720lattes.cnpq.br/9002784880708799LIGIA MARTHA COIMBRA DA COSTA COELHOMARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZAMARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHOZENA WINONA EISENBERGLUCIA VELLOSO MAURICIODAYSE MARTINS HORA05473916767lattes.cnpq.br/1482662570879508ALESSANDRA VICTOR DO NASCIMENTO ROSAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREsta pesquisa teve por objetivo analisar teses e dissertações defendidas no país, no período de 2000 a 2012, que tratam da temática educação integral e(m) tempo integral, analisando, especialmente, como os pesquisadores apresentaram o currículo da experiência/programa ou política analisada por eles. Para tanto optamos por uma linha qualitativa, em que realizamos uma análise de conteúdo nos trabalhos levantados no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referentes à educação integral e(m) tempo integral, buscando realizar um estado do conhecimento sobre a questão curricular nesta produção empírica. A investigação demandou três eixos de estudo - (1) educação integral, (2) tempo integral e (3) currículo. A análise dos dois primeiros eixos foi fundamentada em autores que tratam da educação integral a partir de uma ótica escolar e(ou) social, como Coelho (2002), Paro (1988, 2009, 2011, 2012), Cavaliere (1996, 2007, 2009), Mauricio (2009), Guará (2009), e que a atrelam às políticas de ampliação da jornada escolar -tempo integral, como é o caso de Cavaliere (2009), Coelho (2009), Maurício (2009) e outros. No que tange ao eixo curricular, utilizamos como respaldo teórico as contribuições de Young (2007, 2011 e 2014), Sacristán (2000 e 2013), Freire (1993, 1999, 2000 e 2001), Silva (2011) e Moreira (1993, 2008 e 2012). E ainda, tendo em vista que as diferentes concepções de educação pública que vigoraram e vigoram no Brasil até o presente momento estão diretamente relacionadas à organização do tempo e do espaço escolar, identidade e profissionalização docente, utilizamos também nas análises as reflexões de Algebaile (2009), Paro (1988; 2009; 2011; 2012); Frago e Escolano (1998), Tardif e Lessard (2014), Oliveira (2011), entre outros. Os resultados dessa pesquisa apontaram que diversas experiências de educação integral e(m) tempo integral vêm emergindo nos sistemas públicos de ensino do país. Além disso, as dissertações e teses, publicadas entre os anos 2000-2012, revelaram que os currículos dessas experiências se organizam em jornada ampliada, na escola ou em espaços parceiros, com práticas diversificadas (aulas ou atividades) e sujeitos formadores que não possuem poder, enquanto grupo, e, em alguns casos, autonomia, como profissionais.This research aimed at analyze theses and dissertations in the country, from 2000 to 2012, dealing with the theme full education and full-time schooling, analyzing, especially, as the researchers presented the resume of experience / program or policy analyzed by them. To this end we opted for a qualitative line, where we conducted a content analysis of the works collected in the database Higher Education Personnel Improvement Coordination (CAPES), regarding the full education and full time, seeking to make a state knowledge about the curriculum issue in this empirical production. The research required three axes of study - (1) full education, (2) full-time schooling (3) curriculum. The analysis of the first two axes was based on authors who deal with the full education of school perspective and social, as Coelho (2002), Paro (1988, 2009, 2011, 2012), Cavaliere (1996, 2007, 2009), Mauricio (2009), Guará (2009), and that put to the policies of expansion school day - full-time schooling, as is the case of Cavaliere (2009), Coelho (2009), Mauricio (2009) and others. Regarding the curricular axis, used as theoretical support the contributions of Sacristan (2000 and 2013), Young (2007, 2011 and 2014), Freire (1993, 1999, 2000 and 2001), Moreira (1993, 2008 and 2012) and Silva (2011). And yet, given that the different conceptions of public education that were effective and in force in Brazil to date are directly related to the organization of time and school space, identity and teacher professionalization, also used in the analyzes the reflections of Algebaile (2009), Paro (1988; 2009; 2011; 2012); Frago and Escolano (1998), Tardif and Lessard (2014), Oliveira (2011), among others. The results of this research showed that diverse experiences of full education and full-time schooling are emerging in the country s public school systems. In addition, theses and dissertations, published between the years 2000-2012, revealed that the curriculum of these experiences are organized in extended school day, at school or partners spaces with diverse practices (classes or activities) and subject trainers who do not have power as a group, and in some cases, autonomy, as professionals.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31340@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31340@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:36:17Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:31340Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-05-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv PESQUISANDO A RELAÇÃO EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO NO BRASIL - PERÍODO 2000-2012: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv SEARCHING THE RELATIONSHIP BETWEEN EDUCAÇÃO INTEGRAL AND CURRICULUM IN BRAZIL - PERIOD 2000-2012: WHAT MASTER AND DOCTORATE EMPIRICAL RESEARCH REVEAL?
title PESQUISANDO A RELAÇÃO EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO NO BRASIL - PERÍODO 2000-2012: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO?
spellingShingle PESQUISANDO A RELAÇÃO EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO NO BRASIL - PERÍODO 2000-2012: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO?
