DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCIANO GUTEMBERGUE BONFIM CHAVES
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@2
Resumo: O cangaço lampiônico, considerado aqui de 1920 a 1940, se deu entre os vestígios de um sertão arcaico e a incipiência de um sertão moderno. Viveu intensamente a tensão desta transição. Nalguns momentos, paradoxalmente, mostrou-se agarrado ao passado, noutros se lançou sem receios ao futuro e, entre essas investidas guiadas pela violência, pilhagem e vingança da honra maculada, criou uma estética exuberante, afirmativa da vida e moderna. Realizaram uma transgressão de fisionomia arcaizante e transcriaram no sertão os impulsos apolíneos e dionisíacos. Remixaram o arcaico lhe dando ares modernos, e através de intervenções estéticas conferiram a objetos comuns aura e autenticidade. Nos trajes e acessórios, criaram uma moda que ultrapassou os umbrais da indumentária. Na música, incorporaram novas batidas à ritmos tradicionais e criaram o xaxado. Na dança, inovaram com a criação da pisada, dança guerreira e festiva, hoje denominada xaxado. Os cangaceiros se tornaram performáticos de si mesmos. A estética do cangaço influenciou e influencia diversas manifestações artísticas, além de ter se tornado marca cultural da região nordeste do Brasil.
id PUC_RIO-1_e77a04c6e8eb03fffda0234d70cd8896
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:55256
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇOFROM HEAD TO FOOTS: THE AESTHETIC OF CANGAÇO2021-09-22LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA74211951734lattes.cnpq.br/8954280130616397LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA74211951734lattes.cnpq.br/8954280130616397ANDREA BIERIFREDERICO OLIVEIRA COELHOFREDERICO OLIVEIRA COELHORAFAEL HADDOCK LOBOLUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA40046567372lattes.cnpq.br/2885405162299250LUCIANO GUTEMBERGUE BONFIM CHAVESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM FILOSOFIAPUC-RioBRO cangaço lampiônico, considerado aqui de 1920 a 1940, se deu entre os vestígios de um sertão arcaico e a incipiência de um sertão moderno. Viveu intensamente a tensão desta transição. Nalguns momentos, paradoxalmente, mostrou-se agarrado ao passado, noutros se lançou sem receios ao futuro e, entre essas investidas guiadas pela violência, pilhagem e vingança da honra maculada, criou uma estética exuberante, afirmativa da vida e moderna. Realizaram uma transgressão de fisionomia arcaizante e transcriaram no sertão os impulsos apolíneos e dionisíacos. Remixaram o arcaico lhe dando ares modernos, e através de intervenções estéticas conferiram a objetos comuns aura e autenticidade. Nos trajes e acessórios, criaram uma moda que ultrapassou os umbrais da indumentária. Na música, incorporaram novas batidas à ritmos tradicionais e criaram o xaxado. Na dança, inovaram com a criação da pisada, dança guerreira e festiva, hoje denominada xaxado. Os cangaceiros se tornaram performáticos de si mesmos. A estética do cangaço influenciou e influencia diversas manifestações artísticas, além de ter se tornado marca cultural da região nordeste do Brasil.The Lampion cangaço, considered here from 1920 to 1940, it took place between the vestiges of an archaic sertão and the beginnings of a modern sertão. He lived intensely the tension of this transition. At times, he stands himself out clinging to the past, at others he fearlessly launched himself into the future and, among these onslaughts guided by violence, plunder and revenge of the tarnished honor, he created an exuberante, life-affirming and modern aesthetic. They carried out a transgression of archaic physiognomy and transcribed the apollonian and dionysian impulses into the sertão. They remixed the archaic, giving it a modern look, and through aesthetic interventions they gave common objects an aura and authenticity. In costumes and accessories, they created a fashion that went beyond the threshold of clothing. In music, they incorporated new beats to traditional rhythms and created xaxado. In dance, they innovated with the creation of footsteps, a warrior and festive dance, today called xaxado. The cangaceiros became performers of themselves. The cangaço aesthetic has influenced and influences various artistic manifestations, in addition to having become a cultural mark of the northeast region of Brazil.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:03:53Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:55256Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv FROM HEAD TO FOOTS: THE AESTHETIC OF CANGAÇO
title DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO
spellingShingle DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO
LUCIANO GUTEMBERGUE BONFIM CHAVES
title_short DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO
title_full DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO
title_fullStr DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO
title_full_unstemmed DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO
title_sort DA CABEÇA AOS PÉS: A ESTÉTICA DO CANGAÇO
author LUCIANO GUTEMBERGUE BONFIM CHAVES
author_facet LUCIANO GUTEMBERGUE BONFIM CHAVES
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 74211951734
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 74211951734
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8954280130616397
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/8954280130616397
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ANDREA BIERI
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FREDERICO OLIVEIRA COELHO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv FREDERICO OLIVEIRA COELHO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv RAFAEL HADDOCK LOBO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 40046567372
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/2885405162299250
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCIANO GUTEMBERGUE BONFIM CHAVES
contributor_str_mv LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
ANDREA BIERI
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
FREDERICO OLIVEIRA COELHO
RAFAEL HADDOCK LOBO
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA
description O cangaço lampiônico, considerado aqui de 1920 a 1940, se deu entre os vestígios de um sertão arcaico e a incipiência de um sertão moderno. Viveu intensamente a tensão desta transição. Nalguns momentos, paradoxalmente, mostrou-se agarrado ao passado, noutros se lançou sem receios ao futuro e, entre essas investidas guiadas pela violência, pilhagem e vingança da honra maculada, criou uma estética exuberante, afirmativa da vida e moderna. Realizaram uma transgressão de fisionomia arcaizante e transcriaram no sertão os impulsos apolíneos e dionisíacos. Remixaram o arcaico lhe dando ares modernos, e através de intervenções estéticas conferiram a objetos comuns aura e autenticidade. Nos trajes e acessórios, criaram uma moda que ultrapassou os umbrais da indumentária. Na música, incorporaram novas batidas à ritmos tradicionais e criaram o xaxado. Na dança, inovaram com a criação da pisada, dança guerreira e festiva, hoje denominada xaxado. Os cangaceiros se tornaram performáticos de si mesmos. A estética do cangaço influenciou e influencia diversas manifestações artísticas, além de ter se tornado marca cultural da região nordeste do Brasil.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=55256@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM FILOSOFIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324959538642944