[en] AND WHAT S THE USE OF SPEAKING ENGLISH?: FROM COMMON SENSE TO CRITICAL THINKING, A PROCESS OF (TRANS)FORMATION
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60008@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60008@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60008 |
Resumo: | [pt] A pesquisa investiga se o percurso trilhado na formação inicial é capaz de desconstruir discursos baseados no senso comum quando alunos de Letras Português / Inglês discorrem sobre a importância da aprendizagem da língua inglesa nas escolas. Para tal, o estudo qualitativo baseia-se nos conceitos da Teoria Social do Discurso de Fairclough (2001); nos estudos de Silva (2017) sobre os aspectos neoliberais que impactam o ensino da língua inglesa e nas considerações de teóricos que têm o ensino crítico do idioma como objeto de estudo, como Pennycook (2009), Jordão (2004, 2014) e Oliveira (2014). Como caminho metodológico, primeiramente investigou-se a presença de um senso comum acerca da justificativa para aprendizagem do idioma por meio de pesquisa bibliográfica de caráter histórico, pesquisa de anúncios promovendo a importância da língua e questionário com quarenta voluntários de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade. Após entendimento sobre o que o senso comum aponta como necessidade para a aprendizagem do inglês, foram analisados os discursos de oito graduandos de uma faculdade particular tomados por meio de entrevistas semiestruturadas. Concluiuse que as falas dos alunos de períodos avançados apresentam menos elementos discursivos considerados como de senso comum; no entanto, de modo geral, o senso crítico com relação à aprendizagem do idioma não aparece de maneira clara em seus discursos, o que demonstra haver uma carência de um olhar mais crítico sobre o ensino de línguas durante a formação desses alunos. |
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[en] AND WHAT S THE USE OF SPEAKING ENGLISH?: FROM COMMON SENSE TO CRITICAL THINKING, A PROCESS OF (TRANS)FORMATION[pt] E FALAR INGLÊS SERVE PRA QUÊ?: DO SENSO COMUM AO PENSAMENTO CRÍTICO, UM PROCESSO DE (TRANS)FORMAÇÃO[pt] SENSO COMUM[pt] ENSINO-APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA[pt] SENSO CRITICO[pt] FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES[pt] ANALISE CRITICA DO DISCURSO[en] COMMON SENSE[en] TEACHING AND LEARNING THE ENGLISH LANGUAGE[en] CRITICAL SENSE[en] INITIAL TEACHER EDUCATION[en] CRITICAL DISCOURSE ANALYSIS[pt] A pesquisa investiga se o percurso trilhado na formação inicial é capaz de desconstruir discursos baseados no senso comum quando alunos de Letras Português / Inglês discorrem sobre a importância da aprendizagem da língua inglesa nas escolas. Para tal, o estudo qualitativo baseia-se nos conceitos da Teoria Social do Discurso de Fairclough (2001); nos estudos de Silva (2017) sobre os aspectos neoliberais que impactam o ensino da língua inglesa e nas considerações de teóricos que têm o ensino crítico do idioma como objeto de estudo, como Pennycook (2009), Jordão (2004, 2014) e Oliveira (2014). Como caminho metodológico, primeiramente investigou-se a presença de um senso comum acerca da justificativa para aprendizagem do idioma por meio de pesquisa bibliográfica de caráter histórico, pesquisa de anúncios promovendo a importância da língua e questionário com quarenta voluntários de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade. Após entendimento sobre o que o senso comum aponta como necessidade para a aprendizagem do inglês, foram analisados os discursos de oito graduandos de uma faculdade particular tomados por meio de entrevistas semiestruturadas. Concluiuse que as falas dos alunos de períodos avançados apresentam menos elementos discursivos considerados como de senso comum; no entanto, de modo geral, o senso crítico com relação à aprendizagem do idioma não aparece de maneira clara em seus discursos, o que demonstra haver uma carência de um olhar mais crítico sobre o ensino de línguas durante a formação desses alunos.[en] The research investigates whether graduation is capable of deconstructing discourses based on common sense when Portuguese / English students talk about the importance of learning English in schools. To this end, the qualitative study is based on the concepts of the Social Theory of Discourse by Fairclough (2001); in the studies by Silva (2017) on the neoliberal aspects that impact the teaching of the English language and in the considerations of theorists who have the critical teaching of the language as an object of study, such as Pennycook (2009), Jordão (2004, 2014) and Oliveira (2014). As a methodology, we first investigated the presence of a common sense in the reasons for learning the language through historical bibliographic research, search for advertisements promoting the importance of the language and a questionnaire with forty volunteers of different age range and educational levels. After understanding what is the common sense about the need for learning English, the speeches - taken through semi-structured interviews - of eight graduates from a private college were analyzed. As a conclusion, it is possible to say that the speeches of senior students have less discursive elements considered as common sense. However, in general, the critical sense regarding language learning does not appear clearly in their speeches, which demonstrates that there is a lack of a more critical look at language teaching during graduation years.MAXWELLMARIA INES G F MARCONDES DE SOUZAMICHELLE LOPES DE ABREU VARGAS2022-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60008@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60008@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60008porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-02T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:60008Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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