ALESSANDRA VICTOR DO NASCIMENTO ROSA
title_short PESQUISANDO A RELAÇÃO EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO NO BRASIL - PERÍODO 2000-2012: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO?
title_full PESQUISANDO A RELAÇÃO EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO NO BRASIL - PERÍODO 2000-2012: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO?
title_fullStr PESQUISANDO A RELAÇÃO EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO NO BRASIL - PERÍODO 2000-2012: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO?
title_full_unstemmed PESQUISANDO A RELAÇÃO EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO NO BRASIL - PERÍODO 2000-2012: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO?
title_sort PESQUISANDO A RELAÇÃO EDUCAÇÃO INTEGRAL E(M) TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO NO BRASIL - PERÍODO 2000-2012: O QUE REVELAM AS PESQUISAS DE MESTRADO E DOUTORADO?
author ALESSANDRA VICTOR DO NASCIMENTO ROSA
author_facet ALESSANDRA VICTOR DO NASCIMENTO ROSA
author_role author
dc.contributor.advisor-co1ID.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1Lattes.none.fl_str_mv
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 34433937720
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9002784880708799
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv LIGIA MARTHA COIMBRA DA COSTA COELHO
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ZENA WINONA EISENBERG
dc.contributor.referee4.fl_str_mv LUCIA VELLOSO MAURICIO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv DAYSE MARTINS HORA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05473916767
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1482662570879508
dc.contributor.author.fl_str_mv ALESSANDRA VICTOR DO NASCIMENTO ROSA
contributor_str_mv MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA
LIGIA MARTHA COIMBRA DA COSTA COELHO
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO
ZENA WINONA EISENBERG
LUCIA VELLOSO MAURICIO
DAYSE MARTINS HORA
description Esta pesquisa teve por objetivo analisar teses e dissertações defendidas no país, no período de 2000 a 2012, que tratam da temática educação integral e(m) tempo integral, analisando, especialmente, como os pesquisadores apresentaram o currículo da experiência/programa ou política analisada por eles. Para tanto optamos por uma linha qualitativa, em que realizamos uma análise de conteúdo nos trabalhos levantados no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), referentes à educação integral e(m) tempo integral, buscando realizar um estado do conhecimento sobre a questão curricular nesta produção empírica. A investigação demandou três eixos de estudo - (1) educação integral, (2) tempo integral e (3) currículo. A análise dos dois primeiros eixos foi fundamentada em autores que tratam da educação integral a partir de uma ótica escolar e(ou) social, como Coelho (2002), Paro (1988, 2009, 2011, 2012), Cavaliere (1996, 2007, 2009), Mauricio (2009), Guará (2009), e que a atrelam às políticas de ampliação da jornada escolar -tempo integral, como é o caso de Cavaliere (2009), Coelho (2009), Maurício (2009) e outros. No que tange ao eixo curricular, utilizamos como respaldo teórico as contribuições de Young (2007, 2011 e 2014), Sacristán (2000 e 2013), Freire (1993, 1999, 2000 e 2001), Silva (2011) e Moreira (1993, 2008 e 2012). E ainda, tendo em vista que as diferentes concepções de educação pública que vigoraram e vigoram no Brasil até o presente momento estão diretamente relacionadas à organização do tempo e do espaço escolar, identidade e profissionalização docente, utilizamos também nas análises as reflexões de Algebaile (2009), Paro (1988; 2009; 2011; 2012); Frago e Escolano (1998), Tardif e Lessard (2014), Oliveira (2011), entre outros. Os resultados dessa pesquisa apontaram que diversas experiências de educação integral e(m) tempo integral vêm emergindo nos sistemas públicos de ensino do país. Além disso, as dissertações e teses, publicadas entre os anos 2000-2012, revelaram que os currículos dessas experiências se organizam em jornada ampliada, na escola ou em espaços parceiros, com práticas diversificadas (aulas ou atividades) e sujeitos formadores que não possuem poder, enquanto grupo, e, em alguns casos, autonomia, como profissionais.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31340@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31340@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31340@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31340@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324933506695168