DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@2 |
Resumo: | O cangaço lampiônico, considerado aqui de 1920 a 1940, se deu entre os vestígios de um sertão arcaico e a incipiência de um sertão moderno. Viveu intensamente a tensão desta transição. Nalguns momentos, paradoxalmente, mostrou-se agarrado ao passado, noutros se lançou sem receios ao futuro e, entre essas investidas guiadas pela violência, pilhagem e vingança da honra maculada, criou uma estética exuberante, afirmativa da vida e moderna. Realizaram uma transgressão de fisionomia arcaizante e transcriaram no sertão os impulsos apolíneos e dionisíacos. Remixaram o arcaico lhe dando ares modernos, e através de intervenções estéticas conferiram a objetos comuns aura e autenticidade. Nos trajes e acessórios, criaram uma moda que ultrapassou os umbrais da indumentária. Na música, incorporaram novas batidas à ritmos tradicionais e criaram o xaxado. Na dança, inovaram com a criação da pisada, dança guerreira e festiva, hoje denominada xaxado. Os cangaceiros se tornaram performáticos de si mesmos. A estética do cangaço influenciou e influencia diversas manifestações artísticas, além de ter se tornado marca cultural da região nordeste do Brasil. |
id |
PUC_RIO-1_e77a04c6e8eb03fffda0234d70cd8896 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:55256 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇOFROM HEAD TO FOOTS: THE AESTHETIC OF CANGAÇO2021-09-22LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA74211951734lattes.cnpq.br/8954280130616397LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA74211951734lattes.cnpq.br/8954280130616397ANDREA BIERIFREDERICO OLIVEIRA COELHOFREDERICO OLIVEIRA COELHORAFAEL HADDOCK LOBOLUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA40046567372lattes.cnpq.br/2885405162299250LUCIANO GUTEMBERGUE BONFIM CHAVESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM FILOSOFIAPUC-RioBRO cangaço lampiônico, considerado aqui de 1920 a 1940, se deu entre os vestígios de um sertão arcaico e a incipiência de um sertão moderno. Viveu intensamente a tensão desta transição. Nalguns momentos, paradoxalmente, mostrou-se agarrado ao passado, noutros se lançou sem receios ao futuro e, entre essas investidas guiadas pela violência, pilhagem e vingança da honra maculada, criou uma estética exuberante, afirmativa da vida e moderna. Realizaram uma transgressão de fisionomia arcaizante e transcriaram no sertão os impulsos apolíneos e dionisíacos. Remixaram o arcaico lhe dando ares modernos, e através de intervenções estéticas conferiram a objetos comuns aura e autenticidade. Nos trajes e acessórios, criaram uma moda que ultrapassou os umbrais da indumentária. Na música, incorporaram novas batidas à ritmos tradicionais e criaram o xaxado. Na dança, inovaram com a criação da pisada, dança guerreira e festiva, hoje denominada xaxado. Os cangaceiros se tornaram performáticos de si mesmos. A estética do cangaço influenciou e influencia diversas manifestações artísticas, além de ter se tornado marca cultural da região nordeste do Brasil.The Lampion cangaço, considered here from 1920 to 1940, it took place between the vestiges of an archaic sertão and the beginnings of a modern sertão. He lived intensely the tension of this transition. At times, he stands himself out clinging to the past, at others he fearlessly launched himself into the future and, among these onslaughts guided by violence, plunder and revenge of the tarnished honor, he created an exuberante, life-affirming and modern aesthetic. They carried out a transgression of archaic physiognomy and transcribed the apollonian and dionysian impulses into the sertão. They remixed the archaic, giving it a modern look, and through aesthetic interventions they gave common objects an aura and authenticity. In costumes and accessories, they created a fashion that went beyond the threshold of clothing. In music, they incorporated new beats to traditional rhythms and created xaxado. In dance, they innovated with the creation of footsteps, a warrior and festive dance, today called xaxado. The cangaceiros became performers of themselves. The cangaço aesthetic has influenced and influences various artistic manifestations, in addition to having become a cultural mark of the northeast region of Brazil.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:03:53Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:55256Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
FROM HEAD TO FOOTS: THE AESTHETIC OF CANGAÇO |
title |
DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO |
spellingShingle |
DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO LUCIANO GUTEMBERGUE BONFIM CHAVES |
title_short |
DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO |
title_full |
DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO |
title_fullStr |
DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO |
title_full_unstemmed |
DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO |
title_sort |
DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO |
author |
LUCIANO GUTEMBERGUE BONFIM CHAVES |
author_facet |
LUCIANO GUTEMBERGUE BONFIM CHAVES |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
74211951734 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
74211951734 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/8954280130616397 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/8954280130616397 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ANDREA BIERI |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
FREDERICO OLIVEIRA COELHO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
FREDERICO OLIVEIRA COELHO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
RAFAEL HADDOCK LOBO |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
40046567372 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2885405162299250 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUCIANO GUTEMBERGUE BONFIM CHAVES |
contributor_str_mv |
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA ANDREA BIERI FREDERICO OLIVEIRA COELHO FREDERICO OLIVEIRA COELHO RAFAEL HADDOCK LOBO LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA |
description |
O cangaço lampiônico, considerado aqui de 1920 a 1940, se deu entre os vestígios de um sertão arcaico e a incipiência de um sertão moderno. Viveu intensamente a tensão desta transição. Nalguns momentos, paradoxalmente, mostrou-se agarrado ao passado, noutros se lançou sem receios ao futuro e, entre essas investidas guiadas pela violência, pilhagem e vingança da honra maculada, criou uma estética exuberante, afirmativa da vida e moderna. Realizaram uma transgressão de fisionomia arcaizante e transcriaram no sertão os impulsos apolíneos e dionisíacos. Remixaram o arcaico lhe dando ares modernos, e através de intervenções estéticas conferiram a objetos comuns aura e autenticidade. Nos trajes e acessórios, criaram uma moda que ultrapassou os umbrais da indumentária. Na música, incorporaram novas batidas à ritmos tradicionais e criaram o xaxado. Na dança, inovaram com a criação da pisada, dança guerreira e festiva, hoje denominada xaxado. Os cangaceiros se tornaram performáticos de si mesmos. A estética do cangaço influenciou e influencia diversas manifestações artísticas, além de ter se tornado marca cultural da região nordeste do Brasil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM FILOSOFIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324959538642944 |